14/11 - 1º Dia (qua) – SÃO PAULO / CAIRO
Apresentação no Aeroporto Internacional de Guarulhos com no mínimo 3 horas de antecedência para embarque com destino ao Cairo (voos com conexões na Europa ou em Dubai).
Voos previstos:
Air France - AF 459 GRU CDG 18:55 11:10 conexão AF 570 CDG CAI 14:30 18:55
Turkish Airlines - TK 016 GRU IST 03:25 22:10 conexão TK 692 IST CAI 00:30 01:55
Emirates - EK 264 GRU DXB 08:45 04:35 conexão EK 927 DXB CAI 08:10 10:25
Sem pernoite. Alimentação durante o voo.
15/11 - 2º Dia (qui) – CAIRO
Chegada ao Cairo, assistência para retirada do visto no aeroporto (não inclui o visto que deverá ser pago localmente) e traslado ao hotel. Dia livre para descansar e se adaptar a grande diferença de horário.
A cidade do Cairo, capital do Egito, é uma das maiores do continente africano. Construída há tantos séculos é rica em história e cultura. A região mais antiga possui diversas construções impressionantes e a localização às margens do Rio Nilo torna tudo mais especial.
Opcional: Se o horário do seu voo de chegada ao Cairo permitir, nessa noite você poderá adicionar o show de luzes nas Pirâmides (consulte os valores na tabela de preços).
Pernoite em hotel.
Sem refeições inclusas.
16/11 - 3º Dia (sex) – CAIRO / CIDADELA DE SALADINO / MESQUITA DE ALABASTRO / MERCADO KHAN EL KHALILI
Café da manhã no hotel. Hoje começaremos a ter mais contato com a cidade do Cairo. Seguiremos para a região central e entraremos na Cidadela de Saladino, construída para proteger a região dos invasores cruzados. Visitaremos dentro da cidadela a famosa mesquita de Mohamed Ali ou Mesquita de Alabastro. Após a visita teremos uma parada para almoçar em um restaurante turístico local (não inclui bebidas). Após o almoço visitaremos o famoso mercado de Khan El Khalili. Poderemos conhecer um pouco mais das tradições dos mercados egípcios e comprar artesanato e artigos locais. Retorno ao hotel e restante do dia livre.
Opcional: Nessa noite você poderá adicionar um jantar com show típico em restaurante no Rio Nilo (consulte os valores na tabela de preços).
Pernoite em hotel.
Café da manhã incluso no hotel. Almoço em restaurante turístico (sem bebidas).
17/11 - 4º Dia (sáb) – CAIRO / SAKKARA / PIRÂMIDES DE DAHSHUR / MEMPHIS / CAIRO
Café da manhã no hotel. Hoje visitaremos dois lugares muito especiais, Sakkara e Dahshur, e iremos compreender melhor as enigmáticas pirâmides. Sakara é uma necrópole, com uma infinidade de tumbas de reis e nobres, o grande atrativo do local é a Pirâmide Escalonada do faraó Djoser, construção anterior as pirâmides de Gizé. Dahshur é um local onde podemos observar algumas pirâmides bem especiais, a Pirâmide Curva e a Pirâmide Vermelha são as principais. A Pirâmide Vermelha é uma das maiores do Egito e se assemelha bastante com as Pirâmides de Gizé. A paisagem da região é incrível, poderemos observar o deserto e as plantações de tamareiras, além de tirar lindas fotografias das pirâmides. Visitaremos ainda a região da antiga cidade de Menfis que foi a primeira capital do Egito antigo, atualmente encontram-se alguns objetos deste período, esfinges e o colosso de Ramses II. Após as visitas retorno ao hotel e restante do dia livre.
Importante: Esse dia será de várias visitas e não haverá parada para almoço. Recomendamos que você leve alguns snacks, frutas e lanchinhos para comer entre as visitas. Leve água mineral para se hidratar ao longo do dia.
Pernoite em hotel.
Café da manhã incluso.
18/11 - 5º Dia (dom) – CAIRO / MUSEU EGÍPCIO / PIRÂMIDES E ESFINGE DE GIZÉ / BARCO SOLAR / CAIRO
Café da manhã no hotel. Visita pela manhã o famoso Museu Egípcio, o mais importante do país, com rica coleção de peças encontradas nas escavações arqueológicas realizadas no Egito. Aproveite para absorver ao máximo as informações sobre as diversas dinastias, deuses, arquitetura, arte e rotina dos egípcios antigos. O tesouro do faraó Tutankhamon encontra-se neste museu. Na sala das múmias é possível ver o famoso faraó Ramses II (ingresso não incluso deverá ser comprado na hora). Após a visita, seguiremos até o restaurante de um hotel próximo a região das pirâmides para almoçar (não inclui bebidas). Após o almoço visitaremos as pirâmides de Gizé (Keóps, Kefren e Mikerinos), que estão em primeiro lugar na lista das Sete Maravilhas do Mundo Antigo. Estaremos no complexo com templos, rampas, pirâmides menores destinadas às rainhas e as mastabas (túmulos) pertencentes aos sacerdotes e pessoas do governo do Egito faraônico, um local incrível. Faremos uma parada para visitar o impressionante barco solar do faraó Keóps. Visita à Esfinge de Gizé, enorme estátua (20 metros de altura) esculpida em um único bloco de pedra. Retorno ao hotel e noite livre.
