1º Dia - ORIGEM / EL ALTO / LA PAZ
Receberemos você no Aeroporto de El Alto, La Paz e realizaremos o transfer para o nosso hotel, com localização próxima ao centro da cidade, onde você poderá desfrutar de um bom descanso e começar o processo de aclimatação com a altitude, nossa companheira no altiplano boliviano. No final da tarde deste dia, realizaremos o nosso bate papo técnico com informações importantes para os dias seguintes de aventura.
Sem refeições inclusas;
Pernoite em hotel.
2º Dia - DEATH ROAD - LA PAZ / COROICO / LA PAZ - 64km
Nossa aventura de boas vindas será pela mais sensacional descida das américas. A Death Road ou Carretera de la Muerte, é um dos mais famosos destinos dos ciclistas de todo o mundo. Anualmente o caminho recebe em média 5 mil ciclistas por ano. A estrada foi construída por prisioneiros paraguaios durante a Guerra do Chaco, no ano de 1930. Conecta a selva Boliviana e a Região de La Paz. A estrada é célebre por seus inúmeros acidentes e mortes que, em média, giravam em mais de 200 com cerca de 100 mortos por ano, o que fez o Banco Interamericano de Desenvolvimento classificar a estrada como a mais perigosa do mundo. Em 2007, foi inaugurada uma estrada mais moderna que liga La Paz aos Yungas, que substituiu o caminho anterior e deixou esta belezinha livre para os ciclistas. As paisagens são incríveis, com abismos de até 900 metros de altura, com muitos rios e cachoeiras ao longo de todo o percurso - ladeira abaixo.
Descrição da atividade
Serão 64 quilômetros de descida vertical sendo aproximadamente 30 quilômetros de asfalto e 34 de terra, largando de La Cumbre, a 4.600 metros sobre o nível do mar e chegando a Coroico, a 1.500 metros sobre o nível do mar, na selva boliviana. (Desnível +46 // -3.100).
Café da manhã e lanche de trilha;
Pernoite em hotel.
3º Dia - LA PAZ / UYUNI
Será um dia de deslocamento entre La Paz e Uyuni, ao sul da Bolívia. Ao chegar poderemos desfrutar das fantásticas instalações do nosso hotel. Iniciaremos os preparos para os próximos dias, em que iremos atravessar o Salar de Uyuni e o deserto até o Atacama no Chile. Para isso, podemos sair um pouco para contemplar as estrelas que são absolutamente incríveis neste ponto do continente sul-americano.
Sem pedaladas neste dia.
Café da manhã;
Pernoite em hotel.
4º Dia - DE BICICLETA PELO SALAR DE UYUNI - 82km
O Salar de Uyuni é o maior deserto de sal do mundo (salt lake), com 11 mil quilômetros quadrados de sal a uma altitude de 3.650 metros sobre o nível do mar. Foi formado em períodos pré-históricos com o soerguimento da cordilheira dos andes e o represamento de águas salinas de lagos muito antigos. Com o processo de evaporação, formou-se uma crosta de 10 a 120 metros de profundidade. O nivelamento é quase perfeito, com variações de no máximo 01 metro, considerando que de uma extremidade a outra pode-se percorrer 120 quilômetros.
Descrição da atividade
82 km por pelo deserto de sal de Uyuni. Sem altimetria considerável.
Café da manhã, almoço e jantar;
Pernoite em hotel.
5º Dia - SAN JUAN PUEBLO / TAYKA EL DESIERTO - 57km
Iniciaremos hoje a nossa travessia rumo ao deserto do Atacama em 4 etapas. A primeira etapa será entre o povoado de San Juan e a Laguna Hedionda. Um dia incrível pela frente, onde experimentaremos pela primeira vez a sensação de pedalar no deserto, pelo Salar de Chiguana, margeando sua linha de trem infinita. O Vulcão Ollagüe é o grande visual do dia. Ao final do dia, um espetacular pôr do sol no Deserto de Siloli. Respire fundo!
Descrição da atividade
57 km por estradas de terra e com baixa inclinação. Altimetria (+236 – 197);
Café da manhã, almoço e jantar;
Pernoite em hotel.
6º Dia - TAYKA DEL DESIERTO / SAN PEDRO DE ATACAMA - 37km
Saindo do nosso refúgio logo cedo em nossos veículos 4x4, pararemos para conhecer as vizcachas, uma espécie de lebre andina que vive escondida nas rochas do deserto e o monumento Arbol de Piedra. Nosso próximo ponto de contemplação serão Laguna Colorada, Geisers Sol da Manhã, Termas de Polques. Ainda antes de começar a pedalar, uma última parada para fotos no Deserto de Salvador Dali, Em Seguida, iremos diretamente para a Laguna Verde. O impressionante Vulcão Licancabur, que é o marco natural da fronteira entre Bolívia e Chile, compõe um cenário único com a Laguna Verde, formando um dos mais belos cartões postais dessa travessia. Nosso último pedal promete ser inesquecível. Após percorrer os 15 quilômetros até o controle de fronteira do Chile, iniciaremos uma descida alucinante de 36 km até a cidade de San Pedro de Atacama, para celebrarmos os dias incríveis de nossa viagem!
Descrição da atividade
37 km por estradas de terra e com uma subida constante entre o km 12 e 28. Altimetria (+622 – 226)
Café da manhã, almoço e jantar;
Pernoite em hotel.
7º Dia - SAN PEDRO DE ATACAMA - DAY OFF
Um dia para relaxar depois de nossa jornada. Aproveite alguns passeios que saem do nosso hotel e nos levam a vários lugares impressionantes nos arredores de San Pedro de Atacama.
Café da manhã;
Pernoite em hotel.
8º Dia - SAN PEDRO DE ATACAMA / CALAMA / ORIGEM
Nosso transfer ao aeroporto sairá depois do Café da Manhã. É hora dizer até breve. Desejamos a todos uma excelente viagem de retorno.
Café da manhã;
Sem pernoite incluso.
***A programação acima poderá sofrer modificações devido a fatores climáticos, de acesso ou que possam interferir na segurança dos participantes.