Pisa Trekking Aventura Levada a Sério

Bolívia - La Paz e Salar de Uyuni Completo

Cód.Roteiro:1759

EXPERIÊNCIAS:

  • Patrimônios Culturais

    Patrimônios Culturais

  • |
  • Paraísos Naturais

    Paraísos Naturais

  • |
9 DIAS E 8 NOITES

Nível de dificuldade:

Valor a partir de:

US$ 2.790,00

terrestre

A Bolívia tem paisagens de tirar o fôlego e o Salar de Uyuni é um destes lugares imperdíveis para os amantes de lindos cenários. Neste roteiro visitaremos alguns atrativos em La Paz e teremos alguns dias para explorar o Salar de Uyuni e as coloridas Lagunas Altiplânicas. Prepare-se para ser surpreender e tirar muitas fotografias. Se você é amante de cenários naturais de tirar o fôlego, este é o lugar certo para você. 
 
 
Clique aqui e veja mais fotos deste roteiro!

Pontos de Interesse

Principais lugares visitados: La Paz - Vale da Lua - Salar do Uyuni - Colchani - Múmias de Coqueza - Vulcão Tunupa - Caverna de Chiquini - Isla Incahuasi - Cemitério de Trens - Pueblos Magicos de Lipez - Vale das Rochas - Vulcão Ollague - Lagunas Menores - Deserto de Siloli - Reserva Eduardo Avaroa - Árvore de Pedra - Laguna Colorada - Gêiser Sol da Manhã - Laguna Verde 
 
 

Sobre a Trilha

Saídas: domingos e terças-feiras a partir de 1 pessoa

Serviços e passeios privativos para a PISA Trekking (compartilhados somente com outros passageiros da PISA Trekking)

Acompanhamento de guia local falando espanhol.

Dia a Dia

1º dia – SÃO PAULO / LA PAZ

Apresentação no Aeroporto Internacional de Guarulhos (com no mínimo 3 horas de antecedência) para embarque com destino a La Paz (voo BOA com conexão em Santa Cruz ou Cochabamba). Chegada, traslado e acomodação em hotel. Noite livre.
 
Voo previsto: BOA - OB 735 GRU VVI 14:00 15:50 conexão OB 977 VVI LPB 18:40 19:45 ou similar
 
Pernoite em hotel.
Sem refeições inclusas.


2º dia – LA PAZ / CITY TOUR / MERCADO DAS BRUXAS / TELEFÉRICO / VALE DA LUA / LA PAZ

Café da manhã no hotel Neste dia visitaremos os principais atrativos da cidade de La Paz. Será um passeio panorâmico pela região colonial e residencial da cidade. Na região da Calle Jaén estão diversos edifícios coloniais, museus e a Praça Murillo onde se localiza o Palácio Presidencial e a Catedral de La Paz. Nessa região antiga fica o famoso Mercado das Bruxas, que proporciona uma conexão fascinante com o mundo secreto do misticismo aimara. As cores vibrantes especialmente nas roupas tradicionais das cholitas tornam o lugar ainda mais interessante. Seguiremos após a visita para uma viagem de teleférico com lindas vistas da cidade. Visitaremos em seguida o misterioso Vale da Lua com suas formações impressionantes. Retorno ao hotel e restante do dia livre.
 
Pernoite em hotel.
Café da manhã incluso.


3º dia – LA PAZ / DIA LIVRE

Café da manhã no hotel e dia livre em La Paz.

Se você preferir é possível adicionar um passeio para conhecer lugares como o Lago Titicaca ou os Sítios Arqueológicos de Tiwanaku. Consulte os valores na tabela de preços abaixo. 

 

Pernoite em hotel.
Café da manhã incluso.