Importante: Nessa noite você já deverá deixar sua bagagem organizada, pois, no dia seguinte irá embarcar em voo com destino a Luxor, o traslado será na madrugada. Você deverá deixar a mala maior com o que não precisará utilizar nos próximos dias no hotel e levar somente uma mala menor com todos os pertences e roupas que irá usar nos dias de cruzeiro. Assim você não precisará carregar muita bagagem e irá respeitar as regras dos voos internos no Egito só aceitam 1 mala de no máximo 23kg por pessoa.
Pernoite em hotel.
Café da manhã incluso no hotel. Almoço em restaurante turístico de hotel (sem bebidas).
19/11 - 6º Dia (seg) – CAIRO / LUXOR / TEMPLO DE LUXOR / TEMPLO DE KARNAK / CRUZEIRO RIO NILO
Traslado na madrugada ao aeroporto do Cairo para embarque em voo com destino a cidade de Luxor. Traslado de chegada em Luxor do aeroporto da cidade ao porto. Embarque, almoço e acomodação no navio.
A tarde, visita aos templos de Luxor e Karnak. Karnak é um complexo sagrado localizado na parte norte da cidade, junto ao templo de Luxor formavam antigamente uma parte da famosa Tebas das Mil Portas, capital do Novo Império (1580-1085 a. C.). Em seu interior está o Templo de Amón-Ra, o maior santuário egípcio já construído, 314 colunas maciças em um imenso pátio, as esfinges com cabeça de carneiro, relevos com cenas de batalhas dos faraós, obeliscos da rainha Hatshepsut, o lago sagrado e o grande escaravelho de granito do faraó Amenofis III. Visitaremos em seguida o Templo de Luxor, com estátuas de Ramsés II, um obelisco em sua entrada, vários pátios com colunas em seu interior. Dentro do pátio de Ramses II está construída uma mesquita e há ainda vestígios de uma capela construída pelos primeiros cristãos há muitos séculos atrás. Poderemos observar ainda a avenida das esfinges. Retorno ao navio e jantar.
Opcional: Você poderá adicionar o show de luzes no templo de Karnak essa noite para ter uma nova visão de tudo o que você viu durante o dia (consulte os valores na tabela de preços).
Pernoite no navio.
Café da manhã incluso no hotel (Se o voo para Luxor for muito cedo você receberá um box com lanche para comer no aeroporto.). Almoço e jantar inclusos no navio (sem bebidas).
20/11 - 7º Dia (ter) – LUXOR / VALE DOS REIS / TEMPLO DA RAINHA HATSHEPSUT / COLOSSOS DE MEMNON / EDFU / CRUZEIRO RIO NILO
Café da manhã no navio e saída para visitar o Vale dos Reis. Localizado no deserto ocidental, concentra as mais famosas tumbas do antigo Egito, todas de faraós do Império Novo. Devido aos constantes saques às pirâmides, os faraós deste período decidiram construir suas tumbas neste local remoto e de difícil acesso. Construíram galerias e recintos subterrâneos escavados nas rochas com discretas entradas. Mesmo assim os saqueadores descobriam e levaram os tesouros das mais de 60 tumbas escavadas até hoje. A única encontrada intacta foi a de Tutankamón, única tumba que contém a múmia do faraó até hoje. Seguiremos para a região de Deir el-Bahari para visitar o templo mais famoso do local, o Templo da Rainha Hatshepsut. Após a visita faremos uma rápida parada para avistar os Colossos de Memnon, duas estátuas gigantes do faraó Amenófis III que se acredita serem as guardiãs do templo funerário do faraó. Embarque no navio e início da navegação pelo Rio Nilo. Aproveite para observar a paisagem nesta navegação clássica que encanta pessoas do todo o mundo.
Opcional: Você poderá realizar um voo de balão bem cedinho nesse dia, antes de sair com o grupo para os passeios indicados acima (consulte os valores na tabela de preços).
Pernoite no navio.
Café da manhã, almoço e jantar inclusos no navio (sem bebidas).
21/11 - 8º Dia (qua) – TEMPLO DE EDFU / TEMPLO DE KOM OMBO / ASWAN / CRUZEIRO RIO NILO
Café da manhã no navio. Saída para visitar o Templo de Edfu, dedicado ao deus Hórus (deus falcão), é considerado o melhor conservado do período greco-romano. O deus Hórus era o símbolo da realeza e no templo está enfatizado o triunfo deste deus sobre seu inimigo Set, muitas vezes representado como um hipopótamo no templo. Sua construção levou 180 anos. Retorno ao navio, almoço e navegação até Kom Ombo. Visita no período da tarde ao Templo de Kom Ombo, o templo duplo do período helenístico dedicado a Hórus (deus falcão) e a Sobek (deus crocodilo). Seu portal está quase todo destruído, os relevos nas colunas internas do templo sempre representam os dois deuses e cada um possui um altar próprio. Retorno ao navio e navegação com destino a Aswan.
