1º Dia - CHEGADA NA TAILÂNDIA - BANGKOK
Recepção no aeroporto de Bangkok e traslado para o hotel. Tarde livre e pernoite.
* Ao desembarcar, siga para o balcão de Health Control (Saúde dos Portos), munido de carteira de vacina internacional de febre amarela, cartão de entrada no país (distribuído no avião) e passaporte. Lá é preenchido um formulário específico e é carimbado o cartão de entrada no país. Somente após ter este cartão carimbado, dirija-se a imigração.
* Bangkok - Detentora do maior nome de cidade do mundo, Bangkok é apenas uma abreviação de seu nome completo que conta com 152 letras! É hoje a capital e maior cidade do país, repleta de prédios, shoppings, restaurantes, bares e uma infra estrutura hoteleira que vai desde as mais baratas guest houses na famosa rua Khao San Road até luxuosos hotéis. Tudo isso contrastando de forma bastante exótica com vendedores de rua comercializando roupas, tecidos, artesanatos, jóias e variados tipos de comida, desde o tradicional noodle até porções de ovos de codorna ou insetos fritos que valem, no mínimo, uma parada para foto. O rio Chao Phraya, coração da cidade, serve de estrada para os variados tipos de embarcação que navegam levando turistas e moradores. Não é a toa que Bangkok é chamada por muitos de "a Veneza do Oriente". Táxis cor de rosa, tuk tuks e motos também são a cara da cidade, repleta de belos templos e imagens de Buda que representam seus ensinamentos.
Pernoite em hotel escolhido.
Sem alimentação inclusa.
2º Dia - BANGKOK - TOUR BANGKOK ESSENCIAL
Saída pela manhã para visita ao tempo Wat Po. Após a visita ao templo seguiremos em tuk tuks através do Mercado de Flores da cidade, até a chegada ao Grand Palace. Visita ao completo e saída a pé até o píer para embarque a bordo de um longtail - barco a motor, típicos desta região da Ásia - para um passeio pelos Klongs (canais) de Bangkok aonde poderemos apreciar momentos da vida cotidiana dos moradores desta região. Parada para visita ao templo Wat Arun. Almoço em restaurante local e partida para visita ao bairro de Chinatown, com caminhadas pelas ruas principais e visita aos seus mercados. Retorno por volta de 17h00. Noite livre e pernoite.
* Wat Po - Conhecido como o "Templo do Buda Deitado", o Wat Po abriga a maior estátua deste tipo no país, com 46 metros. Além disso, é também o mosteiro real mais antigo da cidade e primeiro centro de educação pública que hoje abriga a sede nacional dos cursos de medicina e massagem do país.
* Mercado de Flores - Localmente chamado de Pak Khlong Talat, é o maior centro de vendas de flores da cidade. As flores chegam diariamente, nas primeiras horas da manhã. O mercado também vende uma grande variedade de legumes. É um ótimo lugar para tirar boas fotos.
* Grand Palace - Antigo Palácio Real da Tailândia, o Grand Palace está construído num complexo de 24 hectares e possui mais de cem mansões, salões, pavilhões e templos com requintadas agulhas e colunas com mosaicos fascinantes. A atração principal é o Emerald Buda - Buda Esmeralda. O Buda é na verdade feito de Jade e possui apenas 60 cm de altura, mas está inserido no local budista mais sagrado de toda a Tailândia.
* Wat Arun - Conhecido como Templo do Amanhecer possui uma torre principal de 80 metros de altura, de onde se tem uma bela vista da cidade (quando o templo esta em manutenção não é permitido subir a torre). É todo revestido com conchas e pequenos pedaços de porcelana colorida, tudo ricamente adornado.
* Chinatown - Bairro da cidade e uma popular atração turística e um paraíso gastronômico. Cheio de barracas de mercado, restaurantes com mesas na calçada e uma densa concentração de lojas de ouro, Chinatown é uma experiência imperdível. O mercado Talad Lao tem uma grande variedade de comida, frutas frescas e secas e ervas chinesas.
Pernoite em hotel escolhido.
Café da manhã e almoço incluso.