4º dia – LA PAZ / SALAR DO UYUNI / VULCÃO TUNUPA / MÚMIAS DE COQUEZA / COLCHANI

Saída logo cedo de La Paz para o aeroporto e embarque em voo com destino Uyuni. Encontro no aeroporto de Uyuni com o guia local para início do passeio.
Hoje exploraremos a região e aproveitaremos toda a beleza que o salar do Uyuni oferece. Esse é o maior e mais alto salar do mundo, se assemelhando a um oceano branco e solitário. Ao explorar a região, você não se cansará de descobrir paisagens surreais e impressionantes. Parada para almoço estilo pic nic. Seguiremos a parte norte do salar, na região do Vulcão Tunupa, para observar as Múmias de Coqueza, um grupo familiar de múminas de mais de 500 anos que está bem conservado. No caminho avistaremos vilarejos e lindas vistas. Visitaremos um mirante do vulcão para apreciar a paisagem do alto. A última visita do dia será a Caverna de Chiquini, com belas formações nas rochas. Traslado ao hotel de sal na região de Colchani. Noite livre. 
 
Importante: Deve ficar muito claro que os passeios e visitas serão diferentes no período de seca (Abril a Novembro) e no período de chuvas (Dezembro a Março), pois, o acesso durante o período de chuvas / alagamento fica restrito e alguns locais não poderão ser visitados. O descritivo acima poderá ser alterado devido a isso e localmente (sem prévio aviso) por questões de segurança que serão avaliadas pelo guia local. 
 
Voo previsto: BOA - OB 304 LPB UYU 07:40 08:40 ou similar
 
Pernoite em hotel.
Café da manhã incluso.
Almoço tipo pic nic durante o passeio.


5º dia – SALAR DO UYUNI / ISLA INCAHUASI / COLCHANI

Após o café da manhã no hotel, continuaremos a desvendar as belezas do salar. Visitaremos o povoado de Colchani onde é possível observar a retirada manual do sal e encontrar artesanato feito de sal. Continuaremos explorando a região e você não se cansará da paisagem surreal e impressionante do lugar. Parada para almoço estilo pic nic. Seguiremos a exploração para conhecer a Isla Incahuasi, situada no coração do salar. Povoada por centenas de cactos gigantes (alguns medem mais de 12 m de altura), o contraste da paisagem nesse local é maravilhoso. Avistaremos o pôr do sol que nesse lugar é alucinante e etéreo. Traslado de volta ao hotel de sal em Colchani. Noite livre. 
 
Pernoite em hotel.
Café da manhã incluso.
Almoço tipo pic nic durante o passeio.


6º dia – SALAR DO UYUNI / CEMITÉRIO DE TRENS / PUEBLOS MAGICOS / VALE DAS ROCHAS / VULCÃO OLLAGUE / LAGUNAS MENORES

Hoje o dia será repleto de visitas. Começaremos pelo famoso Cemitério de Trens, um complexo ferroviário abandonado do século XIX que rende fotos incríveis. Continuaremos a jornada fazendo a travessia pelos Pueblos Mágicos de Lipez: San Cristóbal conhecido por ser um centro de mineração desde a época colonial; Culpina K icônica pelo cultivo da quinoa real. Seguiremos a rota até chegarmos ao impressionante Vale das Rochas com pedras de mais de 8m de altura formando esculturas naturais em meio ao altiplano. Visitaremos também o mirante do Vulcão Ollague para contemplar sua formação em rocha escura e a paisagem desértica que o cerca. Almopo tipo pic nic no trajeto. Visitaremos a região das Lagunas Menores também chamadas de Joias Andinas, um conjunto de lagoas que tem cores, formações e odores peculiares e diferentes entre si. Traslado ao refúgio onde passaremos essa noite.
 
Importante: por não haver estrutura sofisticada nessa região da Bolívia, você passará essa noite em um refúgio básico com instalações bem simples. É altamente recomendável que você leve seu saco de dormir (sleeping bag) porque as noites podem ser congelantes nessa área. 
 
Pernoite em refúgio básico e de instalações simples.
Café da manhã incluso.
Almoço tipo pic nic durante o passeio.


