Pisa Trekking Aventura Levada a Sério

Aparados da Serra - Aventura na Terra dos Cânions

Cód.Roteiro:25

EXPERIÊNCIAS:

  • Trekking

    Trekking

  • |
  • Parques Nacionais

    Parques Nacionais

  • |
  • Multiaventuras

    Multiaventuras

  • |
7 DIAS E 6 NOITES

Nível de dificuldade:

Valor a partir de:

Sob consulta

Terrestre

O Parque Nacional de Aparados da Serra parece ter sido desenhado à vontade dos aventureiros. Com o Parque Nacional da Serra Geral bem ao lado, os dois parques, juntos, formam um complexo de cânions que desafiam trekkers brasileiros em busca de novas paisagens. Terra dos Cânions, a região de Aparados da Serra coleciona uma série de cânions, entre eles os cânions Fortaleza, Cambajuva, da Pedra, Quitéria, Trombudo e Itaimbezinho. Este roteiro foi feito para desfrutar ao máximo o potencial de Aparados da Serra e Serra Geral - dois parques que, juntos, resultam num verdadeiro parque de diversões natural. Para conhecer os cânions de perto, percorreremos diversas trilhas: a Trilha da Borda Sul, a Trilha do Lajeado, a Trilha do Vértice, a Trilha do Cotovelo, a Trilha do Rio do Boi, o Circuito das Águas e a Trilha dos Cânions. Caminhadas, passeios a cavalo, rapel em paredões e banhos de rio fazem parte deste delicioso cardápio - um prato cheio para qualquer aventureiro de plantão. Tudo isso em meio à belíssima natureza rio-grandense, composta por florestas de araucária, pampas gaúchos, quedas d’água e mata atlântica. Confira o roteiro abaixo e prepare-se por uma aventura única na Terra dos Cânions!
 
Clique aqui e veja mais fotos!

Pontos de Interesse

- Conhecer diversos cânions dos Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral: Cânion Fortaleza, Cânion Itaimbezinho, Cânion Cambajuva, Cânion da Pedra, Cânion Quitéria e Cânion Trombudo
- Conhecer o Kridjijimbé - uma réplica artística do complexo de cânions dos dois parques nacionais
- Realizar diversas trilhas em meio à natureza, como a Trilha do Cotovelo, a Trilha do Vértice, a Trilha do Rio do Boi, a Trilha da Borda Sul e a Trilha dos Cânions
- Percorrer um total de 40km pela mata atlântica, florestas de araucária e pampas gaúchos
- Percorrer o Circuito das Águas e visitar a Cachoeira dos Venâncios
- Fazer um rapel na Fazenda do Cipreste
- Percorrer a Trilha do Lajeado a cavalo

Dia a Dia

1º Dia - ORIGEM / PORTO ALEGRE / CAMBARÁ DO SUL / KRIDJIJIMBÉ

Hoje embarcaremos em voo com destino a Porto Alegre. Seremos recepcionados no Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre, para realizar o traslado até nosso hotel em Cambará do Sul - um percurso de aproximadamente 3h de viagem. Por volta das 17h, receberemos um briefing do roteiro para os próximos dias e, em seguida, partiremos para visitar o Kridjijimbé, uma fiel réplica do complexo de cânions do Parque Nacional de Aparados da Serra e do Parque Nacional da Serra Geral. Através da “bioarte” (técnica na qual se utilizam materiais da natureza, como cascas de árvores, pequenas pedras e musgos), a obra, criada pelo artista plástico Marlon Silva, espelha a realidade dos cânions, com sua formação geológica e rios.
 
Sem alimentação inclusa;
Pernoite na pousada escolhida.


