Pisa Trekking Aventura Levada a Sério

Bolívia - Trekking na Bolívia com Manoel Morgado

Cód.Roteiro:207

EXPERIÊNCIAS:

  • Trekking

    Trekking

  • |
19 DIAS E 18 NOITES

Nível de dificuldade:

Valor a partir de:

US$ 3.800,00

Terrestre

A Bolívia é um dos países com maior variedade de paisagens e ecossistemas da América do Sul. Ela apresenta ao visitante as altas montanhas de suas cordilheiras, o grande platô com seus imensos salares e lagoas multicoloridas, os Yungas, a verdejante área de transição entre o altiplano e a floresta amazônica, e uma rica cultura que mistura religiões e raças de descendência pré-inca, incas e espanholas apresentando a maior percentagem de povos nativos das Américas. Nesta fascinante viagem, vamos conhecer diferentes partes deste lindo país, começando por sua capital com arquitetura colonial espanhola, Postosí com suas minas de prata, Sud Lipez com seus lagos azuis, verdes e avermelhados e o lindíssimo trek del Choro, o mais famoso dos caminhos Incas da Bolívia.

Pontos de Interesse

Guia Brasileiro: Manoel Morgado / La Paz / Potosí / Tupiza / San Antonio de Lipez / Laguna Colorada / San Juan / Uyuni / Lago Titicaca / Condoriri / Ancoma / Laguna Viscachani / Umapalca / Sanja Pampa / Challapampa / Buena Vista

Dia a Dia

12° Dia – CONDORIRI / ANCOMA

Caminhada de 6 a 7 horas de Condoriri (4600 metros) a Ancoma (3800 metros)
Hoje começaremos nosso trekking rumo ao sul na direção do Nevado Huyana Potosí, subindo gradualmente rumo ao nosso primeiro passo do dia, a 5.000 metros. Após uma pequena descida voltaremos a subir até alcançarmos nosso segundo passo, também a 5.000 metros. A partir daí e pelo restante do dia desceremos por um vale “misterioso” com bastante neblina com pequenas lagoas até chegarmos ao nosso acampamento em Ancona, a 3800 metros de altitude.
 
Pernoite em Acampamento
 
Pensão Completa


1º Dia - CHEGADA A LA PAZ

Chegada a La Paz (traslado ao hotel não incluído). Recomendamos neste resto de dia hidratar-se bem, fazer atividades leves e comer também uma refeição leve. Desde o dia anterior ao voo recomendamos tomar meio comprimido de Diamox duas vezes ao dia para ajudar no processo de aclimatação já que La paz está a uma altitude bastante elevada (3600 metros). Hospedagem no Hotel La Casona.
 
Pernoite em Hotel
 
Sem alimentação


2º Dia - LA PAZ

Dia livre em La Paz para conhecer a parte antiga da cidade ao redor da catedral, visitar museus, ainda com atividades leves por conta da altitude.
 
Pernoite em Hotel
 
Café da Manhã


3° Dia – LA PAZ / POTOSÍ

Pela manhã bem cedo tomaremos o voo para a cidade de Potosí, a 4000 metros. Traslado ao hotel Colonial.
 
A cidade está aos pés do Cerro Rico, uma montanha com 4800 metros de altitude que fez a riqueza do Império Colonial Espanhol com seus riquíssimos depósitos de prata de, na época, extrema pureza. Se calcula que desde o início de sua exploração, foram extraídas ao redor de 40.000 toneladas de prata. No século XVI era a maior cidade da América do Sul. Apesar do baixo grau de pureza da prata extraída hoje em dia, mais de 15.000 mineiros ainda trabalham nas minas da mesma forma como se trabalhava séculos atrás. As condições de trabalho são duríssimas e entre acidentes e problemas pulmonares causados pela constante poeira, a sobrevida de um mineiro não passa de 15 anos de trabalho na mina.
Apesar de vermos esta dura realidade, uma visita às minas é fascinante. Antes de entrarmos colocaremos um casaco grosso, capacete, botas e lanterna de cabeça. Iremos, então, para o mercado para comprar presentes aos mineiros que consiste em folhas de coca, chocolates, sucos e até bananas de dinamite e pavio!!! Por ao redor de duas horas caminharemos por estreitos corredores e veremos o método manual de trabalho como há séculos e visitaremos a sala do “Tio”, como o demônio é chamado, e onde os mineiros duas vezes ao dia depositam presentes para pedir permissão para poder trabalhar na mina.
À tarde visitaremos a Casa da Moeda onde poderemos ver todo o processo de manufatura das moedas da época colonial.
 
