Pisa Trekking Aventura Levada a Sério

Lençóis Maranhenses - A Travessia do Parque Nacional

Cód.Roteiro:1272

EXPERIÊNCIAS:

  • Trekking

    Trekking

  • |
  • Parques Nacionais

    Parques Nacionais

  • |
  • Paraísos Naturais

    Paraísos Naturais

  • |
7 DIAS E 6 NOITES

Nível de dificuldade:

Valor a partir de:

R$ 7.421,00

Terrestre

Num momento você está escalando as dunas como se estivesse no Saara. Em seguida, mergulhando numa lagoa de águas cristalinas.
 
Não existe nada comparável aos fascinantes Lençóis Maranhenses. O Parque dos Lençóis, situado no litoral oriental do Maranhão, envolve os municípios de Santo Amaro, Caburé, Atins e Barreirinhas, este último sendo o principal portão de entrada para esta fantástica beleza natural.
 
São 155 mil hectares de paisagem deslumbrante, cheio de altas dunas com até 40 metros de altura e lagoas de água doce, que variam entre os tons de verde e azul. Um verdadeiro santuário ecológico no Nordeste do Brasil. O parque foi criado em 1981 para preservar esta região maravilhosa, uma mistura quase inacreditável de deserto e água que não existe em nenhum outro lugar do mundo!
 
Preparamos uma fantástica vivência pelos Lençóis Maranhenses, uma das mais singulares regiões do globo. Paisagens surreais serão observadas no “deserto” brasileiro, repleto de lagoas cristalinas. Visitaremos comunidades perdidas no tempo, rios intocados, dunas gigantescas e lagoas multicoloridas. Conheceremos de perto como é viver em uma área onde a natureza é quem dita as regras, vivenciando o modo de vida dos nativos. Uma experiência transformadora e inesquecível, indicadas apenas para os fortes de corpo e alma. As caminhadas exigem bom condicionamento físico e a vivência cultural e troca de experiências exige coração aberto e muito amor!
 
Dentre todas as rotas de travessia nos Lençóis Maranhenses, esta é a mais famosa. Os pernoites realizados dentro da zona primitiva acontecem nos oásis de Baixa Grande e da Queimada dos Britos, pontos máximos de encontro com a natureza dessa atividade dentro da zona primitiva.
A visitação na zona primitiva é estritamente proibida ser realizada de outra forma, que não seja caminhando. Nossas visitas são feitas a pé, em conforme o plano de manejo do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.
O caminho possui lindos circuitos de lagoas, dunas e rios. A Cultura também é uma das atrações dessa experiência, com pessoas habitando os oásis há mais de cem anos. Suas vidas no "deserto" são cheias de relações com o meio ambiente que enriquecem nossa travessia.
 
Conheça as belezas do nosso Brasil com a Pisa Trekking!

 

Pontos de Interesse

- Caminhar por lugares que poucos chegaram, explorando cada pedacinho no Parque Nacional;
- 2 pernoites em comunidades remotas, no meio do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses;
- Levar renda para as comunidades locais, gerando impacto positivo social, ambiental e econômico;
- Interagir com as culturas locais e aprender com seu modo de vida;
- Ser surpreendido com a beleza dos Lençóis Maranhenses;
- Pernoitar em verdadeiros oásis no meio do Parque Nacional;
- Fazer um dos trekkings mais incríveis do Brasil.
- Saídas especiais em grupo e também em período de Lua Cheia, uma das experiências mais profundas de imersão em meio a natureza.
 
Consulte valores para saídas privativas. 
 
Saídas em Grupo, reserve com antecedência: 15/06, 21/07 e 03/11. 
 
Saídas em Grupo na Lua Cheia: 21/04, 19/05, 15/07, 17/08, 14/09, 13/10 e 09/12.  

 

Sobre a Trilha

São 3 dias de trekking totalizando aprox. 35km com muitas subidas e descidas de dunas, onde o terreno é de areia firme nas subidas e bastante fofo nas descidas, o que exige uma musculatura do quadríceps bem fortalecida. O sol também é um fator de dificuldade e deve ser levado em consideração sua proteção também no vestuário usado nas caminhadas. O pernoite durante o trekking é feito em redários em ranchos na casa de moradores locais, onde também faremos refeições simples.
 
Os pernoites durante a caminhada serão realizados em barracões de palha que acolhem todos os caminhantes e não somente os clientes de nosso grupo. Será disponibilizado uma rede e um lençol para cada cliente. Há um único toalete para todos os caminhantes, com chuveiro porém, sem água quente.
 
Almoços e jantares durante o trekking são realizados nos próprios Oásis de Baixa Grande e Queimada dos Britos. A preparação é feita pelos moradores com base em ingredientes regionais e tem valor aproximado de R$ 80,00 por refeição, e devem ser pagos em dinheiro (não são aceitos cartões de débito ou crédito nem cheques).
 
