1° Dia (sex) - ORIGEM / BELO HORIZONTE / DIAMANTINA
Chegada ao aeroporto de Confins em Belo Horizonte.
Viagem terrestre até a cidade de Diamantina. Chegada e hospedagem.
Dependendo do horário de sua chegada você poderá aproveitar a noite mineira que convida a um bate pernas por suas belas ruas.
Atenção: A sua chegada no aeroporto de Confins deverá ser programada para no máximo 12h. A viagem até Diamantina levará entre 4 e 5 horas.
Pernoite em hotel / pousada.
Sem refeições inclusas.
2º Dia (sáb) - DIAMANTINA / SERRA DO ESPINHAÇO / SÃO GONÇALO DO RIO DAS PEDRAS / MILHO VERDE / SERRO
Hoje se inicia o pedal e essa bela jornada por Minas Gerais. Começamos num trecho de uma das cidades mais importantes da era colonial brasileira e Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, Diamantina, cuja fama começa com a descoberta de diamantes por volta de 1730. Entre Diamantina e Serro a singularidade mais do que especial, é representada pela própria estrada, toda percorrida no alto da Serra do Espinhaço, o imponente Pico do Itambé acompanha o percurso. O trecho ainda tem como atrativo os povoados de São Gonçalo do Rio das Pedras e Milho Verde, que nasceram com a exploração do ouro em meados do século XVIII. Chegada em Serro acomodação na pousada.
Distância percorrida: 64 km
Pernoite em pousada.
Café da manhã incluso.
Lanche de trilha.
Jantar incluso sem bebidas.
3º Dia (dom) - SERRO / CÓRREGOS
No Serro encontraremos casarios e igrejas coloniais, que são principais atrativos da cidade além do clima predominantemente tranquilo. Do Serro, em estrada asfaltada, passaremos por Alvorada de Minas, com singelas igrejas. Daí o pedal fica magnifico, com paisagens do alto da serra paradisíacas, tendo como atrativos os distritos de Itaponhaganca, Santo Antônio do Norte (Tapera), até chegar em Córregos, distrito que nos acolherá neste dia.
Distância percorrida: 60 km
Pernoite em hotel / pousada.
Café da manhã incluso.
Lanche de trilha.
Jantar incluso sem bebidas.
4º Dia (seg) - PEDAL CÓRREGOS / CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO + TREKKING CACHOEIRA DO TABULEIRO
Neste dia faremos um pedal curto saindo cedo de Córregos até Conceição do Mato Dentro. Deixaremos as bicicletas na pousada e abordaremos o veículo para ir até a Vila do Tabuleiro. Faremos o trekking para visitar a monumental Cachoeira do Tabuleiro, com seus 273 metros é a maior cachoeira de Minas Gerais e a terceira do Brasil. Retorno a Conceição do Mato Dentro.
Distância percorrida: 23 km de bike + 4 km de trekking
Pernoite em hotel / pousada.
Café da manhã incluso.
Lanche de trilha.
Jantar incluso sem bebidas.
5º Dia (ter) - CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO / ITAMBÉM DO MATO DENTRO
Dia de pedal caracterizado principalmente por muita mata preservada e por um verdadeiro mar de montanhas. Depois de percorrer os 27 km, chega-se à cidade de Morro do Pilar, conhecida como a primeira cidade da América do Sul a abrigar um alto-forno, em 1814. De Morro do Pilar para Itambé do Mato Dentro a estrada segue margeando o rio do Peixe, formando um belo cenário. Em língua tupi, Itambé do Mato Dentro quer dizer pedra afiada, tipo de rocha muito presente na região marcando a cidade, datada do final do século XVIII como importante centro da época aurífera mineira.
Distância percorrida: 63 km
Pernoite em hotel / pousada.
Café da manhã incluso.
Lanche de trilha.
Jantar incluso (sem bebidas).
6º Dia (qua) - ITAMBÉM DO MATO DENTRO / IPOEMA / COCAIS
No percurso do pedal entre Itambé do Mato Dentro e Ipoema é possível avistar as serras do Lobo, dos Linhares e dos Alves, que se apresentam imponentes uma ao lado da outra. O distrito de Ipoema, tem a sua história ligada ao tropeirismo, o distrito servia como passagem de carregamentos e suprimentos que abasteciam a região. A paisagem marcante deste caminho são as plantações de café. O nosso dia termina no vilarejo de Cocais, fundado em meados do século XVIII a partir da vinda de bandeirantes na busca pelo ouro.
Distância percorrida: 69 km
Pernoite em hotel / pousada.
Café da manhã incluso.
Lanche de trilha.
Jantar incluso (sem bebidas).
7º Dia (qui) - COCAIS / BARÃO DE COCAIS / SANTA BÁRBARA / CATAS ALTAS
O primeiro trecho do pedal do dia é entre o vilarejo de Cocais e Barão de Cocais, percorrido quase todo tempo dentro de uma floresta de eucaliptos. De Barão de Cocais continuamos até a cidade de Santa Bárbara, erguida nas margens do ribeirão de Santa Bárbara em 1704, sendo uma das mais antigas cidades mineiras. De Santa Bárbara seguimos para Catas Altas, com uma paisagem única da Serra do Caraça ao fundo. Catas Altas fundada em 1703, também a partir da vinda de bandeirantes em busca do ouro e pedras preciosas.
Distância percorrida: 48 km
Pernoite em hotel / pousada.
Café da manhã incluso.
Lanche de trilha.
Jantar incluso (sem bebidas).
8º Dia (sex) - CATAS ALTAS / MARIANA / OURO PRETO
O pedal de hoje nos leva entre Catas Altas, Santa Rita Durão e o Distrito de Camargos. Continuamos para Mariana, que já foi a primeira capital das capitanias de Minas e São Paulo até 1740 quando passou a Ouro Preto devido a sua maior importância econômica. O trecho entre Mariana e Ouro Preto é feito por estrada asfaltada passando pela Mina da Passagem chegando à antiga capital de Minas Gerais. Ouro Preto, destino desta maravilhosa ciclo viagem é Patrimônio da Humanidade desde 1980 e Monumento Nacional desde 1938. Acomodação e noite livre.
Distância percorrida: 64 km
Pernoite em hotel / pousada.
Café da manhã incluso.
Lanche de trilha.
Jantar incluso (sem bebidas).
9º Dia (sáb) - OURO PRETO / BELO HORIZONTE / ORIGEM
Café da manhã e viagem de retorno ao Aeroporto de Confins em Belo Horizonte. A previsão de chegada ao aeroporto de Confins é para as 15-16 horas.
Atenção: O aéreo de retorno a sua cidade de origem deverá ser agendado para depois das 18 horas.
Café da manhã.
Sem pernoite incluso.