Pisa Trekking Aventura Levada a Sério

Diamantina - Trekking na Serra do Espinhaço com Pico do Itambé

Cód.Roteiro:2431

EXPERIÊNCIAS:

  • Trekking

    Trekking

  • |
8 DIAS E 7 NOITES

Nível de dificuldade:

Valor a partir de:

R$ 5.690,00

Terrestre

Roteiro de trekking desenhado especialmente para que cada viajante faça um mergulho na região da Serra do Espinhaço e da cidade de Diamantina, além de realizar um trekking desafiador para conquistar o Pico do Itambé, conhecido como "teto do sertão mineiro". A cidade de Diamantina e seus arredores são mágicos e repletos de atrações maravilhosas. Nossa base será essa cidade histórica charmosa e cheia de vida, que recebeu o título de Patrimônio Histórico e Arquitetônico da Humanidade em 1999 pela UNESCO. Teremos quatro dias de caminhadas intensas por regiões de vegetação exuberante, desfrutaremos de cachoeiras espetaculares, apreciaremos visuais alucinantes, percorreremos rotas antigas construídas para o escoamento dos diamantes retirados da região, tudo isso regado a muita história e cultura mineira. Além disso tudo, teremos ainda, dois dias de caminhada intensa, desafiadora e recompensadora, para os mais experientes e aventureiros que querem conquistar o Pico do Itambé.

 

O quinto e sexto dia de Trekking terá como desafio e objetivo o “Pico do Itambé” também conhecido como teto do Sertão Mineiro tem uma altitude de 2.052 metros sobre o nível do mar, o nome “Itambé” de origem indígena significa “Pedra afiada” e desde o século XVI é um marco referencial para desbravadores, bandeirantes e garimpeiros. Também é conhecido na região como caixa d´água pelas nascentes que abriga e por ser divisor das bacias hidrográficas dos rios Jequitinhonha e Doce. Desde seu cume se tem uma magnifica vista de toda a região ao redor do pico, e as rochas do local são de composição quartzítica. A montanha também é moradia de diversa flora com destaque para espécies como angico-branco, pau-d’óleo, jacarandá-da-bahia, ipê-amarelo, candeia, landim, murici, canela-de-ema, sempre-vivas e diversas espécies de orquídeas endêmicas da região. A fauna relaciona-se com a diversidade da flora e seus recursos hídricos. Entre as espécies encontradas, destaca o tamanduá-de-colete, o lobo-guará, a jaguatirica, entre outros.

Pontos de Interesse

- Conheça a bela e hospitaleira cidade histórica de Diamantina.
- Explore os arredores de Diamantina e da Serra do Espinhaço repletos de atrações incríveis como cachoeiras, córregos, grutas, estradas com calçamento histórico, vilas coloniais e pinturas rupestres.
- Realize caminhadas intensas e desafiadoras todos os dias e conquiste o cume do Pico Itambé.
- Durma uma noite no refígio de montanha.
- Encante-se com a exuberância da vegetação e paisagem da região.

Sobre a Trilha

Este é um trekking de nível 4 (em uma escala de 1 a 5). Trekking com aproximadamente 77 quilômetros, tendo nível 4 na dificuldade física e nível 3,5 na dificuldade técnica.  Este é um desafio para pessoas ativas com experiência ou com alguma experiência em trekking. Caminhadas em terrenos de terra e pedras com altimetria moderada.

 

Duração do tour: 8 dias / 7 noites
Início e término: Belo Horizonte, MG
Chegada e partida: aeroporto de Belo Horizonte (Confins - CFN)
Distância total do trekking: 77 km
 
Saídas regulares diárias com no mínimo 2 pessoas.

 

Dia a Dia

1° Dia - ORIGEM / BELO HORIZONTE / DIAMANTINA

Chegada ao aeroporto de Confins em Belo Horizonte. Viagem terrestre até a cidade de Diamantina. Check-in na pousada a partir das 14h. Dependendo do horário de sua chegada você poderá aproveitar a noite mineira que convida a um bate pernas por suas belas ruas. 
 
Atenção: A sua chegada no aeroporto de Confins deverá ser programada para até as 17h. A viagem até Diamantina levará entre 4 e 5 horas.
 
Sem refeições inclusas;
Pernoite em hotel / pousada.
 


2º Dia - TRILHA VERDE DA MARIA FUMAÇA / CASA DE PEDRA / GUINDA

Hoje faremos o primeiro trekking para explorar as belezas da região. A Rede Ferroviária Federal S/A foi uma das mais importantes empresas públicas do Brasil criada em 1957 e consolidou 18 ferrovias regionais. O ramal que ligava Diamantina à capital Belo Horizonte, ou às cidades mineiras de Pirapora e Montes Claros, descia a Serra do Espinhaço em direção ao médio Rio São Francisco e se encontrava com o principal entroncamento ferroviário do Brasil que era a cidade de Corinto.