Pernoite em Hotel
 
Café da Manhã


4° Dia – POTOSÍ / TUPIZA

Manhã livre em Potosí. À tarde, viagem de 4 horas de duração de Potosí até a agradável pequena cidade de Tupiza, a 3160 metros de altitude. Traslado ao hotel Mitru.
 
Pernoite em Hotel
 
Café da Manhã


5° Dia – TUPIZA / SAN ANTONIO DE LIPEZ

Após o café da manhã iniciaremos uma viagem de 4 dias por uma das mais lindas regiões do planeta, o Sud Lipez. Esta região de deserto de altitude oferece paisagens deslumbrantes e variadas com estranhas formações rochosas, desertos com paisagens lunares, lagoas de coloração verde, azul e vermelha e o maior lago de sal do mundo, o Salar de Uyuni.
Nos próximos 4 dias estaremos viajando em Land Cruisers com um motorista e uma cozinheira e quatro clientes por carro. Apesar das estradas serem em boa parte inexistentes e os trajetos serem longos, a maravilhosa paisagem nos manterá entretidos e fascinados. Dormiremos em hospedagens bastante simples, sem banheiro nos quartos, e sem possibilidade de banhos por 3 dias.
Hoje nosso caminho nos levará por uma estranha paisagem lunar com cores espetaculares. Dormiremos no pequeno vilarejo de San Antonio de Lipez.
 
Hospedagem simples
 
Pensão Completa


6° Dia - SANTO ANTONIO DE LIPEZ / LAGUNA COLORADA

Hoje chegaremos no ponto mais alto de nossa viagem no vilarejo abandonado de San Antonio Viejo, a 4700 metros de altitude. Seguiremos, então, para a deslumbrante Laguna Verde aos pés do Vulcão Lincancabur, na fronteira com o deserto de Atacama no Chile. Sem vento as águas deste lago tingem-se de um tom verde claro esmeralda sob o intenso azul escuro do céu de altitude.
Para relaxar dos desconfortos da estrada nada melhor do que um banho nas fontes de água termal de Chalviri. Seguiremos pelo Deserto de Dalí, que recebe este nome pelas formações rochosas que lembram pinturas do famoso pintor espanhol. Em seguida visitaremos os lagos de lama borbulhante do “Sol de la Mañana” e, ao final da tarde, chegaremos à Laguna Colorada, onde dormiremos.
 
Hospedagem simples
 
Pensão Completa


7° Dia - LAGUNA COLORADA / SAN JUAN

Antes de seguirmos viagem, teremos um tempo livre para caminhar pelas margens da Laguna Colorada, uma das mais lindas desta viagem. Sua coloração distintamente avermelhada contrasta fortemente com o azul sem nuvens do céu. Em suas águas rasas centenas de flamingos cor de rosa se alimentam das algas que dão a coloração à laguna. Durante o restante do dia passaremos por inúmeras lagoas de sal e vulcões ativos. Dormiremos no pequeno povoado de San Juan.
 
Hospedagem simples
 
Pensão Completa


8° Dia - SAN JUAN / UYUNI

Apesar do frio intenso, hoje acordaremos muito cedo para assistir ao maravilhoso nascer do sol no Salar de Uyuni, o maior salar do planeta, medindo 150 por 100 quilômetros de puro sal! Após o café da manha no salar continuaremos nossa viagem para o interior do salar até chegarmos na Isla del Pescado com cactos gigantes de até 5 metros de altura!
No meio da tarde chegaremos à cidade de Uyuni, onde passaremos a noite no hotel.
 