Cada participante é responsável por carregar sua própria mochila durante todo o percurso da travessia. Durante a travessia será levado apenas o essencial, poucas roupas e ítens de higiene. 

Dia a Dia

1º Dia - CHEGADA EM SÃO LUIS

Recepção no aeroporto e traslado para hotel em São Luís.

Pernoite em hotel.

Sem Alimentação inclusa.



2º Dia - SÃO LUIS / BARREIRINHAS / VASSOURAS / MANDACARU / REVOADA DOS GUARÁS / ATINS

Café da manhã e saída as 08:30 em direção a Barreirinhas. A viagem tem uma previsão de quatro horas com uma pausa ao longo do caminho para banheiros. Em Barreirinhas, os participantes, realizam o embarque em lancha voadeira no rio Preguiças, com destino a Atins. Paramos em Vassouras para o almoço (não incluso). Depois seguimos até o Mandacaru, onde será possível subir no farol. Após a visita ao Mandacaru, perto do por do sol, observamos a revoada dos Guarás. Chegada em Atins ao por do sol. Em Atins, após o nossa viagem sobre o rio Preguiças, traslado em 4x4 ou quadriciclo até sua pousada.
 
Pernoite em Pousada.
Café da manhã incluso.


3º Dia - ATINS / ILHA DO AMOR COM ALMOÇO NA VOVOZINHA

Em horário a confirmar localmente, saída para uma experiência caiçara, visita da ilha do Amor, ou a ilha da "Vovozinha". Embarque em rabeta (pequenos barcos de madeira local) pela foz do rio em direção a ilha da Vovozinha (40 minutos). Nossos anfitriões são os próprios, a Vovozinha e seu marido, um casal de pescadores caiçaras, residentes da ilha do amor. Durante a permanência na ilha, a proposta é provar da cultura da catação de mariscos no mangue, caminhar pela parte oceânica da ilha, o que faz aos participantes a sensação de praia deserta.
A Vovozinha, com suas habilidades de quem vive na ilha, sempre prepara o peixe grelhado para os visitantes, além de toda sua simpatia em contar sobre as pessoas que chegaram aquela parte dos Lençóis Maranhenses. Após o almoço na ilha, retornamos à praia de Atins (Em virtude de disponibilidade, o almoço na Vovozinha poderá ser substituído pelo almoço na Izabel.
 
SUGESTÃO: fim de tarde em Atins é passar o tempo no Bar.co, bar de praia descolado com ótima localização para o por do sol.
 
Pernoite em Pousada
Café da manhã e almoço inclusos.


4º Dia - ATINS / FOZ DO RIO NEGRO / BAIXA GRANDE

Saída prevista ás 05h00 em direção à foz do rio Negro. São cerca de 23km em 4x4 até o ponto onde iniciaremos nossa caminhada em direção ao oásis Baixa Grande, local do primeiro pernoite. Nossa chegada em Baixa Grande está prevista para 10h00. Em Baixa Grande nossa estadia acontece na casa de nativos, onde as estruturas são compostas de serviços essenciais para nossa estadia. Eles disponibilizam redes para pernoites, mantas, banheiros, duchas e eletricidade para os equipamentos. Também são responsáveis pelas refeições durante a travessia, oferecem bebidas alcoólicas e não alcoólicas em seus menus (refeições e bebidas não inclusos). No período da tarde, o grupo realiza um pequeno ataque de 3km ao redor de nossas instalações afim de encontrar pontos de mergulhos e lugar para o pôr do sol. Em nossa caminhada vespertina, para os grupos mais condicionados recomendamos a visita das cachoeiras da Baixa Grande como atividade do dia. Habitualmente, após o jantar, convidamos aos participantes da travessia a subir a duna e observar o céu estrelado, espetáculo da região entre os meses de Julho e Novembro. Em razão da nossa proximidade com a linha do equador, desde os Lençóis Maranhenses, podemos assistir constelações do hemisfério norte e sul ao mesmo tempo. Pernoite em redes.
 
Pernoite em Redário no Parque Nacional.
Café da manhã incluso.
 


5º Dia - OÁSIS BAIXA GRANDE / OÁSIS QUEIMADA DOS BRITOS

Nosso segundo dia de travessia começa bem cedo. Por volta das 4h30 despertamos para contemplar o nascer do sol. Nossa caminhada se inicia às 5h30 por um percurso de cerca de 12km entre o oásis Baixa Grande e o oásis Queimada dos Britos. Ao longo do percurso observamos lagoas cristalinas, com possibilidade de parada para banho. Nossa chegada ao oásis Queimada dos Britos está prevista para 10h00, como no oásis anterior nossas instalações são casas dos nativos que trabalham com hospedagem, os "redários". Após o almoço (não incluso), realizamos uma pequena caminhada para aproveitar lagoas naquela região e um bom lugar para o pôr do sol. Pela noite, após o jantar (não incluso), nossa sugestão, sentar à frente da fogueira, meditar, observar o céu. Pernoite em redes.
 