7º dia – DESERTO DE SILOLI / RESERVA EDUARDO AVAROA / LAGUNA COLORADA / GÊISER SOL DA MANHÃ / LAGUNA VERDE / COLCHANI

Café da manhã no refúgio e saída com destino ao Deserto de Siloli, um dos mais áridos do planeta. É caracterizado por formações rochosas em meio a dunas e é a porta de entrada da Reserva Eduardo Avaroa, o parque nacional mais visitado da Bolívia. Visitaremos a famosa ÁRvore de Pedra, uma escultura natural feita pela erosão eólica durante milhões de anos. Seguiremos para a bela Laguna Colorada, única por ter abundancia de algas e planctons que dão a côr avermelhada que a torna tão especial, além de ser povoada por flamingos. Almoço estilo pic nic. Em seguida visitaremos os gêiseres chamados Sol da Manhã, uma área geotermal com fumarolas espalhadas em uma área de mais de 10 km quadrados. A atividade vulcânica da região produz ainda água mineral medicinal em Polques. O último atrativo que visitaremos será a pequena e icônica Laguna Verde, povoada por microbactérias que dão seu tom esmeralda as águas da mesma. Nesse ponto estaremos no limite natural entre Bolívia e Chile. Após a visita retornaremos para o hotel em Colchani. Noite livre.
 
Pernoite em hotel.
Café da manhã incluso.
Almoço tipo pic nic durante o passeio.


8º dia – SALAR DO UYUNI / LA PAZ

Café da manhã cedo no hotel. Traslado ao aeroporto de Uyuni para embarque com destino La Paz. Traslado ao hotel e restante do dia livre. 
 
Voo previsto: BOA - OB 305 UYU LPB 09:20 10:20 
 
Pernoite em hotel.
Café da manhã incluso.


9º dia – LA PAZ / SÃO PAULO

Café da manhã cedo no hotel. Traslado ao aeroporto de La Paz para embarque com destino a São Paulo (voo BOA com conexão em Santa Cruz ou Cochabamba). 
 
Voo previsto: BOA - OB 607 LPB CBB 11:10 11:55 conexão OB 738 CBB GRU 13:20 17:25 ou similar
 
Café da manhã incluso.


Observações Importantes

período de chuvas no Salar do Uyuni ocorre entre Dezembro e Março. Neste período o salar fica inundado e a ordem dos passeios poderá ser alterada. Alguns locais não podem ser visitados porque não é possível e seguro chegar até eles. No entanto, a paisagem pode ficar ainda mais incrível já que o salar se tranforma em um espelho d'água gigante. 

Devido a elevada altitude do salar, é necessário fazer aclimatação prévia a sua visita. Por este motivo, o roteiro tem alguns dias em La Paz no início. Não recomendamos que sejam retirados estes dias. Pode ser muito perigoso viajar diretamente ao salar, além de que aproveitar os passeios em La Paz não é nada mal. Se quiser pode até adicionar mais dias e passeios em La Paz.

Você deverá levar roupas adequadas como anoraks, calças impermeáveis, botas de trekking, fleece, etc para utilizar durante toda a viagem. Recomendamos que leve saco de dormir para pelo menos -10ºC para ser utilizado no Salar do Uyuni. Mesmo dormindo nos hotéis, como a região é extremamente fria, recomendamos ter este cuidado extra para seu conforto.

Considere antes de decidir fazer esse roteiro a questão das acomodações simples disponíveis na região do Salar do Uyuni. Por não haver estrutura sofisticada nessa região da Bolívia, você passará uma noite em um refúgio básico com instalações realmente bem simples. É altamente recomendável que você leve seu saco de dormir (sleeping bag) porque as noites podem ser congelantes nessa área. Mesmo os hotéis das noites em Colchani e na cidade de Uyuni, terão instalações simples. Se você não gosta de hotéis básicos, talvez essa viagem não seja para você. 

O Salar do Uyuni está em uma região remota, isolada e distante de cidades grandes. Não há estrutura com variedade de restaurantes, mercados, lojas, etc. Especialmente em Colchani e na região dos refúgios não haverá opções de lugares para compras ou refeições econômicas. Você terá que jantar onde estiver hospedado. Os valores das refeições, bebidas e outros itens, por conta da dificuldade do abastecimento na região, poderá ser elevado. Você deverá levar moeda local em espécie e não cartão de crédito / débito ou outro tipo de cartão para pagamento na região. Considere que seus gastos com isso serão em torno de US$ 400,00 por pessoa. 