3º Dia - BANGKOK - MERCADO FLUTUANTE DAMNOEN SADUAK E MERCADO MAEKLONG RAILWAY
Saída para visita ao mercado flutuante Damnoen Saduak (110 km em asfalto - aproximadamente 2h00) e ao Mercado Maeklong Railway. Retorno ao hotel para tarde livre. Pernoite.
* Mercado Flutuante Damnoen Saduak - Mais famoso mercado flutuante da Tailândia o Damnoen Saduak reflete o estilo antigo e tradicional de compra e venda de mercadorias de Bangkok, da época em que os canais eram ainda as principais vias de tráfego da cidade e região. Os barcos que transitam pelos canais estreitos do mercado são carregados de produtos plantados nesta região agrícola do país. Alguns repletos de cocos verdes, outros de frutas exóticas, legumes etc. A variedade de itens é grande e há até os barcos transformados em "restaurantes flutuantes", que preparam sopa de macarrão para os trabalhadores do mercado. Eles usam chapéu de palha tradicional e roupas azul-marinho, típicas dos agricultores tailandeses.
* Mercado Maeklong Railway - Atração única devido ao fato de que o trem literalmente atravessa o mercado. Iniciado em 1984, o mercado fica ao redor e sobre o trilho do trem. Todas as vezes que o trem passa, os comerciantes são obrigados (como de costume) a desmontar rapidamente suas bancas e logo em seguida são reerguidas em menos de um minuto! *** Obs: Não é garantia de que o trem passará durante sua visita, pois ele pode sofrer atrasos.
SUGESTÃO: Jantar a bordo de uma embarcação típica (Apsara Boat) navegando pelo rio Chao Pharya desfrutando de vistas como os templos Wat Arun e Grand Palace.
Pernoite em hotel escolhido.
Café da manhã incluso.
4º Dia - BANGKOK / LUANG PRABANG
Café da manhã e em horário apropriado traslado para o aeroporto para embarque com destino a Luang Prabang, no Laos. Chegada, recepção e traslado para o hotel. À tarde, saída para tour de meio dia visitando alguns dos destaques desta cidade incrivelmente pitoresca. Visitaremos o antigo Palácio real, hoje Museu nacional que abriga artefatos preciosos que pertenciam à Família Real, e seguiremos para visita a alguns dos famosos templos da cidade como o Wat Visoun e Wat That Luang. Terminaremos o dia subindo até o topo do Monte Phousi para admirar as vistas panorâmicas sobre os Rios Mekong e Khan. Noite livre e pernoite.
* Luang Prabang - Antiga capital do Laos, a pacata e acolhedora cidade de Luang Prabang está aninhada entre os Rios Mekong e Nam Khan. Suas ruas, repletas de monastérios e templos budistas, são um exemplo surpreendente de fusão entre os estilos arquitetônicos típicos do Laos, e as estruturas urbanas construídas pelas autoridades coloniais francesas nos séculos XIX e XX. Declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1995, é também considerada a mais bem preservada cidade do sudeste asiático. Todos os dias, por volta das seis da manhã centenas de monges percorrem as ruas de Luang Prabang para receber oferendas e comida da população local, numa cerimônia conhecida como "the monks alms collection".
* Wat Visoun - Mais antigo templo de Luang Prabang, foi originalmente construído em 1515 servindo como residência para os monges da cidade. Na área do templo se localiza a stupa That Makmo (melancia, em Laosiano), de arquitetura Sirilanka.
* Wat That Luang - Enorme estupa dourada construída em 1566 durante o reinado de Setthathirat. É o mais importante monumento nacional do Laos.
Pernoite em hotel escolhido.
Café da manhã incluso.
5º Dia - LUANG PRABANG - PAK OU
Café da manhã e traslado para o cais de Luang Prabang onde a bordo de um barco tradicional seguiremos para passeio pelo Rio Mekong até as cavernas de Pak Ou (25 km, 2h de barco). Após visita a caverna continuaremos de barco até o vilarejo de pescadores Ban Pak Ou aonde será servido o almoço. No retorno a Luang Prabang, parada em vilarejo produtor de arroz, aonde aprenderemos sobre sua produção e costumes. Já de volta a cidade, visitaremos o Centro de Artes e Etnologias tradicionais dedicado à preservação de muitos grupos étnicos existentes no Laos. Pernoite.
