Pisa Trekking Aventura Levada a Sério

Lençóis Maranhenses - A Travessia do Parque Nacional

Cód.Roteiro:350

EXPERIÊNCIAS:

  • Trekking

    Trekking

  • |
  • Parques Nacionais

    Parques Nacionais

  • |
  • Paraísos Naturais

    Paraísos Naturais

  • |
6 DIAS E 5 NOITES

Nível de dificuldade:

Valor a partir de:

Sob consulta

Terrestre

Num momento você está escalando as dunas como se estivesse no Saara. Em seguida, mergulhando numa lagoa de águas cristalinas.
 
Não existe nada comparável aos fascinantes Lençóis Maranhenses. O Parque dos Lençóis, situado no litoral oriental do Maranhão, envolve os municípios de Santo Amaro, Caburé, Atins e Barreirinhas, este último sendo o principal portão de entrada para esta fantástica beleza natural.
 
São 155 mil hectares de paisagem deslumbrante, cheio de altas dunas com até 40 metros de altura e lagoas de água doce, que variam entre os tons de verde e azul. Um verdadeiro santuário ecológico no Nordeste do Brasil. O parque foi criado em 1981 para preservar esta região maravilhosa, uma mistura quase inacreditável de deserto e água que não existe em nenhum outro lugar do mundo!
 
Preparamos uma fantástica vivência pelos Lençóis Maranhenses, uma das mais singulares regiões do globo. Paisagens surreais serão observadas no “deserto” brasileiro, repleto de lagoas cristalinas. Visitaremos comunidades perdidas no tempo, rios intocados, dunas gigantescas e lagoas multicoloridas. Conheceremos de perto como é viver em uma área onde a natureza é quem dita as regras, vivenciando o modo de vida dos nativos. Uma experiência transformadora e inesquecível, indicadas apenas para os fortes de corpo e alma. As caminhadas exigem bom condicionamento físico e a vivência cultural e troca de experiências exige coração aberto e muito amor!
 
Conheça as belezas do nosso Brasil com a Pisa Trekking!
 
Clique aqui e veja mais fotos de Lençóis Maranhenses!

 

Pontos de Interesse

- Caminhar por lugares que poucos chegaram, explorando cada pedacinho no Parque Nacional;
- Levar renda para as comunidades locais, gerando impacto positivo social, ambiental e econômico;
- Interagir com as culturas locais e aprender com seu modo de vida;
- Ser surpreendido com a beleza dos Lençóis Maranhenses;
- Pernoitar em verdadeiros oásis no meio do Parque Nacional;
- Fazer um dos trekkings mais incríveis do Brasil.
 
Aguarde informações sobre a temporada 2020!
 

Sobre a Trilha

São 3 dias de trekking totalizando aprox. 35km com muitas subidas e descidas de dunas, onde o terreno é de areia firme nas subidas e bastante fofo nas descidas, o que exige uma musculatura do quadríceps bem fortalecida. O sol também é um fator de dificuldade e deve ser levado em consideração sua proteção também no vestuário usado nas caminhadas. O pernoite durante o trekking é feito em redários em ranchos na casa de moradores locais, onde também faremos refeições simples.

Dia a Dia

1º Dia - ORIGEM / SÃO LUIS

Apresentação no aeroporto de origem para embarque com destino a São Luís. Chegada, recepção e traslado para o hotel escolhido. Dia livre para conhecer os principais pontos turísticos da cidade, intitulada Patrimônio da Humanidade, com seus belos casarões, ladeiras e becos.
 
Sem refeições inclusas;
Pernoite em São Luís.


2º Dia - SÃO LUIS / BARREIRINHAS / ATINS

Saída às 8h da manhã em veículo privativo com destino a Barreirinhas (260km estrada asfaltada / 3h30 de viagem) com uma parada para um lanche regional na cidade de Morros (não incluso). Chegando a Barreirinhas parada para almoço (não incluso) no Restaurante Bambaê na beira do Rio Preguiças e as 13h30 embarque em lancha voadeira para passeio no Rio Preguiças (40km / 2h30min). Durante o percurso teremos pequenas paradas em Vassouras, Mandacaru e Caburé (APA – Pequenos Lençóis Maranhenses). Depois de um descanso vamos seguir viagem rumo à praia de Atins. Em seguida, traslado em veículo 4x4 até o povoado Canto do Atins (6km / 30m), onde iremos pernoitar no redário da casa  do Sr. Antônio, morador da comunidade famosa pelo preparo do camarão grelhado. Jantar (não incluso).
 
Café da manhã;
Pernoite em redário.


3º Dia - ATINS / FOZ DO RIO NEGRO / BAIXA GRANDE

Após um café da manhã bem reforçado por volta das 5h da manhã, seguiremos em veículo 4x4 até a chegada do Rio Negro (20km / 1h), onde iniciaremos nosso trekking. O nosso cenário será de dunas e lagoas belíssimas, sempre com pequenas paradas para descanso, contemplar a paisagem e refrescar o corpo nas águas cristalinas das lagoas. Depois de repor as energias, vamos seguir em frente com destino a Baixa Grande, um dos Oásis do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. O nosso almoço e jantar (incluso) será à base da culinária regional (galinha caipira ou peixe). 
 
