Pisa Trekking Aventura Levada a Sério

Acre - Vivência Yawanawa - Terra Indígena do Rio Gregório

Cód.Roteiro:984

EXPERIÊNCIAS:

  • Turismo Comunitário

    Turismo Comunitário

  • |
7 DIAS E 6 NOITES

Nível de dificuldade:

Valor a partir de:

Sob consulta

Terrestre

Qual Amazônia você quer conhecer? Sua verde imensidão abriga ao mesmo tempo uma floresta, nove países, a maior biodiversidade do mundo em um ecossistema tropical, nove estados brasileiros e a maior população indígena do Brasil.
 
Embarque em Novembro de 2021 para mais um encontro com as comunidades Yawanawa, no Acre.  
 
Durante alguns dias, como seus convidados, teremos a oportunidade de conhecer o cotidiano e o modo de vida de algumas das aldeias que compõem a Terra Indígena do Rio Gregório. Uma enriquecedora experiência para compreender a realidade das comunidades indígenas brasileiras na atualidade, livre dos estereótipos que, muitas vezes, ainda as perseguem.  
 
Mais do que uma viagem, nossa proposta é oferecer uma autêntica vivência em parceria com a Associação Sociocultural Yawanawá (ASCY), cuidando de todos os detalhes e da complexa logística de deslocamentos, segurança, alimentação e hospedagem para que você tenha uma experiência inesquecível. 

 

Pontos de Interesse

- Conheça de perto as tradições e costumes da cultura indígena;
- Uma viagem de imersão e introspecção diante da natureza e cultura da Amazônia;
- Diversas atividades como cantos e rituais tradicionais, pintura corporal, trabalho cotidiano, histórias, noites de Uni, o Rapé, entre outras experiências;
 
Programação suspensa temporariamente

Sobre a Trilha

Na aldeia: Informações importantes! 
 
As refeições oferecidas pela aldeia aos visitantes são simples. Compostas, geralmente, de arroz, farinha, macarrão e carnes de caça e peixes, dependendo estas últimas das condições climáticas. Visando proporcionar um regime de alimentação mais diversificado e com alguns suplementos, nossa equipe oferecerá água mineral, frutas secas, torradas, castanhas, manteiga, sardinha, atum e alguns outros itens para aqueles que, por ventura, não se adaptarem a culinária local. Caso tenha alguma preferência específica ou deseje maior variedade, o viajante poderá levar outros itens em sua bagagem;
 
Os banhos acontecem geralmente no rio e muitas vezes são coletivos, por isso usa-se roupas de banho (maiôs, biquínis e sungas). Dê preferência para sabonetes, xampus e produtos biodegradáveis a base de vegetais que podem ser encontrados em lojas especializadas; 
 
Os pernoites na aldeia são realizados em cabanas e grandes choupanas reservadas para os visitantes. Nossa equipe lhe entregará uma rede e mosqueteiro novos para utilizar durante sua estadia. O visitante deverá levar uma manta, roupas mais pesadas e/ou saco de dormir (se preferir), pois as noites podem ser mais frias.  
 
Por se tratar de um ambiente isolado, a complexa logística de transporte, alimentação, hospedagem e segurança deve ser pensada e planejada em cada detalhe, buscando minimizar qualquer contratempo resultante de atividades em um ambiente natural e remoto. Contamos com uma equipe de diversos parceiros em cada momento da viagem que trabalham para que sua única preocupação seja desfrutar ao máximo da experiência nas aldeias; 
 
A parceria com as aldeias vem se fortalecendo há mais de 6 anos. A convite da ASCY, foi realizado em 2016 o I Encontro para desenvolvimento do Programa de Etnoturismo nas Aldeias Yawanawá, com o objetivo de construir coletivamente um programa estruturado e sustentável de visitação nas aldeias. Este vem sendo um trabalho continuo que tem possibilitado proporcionar uma experiência ainda mais enriquecedora aos visitantes e paralelamente contribuindo com a geração de renda para as aldeias visitadas e com valorização da cultura Yawanawá;  
 
Além de promover um turismo responsável por meio do planejamento, operação e comercialização de experiências de viagem na Amazônia brasileira, possibilitar com que cada vez mais viajantes tenham a oportunidade de conhecer, vivenciar e refletir sobre a natureza, as culturas e sociedades desta região. Acreditamos, além da indiscutível riqueza natural, em uma Amazônia humana. Vivenciar outras culturas, tão diferentes do cotidiano urbano da grande parte de nossos clientes, possibilita um enriquecimento de ideias e empatia com essas populações. 
 
