1º Dia - ORIGEM / CUIABÁ / NOBRES / REINO ENCANTADO
Após a chegada no aeroporto Marechal Rondon, embarcaremos em uma viagem de aproximadamente 160 km até a encantadora região da Vila Bom Jardim, em Nobres, MT. Seremos recebidos calorosamente na pousada, onde faremos o check-in e nos acomodaremos.
Se houver tempo disponível no dia da chegada, teremos a oportunidade de visitar o Reino Encantado, onde o Rio Salobra ressurge formando um riacho calmo e cheio de vida. Faremos uma experiência inicial de flutuação e mergulho, explorando quase mil metros de beleza natural, com pedras coloridas, calcário, plantas e peixes de diversas espécies. Caso a chegada seja tardia, essa atividade será reagendada para outro dia.
Após a atividade, retornaremos à Vila Bom Jardim, onde teremos a noite livre para descansar e aproveitar o local.
Sem refeições inclusas;
Pernoite em Nobres.
2º Dia - CACHOEIRA DA SERRA AZUL / RIO TRISTE / LAGOA DAS ARARAS
Após café da manhã seguiremos por estrada de terra a caminho da primeira atração do dia, a Cachoeira da Serra Azul. Para chegar até lá seguiremos da Vila Bom Jardim até o Sesc Serra Azul. Após receber as instruções do receptivo, seguiremos de carro até o início da trilha, local onde começa uma pequena mata de galeria. Seguiremos caminhando e subindo a encosta da serra, uma trilha equipada com corrimões e uma escadaria de aproximadamento 800 metros. Chegada ao deck principal de onde é possível apreciar a vista para a cachoeira Serra Azul e sentir a sua brisa, contemplando uma das cachoeiras mais lindas do Brasil. Parada para fotos e contemplação. Continuação do passeio e retorno ao ponto alto da escadaria. Aqui há um ponto de tirolesa e quem quiser aventura e emoção poderá realizar a atividade (verifique se está incluído na sua viagem), descendo em uma tirolesa com visual único da região. Sãom 700 metros e 40 segundos de muita emoção! Em seguida, visita ao Poço Azul. Aqueles que não gostam de emoção nas alturas poderão continuar a caminhada até o Poço Azul, uma pequena cachoeira que faz parte do circuito, onde poderão tomar um banho refrescante nas águas cristalinas.
Sugestão de almoço no Sesc Serra Azul (extra opcional, sujeito à disponibilidade). Retorno para a Vila e descanso.
Pela tarde seguiremos até o Rio Triste, conhecido como um dos rios mais incríveis de Nobres para a prática do snorkeling. São mais de 1.000 metros de flutuação num rio de águas cristalinas e com grande diversidade de espécies, como arraias, piavas, curimbatás, piraputangas, lambaris, entre muitas outras. Entre as especies de peixes podemos destacar o avistamente do Dourado (salminus brasiliensis), um dos maiores peixes que habitam esse rio. Vê-lo de perto é uma experiência única! Continuação da viagem retornando para a Vila Bom Jardim e visita à Lagoa das Araras para contemplar o pôr do sol. Será possível conhecer diversas espécies de aves, entre elas especialmente as araras canindé (azul e amarela), pica-paus, entre outras. A lagoa é repleta de Buritis e alguns são ninhos de muitas aves.
Após pôr do sol viagem para a pousada. Jantar e noite livre.
Café da manhã;
Pernoite em Nobres.
3º Dia – NOBRES / AQUÁRIO ENCANTADO / RIO SALOBRA / CHAPADA DOS GUIMARÃES
Após desfrutar de um café da manhã revigorante, partiremos para conhecer o Aquário Encantado, um poço de 6 metros de profundidade alimentado pelo rio Salobra. Rodeado por uma bela mata de galeria, o Aquário Encantado oferece uma experiência única. Iniciaremos a atividade mergulhando entre os cardumes de peixes, como peraputangas, dourados, piaus, cascudos e diversas outras espécies em diferentes tamanhos. Em seguida, continuaremos o passeio com uma flutuação pelo Rio Salobra. Ao final do passeio, teremos a opção de desfrutar de um almoço na região.
Retornaremos à pousada para fazer o check-out e, em seguida, iniciaremos nossa viagem em direção à Chapada dos Guimarães.
Café da manhã;
Pernoite na Chapada dos Guimarães.