Neste cenário, faremos uma caminhada por lugares incríveis incrustados na Serra do Espinhaço em um trekking mágico, leve, tranquilo, através da Trilha Verde da Maria Fumaça com altimetria constante e suave. Passaremos pelo Córrego Pau de Fruta, Grande Árvore, Casa de Pedra, Pinturas Rupestres, Lagoa Azul e povoado de Guinda. Retorno e noite livre em Diamantina.

 

Distância percorrida: 16 km

 

Café da manhã e lanche de trilha inclusos;
Pernoite em hotel / pousada.


3º Dia - CHÁCARA DA XICA / CACHOEIRA DOS REMÉDIOS / GRUTA DO SALITRE / EXTRAÇÃO-CURRALINHO / REPRESA DA XICA

Hoje iniciaremos o dia caminhando pelas ruas da cidade de Diamantina até o ponto de início da nossa trilha no Bairro Maria Orminda, antiga Chácara da Xica. Trilha espetacular cercada pela exuberante vegetação e inúmeros córregos durante todo o percurso. No caminho desfrutaremos da espetacular cachoeira dos Remédios. Depois continuaremos o trekking até chegarmos à Gruta do Salitre sempre com visuais alucinantes. A Gruta do Salitre, formada de quartzito e com aspecto de um castelo medieval, encanta a todos os aventureiros, inclusive por sua acústica perfeita, já tendo sido palco de concertos, e cenário para produções de séries, novelas e filmes. Após, partiremos para o povoado de Extração, também conhecido como Curralinho, situado a 1 km da Gruta do Salitre. Lá visitaremos também a bela represa da Xica, para banho e contemplação. Suas origens remontam ao início do século XVIII, quando da ocupação dessa área por escravos que trabalhavam no leito dos cursos de água da região, inicialmente a serviço dos contratadores de diamantes e, posteriormente, pela Coroa Portuguesa que instituiu a Real Extração, em 1771. O distrito foi usado como cenário para diversas gravações como os filmes Minha Vida de Menina e a Hora e Vez de Augusto Matraga, e as novelas Irmãos Coragem, Xica da Silva, A Cura, O Rei Davi e Liberdade Liberdade. Retorno para Diamantina e noite livre.

 

Distância percorrida: 16 km

 

Café da manhã e lanche de trilha inclusos;
Pernoite em hotel / pousada.

 



4º Dia - MEDANHA / CAMINHO DOS ESCRAVOS / PARQUE ESTADUAL DE BIRIBIRI / MIRANTE DE DIAMANTINA

Hoje, em nosso terceiro dia de caminhada, saímos em veículo com destino ao Distrito de Mendanha, onde iniciaremos o trekking do Caminho dos Escravos – Serra do Espinhaço. O Caminho dos Escravos constituiu, no passado, uma rota entre o Arraial do Tijuco (atual Diamantina) e a Vila de Mendanha a qual possibilitava o escoamento da extração de diamantes, além de ser muito utilizado pelos tropeiros que abasteciam o Tijuco com suas especiarias. Com o propósito de facilitar esse percurso, o trecho que liga atualmente Mendanha a Diamantina, foi calçado pelo trabalho escravo a mando do Desembargador Manuel Ferreira da Câmara Bittencourt, conhecido por Intendente Câmara, início do séc. XIX. Atualmente, a prática do turismo ecológico é muito comum no caminho dos escravos, afinal, com lindas cachoeiras e cercado pela exuberante vegetação que compõe o percurso, um excelente passeio cortando o Parque Estadual do Biribiri, com várias cachoeiras e visuais indescritíveis. Os pontos altos desse dia são o Calçadão da Trilha do Caminho dos Escravos, o Mirante Serra de Santa Apolónia, algumas belas cachoeiras, o Parque Estadual de Biribiri e o Mirante de Diamantina. Retorno para a cidade e noite livre.

 

Distância percorrida: 25 km

 

Café da manhã e lanche de trilha inclusos;
Pernoite em hotel / pousada.

 



5º Dia - DIAMANTINA / PARQUE ESTADUAL BIRIBIRI / CACHOEIRA DA SENTINELA / PINTURAS RUPESTRES / CACHOEIRA DOS CRISTAIS / VILA DE BIRIBIRI

Hoje, em nosso quarto dia de trekking saímos do centro histórico com destino a vila de Biribiri, no inicio caminharemos pelas ruas da cidade de Diamantina visitando os principais pontos e atrativos da cidade, a qual ostenta o título de Patrimônio Histórico e Arquitetônico da Humanidade conferido à cidade em 1.999 pela UNESCO. Continuaremos até a portaria do Parque Estadual do Biribiri onde iniciaremos a trilha cercados pela exuberante vegetação e inúmeros córregos durante todo o percurso. No caminho desfrutaremos das espetaculares cachoeiras de Cristais e Sentinela além de umas magníficas pinturas rupestres. Realmente um passeio imperdível para os amantes do Trekking em uma natureza exuberante emoldurada pela Serra do Espinhaço no Parque Estadual do Biribiri. 
Distância percorrida: 12 km
 
Café da manhã e lanche de trilha inclusos;
Pernoite em hotel / pousada.
 