Pernoite em Hotel
 
Café da Manhã e almoço


9° Dia – UYUNI / LA PAZ / LAGO TITICACA

Pela manhã cedo voaremos para La Paz, de onde viajaremos para o Lago Titicaca, a 3812 metros de altitude. Este, que é o maior lago em volume de água da América do Sul, tem 8562 quilômetros quadrados e pertence metade à Bolívia e metade ao Peru. Hospedagem no hotel Gloria em Copacabana.
 
Pernoite em Hotel
 
Café da Manhã


10° Dia - LAGO TITICACA

Hoje faremos um lindo passeio na Isla del Sol onde teremos uma caminhada de 4 horas tendo como cenário as montanhas nevadas da Cordillera Real.
 
Pernoite em Hotel
 
Café da Manhã


11° Dia - LAGO TITICACA / CONDORIRI

Viagem de 4 horas de Copacabana a próximo do campo base do Condoriri, na Cordillera Real. O final do caminho será feito a pé por ao redor de 2 horas. Chegando ao campo base do Condoriri montaremos nosso acampamento. A partir deste dia e nos próximos faremos nosso trekking acompanhados de nosso guia boliviano, cozinheira, auxiliar de cozinha, muleiro e mulas que transportarão todo nosso equipamento.
Condoriri é uma das regiões de montanha mais bonitas da Bolívia com várias montanhas entre 5000 e 5700 metros de altitude, destacando-se entre elas os três picos nevados do Condoriri que se assemelham a um condor com suas asas abertas.
 
Pernoite em Acampamento
 
Pensão Completa


13° Dia – ANCOMA / LAGUNA VISCACHANI

Caminhada de 4 horas de Ancoma (3.800 metros) a Laguna Viscachani (4.000 metros)
Hoje teremos um dia mais curto passando pela comunidade de Botijlaca, a 3.400 metros. A seguir retornamos nossa subida pelo vale até chegarmos à linda Laguna Viscachani, a 4.000 metros, rodeado de vegetação de altitude andina e pelas morenas das montanhas circundantes.
 
Pernoite em Acampamento
 
Pensão Completa


14° Dia - LAGUNA VISCACHANI / UMAPALCA

Caminhada de 4 horas da Laguna Viscachani (4000 metros) a Umapalca (3800 metros)
Continuaremos subindo pelo Vale do Zongo com suas lagoas de altitude e com vistas impressionantes do Huyana Potosi e do Tiquimani. Após o passo Liquemania a 4400 metros voltamos a descer até chegarmos ao nosso acampamento no Vale de Umapalca, a 3800 metros.
 
Pernoite em Acampamento
 
Pensão Completa


15° Dia - UMAPALCA / SANJA PAMPA

Caminhada de 5 horas de Umapalca (3800 metros) a Sanja Pampa (4200 metros)
Este dia será basicamente de subida suave passando por lindas lagoas de montanha de cores ocre e amareladas até chegarmos a um passo a 4400 metros para então descer brevemente até nosso acampamento, a 4200 metros.
 
Pernoite em Acampamento
 
Pensão Completa


16° Dia - SANJA PAMPA / CHALLAPAMPA

Caminhada de 6 horas de Sanja Pampa (4200 metros) a Challapamapa (2800 metros)
Hoje teremos uma mudança radical na paisagem ao nosso redor já que começaremos nosso trekking nos vales montanhosos e terminaremos em uma floresta tropical, a 2800 metros de altitude. O dia inteiro será de descida, às vezes bastante íngremes, até chegarmos ao vilarejo de Chucura a 3900 metros, onde nossa trilha se juntará ao Choro Trek, um antigo caminho Inca parte do extenso sistema de estradas com mais de 30.000 quilômetros construídas pelos Incas, unindo seu grande império da Colômbia ao Chile. Nosso acampamento será às margens de um riacho em um delicioso lugar para acampar.
 
Pernoite em Acampamento
 
Pensão Completa


17° Dia – CHALLAPAMPA / BUENA VISTA

Caminhada de 6 a 7 horas de Challapampa (2800 metros) a Buena Vista (2200 metros)
Hoje será o dia mais longo de nosso trekking mas já sem altitude e frio, já que estaremos caminhando por dentro de vales com vegetação abundante, cachoeiras e riachos sempre seguindo pelo caminho com calçamento Inca. Estamos nos Yungas, a região de transição entre o altiplano e a Amazônia boliviana e nosso acampamento no pequeno vilarejo de Buena Vista nos dará excelentes vistas da vegetação da região.
 
