Pisa Trekking Aventura Levada a Sério

Aparados da Serra - Mountain Bike na Terra dos Cânions

Cód.Roteiro:765

EXPERIÊNCIAS:

  • Cicloturismo

    Cicloturismo

  • |
  • Parques Nacionais

    Parques Nacionais

  • |
5 DIAS E 4 NOITES

Nível de dificuldade:

Valor a partir de:

Sob consulta

Terrestre

Nada como uma magrela para te levar aos melhores destinos do Brasil. E conhecer Aparados da Serra de bike é, sem dúvida, uma experiência sem comparação. Primeiro porque, tanto o Parque Nacional de Aparados da Serra, como o Parque Nacional da Serra Geral detém uma paisagem ainda pouco conhecida entre os brasileiros: os cânions. É lá, inclusive, que se encontra o maior cânion da América Latina - o Cânion Fortaleza. Há também o Cânion Itaimbezinho, localizado no Parque Nacional de Aparados da Serra e o mais famoso do parque. Isso sem citar as florestas de araucária, mata atlântica, pampas gaúchos e rios cristalinos que formam toda a paisagem ao redor. E é justamente com o objetivo de conhecer essas beldades naturais de perto que partiremos numa jornada de trekking e bike pelos Parques Nacionais Aparados da Serra e da Serra Geral. Percorreremos várias trilhas a pé - como a Trilha do Cotovelo, a Trilha do Vértice, a Trilha do Mirante e a Trilha da Pedra do Segredo - e outras pedalando - como a Trilha do França, de 10km, e a Trilha das Águas, de 40km. Nossa jornada de 5 dias nos levará aos principais atrativos da região, entre eles o Cânion Itaimbezinho, o Cânion Fortaleza, a Cachoeira do Tio França, a Cachoeira dos Venâncios e o Lajeado da Margarida. Tudo isso, claro, com muita aventura e diversão - à maneira PISA Trekking. Confira mais detalhes desta viagem única no roteiro abaixo.
 
Clique aqui e veja mais fotos!

Pontos de Interesse

- Conhecer os cânions dos Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral, entre eles o Cânion Itaimbezinho e o Cânion Fortaleza
- Percorrer diversas trilhas pelos campos, serras e cânions da região, como a Trilha do Vértice, a Trilha do Cotovelo, a Trilha do França, a Trilha do Mirante, a Trilha da Pedra do Segredo e a Trilha das Águas
- Pedalar um total de 62km pelas Trilhas: do Cotovelo, das Águas e do França
- Descobrir a belíssima Cachoeira dos Venâncios
- Conhecer o Kridjijimbé - uma réplica artística do complexo de cânions dos dois parques nacionais

Dia a Dia

1º Dia - ORIGEM / PORTO ALEGRE / CAMBARÁ DO SUL / KRIDJIJIMBÉ

Hoje embarcaremos em voo com destino a Porto Alegre. Seremos recepcionados no Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre, para realizar o traslado até nosso hotel em Cambará do Sul - um percurso de aproximadamente 3h de viagem. Por volta das 17h, receberemos um briefing do roteiro para os próximos dias e, em seguida, partiremos para visitar o Kridjijimbé, uma fiel réplica do complexo de cânions do Parque Nacional de Aparados da Serra e do Parque Nacional da Serra Geral. Através da “bioarte” (técnica na qual se utilizam materiais da natureza, como cascas de árvores, pequenas pedras e musgos), a obra, criada pelo artista plástico Marlon Silva, espelha a realidade dos cânions, com sua formação geológica e rios.
 
Sem alimentação inclusa;
Pernoite na pousada escolhida.


2º Dia - CÂNION ITAIMBEZINHO / CACHOEIRA TIO FRANÇA

Hoje, visitaremos o Cânion Itaimbezinho - o cânion mais famoso do Parque Nacional de Aparados da Serra. Após o café da manhã, por volta das 9h, partiremos da Guarita Gralha Azul em direção ao cânion, percorrendo de bike a Trilha do Cotovelo - um trajeto de 12km de extensão e aproximadamente 2h30min de duração. Caminharemos também pela Trilha do Vértice, de 2km, em meio a campos de altitude e matas de araucária, chegando bem próximo à borda da parte superior do cânion em diversos mirantes. Após uma pausa para o almoço, visitaremos a Cachoeira do Tio França, fazendo um passeio de bike de 10km pela Trilha do França. Chegando à cachoeira, seremos presenteados com um lindo visual. Além, claro, de um merecido banho na cachoeira! Ao final do passeio, retornaremos à cidade para jantar e pernoitar.
 
Grau de dificuldade: fácil (plano e subidas curtas).
Tipo de terreno: estrada pavimentada e estrada não pavimentada.
 
Café da manhã incluso;
Pernoite na pousada escolhida.


3° - CÂNION FORTALEZA

Após o café da manhã, visitaremos um dos mais belos cânions da região: o Cânion Fortaleza, localizado no Parque Nacional da Serra Geral. Caminharemos cerca de 3h por um percurso de 7km de duração. Serão 3,5km na Trilha do Mirante e mais 3,5km na Trilha da Pedra do Segredo, cercados por matas de araucária e campos de altitude. Passaremos bem próximo à borda do cânion várias vezes e atravessaremos o Arroio Segredo. Em dias claros, é possível ainda avistar o mar e a praia de Torres - a mais bela praia gaúcha - além de alguns locais de Santa Catarina. Teremos um tempo livre para o almoço e, em seguida, desfrutaremos de uma tarde livre na região, com a possibilidade de realizar diversos passeios opcionais, como rapel no paredão, passeio de bote, passeio de bike, passeio a cavalo e o passeio do mel. Ao final do dia, jantar livre e retorno à pousada para pernoite.
 