Datas e Preços

Calendário

Datas

Status

A Partir de

19/05/2024

Há Vagas

US$ 2.790,00
terrestre

11/06/2024

Há Vagas

US$ 2.790,00
terrestre

03/07/2024

Há Vagas

US$ 2.790,00

14/07/2024

Há Vagas

US$ 2.790,00
terrestre

06/08/2024

Há Vagas

US$ 2.790,00
terrestre

25/08/2024

Há Vagas

US$ 2.790,00
terrestre

10/09/2024

Há Vagas

US$ 2.790,00
terrestre

01/10/2024

Há Vagas

US$ 2.790,00
terrestre

29/10/2024

Há Vagas

US$ 2.790,00
terrestre

10/11/2024

Há Vagas

US$ 2.790,00
terrestre

somente terrestre - ALTA TEMPORADA 2024 - valores por pessoa em us$ **

Categoria

Hospedagem

SGL

DBL

TPL

Econômica

La Paz - Hotel Patio de Piedra ou similar (3*)
Salar do Uyuni (Colchani) - Hotel Luna Salada (hotel de sal simples) ou similar
Ojo de Perdiz - Refúgio Tayka del Dersierto (refúgio simples) ou similar

5330

2850

2290

Superior

La Paz - Hotel La Casona ou similar (4*)
Salar do Uyuni (Colchani) - Hotel Luna Salada (hotel de sal simples) ou similar
Ojo de Perdiz - Refúgio Tayka del Dersierto (refúgio simples) ou similar

5420

2930

---

Luxo

La Paz - Hotel Suites Camino Real ou similar (5*)
Salar do Uyuni (Colchani) - Hotel Luna Salada (hotel de sal simples) ou similar
Ojo de Perdiz - Refúgio Tayka del Dersierto (refúgio simples) ou similar

5860

3240

---

Saídas aos domingos e terças-feiras.
Valores válidos a partir de 1 pessoa. 
Serviços privativos somente para clientes da PISA Trekking (compartilhado somente com outros clientes da PISA).
 
- Valores com base nos hotéis informados nas tabelas, em quartos standard
- Os hotéis mencionados nas tabelas poderão ser substituídos por similares no ato da confirmação da reserva, até o embarque ou localmente.
- Traslados, serviços e passeios privativos (compartilhados com outros clientes da PISA Trekking). 
 
Valores válidos para 2024: 02/04/2024 a 28/04/2024

somente terrestre - baixa TEMPORADA 2024 - valores por pessoa em us$ **

Categoria

Hospedagem

SGL

DBL

TPL

Econômica

La Paz - Hotel Patio de Piedra ou similar (3*)
Salar do Uyuni (Colchani) - Hotel Luna Salada (hotel de sal simples) ou similar
Ojo de Perdiz - Refúgio Tayka del Dersierto (refúgio simples) ou similar

5220

2790

2240

Superior

La Paz - Hotel La Casona ou similar (4*)
Salar do Uyuni (Colchani) - Hotel Luna Salada (hotel de sal simples) ou similar
Ojo de Perdiz - Refúgio Tayka del Dersierto (refúgio simples) ou similar

5310

2870

---

Luxo

La Paz - Hotel Suites Camino Real ou similar (5*)
Salar do Uyuni (Colchani) - Hotel Luna Salada (hotel de sal simples) ou similar
Ojo de Perdiz - Refúgio Tayka del Dersierto (refúgio simples) ou similar

5740

3180

---

Saídas aos domingos e terças-feiras.
Valores válidos a partir de 1 pessoa. 
Serviços privativos somente para clientes da PISA Trekking (compartilhado somente com outros clientes da PISA).
 
- Valores com base nos hotéis informados nas tabelas, em quartos standard
- Os hotéis mencionados nas tabelas poderão ser substituídos por similares no ato da confirmação da reserva, até o embarque ou localmente.
- Traslados, serviços e passeios privativos (compartilhados com outros clientes da PISA Trekking). 
 
Valores válidos para 2024: 30/04/2024 a 08/12/2024

noite extra em la paz - valores por pessoa em us$ **

Categoria

Hospedagem

SGL

DBL

TPL

Econômica

La Paz - Hotel Casa de Piedra ou similar (4*)

110

70

60

Superior

La Paz - Hotel La Casona ou similar (4*)

130

90

---

Luxo

La Paz - Hotel Suites Camino Real ou similar (5*)

240

160

---

- Valores com base nos hotéis informados nas tabelas, em quartos standard
- Os hotéis mencionados nas tabelas poderão ser substituídos por similares no ato da confirmação da reserva, até o embarque ou localmente.
 
