Pisa Trekking Aventura Levada a Sério

Expedição OBB - Programa FEAL na Chapada Diamantina

Cód.Roteiro:1496

EXPERIÊNCIAS:

  • Grandes Expedições

    Grandes Expedições

  • |
  • Viagens em Grupo

    Viagens em Grupo

  • |
  • Expedições OBB

    Expedições OBB

  • |
14 DIAS E 13 NOITES

Nível de dificuldade:

Valor a partir de:

Sob consulta

terrestre

Desconecte-se dos seus dispositivos eletrônicos e reconecte-se à sua essência por meio de uma jornada transformadora na natureza. Desenvolva habilidades socioemocionais para uma vida plena, seja pessoal ou profissional. Os competentes instrutores da OBB irão encontrar a medida ideal de desafios físicos, cognitivos e emocionais e conduzir momentos de conversas permitindo reflexões das reais prioridades na vida. 
 
O FEAL - Fundamentos da Educação ao Ar Livre - é uma vivência de 14 dias com acampamento na natureza. Toda experiência Outward Bound sempre é estimulante, refrescante e reveladora. Os dias de caminhada permitem desenvolver resiliência e trabalho em equipe de maneira única e sem comparativos. As responsabilidades diárias são alternadas ao longo do programa e cada integrante poderá exercitar diferentes papéis. As noites em barracas sob o céu estrelado são memórias inesquecíveis. Para a maioria das pessoas é um desafio fazer uma pausa na vida. Elas estão sempre muito ocupadas, na correria, muitos problemas para resolver, muitos compromissos a cumprir, expectativas e pressões a lidar. De fato, a vida urbana contemporânea permite pouco tempo para fazer coisas para si próprio.
 
O FEAL é o programa que lhe dá a oportunidade de aproveitar duas semanas para você se desconectar, sair da rotina, encontrar outras perspectivas, vencer novos desafios e descobrir pontos forte e habilidades adormecidas. Apesar da expedição durar somente duas semanas, o poder da jornada dura a vida inteira.
 
O programa acontece no coração da Bahia na região conhecida como Chapada Diamantina. É nela que também se encontra o Parque Nacional da Chapada Diamantina que foi criado em 16 de Setembro de 1985. A formação é de um altiplano extenso de altitudes entre 800m e 1.200m composto de rochas sedimentares como arenitos, conglomerados e calcários. Os característicos chapadões com seus vales profundos foram moldados através dos milhões de anos expostos à ação dos ventos e das águas. A rica vegetação é uma combinação de vegetação serrana com a caatinga. Nesse cenário predominam insetos, anfíbios, répteis, aves e pequenos mamíferos. É possível encontrar exemplares de onça-parda, tatu-canastra ou tamanduá-bandeira.
 
O foco dos primeiros dias será a construção da autonomia do grupo para a auto-gestão da expedição. Aspectos relacionados à expedições em ambientes remotos como navegação com mapa e bússola, técnicas de mínimo impacto, gestão de riscos e cozinha ao ar livre serão abordados.
 
Com o grupo assumindo progressivamente todas as tarefas diárias, surgem os múltiplos desafios que uma genuína expedição Outward Bound oferece. Eles acontecerão num ambiente seguro e com suporte de todos, permitindo que você amplie consideravelmente sua zona de conforto sócio-emocional, física e mental. Dinâmicas em grupo também fazem parte do programa, sendo que cada participante terá a oportunidade de propor e aplicar sua própria atividade.
 
Nesse processo contínuo você será instigado a refletir sobre sua vivência e discutirá conceitos sobre liderança, facilitação de grupos, comunicação e tomada de decisão. Na bagagem de volta você trará uma experiência inesquecível e, quem sabe, também decisões importantes para a sua vida. Além disso, novas perspectivas sobre o desenvolvimento humano e a certeza de que há mais em você do que você imagina!

