Pisa Trekking Aventura Levada a Sério

Amazônia - Uakari Lodge - Jaguar Expedition na Reserva Mamirauá

Cód.Roteiro:2444

EXPERIÊNCIAS:

  • Hotel de Selva

    Hotel de Selva

  • |
  • Vida Silvestre

    Vida Silvestre

  • |
5 DIAS E 4 NOITES

Nível de dificuldade:

Valor a partir de:

Sob consulta

Terrestre

O primeiro pacote desse tipo, o Jaguar Expedition, une conservação e pesquisa de uma espécie ameaçada, a onça-pintada (Panthera onca), com desenvolvimento socioeconômico de comunidades tradicionais da Amazônia. Os visitantes irão adentrar, em canoas, na floresta alagada, rastreando a onçapintada, juntamente com guias especializados e receptores VHF de telemetria. Eles serão guiados, todas as vezes, pelo pesquisador doutor Emiliano Esterci Ramalho, do Instituto Mamirauá, coordenador da pesquisa com onça-pintada na região com mais de 10 anos de experiência no estudo dessa espécie, ou um(a) pesquisador(a) de sua esquipe.
 
O Jaguar Expedition é uma iniciativa pioneira que busca criar um modelo de conservação inovador, financeiramente sustentável e replicável, gerando benefícios para as comunidades locais através desta atividade turístico-científica, também contribuindo para o monitoramento da população de onças-pintadas na Várzea de Mamirauá. Quanto mais informações os pesquisadores tiverem sobre o comportamento da onça mais fácil será criar estratégias para a preservação da espécie. O valor já inclui uma doação direta ao Projeto Iauaretê, visando o financiamento de pesquisa e projetos de educação ambiental junto às comunidades.
 
A Pousada Uacari oferece a possibilidade de conciliar o conforto de uma pousada flutuante totalmente integrada a esta paisagem e o contato com pesquisadores e guias especializados, atuando junto ao pesquisador, entendendo melhor o trabalho de pesquisa. Um mergulho na ecologia da onça-pintada, entendendo sua dinâmica dentro do ecossistema da várzea.
 

Pontos de Interesse

- Mamirauá tem uma das maiores densidades de onças-pintadas do mundo;
- As onças passam de três a quatro meses vivendo em cima das árvores, uma adaptação incrível ao alagamento da Floresta;
- Um pequeno e privilegiado grupo de turistas terá a chance de integrar o Jaguar Expedition. Cada pacote permite 4 a 6 visitantes, sendo de 3 a 4 saídas por ano.

Dia a Dia

1º Dia - ORIGEM / TEFÉ / RESERVA MAMIRAUÁ / RECONHECIMENTO DO ENTORNO E APRESENTAÇÃO

Os visitantes serão recebidos no aeroporto de Tefé (Companhia Azul). Caso seja de interesse do visitante, poderá ser realizado um sobrevoo (opcional e terceirizado, contratado pelo próprio visitante) para rastrear o sinal VHF das onças e se maravilhar com a beleza da planície amazônica, na companhia de pesquisadores do Projeto Iauaretê. Após sobrevoo ou diretamente após chegada em Tefé, os visitantes seguirão para o porto da cidade. Lá pegarão um barco que os levará para a Pousada
Uacari. Depois de viajar pelo rio Solimões por mais ou menos uma hora, os visitantes chegarão à Pousada Uacari. Durante o percurso será possível avistar animais aquáticos como o boto-vermelho (Inia geoffrensis) e o tucuxi (Sotolia fluviatilis). A Pousada Uacari está localizada estrategicamente em uma área riquíssima em fauna, próxima ao lago Mamirauá, no meio da Reserva. Essa gigantesca unidade de conservação protege mais de 1.124.000 hectares de floresta, rios e lagos e é habitat de diversas espécies raras e ameaçadas, algumas dessas encontradas somente dentro ou no entorno dos limites da reserva, como os impressionantes macaco-uacari-branco (Cacajao calvus calvus) e o macaco-decheiro-de-cara-preta (Saimiri vanzolinii). A Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá não é somente um projeto bem-sucedido de conservação, mas também um projeto pioneiro que envolve a população local e permite que ela se beneficie da conservação da biodiversidade. Após o check-in, os visitantes terão uma oportunidade de explorar o entorno da Pousada para se habituar à floresta alagada e auxiliar os pesquisadores na instalação de armadilhas fotográficas nas trilhas para a captura de imagens dos animais, que serão apresentadas no final do programa. Após o jantar, haverá uma pequena apresentação sobre a Reserva Mamirauá, Pousada Uacari e o projeto Iauaretê. No final, irão conversar sobre a programação dos próximos dias.
 