Pernoite em Acampamento
 
Pensão Completa


18° Dia - BUENA VISTA / EL CHAIRO / LA PAZ

Caminhada de 5 horas de Buena Vista (2200 metros) a El Chairo (1400 metros) e viagem de 3 horas a La Paz
Como despedida deste lindo trek teremos uma grande e árdua subida chamada de “Subida del Diablo”. A partir daí seguiremos por entre pequenas subidas e descidas até o vilarejo de El Chairo, onde nosso ônibus estará nos esperando para levar-nos de volta a La Paz. Hospedagem em La Paz no Hotel La Casona.
 
Pernoite em Hotel
 
Café da manhã e lanche de trilha


19° Dia – LA PAZ / ORIGEM

Voo internacional (traslado não incluído).
 
Sem Pernoite
 
Café da Manhã
 
 
A programação acima poderá sofrer modificações devido a fatores climáticos, de acesso ou que possam interferir na segurança dos participantes.


Datas e Preços

preço por pessoa - somente terrestre - valores em us$

Local

Hospedagem

DBL

La Paz
Potosí
Tupiza
Sud Lipez
Copacabana
Trekking

Hotel La Casona
Hotel Colonial
Hotel Mitru
Hospedagem simples
Hotel Gloria
Acampamento

3.800

Início: chegada a La Paz em 8 de julho de 2015 
 
 
Valores válidos para grupo mínimo de 8 clientes.
 
 
Single Supplement Involuntário:
Conforme os clientes forem se inscrevendo na viagem serão feitos pares para a divisão de quartos. Caso, ao final do período de inscrição alguém fique sem par, o último inscrito terá que pagar um single suplement de US$ 500.
 
Single Supplement Voluntário:
Caso a pessoa escolha ficar em quarto individual o adicional será de US$1000.
 
 

transfer - aeroporto internacional de são paulo - valores em reais

Grupo

Valor

1 ou 2 clientes

180

3 clientes

250

4 clientes

300

Valores válidos para residentes de São Paulo capital.
Consulte valores para outras localidades.
Valores válidos por trecho.
 
 

O que está Incluso

Inclui
- Acomodação nos hotéis citados ou similares, em quartos duplos, com café da manhã
- Ingressos e passeios especificados
- Voos domésticos
- Transporte especificado no roteiro
- Permissão de trekking
- Acompanhamento de guia da Morgado Expedições a partir de La Paz
- Alimentação completa durante o trekking e durante a viagem de Sud Lipez
- Equipe de apoio com guias, cozinheiro, muleiro e mulas. Cada pessoa terá direito a 20 quilos de equipamento a ser levado pelas mulas. Uma taxa adicional será cobrada pelo excesso
- Brindes Especiais Pisa Trekking
 
Não Inclui
- Voos internacionais
- Alimentação fora do trekking e da viagem de Sud Lipez
- Taxas de embarque
- Vistos ou gorjetas
- Qualquer item não citado acima

Checklist

PÉS 
 
∙ Botas de Caminhada 
Devem ser específicas para trekking e cobrir o tornozelo. Compradas com antecedência e "amaciadas". Comprar no Brasil. Recomendamos botas italianas como a Asolo, Scarpa ou La Sportiva. No Brasil é mais fácil encontrar da marca Salomon ou da Snake. Se você já tem a sua e se ela já tem mais de cinco anos, mesmo em bom estado, substitua por uma nova. Tanto a cola como os materiais ressecam com o passar do tempo e existe o risco de descolamento da sola.
 
∙ Meias de Trekking
O ideal são meias de trekking de lã ou outro material térmico como a das marcas Thorlo, Smart Wool, Mund ou Fox River. Essas meias devem ser específicas para trekking, compradas em casas especializadas. Você vai notar que as meias de trekking são bastante caras, mas pense que estará andando por muitos dias. É importante ter os pés secos, confortáveis e quentes.
 