Pontos de Interesse

- Se você gosta de trekking, acampamento e vida ao ar livre, esta experiência é pra você;
- Aprenda muito sobre técnicas para realizar uma expedição de sucesso;
- Uma viagem de transformação pessoal que provoca o auto-desenvolvimento, há mais em você do que você imagina;
- Faça parte desta comunidade de pessoas que amam viver ao ar livre;
- Este é um dos principais e mais completo programa da OBB.
- Conheça a bela Chapada Diamantina de forma diferente, através de uma expedição autosuficiente, visitando lugares que poucos conhecem. 
- Se desejar contribuir para que uma pessoa de baixa renda tenha a oportunidade de participar deste programa, consulte-nos sobre o Fundo de Bolsas da OBB. Através desta ajuda, os programas se tornam acessíveis a todos, fortalecendo o caráter social e a diversidade nos grupos da OBB. Não deixe de participar, fale com a gente!
 

Sobre a Trilha

Um bom condicionamento físico é um fator importante para esse programa. Alguns dias poderão ser difíceis fisicamente e você irá aproveitar mais se estiver bem preparado. Viver ao ar livre requer um tipo de energia diferente da energia que precisamos em nosso dia-a-dia na cidade.
 
A vida é simples e descomplicada. Tudo que você precisa pode ser carregado em uma mochila. Será comum acordar com o sol, as vezes mesmo antes dele nascer, e ir dormir depois de escurecer. Você estará em atividade o dia todo e em alguns deles irá montar acampamento e preparar o jantar depois do pôr do sol. Esteja preparado para dias bem cheios e ativos e comece a entrar em forma agora.
 
A característica mais importante de condicionamento físico para um curso da Outward Bound é a resistência aeróbica, ou seja, atividades de baixa a média intensidade com longa duração. A ideia é acelerar o ritmo de seus batimentos cardíacos e manter esse ritmo por no mínimo 20 minutos de cada vez, estendendo esse período para 30 ou até 40 minutos a medida que o seu condicionamento melhora. Nós sugerimos que você busque auxílio de uma pessoa especializada para programar um treinamento adequado para você.
 
Venha preparado para interagir com os outros participantes e com os instrutores. Evite qualquer expectativa específica em relação ao ambiente, às pessoas e às atividades do programa e conte com desafios não antecipados. 
 
A primeira refeição do programa é o almoço do primeiro dia e a última, o almoço do último dia. A alimentação do programa inclui itens como macarrão, arroz, sopas, grãos, frutas, queijo, embutidos, pães, etc. Se você tem alguma restrição alimentar, entre em contato conosco por favor. De modo geral os participantes cozinharão em um único grupo, mas eventualmente poderão ser divididos em pequenos grupos de cozinha de 3 a 4 pessoas responsáveis por preparar suas próprias refeições. Esse esquema nos ajuda a trabalhar com mais eficiência, encoraja discussões entre os participantes e aumenta nossa habilidade em minimizar impactos nas áreas de acampamento.
 
As refeições serão sempre feitas pelos participantes, todo o precesso, desde o preparo até a limpeza. Os instrutores irão apenas auxiliar. 
 
Equipamentos como mochilas, barracas, sacos de dormir, isolantes térmicos, fogareiros, panelas e kits de primeiros socorros serão fornecidos. Você  é responsável por levar seu equipamento pessoal e também o equipamento coletivo da expedição, que será dividido entre os participantes. Se preferir utilizar mochila, saco de dormir e isolante térmico próprios, avise-nos com antecedência.  
 
Os acampamentos serão montados e desmontados sempre pelos participantes. Os instrutores irão apenas auxiliar. Quem faz a expedição é você.
 
Para quem foi pensado o FEAL?
Para pessoas maiores de 18 anos que buscam ampliar seus sonhos e limites ao viverem uma jornada desafiadora na natureza que irá transformar profundamente o autoconhecimento e a maneira de encarar a vida.
 Não é necessária nenhuma experiência prévia pois todas as técnicas são ensinadas. Você só precisa estar disposto e motivado a viver, aprender e trabalhar em grupo.