Pernoite no navio.
Café da manhã, almoço e jantar inclusos no navio (sem bebidas).
22/11 - 9º Dia (qui) – ASWAN / CANTEIRO DE GRANITO / OBELISCO INACABADO / PASSEIO DE FALUCA / POVOADO NÚBIO / CRUZEIRO RIO NILO
Café da manhã a bordo. Saída para conhecer a represa de Aswan e os canteiros de obras de granito utilizados para as construções de templos, colunas, esfinges e obeliscos. Neste local está o obelisco inacabado que demonstra exatamente como eram feitos na antiguidade. Retorno ao navio e almoço. À tarde, saída para navegar de faluca (barquinho à vela típico do rio Nilo). Após a navegação faremos uma visita ao povoado núbio localizado às margens do Rio Nilo. Conheceremos essa população tão especial e diferente que habita o Egito há milênios. A cultura núbia, as casinhas coloridas, a paisagem das dunas de Aswan e a possibilidade de tomar um banho refrescante no Rio Nilo tornam um final de tarde nessa região em uma experiência inesquecível. Retorno ao navio e jantar a bordo.
Pernoite no navio. Café da manhã, almoço e jantar inclusos no navio (sem bebidas).
23/11 - 10º Dia (sex) – ASWAN / CAIRO
Café da manhã no navio e traslado ao aeroporto de Aswan para embarque em voo com destino ao Cairo. Traslado de chegada do aeroporto ao hotel e restante do dia livre.
Voo previsto: MS392 ASW CAI 08:55 10:20 ou MS 396 ASW CAI 13:55 15:20
Passeio opcional: Aproveite este dia para fazer o passeio à Abu Simbel. Existem duas opções para visitar Abu Simbel, aéreo ou de carro.
Abu Simbel Aéreo:
Traslado ao aeroporto de Aswan para embarque em voo com destino à Abu Simbel (40 minutos de voo). Traslado do aeroporto aos templos. Visita ao complexo onde se encontram os dois templos escavados na rocha construídos pelo faraó Ramsés II e transportados ao atual local na década de 60 devido à construção da barragem de Aswan. O templo maior, do faraó Ramsés II é dedicado aos deuses Ra-Harakhty, Ptah e Amun e o templo menor é dedicado a esposa do faraó, Nefertari e a deusa Hathor. Após a visita retorno ao aeroporto para embarque em voo de retorno à Aswan (40 minutos de voo).
Abu Simbel de Carro:
Saída de Aswan na madrugada e viagem de carro (comboio) de aproximadamente 3 horas com destino Abu Simbel. Chegada, visita ao complexo onde se encontram os dois templos escavados na rocha construídos pelo faraó Ramsés II e transportados ao atual local na década de 60 devido à construção da barragem de Aswan. O templo maior, do faraó Ramsés II é dedicado aos deuses Ra-Harakhty, Ptah e Amun e o templo menor é dedicado a esposa do faraó, Nefertari e a deusa Hathor. Após a visita viagem de retorno à Aswan (aproximadamente 3 horas de carro).
Pernoite em hotel. Café da manhã incluso.
24/11 - 11º Dia (sab) – CAIRO / SÃO PAULO
Traslado ao aeroporto do Cairo para embarque com destino a São Paulo (voos com conexões na Europa ou em Dubai).
Voos previstos :
Air France - AF 567 CAI CDG 00:30 05:30 conexão AF 456 CDG GRU 10:10 16:55
Turkish Airlines - TK 693 CAI IST 02:50 06:05 conexão TK 015 IST GRU 09:25 16:55
Emirates - EK 926 00:45 06:15 conexão EK 261 M 24NOV 6*DXBGRU DK1 0800 1715
Alimentação durante o voo.
Passeio opcional para conhecer Alexandria
Adicionando um dia a mais de hotel no Cairo você poderá aproveitar para fazer um passeio bate e volta para conhecer Alexandria.
Saída logo cedo do Cairo e viagem com destino à cidade de Alexandria. Chegada e visita a cidade com guia local. Visitaremos as Catacumbas, o Pilar de Pompeu e o Teatro Romano. Alexandria, localizada no centro-norte do Egito, é a segunda maior cidade do país e seu principal porto. Fundada por Alexandre o Grande, foi uma cidade com grande população de origem grega e tornou-se muito rica e conhecida por ser o centro do conhecimento do homem antigo. Sua localização especial na região do delta do Rio Nilo, às margens do Mar Mediterrâneo e com fácil ligação por terra ao Mar Vermelho (na época não havia o Canal de Suez), favoreceu seu rápido desenvolvimento. Na antigüidade, diversas construções grandiosas foram feitas, assim como o famoso farol, palácios e a biblioteca. O farol foi destruído em um terremoto e a biblioteca, segundo algumas teorias, foi destruída durante um incêndio na idade média. Hoje existe uma moderna biblioteca no local, reconstruída em 2002, sua estrutura em formato inusitado e abriga diversos acervos. Após a visita viagem de retorno ao Cairo. Inclui almoço em restaurante turístico sem bebidas. Duração do passeio de 10 a 12 horas.