1º Dia - CHEGADA EM SÃO LUIS
Recepção no aeroporto e traslado para hotel em São Luís.
Pernoite em hotel.
Sem Alimentação inclusa.
2º Dia - SÃO LUIS / BARREIRINHAS / VASSOURAS / MANDACARU / REVOADA DOS GUARÁS / ATINS
Café da manhã e saída as 08:30 em direção a Barreirinhas. A viagem tem uma previsão de quatro horas com uma pausa ao longo do caminho para banheiros. Em Barreirinhas, os participantes, realizam o embarque em lancha voadeira no rio Preguiças, com destino a Atins. Paramos em Vassouras para o almoço (não incluso). Depois seguimos até o Mandacaru, onde será possível subir no farol. Após a visita ao Mandacaru, perto do por do sol, observamos a revoada dos Guarás. Chegada em Atins ao por do sol. Em Atins, após o nossa viagem sobre o rio Preguiças, traslado em 4x4 ou quadriciclo até sua pousada.
Pernoite em Pousada.
Café da manhã incluso.
3º Dia - ATINS / ILHA DO AMOR COM ALMOÇO NA VOVOZINHA
Em horário a confirmar localmente, saída para uma experiência caiçara, visita da ilha do Amor, ou a ilha da "Vovozinha". Embarque em rabeta (pequenos barcos de madeira local) pela foz do rio em direção a ilha da Vovozinha (40 minutos). Nossos anfitriões são os próprios, a Vovozinha e seu marido, um casal de pescadores caiçaras, residentes da ilha do amor. Durante a permanência na ilha, a proposta é provar da cultura da catação de mariscos no mangue, caminhar pela parte oceânica da ilha, o que faz aos participantes a sensação de praia deserta.
A Vovozinha, com suas habilidades de quem vive na ilha, sempre prepara o peixe grelhado para os visitantes, além de toda sua simpatia em contar sobre as pessoas que chegaram aquela parte dos Lençóis Maranhenses. Após o almoço na ilha, retornamos à praia de Atins (Em virtude de disponibilidade, o almoço na Vovozinha poderá ser substituído pelo almoço na Izabel.
SUGESTÃO: fim de tarde em Atins é passar o tempo no Bar.co, bar de praia descolado com ótima localização para o por do sol.
Pernoite em Pousada
Café da manhã e almoço inclusos.
4º Dia - ATINS / FOZ DO RIO NEGRO / BAIXA GRANDE
Saída prevista ás 05h00 em direção à foz do rio Negro. São cerca de 23km em 4x4 até o ponto onde iniciaremos nossa caminhada em direção ao oásis Baixa Grande, local do primeiro pernoite. Nossa chegada em Baixa Grande está prevista para 10h00. Em Baixa Grande nossa estadia acontece na casa de nativos, onde as estruturas são compostas de serviços essenciais para nossa estadia. Eles disponibilizam redes para pernoites, mantas, banheiros, duchas e eletricidade para os equipamentos. Também são responsáveis pelas refeições durante a travessia, oferecem bebidas alcoólicas e não alcoólicas em seus menus (refeições e bebidas não inclusos). No período da tarde, o grupo realiza um pequeno ataque de 3km ao redor de nossas instalações afim de encontrar pontos de mergulhos e lugar para o pôr do sol. Em nossa caminhada vespertina, para os grupos mais condicionados recomendamos a visita das cachoeiras da Baixa Grande como atividade do dia. Habitualmente, após o jantar, convidamos aos participantes da travessia a subir a duna e observar o céu estrelado, espetáculo da região entre os meses de Julho e Novembro. Em razão da nossa proximidade com a linha do equador, desde os Lençóis Maranhenses, podemos assistir constelações do hemisfério norte e sul ao mesmo tempo. Pernoite em redes.
Pernoite em Redário no Parque Nacional.
Café da manhã incluso.
5º Dia - OÁSIS BAIXA GRANDE / OÁSIS QUEIMADA DOS BRITOS
Nosso segundo dia de travessia começa bem cedo. Por volta das 4h30 despertamos para contemplar o nascer do sol. Nossa caminhada se inicia às 5h30 por um percurso de cerca de 12km entre o oásis Baixa Grande e o oásis Queimada dos Britos. Ao longo do percurso observamos lagoas cristalinas, com possibilidade de parada para banho. Nossa chegada ao oásis Queimada dos Britos está prevista para 10h00, como no oásis anterior nossas instalações são casas dos nativos que trabalham com hospedagem, os "redários". Após o almoço (não incluso), realizamos uma pequena caminhada para aproveitar lagoas naquela região e um bom lugar para o pôr do sol. Pela noite, após o jantar (não incluso), nossa sugestão, sentar à frente da fogueira, meditar, observar o céu. Pernoite em redes.
Pernoite em Redário no Parque Nacional
Café da manhã incluso.
6º Dia - OÁSIS QUEIMADA DOS BRITOS / BETANIA / SANTO AMARO
Em nosso último dia, levantamos as 03h30. O café é servido pela família anfitriã e em seguida iniciamos na trilha. São cerca de 17km entre do oásis Queimada dos Britos e Povoado Betânia. Ao longo do caminho observamos lagoas com possíveis pausas para banho. Chegamos a Betânia por volta das 10h00, atravessamos o rio. Parada no povoada para descansar e tempo para almoço (não incluso). Saída do Povoado da Betânea para Santo Amaro por volta das 13h30. O percurso desde Betânia é feito uma parte pela trilha sobre as dunas do parque municipal de Santo Amaro por cerca de 8km em veículos 4x4. Pernoite em Santo Amaro.
Pernoite em Pousada
Café da manhã incluso.
7º Dia - SANTO AMARO / SÃO LUIS
Após o café da manhã, saída com destino a São Luis (237km em asfalto - 4 horas) (Marcar voo após 15h00).
Sem pernoite incluso.
Café da manhã incluso.
O ROTEIRO PODERÁ SER ALTERADO DE ACORDO COM CONDIÇÕES CLIMÁTICAS E/OU POR MOTIVOS ALHEIOS A NOSSA VONTADE.