Distância do trekking: 9km
Tempo: 3 a 4 horas
 
Café da manhã, lanche de trilha, almoço e jantar;
Pernoite em redário.


4º Dia - BAIXA GRANDE / QUEIMADA DOS BRITOS

Após o café da manhã, saída às 7h com o destino à Comunidade Queimada dos Britos. No trajeto, vamos encontrar uma vegetação de restinga com árvores frutíferas. Chegando na Comunidade vamos desfrutar de um almoço regional e, em seguida, poderemos descansar nos redários das casas dos moradores.
 
Distância do trekking: 9km
Tempo: 4 a 5 horas
 
Café da manhã, lanche de trilha, almoço e jantar;
Pernoite em redário.


5º Dia - QUEIMADA DOS BRITOS / BETÂNIA / SANTO AMARO

Hoje o dia começa bem cedo! Após café da manhã, sairemos por volta das 3h com o destino à Betânia, povoado às margens do rio Alegre. Nesse dia, o nosso trajeto será mais longo, com cerca de 7 horas de caminhada, com o direito a descansar nas lagoas do parque. Chegando ao nosso destino, vamos aproveitar o rio Alegre e um delicioso almoço (incluso) no povoado. Depois do almoço, seguiremos em 4x4 para Santo Amaro, onde faremos check in na pousada. Na parte da tarde, seguiremos para visita a Lagoa da Gaivota, onde poderemos aproveitar para nos refrescar e ver o pôr do sol. Retorno a Santo Amaro por volta das 18h. Noite livre para conhecer a pacata cidade de Santo Amaro do Maranhão. 
 
Distância do trekking: 17km
Tempo: 5 a 7 horas
 
Café da manhã, lanche de trilha e almoço;
Pernoite em pousada.


6º Dia - SANTO AMARO / SÃO LUÍS / ORIGEM

Após o café da manhã, sairemos em veículo 4x4 com destino ao povoado do Sangue (36km, 01h, estrada de piçarra e asfalto). Trocaremos de veículo para embarcar em traslado privativo com destino ao Aeroporto de São Luis (200km, 03h, asfalto), com chegada prevista para as 13h. Recomendamos voos após 15h.
 
Café da manhã incluso;
Sem pernoite.
 
A programação acima poderá sofrer modificações devido a fatores climáticos, de acesso ou que possam interferir na segurança dos participantes.


O que está Incluso

Inclui
- Transfer privativo: aeroporto São Luís / hotel em São Luís;
- Traslado privativo: São Luís / Barreirinhas;
- Traslado privativo: lancha Barreirinhas/Atins (Vassouras, Caburé e Mandacaru);
- Traslado privativo: Santo Amaro / Aeroporto de São Luís;
- Alimentação conforme descrita no roteiro;
- Condutor especializado durante toda a caminhada;
- 1 pernoite em São Luís com café da manhã;
- 3 pernoites em redes durante o trekking (Canto do Atins, Baixa Grande e Queimada dos Britos);
- 1 pernoite em Santo Amaro com café da manhã;
- Seguro viagem;
- Brinde Pisa Trekking.


Não inclui:
- Aéreo e taxas de embarque;
- Bebidas e refeições não citadas no roteiro;
- Despesas de ordem pessoal;
- Qualquer item acima não descrito como incluso.

Checklist

- Mochila de ataque;
- Camisetas e roupas leves durante as caminhadas;
- Tênis e/ou papete;
- Chinelo;
- Meias de trekking com cano longo;
- Roupa de banho;
- Boné;
- Óculos escuros;
- Bolsa de hidratação, cantil ou squeeze;
- Lanterna de cabeça;
- Toalha;
- Máquina fotográfica;
- Filtro solar para rosto e lábios e repelente contra insetos;
- Medicamentos particulares e materiais de higiene pessoal (biodegradáveis) em embalagens pequenas;
- Alimentos energéticos (ex.: chocolates, barras de granola, frutas secas, etc.).

Informações Importantes

- Devido aos fatores climáticos e à época das chuvas, as lagoas sofrem variações de nível e quantidade de água, podendo estar secas no período entre outubro a abril;
- Se você programa a viagem nesse período, consulte nossa equipe para verificar as condições das lagoas. Vamos elaborar um roteiro com a melhor logística e todo o cuidado nos detalhes;
- A programação acima pode sofrer alterações devido a fatores climáticos, de acesso, ou outros que o receptivo julgue poder interferir na segurança ou bem estar dos clientes;
- A bagagem principal ficará guardada em Barreirinhas e você só terá acesso a ela a partir de Santo Amaro; 
- Durante o trekking, cada cliente deve levar apenas uma mochila (pequena) com produtos de higiene e algumas mudas de roupas;
- As refeições na Baixa Grande e Queimada dos Britos são a base de galinha caipira, peixes (quando há) e demais criações locais;
- Sugerimos levar alimentos energéticos, como barras de cereais e frutas secas.