∙ Liners
Para quem tem extremidades frias é recomendado levar também meias finas ou liners de material térmico tipo capilene ou polipropileno.
 
∙ Papete ou Crocs 
Um par de sandálias ou chinelos. O ideal são "papetes" ou Crocs, pois podem ser usadas com meias, para descansar os pés após chegarmos ao lodge ou no acampamento.
 
∙ Tênis 
Um par de tênis para os passeios nas cidades.
 
PERNAS
 
∙ Segunda Pele 
Calças térmicas (segunda pele) tipo capilene ou polipropileno. 
 
∙ Calça Trekking 
Estas novas matérias de calças de trekking são mais justos já que de material stretching e resistentes a água secando com muita facilidade e sujando menos.
 
∙ Calça de Fleece 
Calça de fleece fino para usar a noite nos lodges ou barracas refeitórios ou então como uma camada extra nos dias mais frios. 
 
∙ Shorts 
Um short ou bermuda. Pode ser também uma calça com zíper na perna.
 
TRONCO
 
∙ Segunda Pele 
Blusas térmicas (segunda pele) tipo capilene, polipropileno ou melhor ainda Power Stretch. 
 
∙ Camisetas Dry Fit 
Camisetas de manga curta e camisetas de manga longa (além da roupa de baixo), de preferência de material tipo dry fit. 
 
∙ Fleece Fino 
Um pulôver de fleece fino. 
 
∙ Fleece Grosso 
Um pulôver de "fleece" grosso. 
 
∙ Anorak 
Um anorak com gorro, de preferência de material respirável como Gore Tex. Este anorak deverá ser bastante fino e ocupar pouco espaço, já que estarão dentro de sua mochila todos os dias. Evitar anoraks forrados de fleece. Existem vários modelos, mas o importante é buscar um com capuz ajustável, zíper em baixo dos braços para melhor ventilação.
 
CABEÇA
 
∙ Gorro 
Gorro de fleece grosso cobrindo as orelhas. 
 
∙ Boné 
Pode ser com ou sem proteção para o pescoço tipo legionário.
 
∙ Cachecol ou Buff
Cachecol de fleece, lã ou um Buff, produto espanhol extremamente versátil.
 
MÃOS
 
∙ Luva Fina
Um par de luvas finas de material térmico. 
 
∙ Luva Grossa 
Um par de luvas grossas. A luva grossa deve ser grande o suficiente para ser usada com a fina por baixo sem comprimir as pontas dos dedos.
 
EQUIPAMENTOS DE TREKKING 
 
∙ Óculos 
Óculos escuros com filtro UV. É necessário ter proteção lateral.
 
∙ Sleeping Bag (-20°) 
Saco de dormir confortável para temperaturas de menos 20 graus.
 
∙ Mochila Day Pack 
Uma mochila média de capacidade entre 35 a 50 litros com alças bem confortáveis e acolchoadas.
 
∙ Cobre Mochila 
 
∙ Head Lamp 
Lanterna com pilhas reservas. Embora as head lamps (lanternas que são usadas presas na cabeça) não sejam obrigatórias, elas são muito mais práticas, já que deixam as mãos livres.
 
∙ Bastões de caminhada 
Bastões de caminhada de altura regulável.
 
MISCELÂNIA 
 
∙ Sacos Estanques 
É muito importante levar sacos estanque ou sacos plásticos para acomodar todas as suas roupas, sleeping bag, equipamentos eletrônicos, etc.
Se for levar sacos plásticos, opte por sacos mais grossos e resistentes. 
Leve uma quantidade suficiente para tudo possa ser ensacado, tanto as coisas que irão na mochila com você quanto as coisas que irão no duffle bag. É interessante ter sacos de vários tamanhos, como por exemplo, um grande para o sleeping bag, alguns de tamanho médio para roupas e um pequeno para documentos e aparelhos eletrônicos. 
 
∙ Despertador 
Traga um despertador. Os celulares não funcionam muito bem, já que em algumas viagens não conseguimos recarregar a bateria.
 
