Costa Rica está a menos três horas (- 3 horas) do horário de Brasília. E o aéreo pode durar uma média de 8 a 10 horas de vôo.
A Moeda é o colon, porém o dólar é muito bem aceito em todo o país.
Os passeios são feitos com gupos locais com guia em espanhol.
Hotelaria: A localização de seus hotéis na Costa Rica serão em sua maioria afastados dos vilarejos e dos grandes centro, já que esses hotéis contam com grandes jardins ou espaços mais naturais e com qualidade superior. Os hotéis centricos são em sua maioria pousadas e hostais aos quais nao atendem nosso padrão de qualidade e com os quais não trabalhamos.
Clima: A Costa Rica é um local com temperaturas elevadas, ou seja é calor quase o ano todo, exceto em áreas de altitude. As estações podem ser divididas em duas: a Dry Season (estação seca), que ocorre entre Dezembro a Abril, e a Green Season (estação das chuvas), que ocorre entre Maio e Novembro. O meses de maior concentração de chuva são Outubro e Setembro. A data mais indicada para se conhecer a Costa Rica é durante a dry season. Aos que optarem por viajar na época de chuvas , para locação de veiculos é indicado que se alugue um 4x4.
LEMBRE-SE – Para viajar para Costa Rica, devido a acordos internacionais: BRASILEIROS - devem apresentar passaporte (não são aceitas carteiras profissionais OAB, CREA , etc). Brasileiros estão isentos de visto de entrada para viagens a turismo.
É obrigatório para entrar no país apresentar: Passaporte original valido (o cidadão brasileiro deve estar munido de um passaporte com validade de pelo menos seis meses posteriores à data de entrada na Costa Rica) e bilhete aéreo com o retorno ao Brasil.
VACINAS: Para entrar na Costa Rica todos os viajantes deverão ser vacinados contra a febre-amarela com pelo menos dez dias de antecedência à viagem.
A vacina deve ser tomada nos postos de saúde de sua cidade com 10 dias de antecedência à data de embarque e será emitido certificado nacional. É obrigatória a apresentação do certificado internacional de vacina amarela. Recomendamos que seja feito contato com os postos de atendimento ao viajante da ANVISA localizados nos aeroportos ou através do site http://www.anvisa.gov.br/viajante/
Para maiores informações sobre a sua viagem e para obter informações mais atualizadas sobre o assunto favor consultar: Embaixada Costa Rica: (61) 3328-2219
Não nos responsabilizamos pela emissão de documentos necessários para sua entrada na Costa Rica. Devem ser providenciados pelo próprio passageiro.
A programação acima poderá sofrer modificações devido a fatores climáticos, de acesso ou que possam interferir na segurança dos participantes.
PROTOCOLO DE SEGURANÇA COVID-19 COSTA RICA:
*Esta informações podem alterar a qualquer momento, consulte a embaixada da Costa Rica antes de viajar:
- Para sua entrada na Costa Rica é obrigatório Preencher o formulário oficial de declaração de saúde https://salud.go.cr/ e escolher uma das duas opções a abaixo:
- Opção A : Ter o esquema completo de vacinas contra COVID 19 autorizado pelo Governo da Costa Rica, cuja data da última dose não pode ser inferior a 14 dias antes da sua viagem à Costa Rica.
A lista de vacinas autorizadas são:
AstraZeneca (AZD1222 / Vaxzevria / Covishield, ChAdOx1_nCoV19)
Johnson & Johnson (Janssen Pharmaceuticals / Ad26.COV2.S)
Moderna (Spikevax / mRNA-1273)
Pfizer e BioNTech (Comirnaty / BNT162b2 / Tozinameran)
Você deveá mostrar o certificado internacional de vacina correspondente e preencher o formulário de saúde. O certificado dee conter seu nome, data da vacinação e o laboratório da vacina. A combinação de marcas de vacinas é permitida, desde que (caso sejam necessárias duas doses) sejam das marcas autorizadas acima.