Valores válidos para 2023: 07/01/2024 a 08/12/2024
 
 

 

Passeios opcionais em La Paz - Valores em US$ - Preço por pessoa

Passeio

Serviço

Duração

01 pessoa

02 ou mais pessoas

Sítios Arqueológicos de Tiwanaku

Privativo

Meio período (aproximadamente 5 horas)

250

160

Navegação Lago Titicaca

Regular (compartilhado com outros clientes do operador local)

Dia todo (aproximadamente 10 horas)

450

450

trecho aéreo - são paulo / la paz / uyuni / la paz / são paulo - valores por pessoa em us$ **

Cia Aérea

Período

Valor a partir de

BOA

02/04 a 08/12/2024

450

Taxas

120

- Trecho aéreo, classe econômica, sujeito a disponibilidade de preços e horários. Somente emissão garante tarifa.
- Os valores do trecho aéreo acima são somente uma base inicial de preços. Solicite cotação no ato da sua reserva para receber o valor atualizado para a data da sua viagem. Consulte os valores das taxas.
- Consulte valores para classe Executiva.
- Valores com outras cias aéreas sob consulta.
 
** Preço por pessoa em US$ (Dólares)
** Preço sujeito alteração sem aviso prévio
** Dólar do dia do fechamento da viagem
 
Todos os roteiros estão sujeitos a confirmação quanto à disponibilidade de vagas de todos os serviços locais.
A programação acima poderá sofrer modificações devido a fatores climáticos, de acesso ou que possam interferir na segurança dos participantes.
 
Formas de pagamento:
 
Cheque
6 x sem juros em cheques pré datados.
5 x sem juros até 30 dias antes do embarque.
(30% na 1a. parcela e o restante em parcelas de igual valor).
* Aceitamos somente cheque do próprio viajante.
 
Cartão
Visa e Mastercard - Entrada + 3 x sem juros.
(Entrada de 30% em cheque ou depósito e o restante em até 3 x iguais no cartão).
 
*** para clientes estrangeiros, consultar condições de pagamento.
*** for foreign clients consult payment rules.
 
Condições de Cancelamento:
Em caso de cancelamento por parte do passageiro, serão abatidos os valores referentes à taxa administrativa e a multa de cancelamento da companhia aérea, e sobre o valor restante pago incidirão as seguintes taxas de cancelamento que serão rigorosamente cobradas:
Parte terrestre:
Cancelamento até 30 dias do início da viagem: multa de 10% do valor total
Cancelamento entre 29 e 21 dias do início da viagem: multa de 20% do valor total
Cancelamentos com 20 ou menos dias do início da viagem: percentuais superiores aos acima referidos, desde que correspondentes a gastos efetivamente comprovados pela agência perante a EMBRATUR, efetuados em decorrência da desistência do usuário.
Parte aérea: Taxa ou multa de cancelamento cobrada pelas Companhias Aéreas para os bilhetes em questão.  
 
Reservas:
Mediante o sinal de U$ 200 por pessoa, para solicitação da reserva completa (trechos aéreos, hospedagem, passeios e demais serviços). O sinal recebido para reserva será descontado do valor total do roteiro reservado no ato do pagamento do restante do valor total do pacote. Esse valor será integralmente reembolsado ao passageiro, no caso de não confirmação da Pisa do roteiro solicitado. O valor não será reembolsado ao passageiro, em caso de desistência e ou cancelamento por parte do passageiro, do roteiro reservado, após a confirmação da reserva total por parte da Pisa. Valor esse, retido a título de perdas e danos para pagamento de multas de cancelamento de reserva junto a terceiros.