6º Dia - DIAMANTINA / PICO DO ITAMBÉ (2.252 m) / PERNOITE NO REFÚGIO DO PICO DO ITAMBÉ

Hoje teremos um grande dia. Faremos o trekking de ascensão ao Pico do Itambé caminhando aproximadamente 4 km em cerca de 4 a 5 horas de caminhada desafiadora. 
Saída de Diamantina em veículo para viagem até Capivari (cerca de 3 horas), pegando trechos de estrada asfaltada e de terra. Início da trilha para o ataque ao cume do Pico do Itambé. A caminhada será em uma paisagem deslumbrante até o desafiante paredão que tornará a caminhada uma aventura inesquecível até alcançarmos o cume. a 2.052 m de altitude. Desfrutaremos de algumas horas da tarde no topo da montanha e se o clima permitir teremos uma vista incrível e um pôr-do-sol mágico. Teremos ainda um reconfortante jantar de montanha e o merecido descanso no refúgio. 
 
Distância percorrida: 4 km
Tempo de caminhada: entre 4 e 5 horas
 
 
Café da manhã, lanche de trilha estilo piquenique e jantar inclusos;
Pernoite no refúgio de montanha inclusos.


7º Dia - PICO DO ITAMBÉ / DIAMANTINA

Hoje teremos um belo despertar na montanha! Após contemplar o amanhecer e tomarmos um bom café da manhã, iniciaremos o descenso da montanha. Caminharemos novamente cerca de 4 km em 3 a 4 horas. Final da caminhada e viagem de retorno a Diamantina com parada no caminho para almoço. Noite em Diamantina e jantar de confraternização e despedida. 
 
Distância percorrida: 4 km
 
 
Café da manhã incluso no refúgio;
Jantar de despedida incluso em restaurante local (sem bebidas);
Pernoite em hotel / pousada.


8º Dia - DIAMANTINA / BELO HORIZONTE / ORIGEM

Café da manhã e viagem de retorno ao Aeroporto de Confins em Belo Horizonte. A previsão de chegada ao aeroporto de Confins as 16h.
 
Atenção: O aéreo de retorno a sua cidade de origem deverá ser agendado para depois das 18h. 
 
Café da manhã incluso;
Sem pernoite incluso.
 
***A programação acima poderá sofrer modificações devido a fatores climáticos, de acesso ou que possam interferir na segurança dos participantes.


Datas e Preços

SOMENTE TERRESTRE - VALORES POR PESSOA EM R$

Hospedagem

SGL

DBL

TPL

Hotel Tijuco

5.840

5.690

5.570

Pousada do Garimpo

6.180

5.990

5.850

Pousada Relíquias do Tempo

6.490

6.100

5.770

Valores válidos para saídas diárias a partir de 2 pessoas, de 4 de janeiro a 15 de dezembro de 2024. Exceto feriados.
 

ADICIONAL AÉREO - ORIGEM / BELO HORIZONTE / ORIGEM - VALORES POR PESSOA EM R$

CIA. AÉREA

VALOR A PARTIR DE

Gol / Latam / Azul

Sob consulta

- Os valores da parte aérea devem ser solicitados ao seu consultor de viagem no ato da solicitação da reserva. 

 

O que está Incluso

Inclui
 
- Transporte em veículo Aeroporto Belo Horizonte (Confins) / Diamantina / Aeroporto Belo Horizonte (Confins);
- Transporte em veículo de ida e/ou de volta em todos os dias de trekking;
- 6 pernoites em quarto standard com café da manhã em Diamantina;
- 1 pernoite no refugio do Parque Estadual do Pico do Itambé;
- 1 jantar de confraternização no final da viagem em restaurante local (sem bebidas);
- 6 dias de trekking com visita a todos os atrativos descritos no programa;
- 1 carregador para equipamento em comum no Pico do Itambé;
- Pontos de apoio com veículo no percurso;
- Lanches de trilha estilo piquenique e hidratação diários em pontos de apoio;
- Guias credenciados munidos de rádios comunicadores;
- Seguro viagem;
- Taxas de acesso a Gruta do Salitre e Biribiri;
- Brinde Pisa Trekking
 
 
Não Inclui
 
- Passagem aérea de chegada e saída à Belo Horizonte;
- Refeições ou atividades não especificadas no roteiro;
- Visitas ou entradas extras em monumentos da cidade de Diamantina;
- Equipamento: isolante, saco de dormir, capa de chuva, bastões, botas, etc;
- Carregador pessoal de mochila no Pico do Itambé;
- Gratificações.