2º Dia - CÂNION ITAIMBEZINHO / PASSEIO A CAVALO

Hoje, visitaremos o Cânion Itaimbezinho, localizado no Parque Nacional de Aparados da Serra. Após o café da manhã, por volta das 8h30, partiremos em direção ao cânion. Caminharemos aproximadamente 3h, percorrendo a Trilha do Vértice, de 2km, e a Trilha do Cotovelo, de 6km, chegando próximo à borda da parte superior do cânion em diversos mirantes. Teremos um tempo livre para o almoço antes de partirmos para nossa próxima atividade do dia: um passeio a cavalo. Passearemos pela Trilha da Fazenda, em cavalos dóceis, passando por campos de altitude e matas de araucária, com uma vista maravilhosa dos campos de cima da serra.. Ao final do passeio, retorno à pousada para pernoite.
 
Café da manhã incluso;
Pernoite na pousada escolhida.


3º Dia - CÂNION FORTALEZA - TREKKING BORDA SUL / CACHOEIRA DO TIGRE PRETO

Após o café da manhã, visitaremos um dos mais belos cânions da região: o Cânion Fortaleza, localizado no Parque Nacional da Serra Geral. Percorreremos a Trilha da Borda Sul, numa caminhada de aproximadamente 6h de duração e 9km de percurso. Caminharemos pela borda do Cânion Fortaleza, passando por campos de altitude e turfeiras, do Mirante até a Cachoeira do Tigre Preto. Ao final do dia, retorno à pousada para pernoite.
 
Café da manhã e lanche de trilha inclusos;
Pernoite na pousada escolhida.


4° Dia - SÃO JOSÉ DOS AUSENTES / CÂNION MONTE NEGRO / DESNÍVEL DOS RIOS

Logo após o café da manhã, iremos visitar o Cânion Monte Negro, ponto mais alto e mais frio do RS. Foi nesta região onde foram gravadas cenas da minissérie “A Casa das Sete Mulheres”. Passaremos por campos de altitude, observando a Face do Bugio, a Fenda e a Pedra do Mirante, numa altitude de 1.400m. Poderemos, também, avistar o litoral, percorrendo a Trilha do Monte Negro, com 3km de extensão, em aproximadamente 2h. Em seguida, visitaremos o Desnível dos Rios (Divisa e Silveira), uma curiosa formação onde os rios passam lado a lado, com 3m de distância, com um desnível de 20m de altura. Faremos a Trilha dos Rios, totalizando 3km de percurso em 1h30min, em meio a matas de araucária e campos de altitude. Por fim, visitaremos o Cachoeirão dos Rodrigues, com quedas de mais de 35m de altura, percorrendo a Trilha do Cachoeirão, com um total de 2km em 1h30min. 
 
Café da manhã e lanche de trilha inclusos;
Pernoite na pousada escolhida.

 



5º Dia - CIRCUITO DAS ÁGUAS / CACHOEIRA DOS VENÂNCIOS / RAPEL NO PAREDÃO

Após o café da manhã, visitaremos a Cachoeira dos Venâncios, o Passo da Ilha e o Passo do “S”, no Circuito das Águas. Realizaremos curtas caminhadas por cada atrativo, cercados por campos de altitude e matas de araucária. Em dias quentes poderemos tomar banhos de rio e nos deliciarmos nas quedas d’água da Cachoeira dos Venâncios - uma ótima hidromassagem natural. Após um tempo livre para o almoço, começaremos as atividades da tarde. Faremos um Rapel no Paredão na Fazenda das Araucárias, a 9km da cidade, com duas descidas no paredão de 25m, localizado num local com visual de extrema beleza, em meio a mata de araucária, campos de cima da serra e xaxins centenários. Após o passeio, jantar livre e retorno à pousada para pernoite.
 
Café da manhã incluso;
Pernoite na pousada escolhida.


6º Dia - INTERIOR DO CÂNION ITAIMBEZINHO / TRILHA DO RIO DO BOI

Após o café da manhã, partiremos em direção ao Parque Nacional de Aparados da Serra para conhecer o interior do Cânion Itaimbezinho - o cânion mais famoso do parque. Percorreremos a Trilha do Rio do Boi numa caminhada de 8km, com cerca de 6h de duração, passando por mata atlântica, mata ciliar e a encosta do cânion. Atravessaremos diversas vezes o rio até chegarmos a um local denominado “cruz”, que nos proporcionará uma vista das fendas do cânion. Ao final do dia, retorno à pousada para pernoite.
 