** Centro de Artes e Etnologias fica fechado às segundas feiras.
* Caverna de Pak Ou - Localizada nas margens do rio Mekong, a 25 km de Luang Prabang, também é conhecida como Caverna dos 4 mil Budas. A caverna é adornada por milhares de estátuas de Budas, recebidas da população local desde o século XVI, quando foi declarada pelo Rei Setthathirat como um local sagrado.
* Rio Mekong - Maior rio do sudeste asiático, com comprimento de aproximadamente 4.350 km, o Mekong é também o 13º rio mais longo e o 10º rio mais volumoso do mundo, drenando uma aérea de 795 mil km². Nasce no planalto do Tibet, baixando pela província de Yunan e cruzando Myanmar, Tailândia, Laos e Cambodja até se ramificar, formando um grande delta de aproximadamente 40 mil km² e 3.200 km de canais navegáveis que morrem no mar ao sul do Vietnã. Seu nome vem dos idiomas tailandeses e significa Mae Nam Khong, onde Mae pode ser traduzido como Mãe, e Nam como água. A bacia do Mekong tem uma das biodiversidades mais ricas do mundo. Mais de 1200 espécies de peixe já foram descobertas na área e são uma fonte vital para o sustento da população local.
Pernoite em hotel escolhido.
Café da manhã e almoço incluso.
6º Dia - LUANG PRABANG - KUANG SI FALLS
Café da manhã e saída com destino a Kuang Si Falls. No caminho parada no vibrante mercado Phousi e no Ock Pop Tock Weaving Center, centro que une os conceitos de tecidos, artesanato e design. Chegada em Kuang Si e tempo para curtir as quedas e desfrutar de almoço ao estilo piquenique. Retorno para Luang Prabang no começo da tarde. Final de tarde livre e pernoite.
* Kuang Si Falls - Complexo de quedas dágua que variam de tons azul turquesa a verde esmeralda em meio a mata nativa, proporcionando piscinas ideais para banho.
Pernoite em hotel escolhido.
Café da manhã e almoço inclusos.
7º Dia - LUANG PRABANG / HANÓI
Saída bem cedo, antes do café da manhã, para vivenciar o ritual "the monks alms giving". Retorno ao hotel para o café da mahã e dia livre para descanso ou atividades opcionais. Em horário apropriado, traslado para o aeroporto para embarque com destino a Hanói, no Vietnã. Chegada, recepção, acomodação e noite livre. Pernoite.
* Monks Alms Giving - Procissão de centenas de monges que caminham silenciosamente pelas ruas de Luang Prabang para receber oferendas da população local. O ritual acontece diariamente na cidade, sempre ao amanhecer.
* Hanói - Capital e segunda maior cidade do país, localizada na planície do delta do rio Vermelho e construída ao redor do lago Hoam Kiem, Hanoi mescla a elegante arquitetura colonial francesa com modernos arranha céus. As ruas são estreitas, o barulho é constante e incontáveis motos transitam sem regras dividindo as ruas da cidade com todos os outros tipos de veículos e pedestres.
Pernoite em hotel escolhido.
Café da manhã incluso.
8º Dia - HANOI
Saída pela manhã para visita ao Mausoléu de Ho Chi Minh, One Pilar Pagoda e Templo da Literatura. Tempo livre pala almoço (não incluso). À tarde, visita ao Museu de Etnologia, seguido de passeio de 1 hora em riquishás pelo antigo bairro Old Quarter. No final da tarde seguimos para o "Puppet Show das Águas". Pernoite em Hanoi.
(**O Mausoléu de Ho Chi Minh fica fechado às segundas e sextas feiras. O Museu de Etnologia fecha às segundas-feiras e no Ano Novo Vietnamita.)