Pernoite em Redário no Parque Nacional

Café da manhã incluso.



6º Dia - OÁSIS QUEIMADA DOS BRITOS / BETANIA / SANTO AMARO

Em nosso último dia, levantamos as 03h30. O café é servido pela família anfitriã e em seguida iniciamos na trilha. São cerca de 17km entre do oásis Queimada dos Britos e Povoado Betânia. Ao longo do caminho observamos lagoas com possíveis pausas para banho. Chegamos a Betânia por volta das 10h00, atravessamos o rio. Parada no povoada para descansar e tempo para almoço (não incluso). Saída do Povoado da Betânea para Santo Amaro por volta das 13h30. O percurso desde Betânia é feito uma parte pela trilha sobre as dunas do parque municipal de Santo Amaro por cerca de 8km em veículos 4x4. Pernoite em Santo Amaro.
 
Pernoite em Pousada
Café da manhã incluso.
 


7º Dia - SANTO AMARO / SÃO LUIS

Após o café da manhã, saída com destino a São Luis (237km em asfalto - 4 horas) (Marcar voo após 15h00).
 
Sem pernoite incluso.
Café da manhã incluso.
 
O ROTEIRO PODERÁ SER ALTERADO DE ACORDO COM CONDIÇÕES CLIMÁTICAS E/OU POR MOTIVOS ALHEIOS A NOSSA VONTADE.


Datas e Preços

Calendário

Datas

Status

A Partir de

17/08/2024

Últimas vagas

R$ 8.100,00
Terrestre

14/09/2024

Há Vagas

R$ 7.642,00
Terrestre

13/10/2024

Há Vagas

R$ 7.421,00
Terrestre

03/11/2024

Há Vagas

R$ 7.421,00
Terrestre

09/12/2024

Há Vagas

R$ 7.421,00
Terrestre

Preço por pessoa - Somente terrestre - Valores em R$

Período

Hospedagem

SGL

DBL

TPL

Maio; Outubro a Dezembro

São Luis do Maranhão - BlueTree Towers São Luís
Atins - Pousada Vila Jurará
Santo Amaro - Pousada Vila Capininga
Parque Nacional - Pernoite em Redário

9.270

7.421

7.043

Abril

São Luis do Maranhão - BlueTree Towers São Luís
Atins - Pousada Vila Jurará
Santo Amaro - Pousada Vila Capininga
Parque Nacional - Pernoite em Redário

9.603

7.575

7.199

Setembro

São Luis do Maranhão - BlueTree Towers São Luís
Atins - Pousada Vila Jurará
Santo Amaro - Pousada Vila Capininga
Parque Nacional - Pernoite em Redário

9.750

7.642

7.283

Junho a Agosto

São Luis do Maranhão - BlueTree Towers São Luís
Atins - Pousada Vila Jurará
Santo Amaro - Pousada Vila Capininga
Parque Nacional - Pernoite em Redário

10.741

8.100

7.638

Valores válidos para saídas especiais em 15 de junho, 21 de julho e 03 de novembro de 2024. 
Valores válidos para saídas especiais na LUA CHEIA em 21 de abril, 19 de maio, 15 de julho, 17 de agosto, 14 de setembro, 13 de outubro e 09 de dezembro de 2024. 
 
Preços por pessoa válidos para mínimo 2 pessoas. Valores sujeitos a alteração sem aviso prévio.
As saídas em grupo foram elaboradas para atender grupos pequenos de no máximo 10 pessoas.
 
Política de Criança: Valores sob consulta. A política de criança varia de acordo com a idade e a opção de hospedagem escolhida.
 
* PARTE AÉREA - CONSULTE NOSSO ATENDIMENTO!
Os valores de bilhetes aéreos estão sujeitos a variações diárias e a disponibilidade de lugares. Eles são garantidos somente no ato da emissão da passagem, conforme as regras de cada companhia aérea.
 

 

Op: 2

 

Forma de Pagamento:

 
Parcelamento em cartão de crédito:
Visa ou Mastercard: 40% de entrada via depósito/transferência bancária + 3 parcelas iguais no cartão.
Amex: 40% de entrada via depósito/transferência bancária + 2 parcelas iguais no cartão.
 
*cartões devem ser de pessoa física e emitidos no Brasil. 
*a primeira parcela do cartão será debitada na data da sua próxima fatura.

 

Política de Cancelamento:

De acordo com as condições do contrato de prestação de serviço.