 

Dia a Dia

1º Dia - RIO BRANCO - CRUZEIRO DO SUL

Desembarque no Aeroporto Internacional de Cruzeiro do Sul, considerada a cidade mais ocidental do Brasil, no oeste do estado do Acre. Recepção por nossa equipe e traslado ao hotel para pernoite.   
 
* Consulte nossa equipe para auxilio verificar as melhores opções de voo de acordo com seu local de origem. 
 
 
Pernoite em Hotel
Sem alimentação


2º Dia - VIAGEM ATÉ A PRIMEIRA ALDEIA ANFITRIÃ - MATRINXÃ

Chegada e desembarque no Aeroporto Internacional de Cruzeiro do Sul pela madrugada, recepção por nossa equipe e traslado ao hotel para pernoite.   

Para alcançar a Terra Indígena do Rio Gregório, onde as aldeias Yawanawá estão localizadas, sairemos logo no início da manhã, após o café no hotel.  A primeira parte da viagem é um trajeto terrestre pela BR 364. São aproximadamente 3 horas até a pequena vila de São Vicente na beira da estrada, onde embarcamos em pequenas canoas motorizadas. Navegaremos entre 4 e 6 horas (dependendo do volume de águas do rio) rumo a comunidade de Matrinxã, a primeira aldeia das sete existentes ao longo do Rio Gregório. As horas de viagem e a experiência de contato com a natureza quase intocada da região possibilita um desligamento natural do ritmo das cidades.

A recepção em Matrinxã é feita pelos moradores e conduzida pela liderança local. Nossa anfitriã na comunidade tem conhecimentos a respeito da gastronomia tradicional Yawanawá e seus elementos - uma boa oportunidade para conhecermos e experimentarmos o sabor de seus ingredientes.   Nosso pernoite será em uma maloca construída próxima as casas dos moradores da aldeia, mais adentro da floresta. A dormida mais adequada, e surpreendentemente confortável, acontece em redes com mosqueteiros dadas pela nossa equipe aos visitantes. Os jovens sempre ajudam e ensinam a melhor maneira de armar e desarmar nossa nova morada durante a expedição. 
 

Pernoite em Redário

Café da Manhã, Lanche e Jantar inclusos.



3º Dia - A ALDEIA DO ESCONDIDO

Após café da manhã, sairemos cedo nas canoas motorizadas para continuar subindo o Rio Gregório. Nosso próximo local de estadia será no outro extremo do território, a Aldeia do Escondido.  Faremos algumas paradas durante a navegação nas demais aldeias localizadas no percurso. São momentos de banho no rio, para um lanche, para andar um pouco, esticar o corpo... Desembarcaremos em Escondido já próximo ao pôr do sol.  Na chegada, seremos recepcionados com um passeio pela aldeia para conhecermos os locais de uso de todos moradores, como a escola, o igarapé, o centro de cura, e um pouco da dinâmica e estrutura ali constituída.   O pernoite, assim como em Matrinxã, será na rede que já lhe foi entregue, com seu mosquiteiro.  
 

Pernoite em Redário

Café da Manhã, Lanche e Jantar inclusos.



4º e 5º Dia - EXPERIÊNCIAS DE COTIDIANO NA ALDEIA

Os próximos dias serão dedicados às vivências e interações no Escondido.  Você terá a oportunidade de vivenciar mais a fundo as tradições e cultura indígena yawanawá: os cantos e rituais tradicionais, a pintura corporal, o trabalho cotidiano, as histórias, as noites de Uni, o Rapé, entre outras experiências. 
 
