1º Dia (sex) – SÃO PAULO / LIMA / CUZCO
Sua jornada começa hoje!
Você deverá chegar ao Aeroporto Internacional de Guarulhos com no mínimo 3 horas de antecedência ao horário de saída do voo para embarcar com destino a Cuzco, no Peru.
Chegada e traslado ao hotel.
Restante do dia livre para se aclimatar e aproveitar a cidade.
Voos previstos:
LATAM:
LA8004 GRU LIM 03:30 06:55 conexão LA2320 LIM CUZ 09:50 11:08
LA8098 GRU LIM 07:05 10:40 conexão LA2035 LIM CUZ 13:25 14:47
Se você emitir os voos por sua conta, caso haja alguma conexão, emita respeitando o intervalo de no mínimo 3 a 4 horas entre os voos. Conexões com menos tempo do que isso, mesmo que oferecidas pela cia aérea, poderão acarretar na perda do voo seguinte ou atraso da bagagem. Se isso acontecer irá impactar negativamente a qualidade da sua viagem, sendo que você provavelmente perderá o traslado de chegada (aeroporto / hotel), tendo que pagar por um novo traslado ou tomar e pagar um táxi por sua conta. Poderá perder ainda noites de hotel e passeios (sem poder receber reembolso).
*Importante: nos hotéis do Peru, o horário de check-in (entrada no quarto) ocorre a partir das 14h ou 15h. Caso você chegue em um voo antes desse horário, deverá aguardar na recepção do hotel o horário para entrar no quarto. Se preferir, é possível adicionar uma diária extra para ter acesso ao quarto assim que você chegar no hotel. Consulte os valores na tabela de valores de noite extra em Cuzco.
*Atenção: a partir de sua chegada em Cuzco, você estará sempre em altitudes muito elevadas, onde o ar rarefeito poderá provocar dores de cabeça, insônia, falta de apetite, dificuldades na digestão e muita fadiga. Por isso, nos primeiros dias evite comer muito (principalmente alimentos gordurosos e crus), beba muito líquido (chá, água mineral de garrafinha, chá de coca e evite sucos naturais). Caminhe devagar e cuide-se para aproveitar cada momento da viagem.
Pernoite em hotel.
Sem refeições inclusas.
2º Dia (sáb) – CUZCO / CATEDRAL / QORICANCHA / SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS / CUZCO
Café da manhã no hotel e manhã livre. Cuzco é uma linda cidade, aproveite para caminhar um pouco por sua conta no período da manhã e comece a se encantar com o lugar. Almoce cedo porque o passeio guiado acontecerá logo no início da tarde.
À tarde (saída entre 12h30-13h), conheceremos um pouquinho da cidade de Cuzco e dos sítios arqueológicos localizados nos seus arredores. Visitaremos o famoso templo de Qoricancha, o centro de culto ao Deus Sol dos antigos incas, sobre o qual os católicos dominicanos contruiram a igreja que está de pé até a atualidade. Após essa visita, seguiremos até os arredores da cidade para conhecer o principal sítio arqueológico da região, Sacsayhuaman. Além de ser o maior, ainda nos presenteia com uma bela vista da cidade e com uma história extremamente rica. Avistaremos ainda outros sítios, todos impressionantes à sua maneira: Kenko, Tambomachay e Pukapukara. Retorno ao centro de Cuzco para visitar a Praça de Armas e a Catedral de Cuzco, o templo católico mais importante da cidade. Após o passeio, se houver tempo, aproveite para visitar o centro da cidade: passear a pé no seu ritmo, visitar outras igrejas, fazer compras e curtir o restante do dia da maneira que quiser!
*Atenção: Deixe sua mala pronta nessa noite, pois amanhã, você levará sua bagagem para o hotel do Vale Sagrado. Note que no dia da viagem de trem do Vale Sagrado para Machu Picchu (Águas Calientes) só será permitido levar 1 mala de mão ou 1 mochila pequena (máximo 5 kg). A mala maior será enviada de volta para o hotel de Cuzco,
Pernoite em hotel.
Café da manhã incluso.