- Opção B: Contratar um seguro viagem que cubra acomodações em caso de quarentena e despesas médicas em caso de contagio pelo COVID-19 este seguro deve ser declarado no formulario oficial de saúde. A cobertura mínima deve ser de US$50 mil dólares e uma cobertura de US$ 2 mil dólares para despesas prolongadas de hospedagem devido a doença pandêmica ou interrupção / cancelamento de viagem devido a doença, que cobre o custo extra do passageiro devido à quarentena.
Nosso receptivo na Costa Rica está seguindo protocolos de biossegurança adotando as medidas informadas abaixo de acordo com as orientações do Ministério da Saúde da Costa Rica.
Viajando para Costa Rica:
- Os clientes devem trazer mascaras suficientes para os passeios
- Para evitar contato físico o material necessário ao itinerário será entregue aos clientes por e-mail, com exceção das entradas dos parques, estas ainda não são digitais.
- Nossos clientes receberão um kit de proteção contendo máscara e álcool em gel.
Transporte:
- Durante todo o transporte motorista e guia utilizarão máscaras e álcool em gel, assim como todos os clientes devem permanecer de máscara durante todo o percurso no veículo, além de higienizarem as mãos antes de entrar no veículo.
- Cada mala de viagem será desinfetada antes de entrar no bagageiro e depois de cada serviço faremos uma desinfetação e limpeza geral em cada veículo.
- A ventilação natural ao invés do ar condicionado será preferência em cada viagem (com prévia consulta e aceitação dos passageiros)
- A capacidade de cada veiculo será reduzida* para evitar aglomerações (*consulte-nos para maiores detalhes)
Hotelaria:
- As chaves ou cartões de cada quarto será higienizada antes de ser entregue aos clientes.
- A equipe do hotel tem instruções de evitar tocar nas malas e nos bens pessoais de cada cliente.
- Durante a limpeza dos quartos os funcionários utilizarão máscaras e luvas durante todo o tempo.
- Áreas de maior contato receberão maior atenção durante a limpeza: controles remotos, telefones, portas, interruptores de luz, armário e banheiros.
- O hóspede poderá escolher se prefere que os funcionários não entrem no quarto para limpeza durante sua estadia.
Atividades:
- Espaços fechados ou ao ar livre estarão sujeitos a um nível de ocupação de apenas 50% da capacidade ou menos.
- Restaurantes, bares, danceterias, cassinos, piscinas, jacuzzis, spa, etc, também seguirão esta mesma norma assim como os espaços de área verde onde o distanciamento não se possa garantir.
- Os estabelecimentos devem garantir acesso ao sabão, ou alcool em gel, assim como devem higienizar áreas de maior contato dos clientes.
- Os guias serão treinados para orientar os clientes sobre as regras de cada local visitado, assim como também terão sempre um termômetro consigo.
Alimentação:
- Esta proibido refeições de tipo buffet
- Os hotéis terão que ter horários de alimentação mais amplo para evitar aglomerações
- Os hotéis favorecerão para que os serviços de alimentação sejam nos quartos.
A PISA Trekking segue o Protocolo do Turismo Responsável* promovendo: distanciamento social, higiene pessoal, sanitização de ambientes, comunicação e monitoramento, especialmente através de:
- utilização de máscaras por toda equipe
- higienização diária das áreas comuns
- incentivo do distanciamento entre os funcionários e clientes
- disponibilização de álcool a 70% nas formas disponíveis (líquida, gel, spray, espuma ou lenços umedecidos) em locais estratégicos
IMPORTANTE:
Qualquer medida tomada é com intenção de minimizar a chance de contágio, mas o risco pode existir.
Os protocolos adotados por cada país podem ser alterados a qualquer momento de acordo com as regras de cada governo.
Recomendamos que você também leve suas próprias máscaras e álcool em gel 70º para utilização nos aeroportos ou para quando fizer algum passeio por conta própria, como uma caminhada pelas cidades nos períodos livres.
Para maiores informações acesse: http://www.turismo.gov.br/seloresponsavel/segmento/agencias-de-turismo.php