 
Pernoite em redário
Café da Manhã, Almoço e Jantar inclusos.


6º Dia - VIAGEM DE RETORNO PARA A CIDADE DE CRUZEIRO DO SUL

Após café da manhã, será a hora de despedir-se do povo Yawanawá.  É chegado o momento de deixarmos a aldeia, sua floresta e pegarmos o caminho de volta através do rio. Retornaremos de canoas motorizadas novamente até a Vila de São Vicente, onde nosso transfer estará nos esperando para viagem até Cruzeiro do Sul. Chegada na cidade no fim da tarde e check-in no hotel. Aproveite para descansar um pouco e organizar suas bagagens. 

Pernoite em hotel.

Café da manhã incluso.

 



7º Dia - PARTIDA PARA A CIDADE DE ORIGEM

Café da manhã no hotel e, em horário oportuno, traslado para o Aeroporto.  Fim de nossos serviços. 

 

Sem pernoite

Café da manhã incluso.



O que está Incluso

Inclui: 
 
- Traslado privativo para o grupo: Aeroporto Cruzeiro do Sul/Hotel;
- 02 noites com café da manhã em Cruzeiro do Sul (hotel de categoria 3 estrelas);
- Transporte fluvial em canoas motorizadas: São Vicente/Matrixã/Escondido/São Vicente;
- Coletes Salva-Vidas durante as navegações nas canoas motorizadas;
- Taxa de visitação da Associação Sociocultural Yawanawá;
- Refeições simples oferecidas pela aldeia (café da manhã, almoço e jantar);
- Kit lanche durante viagem de barco para as aldeias;
- Água mineral durante os dias nas aldeias;
- Complemento de alimentação: como castanhas, azeitonas, amendoins, frutas secas, torradas, etc para reforçar as refeições oferecidas pelas aldeias;
- Rede, mosqueteiro e cordas para os pernoites em malocas;
- Day-use em Cruzeiro do Sul antes do embarque (hotel categoria 3 estrelas);
- Seguro Viagem;
- Acompanhamento de um anfitrião durante toda a viagem; 
- Acompanhamento de ajudantes locais durante toda a viagem. 
- Kit Viagem . 
 
 
Não inclui:
 
Passagens aéreas;
Itens não especificados no programa acima. 

 

Checklist

Camisetas de manga curta e comprida;
Calça leve adequada para caminhadas;
Shorts e roupa de banho;
Malha fina para noites mais frias;
Meias extras;
Chinelos;
Calçado confortável;
Lanterna;
Chapéu ou boné;
Repelente (Exposis e/ou outros comuns);
Protetor solar;
Óculos escuros;
Capa de chuva;
Binóculos (opcional);
Câmera com baterias extras;
Medicamentos pessoais (anti-alérgicos, etc);
Mochila de Ataque para os passeios;
Cantil.
 
 
Obs: sugere-se que as roupas para  a mata sejam em tons neutros como verde escuro e bege.
 

Informações Importantes

Observações Gerais: 
 
O ministério da saúde recomenda a vacinação da febre amarela para todos os viajantes acima de 09 meses de idade que entram em zonas endêmicas no Brasil, o que é o caso de toda a Amazônia;
Os períodos de navegação descritos no itinerário são estimados e podem variar de acordo com as condições climáticas e volume de água no Rio Gregório; 
As canoas no trajeto da Vila de São Vicente até as aldeias não possuem cobertura, por isso é preciso proteger-se do sol e da possibilidade de chuvas. Você receberá uma capa de chuva de nossa equipe e zelaremos também pela proteção das malas, que serão embaladas para a viagem;
Por se tratar de uma vivência, as atividades nas aldeias descritas acima não representam um roteiro a ser seguido, podendo variar de acordo com a dinâmica local das comunidades;
Por se tratar de uma viagem de expedição e vivência em ambiente carente de infraestrutura turística, todos os viajantes deverão assinar um termo de responsabilidade e ciência no momento do fechamento do pacote;