Almoço e jantar;
Pernoite na pousada.

 



2º Dia - EM BUSCA DAS ONÇAS / ATIVIDADES DE PESQUISA / APRESENTAÇÃO DE DOCUMENTÁRIO

Após o café da manhã o grupo sairá a campo para procurar as onças. O pesquisador estará em uma canoa à parte com o receptor VHF. Os hóspedes também poderão manusear o receptor e ajudar a encontrar a misteriosa onça. Será respeitada uma distância mínima de segurança. Os objetivos são contemplar o maior felino do continente americano, tirar fotografias, contribuir com a pesquisa e aprender sobre seu comportamento e modo de vida. Durante a tarde o turista será envolvido em uma das atividades de pesquisa rotineiras do Projeto Iauaretê, como a inspeção das armadilhas-fotográficas instaladas nas árvores. O objetivo é captar imagens de animais e de vestígios da presença dos felinos, como por exemplo, restos de caça ou de carcaça de animais. Após o jantar será exibido o documentário “The Trapper”.
 
Café da manhã, almoço e jantar;
Pernoite na pousada.

 



3º Dia - EM BUSCA DAS ONÇAS / OBSERVAÇÃO DO PÔR DO SOL NO LAGO MAMIRAUÁ

Após o café da manhã o grupo sairá a campo para procurar as onças. À tarde o grupo visitará o lago Mamirauá para observar o lindíssimo pôr-do-sol no lago. No caminho até a cabeceira do lago é possível avistar o macaco-uacari (Cacajao calvus calvus), jacaré-açú (Melanosuchus niger), alencorne (Anhima cornuta), cigana (Opistocomus hoazin), periquito-estrelinha (Brotogeris sanctithomae) e muitas outras aves.
 
Café da manhã, almoço e jantar;
Pernoite na pousada.

 



4º Dia - EM BUSCA DAS ONÇAS / VISITA ÀS COMUNIDADES RIBEIRINHAS

Após o café da manhã o grupo sairá a campo para procurar as onças. À tarde o grupo poderá visitar uma das quatro comunidades que recebem hóspedes da Pousada Uacari: Boca do Mamirauá, Caburini, Sítio São José e Vila Alencar. Na comunidade eles terão a oportunidade de conhecer de perto como vivem os ribeirinhos. Nos caminhos de ida e volta, poderão procurar as preguiças-bentinho (Bradypus variegatus), uma das principais presas da onçapintada. Após o jantar, os visitantes poderão ver as imagens das armadilhas fotográficas.
 
Café da manhã, almoço e jantar;
Pernoite na pousada.

 



5º Dia - RESERVA MAMIRAUÁ / TEFÉ / ORIGEM

Nesta última manhã, caso haja tempo, os visitantes poderão sair para um pequeno passeio após o café da manhã. O check-out será realizado e os visitantes seguirão para a cidade de Tefé, onde serão deixados no aeroporto (de acordo com o horário de voo da Azul) ou no hotel.
 
Obs.: a programação pode variar conforme condições climáticas e a movimentação das onças.
 
Café da manhã;
Sem pernoite incluso.
 
***A programação acima poderá sofrer modificações devido a fatores climáticos, de acesso ou que possam interferir na segurança dos participantes.


O que está Incluso

Inclui
- Traslado: Tefé / Mamirauá / Tefé;
- 3 noites de hospedagem no Mamirauá com pensão completa;
- Embarcação e guias especializados privativos, flexibilidade de horários e passeios;
- Uma garrafa de vinho por noite;
- Seguro viagem;
- Brinde especial Pisa Trekking.
 