O que está Incluso

Inclui
 
- Transfers aeroporto / hotel / aeroporto em La Paz (privativo)
- Visita de meio período a cidade de La Paz e ao Vale da Lua com ingresso e sem almoço (privativo)
- Visita ao Salar do Uyuni privativa (compartilhada somente com outros clientes da Pisa Trekking), em veículo 4 x 4 (máximo de 4 pessoas por veículo), com duração de cinco dias e quatro noites. Acompanhamento de guia local falando espanhol, incluindo três almoços tipo pic-nic, ingresso aos atrativos e traslados.
- 04 noites de hotel em La Paz com café da manhã 
- 02 noites de hotel de sal em Conchani com café da manhã 
- 01 noite em refúgio simples com café da manhã
- 01 noite de hotel em Uyuni com café da manhã
- Guias locais nos transfers e passeios falando espanhol
- Brindes exclusivos Pisa Trekking - www.pisa.tur.br/brindes.php
- Assistência 24 horas no Brasil por telefone
 
Não Inclui
 
- Trecho aéreo e taxas BOA - São Paulo / La Paz / Uyuni / La Paz / São Paulo (com conexão em Santa Cruz ou Cochabamba) 
- Gastos pessoais como telefonemas, lavanderia, entradas em boates, gorjetas, bebidas, etc
- Jantares ou refeições não mencionadas no roteiro
- Imposto Governamental (consulte no ato da reserva)
 
Seguro viagem obrigatório: Seguradora Intermac (www.intermacseguros.com):
 
Até 74 anos:
Plano I60 com cobertura Covid-19: US$ 60,00
Plano I120 com cobertura Covid-19: US$ 80,00
Plano I250 com cobertura Covid-19: US$ 100,00
 
Acima de 75 anos até 99 anos:
Plano I60 com cobertura Covid-19: US$ 140,00
Plano I120 com cobertura Covid-19: US$ 170,00
*Não há opção I250 para essa faixa etária.
 
*Atenção: consulte no ato da reserva as coberturas de cada plano de seguro acima, inclusive as coberturas para cobertura Covid-19. 
Valores válidos para o período de viagem deste roteiro. Caso solicite dias adicionais ao pacote, o valor do seguro será reajustado.

Checklist

- roupas adequadas para os passeios especialmente no Salar do Uyuni que apresenta temperaturas baixas durante todo o ano. 
- calçados (tênis ou bota) confortáveis
- sleeping bag para -10ºC (saco de dormir) 
- máquina fotográfica, filmadora, IPod, além de baterias e pilhas extras, pois estas duram menos no frio;
- 1 par de tornozeleiras para quem tiver tendência a "virar" o pé;
- alimentos energéticos como: chocolates, barras de granola, frutas secas, etc (podem ser comprados em Cuzco) 
- camisetas ou qualquer coisa com paisagens do Brasil, brinquedos ou qualquer outra lembrança para presentear aquelas pessoas que, sem dúvida, você vai encontrar e querer agradecer de alguma forma.

Informações Importantes

DOCUMENTAÇÃO: 
Para viajar a Bolívia, é necessário ter o passaporte com validade de no mínimo seis (06) meses ou RG original. Dúvidas de como tirar o passaporte consulte o link da polícia federal www.dpf.gov.br/passaporte.html. 
- É possível viajar somente com o RG que deve ser original, estar em perfeito estado de conservação e não ter sido emitido a mais de 10 anos. 
 
- BRASILEIROS - no momento do embarque apresentar passaporte e documento de Identidade original, em perfeito estado e emitido a no máximo 10 anos (não são aceitas carteiras profissionais, OAB, CREA , etc ou fotocópias). - 
 
- ESTRANGEIROS - no momento do embarque apresentar RNE original ou identidade e passaporte (consultar o consulado do Peru sobre a necessidade de visto). 
 
- MENORES: 
  - em companhia dos pais: necessitam apenas de identidade original ou Passaporte e identidade;
  - em companhia de apenas um dos pais ou outra pessoa ou desacompanhado: necessitam também além do documentos mencionados acima, de autorização escrita com firma reconhecida por autenticidade em cartório de notas escrita pelo pai ou mãe que não está viajando e com foto (3x4 ou 5x7) do menor, autorizando expressamente o pai ou a mãe ou outra pessoa que está viajando em companhia do menor (autorização em 2 vias) e mais 2 cópias do documento de identidade (RG ou passaporte) do menor, ou uma autorização judicial.
Outros casos especiais, favor consultar antes do embarque, o juizado de menores sobre a documentação necessária. 
 