3º Dia (dom) – CUZCO / CHINCHERO / MUSEU DE YUCAY / SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS DE OLLANTAYTAMBO / VALE SAGRADO
Hoje visitaremos o Vale Sagrado dos Incas, um dos pontos altos de nossa viagem! Saída cedo de Cuzco para percorrer essa região rodeada de majestosas montanhas e cultura fascinante. Visitaremos o vilarejo de Chichero, um lindo povoado, muito pitoresco e onde é possível comprar o artesanato próprio da região. Em seguida faremos uma visita ao Museu Vivo de Yucay, onde teremos a oportunidade de entender e nos aproximarmos da cultura andina. Parada para almoço em restaurante típico e turístico. Continuando a viagem pelo Vale Sagrado, iremos agora para o povoado de Ollantaytambo, um típico exemplo do planejamento urbano dos incas ainda habitado como no passado. Pachacútec (1438 - 1471) conquistou o povoado, o destruiu e construiu um novo absorvendo-o como parte de seu império e exibe um dos complexos arqueológicos mais notáveis do incanato (Estado Inca). Visitaremos os Sítios Arqueológicos de Ollantaytambo, uma obra monumental Inca que nos fará voltar no tempo e entender a grandiosidade deste povo. Após a visita seguiremos ao nosso hotel no Vale Sagrado, onde passaremos a noite.
Pernoite em hotel.
Café da manhã incluso.
Almoço incluso em restaurante turístico (sem bebidas).
4º Dia (seg) – VALE SAGRADO / MARAS / MORAY / ÁGUAS CALIENTES
Café da manhã no hotel e saída para visitarmos dois locais impressionantes no Vale Sagrado, Maras e Moray.
No Salar Maras encontramos as minas de sal, exploradas desde a época dos incas até a atualidade. Muito procuradas pelos amantes de fotografia! Conheceremos os terraços circulares de Moray, utilizados pelos Incas para adaptar as plantas a novos climas. É mais uma evidência dos avançados níveis agrícolas alcançados pelos Incas!
Após as visitas, traslado à estação de trem de Ollantaytambo para embarque no trem que nos levará ao Povoado de Machu Picchu (chamado também de Águas Calientes). Chegada, acomodação no hotel e restante do dia livre.
Pernoite em hotel.
Café da manhã incluso.
5º Dia (ter) – MACHU PICCHU / ÁGUAS CALIENTES / CUZCO
Hoje faremos a tão aguardada visita a Machu Picchu. Pegaremos um ônibus em direção à grande atração de nossa viagem: Machu Picchu, a Cidade Perdida dos Incas. Acompanhados por um guia local, exploraremos a região, mergulhando na história de uma das mais espetaculares civilizações do planeta. Aproveite para observar a arquitetura tão precisa para a época, conhecer um pouco mais sobre como os incas se orientavam com base nos elementos da natureza e se encantar com a beleza das imponentes montanhas que cercam esta joia da humanidade.
Após nossa visita, retornaremos para o povoado. Dependendo do horário e se houver tempo, teremos almoço em um restaurante turístico (sem bebidas).
No período da tarde, embarcaremos no trem com destino ao Vale Sagrado de onde teremos o traslado ao hotel de Cuzco.
Chegada, acomodação e noite livre.
Atenção: Devido a regras locais de visitação será permitido permanecer em Machu Picchu por no máximo 2 a 3 horas ou menos, de acordo com indicações que serão dadas diretamente no local pelo guia. As visitas serão realizadas em turnos com horário fixo para começar, permitidas somente com acompanhamento de guia local que irá informar o horário de sua entrada e saída, assim como a rota a ser percorrida.
Pernoite em hotel.
Café da manhã incluso.
6º Dia (qua) - CUZCO / DIA LIVRE
Café da manhã no hotel e dia livre em Cuzco.
Você poderá aproveitar para visitar a cidade com calma por sua conta. Uma sugestão, para quem gosta de conhecer melhor a cultural e lugares mais populares, é explorar o fascinante Mercado de São Pedro, onde é possível ter contato com as cores, perfumes e sabores da culinária peruana e andina. Você poderá ainda fazer uma caminhada pelo bairro de San Blas, um dos lugares mais especiais da cidade. Se tiver tempo suba até o campanário no alto de Cuzco para a msi linda vista da cidade.
Se preferir, você poderá adicionar um passeio de um dia para visitar uma das montanhas coloridas, Palcoyo ou Vinicunca, ou fazer um trekking mais pesado e visitar a Laguna de Humantay.
Pernoite em hotel.
Café da manhã incluso.