∙ Purificador de água 
Purificador de água a base de iodo (é o mais efetivo) em comprimidos. Se não encontrar um a base de iodo trazer um a base de cloro.
 
∙ Pee Bottle
Este é um cantil de boca larga para ser usado como urinol a noite para não termos de sair do quarto para urinar. Para mulheres que não se sentem confortáveis em usar um cantil sugerimos comprar um tupeware cilíndrico de ao redor de 15x15 centímetros.
 
∙ Cantil 
Cantil de 1 litro. Os cantis de plástico duro são os mais recomendados, principalmente os de boca larga. Como enchemos os cantis nos riachos, não é recomendável qualquer cantil que seja recoberto por tecido, pois molha.
 
∙ Filtro solar e labial 
Filtro solar com proteção mínima fator 15 e protetor labial com filtro solar.
 
∙ Toalha 
Toalha. Recomendamos comprar uma wet towel, toalha de material sintético que deve ser guardada molhada e com isso não fica com mau cheiro.
 
∙ Duffle Bag 
Saco de cordura ou nylon grosso para os carregadores / mulas levarem seu equipamento durante o trekking ou escalada.
 
∙ Cadeado 
Comprar de tamanho médio para o duffle bag. Sugerimos os de números ao invés de chave, pois são mais práticos.
 
∙ Máquina Fotográfica 
 
∙ Snacks 
Recomendamos levar dois snacks por dia de expedição, para comer entre as refeições. Por um snack entende-se a quantidade de calorias equivalente a uma barra de cereais. Pode ser chocolate, frutas secas, nozes, barra de cereais, castanhas, bolachas etc.
 
∙ Papel Higiênico 
Recomendamos dois rolos.
 
∙ Lenços Umedecidos
Lenços umedecidos, os da marca Jhonson são mais macios a agradáveis ao tato. Após limpeza com os lenços umedecidos recomendamos usar talco para tirar a sensação pegajosa que os lenços deixam.
 
∙ Lenços de papel 
Lenços de papel em grande quantidade (nas montanhas, devido ao ar frio e seco, a coriza é constante).
 
∙ Talco 
Para ser usado após fazer a higiene com os lenços umedecidos. Dá uma sensação de limpeza maior. Trazer uma embalagem pequena.
 
∙ Artigos de Toilete 
 
∙ Óculos de grau reserva 
 
∙ Ipod 
Opcional 
 
∙ Diário
Opcional. É interesante registrar suas emoções no momento que você está vivendo esta expedição.
 
∙ Livros 
Opcionais. Uma boa idéia é levar um Kindle que é mais leve e tem bateria longa.
 
∙ Remédios 
Medicamentos de uso pessoal. Trazer do Brasil. Recomendamos a seguinte lista:
Diamox para tratamento de Mal de Altitude; 
Ciprofloxacina para tratamento de diarréia bacteriana;
Azitromicina para tratamento de infecções bacterianas das vias respiratórias;
Analgésicos como Novalgina ou Paracetamol;
Descongestionante nasal como Naldecon diurno e noturno;
Rehidratante oral em pó;
Antiinflamatório;
Imodium, para diarréia;
Fibra como Metamucil caso você tenha tendência para obstipação.
 
Tabela de quantidades:
 
BOTAS DE CAMINHADA 1
MEIAS DE TREKKING 6 pares
MEIAS LINER 2 pares 
PAPETE OU CROCS 1
TENIS 1
SEGUNDA PELE 1 grossa e 1 fina
CALÇA TREKKING 2
CALÇA DE FLEECE 1
SHORTS 1
SEGUNDA PELE 1 grossa e 1 fina
CAMISETAS DRY FIT 3 manga curta e 3 manga longa
FLEECE FINO 1
FLEECE GROSSO 1
ANORAK 1
CASACO PENA DE GANSO 1
GORRO 1
BONÉ 1
CACHECOL OU BUFF 1
LUVA FINA 1
LUVA GROSSA 1

Informações Importantes

Voos
Para este destino temos várias opções: Lan, Avianca e BOA
 
Visto
Brasileiros não necesitam de visto para a Bolívia.
 
Seguro
Para esta viagem é obrigatório o seguro de viagens. Não é necessário que inclua helicóptero já que esta serviço não está disponível na Bolívia.
 