APRESENTAÇÃO DO DOCUMENTO DE VIAGEM LOCALMENTE:
É obrigatório apresentar o documento original que foi utilizado para fazer a sua reserva da viagem (RG, passaporte ou passaporte vencido) junto com o documento que você está utilizando para se identificar em sua viagem (RG ou passaporte valido). Na falta destes documentos passeios, visitas, viagem de trem, entrada a Machu Picchu, entrada na trilha inca não poderão ser realizados devido a exigência por parte do controle local.
 
VACINAÇÃO: 
É obrigatório estar vacinado contra a febre amarela para viajar a Bolívia. A vacina deve ser tomada nos postos de saúde de sua cidade com no mínimo 10 dias de antecedência à data de embarque e será emitido certificado nacional. Recomendamos que seja feito contato com os postos de atendimento ao viajante da ANVISA localizados nos aeroportos ou através do site http://www.anvisa.gov.br/viajante/ para maiores informações na data próxima a sua viagem para obter informações atualizadas sobre o assunto e sobre a necessidade de emissão do certificado internacional.
 
HORÁRIOS NOS HOTÉIS:
O horário de check in (entrada no quarto) ocorre a partir das 14h00 e o check out (saída do quarto) até as 09h00.
 
MUITO IMPORTANTE - LEIA COM ATENÇÃO:

período de chuvas no Salar do Uyuni ocorre entre Dezembro e Março. Neste período o salar fica inundado e a ordem dos passeios poderá ser alterada. Alguns locais não podem ser visitados porque não é possível e seguro chegar até eles. No entanto, a paisagem pode ficar ainda mais incrível já que o salar se tranforma em um espelho d'água gigante. 

Devido a elevada altitude do salar, é necessário fazer aclimatação prévia a sua visita. Por este motivo, o roteiro tem alguns dias em La Paz no início. Não recomendamos que sejam retirados estes dias. Pode ser muito perigoso viajar diretamente ao salar, além de que aproveitar os passeios em La Paz não é nada mal. Se quiser pode até adicionar mais dias e passeios em La Paz.

Você deverá levar roupas adequadas como anoraks, calças impermeáveis, botas de trekking, fleece, etc para utilizar durante toda a viagem. Recomendamos que leve saco de dormir para pelo menos -10ºC para ser utilizado no Salar do Uyuni. Mesmo dormindo nos hotéis, como a região é extremamente fria, recomendamos ter este cuidado extra para seu conforto.

Considere antes de decidir fazer esse roteiro a questão das acomodações simples disponíveis na região do Salar do Uyuni. Por não haver estrutura sofisticada nessa região da Bolívia, você passará uma noite em um refúgio básico com instalações realmente bem simples. É altamente recomendável que você leve seu saco de dormir (sleeping bag) porque as noites podem ser congelantes nessa área. Mesmo os hotéis das noites em Colchani e na cidade de Uyuni, terão instalações simples. Se você não gosta de hotéis básicos, talvez essa viagem não seja para você. 

O Salar do Uyuni está em uma região remota, isolada e distante de cidades grandes. Não há estrutura com variedade de restaurantes, mercados, lojas, etc. Especialmente em Colchani e na região dos refúgios não haverá opções de lugares para compras ou refeições econômicas. Você terá que jantar onde estiver hospedado. Os valores das refeições, bebidas e outros itens, por conta da dificuldade do abastecimento na região, poderá ser elevado. Você deverá levar moeda local em espécie e não cartão de crédito / débito ou outro tipo de cartão para pagamento na região. Considere que seus gastos com isso serão em torno de US$ 400,00 por pessoa. Se preferir já compre alguns itens de sua preferência em La Paz para levar ao Uyuni (sempre lembrando que sua mala não poderá ter mais que 23kg no voo doméstico LA PAZ / UYUNI / LA PAZ). 
 
TODOS OS ROTEIROS ESTÃO SUJEITOS A CONFIRMAÇÃO QUANTO À DISPONIBILIDADE DE VAGAS COM A OPERADORA LOCAL E TAMBÉM SUJEITOS A MUDANÇAS NA PROGRAMAÇÃO, POR MOTIVOS DE LOGÍSTICA, SEGURANÇA E CONDIÇÕES CLIMÁTICAS.