* Mausoléu Ho Chi Minh - Inaugurado em 1975 após 2 anos de construção, o mausoléu possui 21 metros de altura, 41 metros de largura e sua estrutura foi erguida com materiais nativos de diferentes regiões do país. Apesar de ter declarado que seu desejo após a morte era ser cremado e ter suas cinzas espalhadas pelas montanhas do país, Ho Chi Minh (1890 - 1969) teve seu corpo embalsamado e se encontra hoje no mausoléu, nem sempre aberto para visitação na parte interior. Revolucionário e estadista, Nguyen Sinh Cung - seu nome verdadeiro, foi o líder responsável pela independência do Vietnã e ficou mundialmente conhecido como Ho Chi Minh, que significa "aquele que ilumina". O mausoléu está localizado no centro da praça Ba Dihn, local aonde Ho Chi Minh declarou a independência em 02 de setembro de 1945, estabelecendo a República Democrática do Vietnã.
* One Pillar Pagoda - Construída pelo imperador Ly Thai Tong, esta Pagoda foi projetada para representar uma flor de Lótus, símbolo da pureza, emergindo da água. A lenda de sua construção diz que o rei, que não tinha descendentes, sonhou com Buda, que sentado em uma flor de Lótus lhe entregava uma criança, um menino. O rei então se casou com uma camponesa que lhe deu este filho na vida real, fazendo com o rei decidisse construir a pagoda em homenagem a Buda.
* Templo da Literatura - Construído em 1070, foi a primeira universidade do país e funcionou como tal durante 700 anos. Em 1482, o Imperador Le Thanh Tong mandou erguer monumentos em homenagem a todos os graduados na universidade a partir de 1442. Atualmente, ainda se veem 82 destes monumentos.
* Museu de Etnologia - é um centro para exibição e preservação do patrimônio cultural dos 54 grupos étnicos do Vietnã. Apresenta uma coleção de artefatos, fotos, áudio e vídeo, onde os visitantes podem aprender mais sobre esses grupos étnicos, a diversidade cultural, o diferencial de cada grupo e região, bem como os valores tradicionais que percorrem o país. É também um local de pesquisa etnográfica.
* Old Quarter - famoso bairro antigo da cidade, conhecido por suas "36 ruas de 36 mercadorias", nomeadas por 36 artesãos do século 13. Suas ruelas são verdadeiros labirintos recheados de gente, motos, lojas, restaurantes, bares e cafés.
* Puppet Show das Águas - Arte única e tradicional vietnamita onde narram-se estórias simples do cotidiano da população através de marionetes sobre água, que são manejadas com destreza por homens e mulheres ocultos atrás do cenário. Os artistas ficam com água até a cintura para manipular marionetes, fazendo-os se mover, falar, rir e até dançar sobre a superfície da água. Esta arte teve origem a mais de mil anos atrás nos campos rurais do Vietnã, nas épocas de monções. Com a chuva inundando os campos de arroz, os aldeões criaram um meio de distrair-se mutuamente utilizando os bonecos.
Pernoite em hotel escolhido.
Café da manhã incluso.
9º Dia - HANOI / NAVEGAÇÃO PELA BAÍA DE HALONG
Café da manhã e traslado para Halong (160 km, aproximadamente 3h30). Chegada e embarque a bordo do cruzeiro Bhaya Cruise, que nos levará para uma navegação através da Baía de Halong, sem dúvida um dos lugares mais belos de todo o Vietnã. Após o almoço navegaremos pelas mágicas paisagens das muitas ilhotas, rochas, cavernas, vilas flutuantes e praias da Baía. Visita a vila de pesca Vung Vieng, com bote de bambu. Jantar e pernoite a bordo.
* Halong Bay - Declarada Patrimônio Mundial pela Unesco em 1993, a Baía de Halong é surpreendentemente bela, inspiradora e misteriosa. Nela existem cerca de 3.000 ilhas de calcário que se elevam das águas cor de jade - apesar de os moradores locais assegurarem que são apenas 1.969, ano da morte de Ho Chi Minh. Esta paisagem extraordinária ainda abriga um infinito numero de praias, grutas e cavernas. De acordo com a lenda que explicaria o significado de seu nome (Halong em português significa "Dragão que desce para o mar"), quando um grande dragão que vivia nas montanhas correu até o mar, a sua cauda cavou vales que mais tarde foram enchidos com água, deixando apenas pedaços de terra à superfície.