Vacinas
Para passageiros viajando com passaporte brasileiro é obrigatório ter a vacina de Febre Amarela. Recomendamos também as vacinas de Hepatite A e Febre Tifóide. Recomendamos conversar com o seu médico sobre vacinação e fazer uma consulta a um dos serviços de Medicina dos Viajantes. Esses serviços estão disponíveis no Laboratório Fleury (+55 11 5014 7704) ou no Hospital Emílio Ribas, de segunda a sexta-feira, das 12 às 17 horas (+55 11 3896 1200).
 
Perguntas e respostas mais frequentes
 
1 - Como é o clima nesta viagem?
Como em todas as nossas viagens, procuramos sempre a melhor época do ano para cada um dos nossos destinos. Como o inverno é a época seca, possivelmente não teremos nem chuva nem nevascas, mas como o clima de montanha é muito variável, temos de estar equipados para isso também. A primeira parte desta viagem é em grandes altitudes e, principalmente nos 4 dias de viagem em Sud Lipez, vamos ter temperaturas bastante baixas podendo chegar a 15 graus negativos. No restante da viagem podemos esperar temperaturas entre 10 e 25 graus nos Yungas e entre 5 e 15 graus em Copacabana e no princípio do trek.
 
2 – Como serão nossos transportes?
Teremos dois voos domésticos nesta viagem, entre La Paz e Potosí e entre Uyuni e La Paz. O restante dos transportes será feito em mini ônibus de uso privativo do grupo e, no Sud Lipez, em veículos Land Cruiser, transportando 4 pessoas cada um. 
 
3 – Como é nossa acomodação?
Em La Paz nos hospedaremos em um charmoso hotel boutique em estilo colonial. Potosí, Uyuni e Copacabana em bons hotéis 3 estrelas. Durante os dias de viagens no Sud Lipez nos hospedaremos em simples pousadas sem banheiro no quarto e sem calefação. Durante o trek dormiremos em barracas duplas de montanha.
 
4 - O que acontece se eu ficar doente durante o trekking ou resolver parar a caminhada no meio?
Segurança é a nossa maior preocupação. Estaremos fazendo trekking em uma área razoavelmente remota e experiência em Medicina de Montanha é fundamental. Levamos conosco um completo kit de primeiros socorros. Manoel Morgado é médico e tem uma grande experiência com problemas relacionados à altitude. Levamos conosco um telefone por satélite que podemos utilizar em caso de emergência. 
 
5 - Preciso carregar algo?
Não, durante o trekking contamos com a ajuda de mulas que levarão toda nossa bagagem. Nós levaremos apenas uma pequena mochila com o cantil, máquina fotográfica e um casaco.
 
6 - Que roupas devo levar?
Com nossa experiência de anos desenvolvemos uma completa lista de roupas e equipamentos para serem levados. Parte desta roupa pode ser deixada em La Paz (o que não será útil na trilha) e o restante será colocado em um duffle bag (grande bolsa de cordura com zíper) e levada por nossas mulas. No ato da inscrição você receberá uma cópia desta lista.
 
7 - Esta é uma viagem muito difícil fisicamente?
Durante este trekking vamos caminhar de 4 a 6 horas por dia em um ritmo tranquilo mas sempre com grandes subidas e descidas. Recomendamos que um bom preparo físico seja feito nos meses que antecedem o trekking.
 
8 - Como é a alimentação durante o trekking?
Comemos a comida preparada por nossa equipe, que é saborosa e bastante variada. Por estarmos nas montanhas, não temos condições de servir legumes frescos. Se você tem alguma dieta especial ou se é vegetariano, por favor, converse conosco.
 
9 - Porque não incluímos alimentação nas cidades?
Acreditamos que os membros do grupo ficam mais felizes quando podem decidir o que querem comer, em que restaurante e quanto querem gastar.
 
10 - O que está incluído no preço?
Incluímos no preço traslados, acomodação em hotéis nas cidades, todas as atividades descritas no itinerário, guia da Morgado Expedições (a partir de La Paz) e guias locais, equipe de apoio e alimentação, exceto nas cidades.
 
