1º Dia - ORIGEM / COMUNA DO IBITIPOCA
Chegar na Comuna Ibitipoca é fácil, basta colocar em seu GPS rumo a Lima Duarte - MG e depois seguir as placas.
Jantar;
Pernoite em Conceição do Ibitipoca.
2º e 3º Dia - COMUNA DO IBITIPOCA
Passeios Inclusos:
Circuito Pedra do Gavião
Aventura em meio à floresta, trilhas de pedra, subidas íngremes e matas fechadas. O passeio leva ao topo da Pedra do Gavião, que fica a cerca de 1.500 metros de altitude. O cartão-postal da Reserva do Ibitipoca convida a assistir o pôr do sol no fim de tarde, depois de uma boa caminhada. O passeio inclui passagem pelo Jardim das Bromélias, Gruta do Sol Nascente e Árvore dos Sete Cavaleiros.
Nível de dificuldade: difícil. Esta trilha normalmente leva 5 a 6 horas, é um total de 12km de extensão, com uma diferença de altitude de 600 metros da pousada para o ponto mais alto.
Circuito das Águas
Algumas das principais atrações na Reserva do Ibitipoca são as cachoeiras e piscinas naturais que têm uma cor coca-cola. A cor avermelhado e transparente da água é devido à decomposição da matéria orgânica e à presença de compostos de ferro. Estas cachoeiras são formadas por águas que envolvem a floresta, deslizando entre rochas e fendas que dão origem ao Lago Negro, Cachoeira de Engenho, Gritador e Concha Dourada, e as piscinas são pequenas, ideais para banho.
Nível de dificuldade: médio. Duração do percurso é de 2 horas.
Gruta dos Andorinhões
A Gruta dos Andorinhões é uma linda gruta de aproximadamente 30 metros de extensão. Nela, há uma imensa claraboia que permite a entrada dos raios de sol e que guia os visitantes até o fim da gruta, onde encontram uma bela queda d’água de 6 metros de altura.
Nível de dificuldade: fácil. Duração do percurso é de 2 a 3 horas.
Passeios opcionais não inclusos:
Rafting
Atividade disponível apenas diante chuva forte. Percorre-se 2km pelo Rio do Salto, passando por obstáculos como pedras, galhos e a forte corrente.
Canionismo
Com duração média de 2 horas, a descida começa a pé por dentro da água e em todo o trajeto as paisagens que compõe o cânion pedem um momento de contemplação, é necessário nadar em alguns momentos, boiar pra admirar os paredões ou simplesmente andar pelas pedras. O passeio acaba numa alta barragem de onde cai uma cachoeira.
Parque Estadual do Ibitipoca (não faz parte da Reserva)
O Parque Estadual do Ibitipoca situa-se no domínio da Floresta Atlântica, ocupando o alto da Serra do Ibitipoca, uma extensão da Serra da Mantiqueira. É uma Unidade de Conservação criada para preservar a fauna e a flora nativas, os recursos hídricos, as formações geológicas e para a realização de pesquisas científicas, atividades de educação ambiental e turismo ecológico. Por se encontrar numa região quartzítica, é caracterizado por uma paisagem repleta de penhascos, rochas, paredões, pontes naturais, cavernas, grutas, cachoeiras, quaresmeiras floridas, orquídeas, bromélias, cactos e liquens. É um passeio que proporciona momentos de encantamento e bem-estar junto à natureza. Entre alguns dos atrativos do Parque estão a Cachoeira dos Macacos, Gruta dos Coelhos, Lago das Miragens, Lago dos Espelhos, Ponte de Pedra, Janela do Céu e Pico do Peão.
Café da manhã, almoço, chá da tarde e jantar;
Pernoite em Conceição do Ibitipoca.
4º Dia - COMUNA DO IBITIPOCA / ORIGEM
Após o café da manhã, check-out e retorno para a cidade de origem.
Café da manhã;
Sem pernoite incluso.
A programação acima poderá sofrer modificações devido a fatores climáticos, de acesso ou que possam interferir na segurança dos participantes.