Pernoite à bordo
Café da manhã, almoço e jantar inclusos.
10º dia - NAVEGAÇÃO EM HALONG BAY
Bem cedinho começaremos o dia de uma forma típica por aqui: praticando Tai Chi Chuan no deck de nossa embarcação. Após o café da manhã seguiremos navegando por Bai Tu Long bay. Jantar e pernoite a bordo.
Pernoite à bordo.
Café da manhã, almoço e jantar inclusos.
11º Dia - HALONG - HANÓI / DA NANG - HOI AN
Antes do café da manhã acontece a prática de Tai Chi Chuan no deck da embarcação, atividade tradicional nas manhãs em Halong Bay. Café da manhã e desembarque em Halong. Traslado para o aeroporto de Hanói para embarque com destino a Da Nang. Chegada e traslado (30 min) para Hoi An. Acomodação e pernoite.
* Hoi An - Tombada pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade em 1999, a pequena cidade de Hoi An foi um dos principais centros comerciais do sudeste asiático no século XVI. Atualmente a cidade possui muitos templos e pagodas (casa de oração construída em forma de pirâmide), além de casas centenárias que sobreviveram à guerra, construções com arquitetura chinesa e ruas enfeitadas por muitas luminárias coloridas, que enchem a cidade de charme e que podem ser encontradas nas lojas de souvenires. Hoi An também é famosa pelas alfaiatarias que fazem roupas sob medida para moradores e turistas. Sinta-se livre para desenhar sua peça, levar uma foto de um vestido de revista ou usar um dos inúmeros catálogos disponíveis nas lojas.
Pernoite em hotel escolhido.
Café da manhã incluso.
12º Dia - HOI AN
Após o café da manhã saída para caminhada pela cidade de Hoi An. As ruas estreitas da cidade são ideais para um passeio a pé. Visitaremos as antigas casas comerciais com influências da arquitetura chinesa, japonesa e vietnamita; a ponte de 400 anos, construída pela primeira vez na década de 1590 pela comunidade japonesa para conectá-los com os quartéis chineses do outro lado do rio e o mercado colorido com barracas repletas de especialidades locais, incluindo seda, que podem ser transformadas em roupas de moda dentro de um ou dois dias. Após a caminhada partiremos para um passeio de uma hora de barco pelo rio Thu Bon, apreciando a paisagem e as pequenas vilas de pescadores. Tarde livre e pernoite.
Pernoite em hotel escolhido.
Café da manhã incluso.
13º Dia - HOI AN - DA NANG / HO CHI MINH
Café da manhã e em horário apropriado traslado para o aeroporto de Da Nang para embarque com destino a Ho Chi Minh. Chegada, recepção e traslado para o hotel. Tarde livre e pernoite.
* Ho Chi Minh - Antiga Saigon (até o ano de 1975), Ho Chi Minh é a maior cidade do Vietnã, com população atual estimada em 5 milhões, e é também o maior centro industrial e comercial do país. Foi ocupada pela França em 1859 e foi capital da Cochinchina e, mais tarde, de toda a Indochina Francesa, até 1902. Em 1954 tornou-se capital do Vietnã do Sul, e serviu de quartel das tropas americanas durante a guerra do Vietnã, que durou até 1975 quando as tropas do Vietnã do Norte entraram na cidade, marcando o fim da guerra. As ruas da cidade ainda guardam marcas e histórias de uma guerra recente e enchem a cidade de contrastes: elegantes hotéis internacionais, restaurantes e bares ao lado de ambulantes comercializando noodles e outros alimentos, crianças brincando na rua e muitas bicicletas transportando turistas e moradores locais, além do Mercado de Bem Thanh, aonde se vende de tudo, desde peixes vivos expostos em baldes com água até os típicos chapéus artesanais.
Pernoite em hotel escolhido.
Café da manhã incluso.
14º Dia - HO CHI MINH - CU CHI TUNNELS
Café da manhã e saída com destino aos túneis de Cu Chi (45 Km). Retorno para Ho Chi Minh no começo da tarde. Restante do dia livre e pernoite.