Dia a Dia

1º ao 14º Dia - EXPEDIÇÃO NA CHAPADA DIAMANTINA - CONTEÚDO DO PROGRAMA

O programa será em formato expedição realizando uma travessia em áreas remotas da região da Chapada Diamantina. Durante 14 dias participantes e instrutores estarão autônomos e caminharão por terrenos acidentados e íngremes, se orientarão com mapa e bússola. Você será responsável por organizar e carregar sua própria mochila, montar acampamento, cozinhar e se envolver em todas as atividades necessárias para o andamento do programa. Instrutores irão frequentemente discutir com você aspectos relacionados à segurança em áreas naturais. O sucesso do programa depende do seu envolvimento positivo: Siga as recomendações dos instrutores, aja com prudência e exercite o bom julgamento.  
 
Durante os 14 dias de expedição na Chapada Diamantina, abordaremos os seguintes temas:
 
Manter-se envolvido e presente da melhor maneira em cada desafio proposto, mesmo quando o objetivo parece estar fora do seu alcance;
Unir-se ao e focar no esforço do grupo;
Dividir responsabilidades, comunicar-se e liderar;
Encontrar reservas de perseverança e compaixão.
 
O programa da OUTWARD BOUND tem como objetivo desenvolver as habilidades sócioemocionais dos participantes, para tanto você irá aprender:
 
Conceitos e modelos mentais com a Zona de Conforto ou o Ciclo de Aprendizagem Experiencial para autogerir o seu processo de crescimento durante e depois da expedição;
Diferentes estilos de liderança e seus momentos a serem empregados;
A ferramenta do Feedback e como aplicá-la de maneira correta e construtiva;
Tomar decisão em grupo diante de situações diversas e com diferentes níveis de informações;
Refletir sobre a experiência e os desdobramentos depois de voltar dela em momento único e individual.
 
Sendo o processo inserido na natureza, aprender técnicas para esse ambiente também fazem parte do aprendizado, como por exemplo:
 
Montar a sua mochila para que o peso esteja distribuído da melhor maneira possível e ajustá-la ao corpo para que possa transportá-la por várias horas;
Navegar com mapa e bússola para traçar sua rota e encontrar a trilha que leva ao destino;
Escolher um local ideal de acampamento, montar a barraca para que resista ao tempo e passar uma noite seca, confortável e reenergizante;
Cozinhar em campo com fogareiros, preparar refeições nutritivas e elaboradas e se surpreender com uma pizza de frigideira;
Aplicar os 7 princípios de mínimo impacto (leave no trace) para deixar o menor rastro possível pelos locais que você irá passar.
 
 
Pernoite em barracas coletivas;
Alimentação completa inclusa;


O que está Incluso

Inclui:
- Pernoite em barracas coletivas;
- Alimentação rica e balanceada (inclusive a pizza) especialmente escolhida para o ambiente de expedição, exceto café da manhã do primeiro dia e jantar do último dia;
- Equipamentos técnicos como mochila, barraca, saco de dormir, isolante térmico, fogareiro, panelas, kit primeiros socorros e outros.
- Instrutores altamente capacitados e com treinamentos em primeiros socorros em áreas remotas;
- Material didático durante o programa;
- Seguro contra acidentes pessoais durante todo o período do programa;
 
Não Inclui:
- Transporte até o ponto de encontro
- Despesas de carater pessoal
- Material impresso e Brindes Pisa Trekking
- Material e roupas individuais, você receberá uma lista completa dos itens que deve trazer;

Checklist

Existe hoje no mercado uma grande diversidade de tecidos desenvolvidos para atividades físicas de diferentes intensidades e ambientes. O que vai proporcionar maior ou menor eficiência não será o material empregado em si, mas sim a tecnologia de tecelagem   utilizada e o design da roupa.  
No ato da inscrição, seu consultor de viagens, enviará um formulário com todas as dicas de equipamentos e quantidades necessárias para esta expedição.
 