7º Dia (qui) – CUZCO / LIMA / SÃO PAULO
Hoje nos despedimos de Cuzco e iniciamos nosso trajetória de volta a São Paulo.
Café da manhã no hotel e check out logo cedo.
Traslado até o aeroporto para embarque em voo com destino a São Paulo (com conexão em Lima).
Voos previstos:
LATAM: LA2600 CUZ LIM 08:35 10:00 conexão LA8203 LIM GRU 13:00 19:25
LATAM: LA2034 CUZ LIM 20:10 21:40 conexão LA8005 LIM GRU 00:05+1 07:00+1
Importante: se seu voo sair logo cedo não haverá tempo de tomar café da manhã no hotel.
SUGESTÃO DE PASSEIOS E ATIVIDADES EXTRAS
Adicione dias a mais de hotel em Cuzco e realize outros passeios e atividades incríveis para explorar ainda mais as belezas naturais, históricas e culturais peruanas.
Abaixo você encontrará os descritivos desses passeios e atividades extras.
Nas tabelas de valores mais abaixo você encontrará os preços de noites de hotéis e dos passeios para serem somados ao roteiro.
MUITO IMPORTANTE - LEIA COM ATENÇÃO: nem todos os passeios e atividades oferecidos abaixo são adequados para todas as pessoas. As atividades de trekking exigem que os participantes tenham excelente nível de condicionamento físico, ótima forma física, experiência prévia em trekking de nível moderado a avançado e que estejam muito bem aclimatados à altitude, sem sintomas de mal de altitude. Só poderão participar se estiverem utilizando tênis ou bota de trekking e roupas específicas para essa atividade. Pessoas com problemas em articulações (joelhos, tornozelos, quadril, coluna, etc) ou outras condições de saúde não devem participar.
Atividade Opcional em Cuzco - VISITA MONTANHA ARCO-ÍRIS - PALCOYO - dia todo
Saída bem cedo do hotel (04h da manhã) e viagem até o ponto de partida da caminhada até a impressionante cordilheira Palcoyo. Assim como a famosa montanha colorida de Vinicunca, a montanha Palcoyo apresenta diversas cores em sua formação rochosa devido a presença de minerais como ferro, magnésio, cálcio entre outros, que se acumularam ao longo de milhões de anos e que hoje podem ser observados em um espetáculo visual.
Ao contrário de Vinicunca, a cordilheira Palcoyo tem acesso mais fácil e o transporte nos deixará bem próximo da montanha. Por não apresentar muitas subidas e descidas, a caminhada é mais tranquila e curta, ainda que seja realizada em grande altitude. Após a caminhada, você terá tempo para apreciar e desfrutar da bela vista, observar o entorno que também tem rara beleza cênica e curtir essa região que recebe bem menos visitantes do que Vinicunca. Além das cores impressionantes as texturas e formações do entorno são de tirar o fôlego.
Ao final do passeio, viagem de retorno a Cuzco. Chegada prevista para 16h.
Nível de dificuldade: moderado
Duração: dia todo (aproximadamente 10 horas)
Distância percorrida no trekking: 2,5 km
Duração da caminhada: 2 a 3 horas
Altitude máxima: 4.930 m.s.n.m
Refeição: almoço tipo pic nic
Melhor época: De maio a outubro (temporada seca). De novembro a abril é temporada de chuvas e fica perigoso visitar essa região. Deslizamentos e fechamento das trilhas são comuns nessa época o que torna o trekking muito perigoso e não recomendamos.
Muito importante: você deverá estar aclimatado a altitude para conseguir realizar esse trekking, por isso, recomendamos que inclua somente no final do roteiro. É necessário ter um nível excelente de condicionamento físico, estar em ótima forma física e estar acostumado a realizar trekking em trilhas na natureza e na montanha. Botas ou tênis de trekking, vesturário adequado para a atividade e para o clima local são necessários para que você tenha um boa experiência.
Atenção: A viagem de Cuzco até a montanha leva em torno de 3 horas (1h30 em estrada asfaltada e mais 1h30 em estrada de terra com muitas curvas, subindo a montanha). O mesmo trajeto será realizada no retorno.