* Túneis de Cu Chi - Complexo de túneis subterrâneos usados como esconderijo pelos vietcongues durante a Guerra do Vietnã. Cu Chi fazia parte de uma imensa rede de túneis que atingiam profundidades de até 20 metros e chegavam a aproximadamente 200 Km de extensão, abrigando milhares de pessoas com uma estrutura primitiva porém eficaz, enquanto tropas e helicópteros americanos ocupavam os céus e as florestas do país. O papel dos túneis foi de fundamental importância para que os vietcongues resistissem as operações americanas.
Pernoite em hotel escolhido.
Café da manhã incluso.
15º Dia - HO CHI MINH / SIEM REAP
Café da manhã e saída para visita ao Palácio da Reunificação e Museu das Relíquias da Guerra. Em horário apropriado traslado para o aeroporto para embarque com destino a Siem Reap, no Camboja. Chegada, recepção e traslado para o hotel (7 km, aproximadamente 15 minutos). Noite livre e pernoite.
* Palácio da Reunificação - Construído em 1966 para servir de sede ao governo do Vietnã do Sul. Sua construção suntuosa conta com instalações que serviriam de fuga ao presidente em caso de bombardeio do prédio. Ainda hoje guarda mapas, telefones e máquinas de datilografas para envio de mensagens secretas usadas na época.
* Museu das Relíquias da Guerra - Construído em 1975, o museu contém inúmeros artefatos, fotografias e imagens documentando as atrocidades da guerra, além da exposição de aviões, tanques e helicópteros usados no período.
* Siem Reap - Porta de entrada para o complexo de Angkor, a cidade tornou-se justamente por isso o principal destino turístico do Camboja. O complexo de Angkor é o atrativo mais famoso do país e não há um único turista que visite o Camboja sem passar por ali. Portanto, a Siem Reap de hoje possui boa infra-estrutura de hotéis, restaurantes e lojas de artesanato para atender a demanda dos ávidos por Angkor. A cidade mescla arquitetura colonial e chinesa e possui muitos campos de arroz ao seu redor.
Pernoite em hotel escolhido.
Café da manhã incluso.
16º Dia - SIEM REAP - ANGKOR EM TUK TUK E TONLE SAP
Café da manhã e saída em Remoks (como são chamados os Tuk Tuks no Camboja) para visita ao complexo de Angkor (13 km, aproximadamente 30 minutos). Visitaremos Angkor Thom, Bayon e Ta Prohm. Retorno a Siem Reap para almoço. À tarde, por volta das 15h seguiremos para passeio de barco pelo rio Tonle Sap com visita as vilas flutuantes para conhecimento do modo de vida dos moradores locais. Retorno após o pôr do sol e pernoite.
* Complexo de Angkor - Mais importante sítio arqueológico do sudeste asiático, tombado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade, Angkor (palavra derivada do sânscrito que significa "cidade"), serviu como sede do Império Khmer e floresceu entre os séculos IX e XV. Hoje possui quase mil ruínas em distintos estados de conservação, que se estendem por cerca de 400 km² em meio a florestas ao norte do grande lago Tonle Sap. Muitos dos templos foram restaurados e juntos eles formam hoje o mais importante exemplo da arquitetura Khmer. Em 2007, pesquisadores concluíram que Angkor foi a maior cidade pré industrial do mundo, com mais de 1.000 km ² e aproximadamente 1 milhão de habitantes.
* Angkor Thom - Construída pelo rei Jayavarman VII no final do século XII, acredita-se que cerca de 1 milhão de habitantes viviam na cidade entre os anos de 1181 e 1201. Com quase 10 km² e cercada por uma muralha de 12 km de extensão e 8 m de altura, Angkor Thom possui magníficas entradas, com portões cravados em pedras e pontes ricamente decoradas com guerreiros enfileirados, prontos para defender a cidade. É composta por várias construções, incluindo templos e locais para encontros sociais e manifestações culturais, como os terraços dos Elefantes e dos Reis Leopardos, com paredes minuciosamente talhadas que revelam as heróicas vitórias dos reis cambojanos.