Café da manhã e lanche de trilha inclusos;
Pernoite na pousada escolhida.


7º Dia - CAMBARÁ DO SUL / PORTO ALEGRE / ORIGEM

Hoje nos despediremos dos cânions de Cambará do Sul. Após o café da manhã e o check-out no hotel, faremos o traslado em direção a Porto Alegre, para pegar nosso voo de retorno* à cidade de origem. (recomendamos voos após às 15h).
 
Café da manhã incluso;
Sem pernoite. 
 
 
**A programação acima poderá sofrer modificações devido a fatores climáticos, de acesso ou que possam interferir na segurança dos participantes.


O que está Incluso

Inclui
- Transfer Porto Alegre / Cambará do Sul / Porto Alegre
- Transfer pousada / atrativos turísticos
- 06 pernoites c/ café da manhã na pousada escolhida
- 03 lanches de trilha 
- Acompanhamento de guia experiente
- Ingressos no PNAS, na Fazenda da Cachoeira e no Kridjijimbé
- Seguro viagem
- Brinde especial Pisa Trekking
 
Não inclui
- Passagens aéreas 
- Passeios e serviços não mencionados
- Bebidas, extras e despesas pessoais

Checklist

- Mochila de ataque 20l 
- Tênis ou bota de caminhada pré-amaciado
- 01 par de chinelos ou papetes
- 01 calça tipo suplex ou lycra
- 01 bermuda / shorts
- 02 blusas tipo fleece
- 02 camisetas manga curta (preferência tecido de secagem rápida. Ex.: dry fit)
- 03 meias confortáveis para caminhada de cano médio ou longo
- Jaqueta impermeável ou anorak
- Luva, gorro e cachecol
- Roupas para banho
- Toalha pequena para os passeios
- Óculos, boné ou chapéu
- Bastão de caminhada ou trekking pole (opcional)
- Polaina (opcional)
- Lanterna ou headlamp
- Protetor solar para rosto e lábios
- Repelente
- Cantil ou squeeze
- Câmera fotográfica
- MP3
- Medicamentos de uso pessoal

Informações Importantes

- As visitas aos atrativos turísticos mencionados requerem certo preparo físico.
- Salientamos a necessidade de usar boné ou chapéu, protetor solar, repelente, roupas e calçados apropriados para cada atividade e mochila.
- Ter toalha e roupas de banho para as atividades com água.
- Recomendamos trazer agasalhos, independente da época do ano.
- Prepare-se com dinheiro, pois poucos estabelecimentos em Cambará do Sul aceitam cartões débito/crédito.
- Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Bradesco possuem apenas postos de atendimento que funcionam de segunda a sexta-feira (correio, lotérica e mercado).
- Não há banco 24 horas. O mais próximo fica na cidade de Gramado, a 110km de Cambará.
 
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA
BRASILEIROS: no momento do embarque apresentar documento de Identidade original, em perfeito estado e emitido há no máximo 10 anos (não são aceitas carteiras profissionais, OAB, CREA , etc. ou fotocópias).
ESTRANGEIROS: no momento do embarque apresentar RNE original ou passaporte.
MENORES:
- em companhia dos pais - necessitam apenas de identidade original ou passaporte e identidade;
- em companhia de apenas um dos pais ou outra pessoa ou desacompanhado - necessitam também além dos documentos mencionados acima, de autorização escrita com firma reconhecida por autenticidade em cartório de notas escrita pelo pai ou mãe que não está viajando e com foto (3x4 ou 5x7) do menor, autorizando expressamente o pai ou a mãe ou outra pessoa que está viajando em companhia do menor (autorização em 2 vias) e mais 2 cópias do documento de identidade (RG ou passaporte) do menor, ou uma autorização judicial.
- demais casos, consultar o juizado de menores sobre a documentação necessária.

Hotelaria

Pousada Encanto dos Cânions - http://www.pousadaencantodoscanions.com.br/
Pousada Cambará Village - http://www.pousadacambaravillage.com.br/
Pousada Corucacas - http://corucacas.com/