Não inclui
- Trechos aéreos origem / Tefé / origem;
- Despesas de ordem pessoal;
- Bebidas;
- Refeições extras;
- Qualquer outro serviço não mencionado no roteiro.

Checklist

- Camisetas de manga curta e comprida;
- Calça leve adequada para caminhadas;
- Shorts e roupa de banho;
- Malha fina para noites mais frias;
- Meias extras;
- Chinelos;
- Calçado confortável;
- Lanterna;
- Chapéu ou boné;
- Repelente (Exposis e/ou outros comuns);
- Protetor solar;
- Óculos escuros;
- Capa de chuva;
- Binóculos (opcional);
- Câmera com baterias extras;
- Medicamentos pessoais (antialérgicos etc.);
- Mochila de ataque para os passeios;
- Cantil.
 
- Não se esquecer de levar protetor solar, óculos escuros e chapéu: o sol na Amazônia é bem forte;
- A energia da Pousada é majoritariamente produzida pelo sol. Assim, você poderá recarregar suas baterias de câmeras fotográficas, celulares, tablets e computadores somente quando o sol estiver bem forte (entre 11h e 15h);
- Recomendamos sempre blusas de mangas compridas e calças longas de cores neutras, calçados confortáveis e à prova de água para as trilhas. Em alguns dos passeios é possível também tomar banho de rio, então recomendamos trazer roupa de banho caso tenha interesse em entrar na água;
- Pedimos que seja mantido o limite de 15kg de bagagem por visitante e que excedente fique guardado em nosso escritório em Tefé;
- Também não se esquecer de outros itens que podem fazer você aproveitar melhor sua visita: binóculos, repelente, capa de chuva e, claro, câmera fotográfica!

Informações Importantes

OBSERVAÇÕES
* As expedições ocorrerão em Junho, em datas pré-estabelecidas;
* A Reserva Mamirauá não aceita crianças menores de 10 anos;
* Recomendamos tomar vacina contra febre amarela no mínimo 10 dias antes do embarque.
 
PASSEIOS OPCIONAIS A PARTIR DE MANAUS (solicite no ato da reserva):
 
City Tour Histórico e Científico
Roteiro inclui visita ao Teatro, ao Mercado e ao Palácio Rio Negro e também ao Bosque da Ciência. Inclui: taxas e guia local bilingue. Horários sugeridos para saída: 8h ou 13h. Obs.: Teatro Amazonas fechado às segundas-feiras e aos domingos pela tarde. Bosque da Ciência e Palácio Rio Negro fechado às segundas-feiras. Museu da Amazônia (MUSA) é fechado às quartas-feiras.
 
Encontro das Águas 
Roteiro regular inclui interação com botos cor de rosa, visita à comunidade indígena, passeio pelo lago Janauari e pelo encontro das águas. Inclui: excursão em lancha rápida, almoço self-service sem bebidas. Passeio com 6h de duração.
 
Encontro das Águas 
Roteiro privativo inclui visita à comunidade Catalão, passeio pelo lago Janauari e pelo encontro das águas. Inclui: excursão em lancha rápida. Passeio com 3h de duração. Saída com mínimo de 2 pessoas.
 
Vila Ribeirinha c/ Museu do Seringal e Botos
Roteiro inclui visita ao Museu do Seringal e ao flutuante de preservação de mamíferos aquáticos, onde poderemos interagir com botos cor de rosa e também visita a uma comunidade indígena. Inclui: excursão com duração de 3h, lancha rápida privativa, taxas e guia bilingue. Obs.: o flutuante de mamíferos aquáticos não funciona às segundas, quartas e sextas-feiras.
 
Visita às Cachoeiras em Presidente Figueiredo
Saída para Presidente Figueiredo às 8h (107 km de Manaus), visita às grutas Maroaga e Judéia. Parada para almoço na corredeira do Urubuí (incluso). Visita Cachoeira Iracema (opcional Cachoeira Arara). Retorno para Manaus às 16h. Inclui: excursão com duração de 8h, almoço (sem bebidas), guia bilingue e taxas nos locais de visitação.