4º Dia - CIRCUITO CAVERNA AROE JARI / LAGOA AZUL / POBE JARI / RELÓGIO - 7km
Após Café da manhã (8h30) viagem de 46 km até a Fazenda Água Fria para conhecer o circuito Aroe Jari. Ao chegar no receptivo o guia passará as instruções e logo iniciará a caminhada seguindo pelo cerrado e floresta. É um trajeto lindo, com muitas formações rochosas, espécies vegetais, pegadas e cenários interessantes. Chegada em uma das entradas para a caverna Aroe Jari, onde há uma grande abóboda e túnel de acesso para o primeiro salão, conhecido como Salão do Chuveiro. Com lanternas será possível observar a interessante formação rochosa e uma cachoeira caindo do teto da caverna. A formação rochosa o interior da caverna é muito interessante, sendo possível observar camadas de rochas milenares que um dia foram fundo de rio e mar. A caminhada vai até um determinado ponto no interior da caverna.Será possível apagar as lanternas para experimentar a escuridão total e sentir o ambiente silencioso alternado com o som da água. A trilha continua por fora da caverna e segue até a outra extremidade, onde há outro acesso para a mesma caverna, conhecido como Boca do Buritizal. O visitante terá contato com a vereda, local facilmente reconhecido pelos buritis (Mauritia flexuosa) e a nascente de água cristalina que segue o fluxo para o interior da caverna. Continuação da caminhada passando pela Pedra do Equilíbrio, uma enorme rocha equilibrada em 3 pontos. Em seguida chegada na Lagoa Azul, uma caverna onde será possível contemplar o lindo visual e descansar alguns minutos. Continuação da trilha para conhecer as cavernas Pobe-Jari e Kiogo Brado. A caverna Pobe-Jari tem bastante semelhança com a caverna Aroe Jari, porém túnel um pouco mais estreito. Já a caverna Kiogo-Brado tem um visual imponente, com paredes e teto alto, com mais de 20 metros de altura. Uma areia branca e muito fina, com curiosas marcas deixadas pelo tempo. Após as 4 cavernas seguiremos para o ponto de resgate, de onde retornaremos ao ponto inicial (receptivo) utilizando o transporte da fazenda. Almoço caipira tardio. Após almoço será possível visitar a Cachoeira do Relógio e se refrescar num banho revigorante. Retorno para a Chapada dos Guimarães no final da tarde. Noite livre.
~7 km de caminhada total – moderado;
Café da manhã e almoço inclusos;
Pernoite na Chapada dos Guimarães.
5º Dia - CIDADE DE PEDRAS / VÉU DE NOIVA / VALE DO RIO CLARO / CRISTA DE GALO - 3km
Após café da manhã viagem a caminho do parque nacional e visita à Cidade de Pedras, um dos mirantes mais expressivo da Chapada dos Guimarães. A Cidade de Pedras está localizada no topo dos paredões do parque nacional e apresenta uma vista única. Do alto dos paredões, o visual é magnífico e poderá ser contemplada durante uma caminhada de maximo 2 km (total, ida e volta), apresentando curiosas formações rochosas e cenário de gigantescos paredões. Do alto é possível notar a formação do cerrado, nascentes de rios, veredas, morros e toda a atração que será visitada na sequência, conhecido conhecida como Vale do Rio Claro. Despedida da Cidade de Pedras e continuação do passeio. Parada estratégica no Véu de Noiva, onde realizaremos uma caminhada de pouco mais de 1 km (total, ida e volta) para visualizar uma das cachoeiras mais famosas da Chapada dos Guimarães. A Cachoeira Véu de Noiva tem pouco mais de 80 metros de altura e apresenta um lindo cenáriode vale, com cerrado e floresta intactos e preservados. Com sorte será possível observar a revoada de Araras Vermelhas (Ara chloropterus). Continuação da viagem passando ao lado dos imensos paredões de arenito (MT 251) e acesso ao Vale do Rio Claro. Neste trajeto será possível observar uma vegetação do cerrado de maior porte, com arvores mais altas. O trajeto continua por uma estrada com muita areia, atravessando riacho, pegando trechos inclinados, uma verdadeira aventura 4x4. Chegada na Crista de Galo, uma formação rochosa elevada, de onde será possível avistar toda a extensão de paredões, um visual panorâmico, dando ao visitante uma noção exata do que é a Chapada. A própria Crista de Galo é uma atração com sua formação peculiar. Neste momento do passeio o calor estará intenso e então seguiremos para um banho refrescante com flutuação (máscara, snorkel, colete) no Rio Claro, um rio que nasce a menos de 1 km do ponto de banho. Consideramos este momento muito especial, pois é um contato com rio de água pura e cristalina que nasce no pé dos paredões. Dentro os principais pontos de banho e flutuação podemos destacar o Poço da Anta, Poço Verde e Poço Azul. A flutuação com máscara e snorkel (opcional) é uma atração a mais do passeio, sendo possível visualizar peixes de várias espécies e tamanhos. São trajetos curtos para flutuação, passando por baixo de galhos, troncos, sempre seguindo a velocidade do rio. Uma experiência única e especial! Retorno para a cidade no final da tarde.
~3 km de caminhada total – leve;
Café da manhã;
Pernoite na Chapada dos Guimarães.
6º Dia - CHAPADA DOS GUIMARÃES / CUIABÁ / ORIGEM
Após o café da manhã, em horário combinado, traslado para o aeroporto de Cuiabá para embarque com destino a cidade de origem.
Café da manhã;
Sem pernoites inclusos.
***A programação acima poderá sofrer modificações devido a fatores climáticos, de acesso ou que possam interferir na segurança dos participantes.