11 - Quanto dinheiro devo levar?
A alimentação nas cidades custa ao redor de US$ 15 por refeição. Recomendamos uma gorjeta de US$ 100 por pessoa.
Importante: Nossa recomendação é levar o dinheiro dividido em Cartão de Débito (não é cartão de crédito, mas um cartão que possa ser utilizado para retirada de dinheiro em caixas eletrônicos lá), cartão de crédito normal (Visa ou Mastercard, eles não aceitam American Express) e dólar ou euro. Se levar dólares lembrar que devem ser as notas novas, com as caras dos presidentes "grandes" e não as notas antigas. Também de preferência que não contenham nenhuma rasura. 
 
12 - Por quê colocamos como condição obrigatória que você compre um seguro de viagem?
Apesar de nossos guias serem treinados em primeiros socorros, é tranquilizante saber que, se algo acontecer, podemos ter tratamento gratuito nos melhores hospitais ou, se for o caso, ser transportado a La Paz com melhor atendimento médico, sem custo. Também sua bagagem está segurada no caso de extravio durante os voos. Toda ocorrência deve ser comunicada o mais rapidamente possível à companhia de seguros. Leia com muita atenção seus direitos e deveres perante a seguradora para não haver problemas futuros. 
 
13 – A Bolívia é um país seguro?
Como em boa parte dos países latinos, é necessário ter um pouco de cuidado nas cidades. Nada diferente do que fazemos no Brasil, evitar sair com joias ou relógios caros, deixar o passaporte e boa parte do dinheiro no cofre do hotel e bom senso de onde andar à noite.
 
14 - É necessário ter visto? Quanto custa?
Brasileiros não necessitam de visto e podem viajar com o passaporte ou com o RG.
 
15 – E se eu tiver alguma doença crônica como hipertensão ou diabetes?
De um modo geral doenças crônicas controladas não são impedimento para fazer o trekking, mas recomendamos fortemente que a pessoa consulte seu médico e que discuta com ele sobre se este trekking é uma atividade adequada para ela. Estamos à disposição para dar ao seu médico todas as informações que ele necessite sobre o trekking para ele tomar sua decisão. Entre em contato conosco.
 
16 – Posso fazer ligações internacionais ou ter acesso a internet durante o trekking e a viagem em Sud Lipez?
Levamos conosco um telefone por satélite e disponibilizarmos seu uso a um custo de US$ 3 por minuto. Durante o trekking não há sinal de celular.
 
17 – Posso recarregar os meus eletrônicos durante o trekking?
Durante o trekking não há possibilidade de recarga de eletrônicos de modo que recomendamos levar baterias extras.
 
18- E quanto às doenças?
As condições de higiene no Bolívia são um pouco precárias e muitas das doenças tropicais são prevalentes. Com algumas vacinas (Hepatite A e Febre Tifóide) e cuidados enquanto estivermos lá, o risco de ficarmos doentes será mínimo. Cuidado com a água e evitar saladas cruas e frutas com casca normalmente são medidas que evitam as doenças mais comuns. Recomendamos conversar com o seu médico sobre vacinação e fazer uma consulta a um dos serviços de Medicina dos Viajantes. Esses serviços estão disponíveis no Laboratório Fleury (+55 11 5014 7704) ou no Hospital Emílio Ribas, de segunda a sexta-feira, das 12 às 17 horas (+55 11 3896 1200).
 
19 - E se eu tiver outras dúvidas?
Sabemos que antes de se inscrever para uma viagem como esta é natural que as pessoas tenham várias dúvidas. Se você tem alguma que não foi esclarecida acima, por favor, não hesite em entrar em contato com seu agente de viagens ou conosco através da webpage www.morgadoexpedicoes.com.br ou do e-mail manoel@manoelmorgado.com.br
Na webpage, além da nossa programação, você encontrará boletins de onde Manoel Morgado tem andado nos últimos cinco anos. São mais de 70 boletins relatando sua vida pelos vários continentes e descrevendo as várias atividades, trekkings, escaladas em neve e gelo, vela e viagens culturais por lugares incríveis, que são suas paixões.