O que está Incluso

Inclui:
 
- Traslados em serviço compartilhado exclusivo ao grupo
- Hospedagem com café da manhã;
- Todos os passeios citados em serviço compartilhado exclusivo ao grupo com acompanhamento de guia, taxas e transporte quando necessário;
- Refeições mencionadas no roteiro;
- Seguro viagem.
 
 
Não inclui:
 
- Refeições e bebidas não mencionadas;
- Despesas pessoais;
- Qualquer outro item não mencionado como incluso.

 

Checklist

- Mochila pequena;
- Protetor solar e labial;
- Repelente;
- Boné;
- Tênis confortável;
- Papete (bastante recomendável);
- Squeeze;
- Roupas leves;
- Roupas para banho;
- Toalha pequena;
- Agasalho;
- Capa de chuva / anorak;
- Câmera fotográfica;
- Medicamentos de uso pessoal;
- Óculos escuros (muito importante para caminhar nas dunas).
- Dinheiro trocado
- Lanterna
- Garrafa para água
 
Bagagem:
- Para esta viagem somente é permitido malas soft / duffle bag (malas maleáveis).
- Indicamos levar pouca bagagem, pois o percurso será feito todo a pé, as bagagens maiores e que não forem utilizadas durante o trekking seguirão no veículo até Atins e serão entregues somente na chegada à Santo Amaro.
- Sugerimos levar para a travessia uma mochila pequena de no máximo 20l ou 30l, com até 6 Kg e com apenas 3 mudas de roupa, higiene pessoal, toalha, máquina fotográfica, boné, óculos escuros, protetor solar, repelente, lanterna, medicamentos pessoais e água.
- Cada participante é responsável por carregar sua própria mochila durante todo o percurso da travessia. 
 
Dinheiro:
- Muitos restaurantes em Atins e Santo Amaro (além das refeições servidas dentro do parque) não aceitam pagamento com cartão, somente em dinheiro.

 

Informações Importantes

Alimentação
Almoços e jantares durante o trekking são realizados nos próprios Oásis de Baixa Grande e Queimada dos Britos. A preparação é feita pelos moradores com base em ingredientes regionais e tem valor aproximado de R$ 80,00 por refeição, e devem ser pagos em dinheiro (não são aceitos cartões de débito ou crédito nem cheques)
 
 
Transporte
Os horários dos voos devem respeitar os horários de saída dos traslados, conforme abaixo:
- Aeroporto - Hotel em São Luís: Horários flexíveis.
- São Luis - Atins: saída prevista às 08:30.
- Santo Amaro - São Luis: saída prevista às 9h00, portanto seu horário de voo saindo de São Luis deve ser a partir das 15h00 (com margem de segurança caso haja algum imprevisto no caminho).
 
 
Seguro
- Consulte-nos para saber as coberturas previstas no plano incluso em sua viagem (Nacional 18.000)
- O seguro viagem NÃO cobre cancelamentos e nem assistência para COVID -19.
- Não válido para estrangeiros e residentes no exterior.
- Limite de idade: 85 anos. De 65 a 85 anos haverá acréscimo na tarifa do seguro. Consulte nosso atendimento para validar o valor para as idades mencionadas.
 
 
Bagagem:
 
- Para esta viagem somente é permitido malas soft / duffle bag (malas maleáveis).
- Indicamos levar pouca bagagem, pois o percurso será feito todo a pé, as bagagens maiores seguirão no veículo até Atins e depois serão entregues somente na chegada à Santo Amaro.
- Sugerimos levar para a travessia uma mochila pequena de no máximo 20l ou 30l, com até 6 Kg e com apenas 3 mudas de roupa, higiene pessoal, toalha, máquina fotográfica, boné, óculos escuros, protetor solar, repelente, lanterna, medicamentos pessoais e água.
- Cada participante é responsável por carregar sua própria mochila durante todo o percurso da travessia. 
 
Dinheiro:
 
- Muitos restaurantes em Atins e Santo Amaro (além das refeições servidas dentro do parque) não aceitam pagamento com cartão, somente em dinheiro.
- Durante o trekking o pagamento das refeições também deverão ser feitos através de dinheiro. 

 

Hotelaria

SÃO LUÍS
Check in: 14h00 / Check out: 12h00
Categoria: Classic
 
ATINS
Vila Jurará (café da manhã é serviço na Pousada Jurará)
Check in: 13h00 / Check out: 12h00
Categoria: Apartamento
 
SANTO AMARO
Check in: 14h00 / Check out: 12h00
Categoria: Ala Norte Sul
 
PARQUE NACIONAL
Os pernoites durante a caminhada serão realizados em barracões de palha que acolhem todos os caminhantes e não somente os clientes de nosso grupo. Será disponibilizado uma rede e um lençol para cada cliente. Há um único toalete para todos os caminhantes, com chuveiro porém, sem água quente.