Checklist

- 1 mochila de ataque pra levar os pertences pessoais do dia de trekking
- bermudas, camisetas, meias e roupas para o trekking
- 1 par de tênis ou bota para trekking (previamente amaciado)
- Jaqueta corta vento
- blusa segunda pele
- gorro, bandana, boné
- roupa de banho
- toalha dry para se secar após banho de cachoeira
- 1 Saco estanque para proteger equipamentos eletrônicos da chuva
- protetor solar
- protetor labial
- medicamentos de uso pessoal
- lanterna de cabeça
- roupa para usar em Diamantina
- agasalho e casaco quente para as noites na cidade, especialmente se viajar durante o Inverno
 
Uma dica importante para andar em Diamantina é o calçado.
O melhor é um tenis esportivo, botas ou calçados baixos para as mulheres, nada de saltos nem calçados sem boa sola de borracha. Isto porque o calçamento da cidade é de pedra no casco histórico que faz parte do Patrimônio Histórico e principalmente pelo fato de que a maior parte da cidade tem morros.

 

Informações Importantes

Chegada/Partida
 
Aeroporto: Chegada e partida do Aeroporto de Belo Horizonte (Confins - CFN).
Horário de chegada: A sua chegada deverá ser programada para até no máximo 17 horas no aeroporto de Confins. A viagem até Diamantina pode levar de 4 a 5 horas.  
Horário de partida: O seu retorno deverá ser agendado para depois das 18 horas. A previsão de chegada ao aeroporto de Confins neste dia é para as 16 horas.
* Caso necessite traslado fora desse horário será necessário consultar a disponibilidade do serviço e os valores.*
 
Como é o clima em Diamantina? 
 
O clima em Diamantina pode ter muitas variações ao longo do dia dependendo da época e estação do ano.
A cidade está a 1.200 metros de altitude na Serra do Espinhaço.
O clima normalmente é temperado e bem agradável, quando faz calor não é nada forte nem extremo por causa da altitude. Na temporada de frio, nunca desce dos 4 graus (na madrugada dos dias mais frios), embora na temporada de frio por causa do vento e da altitude a sensação térmica pode ser mais baixa em 3 a 4 graus do marcado no termômetro.
A melhor época para visitar a região vai de Fevereiro até Novembro. No sentido amplo, a temperatura e bem agradável e não chove, sendo a época da seca e do inverno de junho a setembro com o pico da seca em setembro.
Na segunda semana de outubro normalmente começam a chegar as chuvas, chove muito a partir de início de Novembro até início de Janeiro, sendo o maior pico das chuvas entre o 15 de novembro e 15 de dezembro.
Indistintamente da época do ano é necessário sempre um agasalho para as noites de Diamantina, porque é possível ter variações do clima ao longo do dia, podendo ter climas de até 4 estações no mesmo dia. E claro, no inverno ainda o agasalho tem que ser reforçado.
 
 A PISA Trekking segue o Protocolo do Turismo Responsável* promovendo: distanciamento social, higiene pessoal, sanitização de ambientes, comunicação e monitoramento, especialmente através de:
 
- utilização de máscaras por toda equipe;
- higienização diária das áreas comuns;
- incentivo do distanciamento entre os funcionários e clientes;
- disponibilização de álcool a 70% nas formas disponíveis (líquida, gel, spray, espuma ou lenços umedecidos) em locais estratégicos.
 
IMPORTANTE:
Qualquer medida tomada é com intenção de minimizar a chance de contágio, mas o risco pode existir.
Os protocolos adotados por cada país podem ser alterados a qualquer momento de acordo com as regras de cada governo.
Recomendamos que você também leve suas próprias máscaras e álcool em gel 70º para utilização nos aeroportos ou para quando fizer algum passeio por conta própria, como uma caminhada pelas cidades nos períodos livres.
Para maiores informações acesse: http://www.turismo.gov.br/seloresponsavel/segmento/agencias-de-turismo.php
 
TODOS OS ROTEIROS ESTÃO SUJEITOS A CONFIRMAÇÃO QUANTO À DISPONIBILIDADE DE VAGAS COM A OPERADORA LOCAL E TAMBÉM SUJEITOS A MUDANÇAS NA PROGRAMAÇÃO, POR MOTIVOS DE LOGÍSTICA, SEGURANÇA E CONDIÇÕES CLIMÁTICAS.

Hotelaria