* Bayon - Localizado no centro de Angkor Thom, o Templo Bayon possui 54 torres, cada uma delas compostas de 4 faces de Avalokitesvara - divindade oriental que zela pelo mundo e ouve todas as preces, representante da suprema compaixão de todos os Budas - esculpidas com grande semelhança ao rosto do rei Jayavarman VII. As faces representam os 4 pontos cardeais e não são esculpidas em uma única rocha e sim, em vários blocos de pedra que juntos compõe as imagens com num quebra-cabeça gigante. No total são 216 faces com diferentes expressões que vigiam atentamente a cidade de Angkor Thom. É sem dúvida um dos pontos mais enigmáticos do complexo.
* Ta Prohm - Ao contrário das demais construções do complexo Angkor que tiveram sua vegetação retirada após sua redescoberta por exploradores franceses, o Ta Prohm foi deixado tal qual encontrado. Ali, árvores centenárias cresceram e suas raízes e troncos envolveram as construções como se fossem tentáculos. É um dos maiores, mais místicos e charmosos de todo o complexo.
* Tonle Sap Lake - Maior lago de água doce do sudeste asiático, o Tonle Sap que significa "lago de água fresca" na língua Khmer, está ligado ao grande rio Mekong por um canal de 100 km, chamado Rio Tonle Sap. O lago é vital para a economia regional devido a pesca e a fertilidade de suas terras para o cultivo de arroz. Durante o período das monções o nível do rio Mekong sobre empurrando suas águas através do canal até o lago e trazendo nutrientes que fertilizam os campos de arroz e ajudam na reprodução das mais de duzentas espécies de peixe que vivem ali. Durante este período de cheia, os 2.500 km² de área do lago chegam a até 25.000 km² e sua profundidade passa de 2 a 10 metros. O rio Nilo, no Egito, é o único outro local do mundo aonde se pode presenciar tal fenômeno. Para se adaptar ao ambiente aonde vivem, a população local reside em vilas e casas flutuantes que se movimentam de acordo com as águas do Lago. Foi declarado reserva da Biosfera pela UNESCO em 1997.
Obs: A melhor época para a realização do tour é de Agosto a Março. De Abril a Julho o nível da águas é mais baixo porém não impossibilita a realização do mesmo.
Pernoite em hotel escolhido.
Café da manhã incluso.
17º Dia - SIEM REAP - ANGKOR WAT
Café da manhã e tempo livre para atividades opcionais. Sugerimos a visita ao Museu Nacional de Angkor ou ao Artisan´s D´angkor. Após o almoço, por volta das 15h seguiremos para visita a Angkor Wat (7 km, aproximadamente 15 minutos). Retorno após o pôr do sol e pernoite.
* Angkor Wat - Maior monumento religioso do mundo e mais importante e imponente monumento já feito pela civilização Khmer (denominação dada aos cambojanos), o Angkor Wat abrange uma área de 81 hectares e foi erguido entre os anos 1113 e 1150 pelo rei Suryavarman II. Seu complexo de templos foi construído para representar o Monte Meru, local de moradia dos deuses da mitologia hindu, especialmente em homenagem ao deus Vishnu, e para ser o mausoléu do próprio rei. Apesar de inicialmente hindu, foi transformado em templo Budista entre os séculos XIV e XV e assim permanece até hoje. Suas formas são harmoniosas, com torres em forma de botão de flor de lótus e paredes adornadas com desenhos em baixo relevo. É o único monumento do mundo a aparecer na bandeira de um país. Sem dúvida é um dos tesouros arqueológicos mais importantes do mundo e foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1992.
Pernoite em hotel escolhido.
Café da manhã incluso.
18º Dia - SIEM REAP / BANGKOK
Café da manhã e em horário apropriado traslado para o aeroporto para embarque com destino a Bangkok. Chegada, recepção e shuttle regular do hotel para day use. Em horário apropriado, shuttle regular do hotel ao aeroporto para embarque de retorno.
O ROTEIRO PODERÁ SER ALTERADO DE ACORDO COM CONDIÇÕES CLIMÁTICAS E/OU POR MOTIVOS ALHEIOS A NOSSA VONTADE.