Café da manhã incluso;
Pernoite na pousada escolhida.


4° Dia - CACHOEIRA DOS VENÂNCIOS / LAJEADO DA MARGARIDA

Após o café da manhã, por volta das 9h, visitaremos a Cachoeira dos Venâncios - uma cachoeira formada pelo Rio Camisas e que possui uma série de quedas de águas cristalinas - e o Lajeado da Margarida. Percorreremos a Trilha das Águas num percurso de aproximadamente 7h de duração e 40km de distância. Na Cachoeira dos Venâncios, em dias quentes, é possível tomar um belo banho de rio, desfrutando das deliciosas quedas d’água - uma ótima hidromassagem natural. Ao final do dia, retorno à pousada para pernoite.
 
Grau de dificuldade: difícil.
Tipo de terreno: estrada não pavimentada e campos de cima da serra.
 
Café da manhã e lanche de trilha inclusos;
Pernoite na pousada escolhida.


5º Dia - CAMBARÁ DO SUL / PORTO ALEGRE / ORIGEM

Hoje nos despediremos dos cânions de Cambará do Sul. Após o café da manhã e o check-out no hotel, faremos o traslado em direção a Porto Alegre, para pegar nosso voo de retorno à cidade de origem.  (recomendamos voos após às 15h).
 
Café da manhã incluso;
Sem pernoite. 
 
 
**A programação acima poderá sofrer modificações devido a fatores climáticos, de acesso ou que possam interferir na segurança dos participantes.


O que está Incluso

Inclui
- Transfer Porto Alegre/Cambará do Sul/Porto Alegre
- Transfer pousada/atrativos turísticos
- 04 pernoites c/ café da manhã na pousada escolhida
- 01 lanche de trilha
- Aluguel de bicicleta mountain bike
- Equipamentos de segurança nas atividades de aventura
- Acompanhamento de guia experiente
- Seguro viagem
- Ingressos no PNAS e no Kridjijimbé
- Brinde especial Pisa Trekking
 
Não inclui
- Passagens aéreas
- Taxas e impostos governamentais
- Passeios e serviços não mencionados
- Bebidas, extras e despesas pessoais

Checklist

- Bermuda para ciclismo
- Luva de bicicleta
- Agasalhos - calça, blusa e, eventualmente, gorro/touca para as noites frias
- Maiô/biquíni/sunga;
- Jaqueta impermeável ou capa de chuva
- Muda de roupas por dia de viagem
- Pochete ou mochila leve para carregar carteira, celular, máquina fotográfica, etc.
- Chinelo/papete/crocs, para as horas de descanso
- 1 toalha pequena
- 2 pares de tênis
- Meias
- Boné e óculos para sol
- Óculos protetores (sol, poeira, pedriscos, etc.)
- Protetor solar e repelente de insetos
- Medicamentos de uso continuado e/ou de certa frequencia

Informações Importantes

- As visitas aos atrativos turísticos mencionados requerem certo preparo físico.
- Salientamos a necessidade de usar boné ou chapéu, protetor solar, repelente, roupas e calçados apropriados para cada atividade e mochila.
- Ter toalha e roupas de banho para as atividades com água.
- Recomendamos trazer agasalhos, independente da época do ano.
- Prepare-se com dinheiro, pois poucos estabelecimentos em Cambará do Sul aceitam cartões débito/crédito.
- Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Bradesco possuem apenas postos de atendimento que funcionam de segunda a sexta-feira (correio, lotérica e mercado).
- Não há banco 24 horas. O mais próximo fica na cidade de Gramado, a 110km de Cambará.
 
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA
BRASILEIROS: no momento do embarque apresentar documento de Identidade original, em perfeito estado e emitido há no máximo 10 anos (não são aceitas carteiras profissionais, OAB, CREA , etc. ou fotocópias).
ESTRANGEIROS: no momento do embarque apresentar RNE original ou passaporte.
MENORES:
- em companhia dos pais - necessitam apenas de identidade original ou passaporte e identidade;
- em companhia de apenas um dos pais ou outra pessoa ou desacompanhado - necessitam também além dos documentos mencionados acima, de autorização escrita com firma reconhecida por autenticidade em cartório de notas escrita pelo pai ou mãe que não está viajando e com foto (3x4 ou 5x7) do menor, autorizando expressamente o pai ou a mãe ou outra pessoa que está viajando em companhia do menor (autorização em 2 vias) e mais 2 cópias do documento de identidade (RG ou passaporte) do menor, ou uma autorização judicial.
- demais casos, consultar o juizado de menores sobre a documentação necessária.

Hotelaria

Pousada Encanto dos Cânions - http://www.pousadaencantodoscanions.com.br/
Pousada Cambará Village - http://www.pousadacambaravillage.com.br/
Pousada Corucacas - http://corucacas.com/