Cód.Roteiro:138
EXPERIÊNCIAS:
Lua de Mel
Parques Nacionais
Nível de dificuldade:
Sob consulta
TerrestreLocalizada a 300 Km de Fortaleza, Jericoacoara, ou simplesmente Jeri, é um santuário ecológico. Foi considerada uma das 10 mais belas praias do mundo pelo jornal Washington Post. Em 1984 tornou-se Área de Proteção Ambiental (APA), conservando praticamente intocada sua beleza natural. Gigantescas dunas móveis, coqueirais, lagoas de águas cristalinas, manguezais, cavernas, praias de enseada e de oceano, misturam aspectos do sertão e da costa litorânea nessa antiga aldeia de pescadores. Por ser uma APA, não existem estradas de acesso nos últimos 15 Km. Neste trecho, somente passam jipes 4x4 ou jardineiras. O contato com a natureza é extremamente intenso e faz você esquecer o resto mundo - nada de trânsito, horários ou complicações. Tudo é muito simples e amplo, dando uma sensação de liberdade indescritível. Quem conhece Jericoacoara não esquece jamais. A beleza das paisagens impressiona a todo o momento: lagoas de água doce e salgada, praias intocadas, rochas esculpidas pelo vento numa área de 200 Km², onde são proibidas a caça, a pesca predatória ou qualquer tipo de poluição. Em Jericoacoara, o céu é uma das principais atrações da noite. Se for noite de Lua Cheia, aproveite para subir em uma duna, e contemplar as dunas "acesas" pelo luar, e um oceano prateado, emoldurado pela silhueta de coqueiros à beira mar. Se não for noite de lua, melhor ainda: olhe para cima, de qualquer lugar onde não haja iluminação artificial. Você vai ver o céu mais estrelado de toda a sua vida. Estrelas cadentes riscam o céu a todo instante, satélites de comunicação podem ser vistos a olho nú. Por se localizar no extremo norte do estado do Ceará, Jericoacoara tem o mar tanto à leste como a oeste, sendo portanto um dos poucos lugares do Brasil onde é possível ver o nascer e o pôr do sol no mar, o mesmo ocorrendo com o nascer e o pôr da lua. Para ver o pôr-do-sol, o local mais procurado é uma duna gigantesca localizada do lado oeste da vila, conhecida como Duna do pôr-do-sol. Já é tradição em Jericoacoara, acontecer uma roda de Capoeira na praia, todos os dias após o pôr-do-sol. Você não pode perder tudo isso....
1º Dia - ORIGEM - JERICOACOARA
Chegada ao aeroporto de Jericoacoara. Recepção, traslado para Jericoacoara e acomodação na pousada escolhida.
Dias dedicados aos seguintes passeios (incluídos):
LAGOAS AZUL, DO PARAÍSO E DA PINGUELA
Para chegar às lagoas Azul - ainda virgem, imensa e de águas impressionantemente azuis - e do Paraíso, com algumas charmosas pousadas ao redor, utilizaremos um buggy, a melhor maneira de acessarmos estes dois lindos atrativos. Na parte da tarde, sairemos de buggy em direção à Lagoa da Pinguela. Esta maravilha teve o nome injustamente dado, pois é lindíssima, de águas azuis-esverdeadas que nos permitem ver através delas como se estivéssemos a seco. Depois de curtirmos muitos mergulhos e uma eventual soneca, iremos com nosso buggy até as dunas que separam a lagoa da praia para contemplarmos uma vista espetacular de toda a região. Retorno a Jeri cruzando as dunas, uma sensação maravilhosa. Chegaremos a tempo de assistir ao pôr-do-sol do alto da duna principal da vila, para onde se dirigem todos. Uma experiência emocionante!
PEDRA FURADA
A Pedra Furada, uma das maiores atrações da vila, é uma rocha de cerca de cinco metros de altura com um grande buraco esculpido pela ação da natureza. No mês de julho, é possível assistir ao sol se pondo "dentro" do buraco da pedra. Sendo que o acesso de carro ao local não é permitido, há duas opções: ou ir de buggy e depois seguir a pé ou simplesmente ir caminhando e admirando a incrível paisagem local.
TATAJUBA - LAGOA DA TORTA
Após café, saída para Tatajuba. Vilarejo isolado de um lado por dunas, pode-se dizer que Tajatuba é a Jeri de 20 Anos atrás. Parada nas Dunas Morta e Dunas do Funil, onde podemos nos aventurar no "esquibum" - aluga-se uma prancha de madeira e escorrega-se duna abaixo. Continuamos nosso passeio seguindo para a Lagoa da Torta, onde podemos almoçar embaixo de uma cabana feita de folhas de coqueiros secas (almoço não incluído), aproveitar a lagoa ou até mesmo descansar nas redes de cordas e tirar um cochilo típico caiçara.