Atividade Opcional em Cuzco - TREKKING MONTANHA ARCO-ÍRIS - VINICUNCA - dia todo
Saída bem cedinho de Cuzco (04h da manhã) em viagem com destino ao ponto de início da caminhada que nos levará a uma das paisagens mais lindas e exóticas da Cordilheira Vilcanota. Passaremos por Pitumarca e Quesiuno e caminharemos por algumas horas em altitude elevada (4.000 m de altitude) até chegarmos ao cume das Montanhas Vinicunca (5.000 m de altitude) que receberam este nome devido ao seu colorido que lembra um arco-íris dependendo da luminosidade do dia. Avistaremos durante a caminhada a Montanha Sagrada Ausangate ou Apu Ausangate (6.385 m de altitude), que desde o tempo dos incas é local de culto e veneração. Passaremos ainda por pequenas comunidades típicas andinas e poderemos avistar um pouco da fauna local. Esta caminhada é desafiante e imperdível para os amantes da natureza e do trekking. Retorno ao final do dia para Cuzco, chegada por volta de 17h.
Nível de dificuldade: intenso
Duração: dia todo (aproximadamente 12 a 13 horas)
Distância percorrida no trekking: 7,5 km
Duração da caminhada: 4 a 5 horas
Altitude máxima: 5.020 m.s.n.m
Refeição: almoço tipo pic nic
Melhor época: De maio a outubro (temporada seca). De novembro a abril é temporada de chuvas e fica perigoso visitar essa região. Deslizamentos e fechamento das trilhas são comuns nessa época o que torna o trekking muito perigoso e não recomendamos.
Muito importante: você deverá estar aclimatado a altitude para conseguir realizar esse trekking que é bem difícil, por isso, recomendamos que inclua somente no final do roteiro. É necessário ter um nível excelente de condicionamento físico e ótima forma física, além de estar acostumado a realizar trekkings difíceis na montanha. Pessoas com problemas em articulações (joelhos, tornozelos, quadril, coluna etc) ou outras condições de saúde não devem participar. Utilizar botas ou tênis de caminhada, vesturário adequado para trilhas e para o clima local são necessários para que você tenha um boa experiência. Apesar dessa atividade ser muito popular e amplamente divulgada como um passeio, se trata na realidade de uma atividade difícil que nem todas as pessoas terão condições de fazer.
Atividade Opcional em Cuzco - TREKKING LAGUNA HUMANTAY - dia todo
Saída na madrugada de Cuzco (04h da manhã) para passeio de dia inteiro à Laguna Humantay.
Viajaremos de Cuzco com destino à comunidade de Soraypampa, ponto de partida da nossa caminhada, passando pela cidade de Limatambo (2100 metros de altitude), um importante ponto de acesso para a cidade de Cuzco durante o Império Inca, onde os restos arqueológicos de Tarawasi estão localizados. Soraypampa está a 3.800 metros de altitude, e é o ponto de partida para a caminhada até a Laguna Humantay. Depois de uma hora e meia de caminhada desafiadora até a montanha, poderemos apreciar este lugar maravilhoso que está localizado a 4200 metros de altitude. Após a visita e tempo para um almoço estilo pic-nic, faremos a caminhada de retorno a Soraypampa onde nosso transporte nos espera para retornar a Cuzco. Chegada prevista para 17h30.
Nível de dificuldade: radical
Duração: dia todo (aproximadamente 12 a 13 horas)
Distância percorrida no trekking: 7,5 km
Duração da caminhada: 3 a 4 horas
Altitude máxima: 4.200 m.s.n.m
Refeição: almoço tipo pic nic
Melhor época: De maio a outubro (temporada seca). De novembro a abril é temporada de chuvas e fica perigoso visitar essa região. Deslizamentos e fechamento das trilhas são comuns nessa época o que torna o trekking muito perigoso e não recomendamos.
Muito importante: você deverá estar aclimatado a altitude para conseguir realizar esse trekking, por isso, recomendamos que inclua somente no final do roteiro. É necessário ter um nível excelente de condicionamento físico e estar em ótima forma física, além de estar acostumado a realizar trekkings difíceis na montanha. Pessoas com problemas em articulações (joelhos, tornozelos, etc) ou outras condições de saúde não devem participar. É obrigatório utilizar botas ou tênis de trekking. Vestuário adequado para trilhas na montanha e para o clima local também são necessários para que você tenha um boa experiência. Apesar dessa atividade ser muito popular e amplamente divulgada como um passeio, se trata na realidade de uma atividade difícil que nem todas as pessoas terão condições de fazer.