Tecidos sintéticos: Em geral são mais práticos e seguros pois dissipam melhor o vapor d’água e secam com rapidez. Tenha em mente que estas roupas deverão ser confortáveis e próprias para mantê-lo seco e aquecido. O algodão não é recomendável pois possui características fortemente hidrofílicas, molhando muito facilmente e secando muito lentamente.    
 
Calçados: Leve para expedição um modelo que você já está acostumado a usar, que esteja em condição de  suportar um terreno de montanha e que seja confortável. Pode ser uma bota para caminhada (para quem necessita de mais estrutura no tornozelo), um tênis de caminhada ou um trail runner (para quem já utiliza e prefere leveza). Para aqueles que possuam ou queiram enveredar pela atividade de canionismo sugerimos Adidas Outdoor Hydro Pro, Five Ten Canyoneer SAR, Five Ten Canyoneer II ou III. Ainda há opções de calçados mistos para caminhada e canionismo como Five Ten Exum Guide Hiking Shoe, Five Ten Exum Outdoor Action e Five Ten Camp Four (toda a linha). Existe também uma opção nacional, o Snake Acqua. 
 
Segue a sugestão de algumas lojas especializadas em equipamentos para caminhada e camping:
 
Armazém Aventura  - (participantes inscritos ganham 10% de desconto em artigos novos)  
Bivak
Casa   de   Pedra
Decathlon
Equinox
Half Dome
Mundo Terra   
Pé na Trilha    

Informações Importantes

INÍCIO E TÉRMINO DO PROGRAMA
 
Início
 
Horário:​ ​​10h00
Local:​ ​​Pousada​ ​Sincorá​ ​-​ ​Andaraí​ ​-​ ​BA    
 
Término
 
Horário​ ​Previsto:​ ​​14h00
Local:​ ​​Pousada​ ​Sincorá​ ​-​ ​Andaraí​ ​-​ ​BA
 
INFORMAÇÕES DE TRANSPORTE PARA O LOCAL DO ENCONTRO 
 
A​ ​​Pousada​ ​Sincorá​​ ​se​ ​encontra​ ​na​ ​Avenida​ ​Paraguaçu,​ ​120​ ​em​ ​Andaraí​ ​-​ ​BA.    
 
Ônibus a partir de Salvador: Empresa Águia Branca (​0800 7251211​). Sai da rodoviária diariamente às 08:00 (conexão em Itaberaba) e chega à rodoviária de Andaraí às 16:00. Às sextas-feiras, sai às 08:00 de Salvador e vem direto (sem conexão), chegando também às 16:30. Há uma linha extra (Salvador-Ibicoara), também às sextas-feiras, saindo de Salvador às 20:00, também direto (sem conexão) e passando por Andaraí às 03:30. O valor da passagem fica em​ ​torno​ ​de​ ​R$​ ​70,00. 
 
De avião até Lençóis: A Azul é a única companhia que serve o aeroporto em voos aos domingos e às quintas-feiras.​ ​O​ ​aeroporto​ ​está​ ​a​ ​75​ ​km​ ​de​ ​Andaraí.
 
 
SEGURO CONTRA ACIDENTES 
 
A OBB contrata um seguro contra acidentes para cada participante do programa,mas é importante que você tenha um seguro de saúde. A OBB responsabiliza-se por removê-lo do local do acidente até um hospital apropriado. Quaisquer despesas e responsabilidades consequentes são por conta do participante. Informamos que devido às características dos locais onde os programas são realizados, os participantes não terão acesso à telefones. Os instrutores de campo têm contato com o escritório da Outward Bound em Campos do Jordão/SP, que no caso de alguma emergência entrará em contato com as pessoas indicadas no formulário médico, que será preenchido no ato da reserva.
 
E a Febre Amarela?
 
O Ministério da Saúde ampliou em Março de 2018 a recomendação da vacina contra a febre amarela para todo o Brasil. Uma dose da vacina única é suficiente para a vida inteira. Nós da Outward Bound Brasil seguimos essa recomendação e para mais informações sobre o tema, visite a página do Ministério da Saúde em www.saude.gov.br/febre-amarela.