Pisa Trekking Aventura Levada a Sério

O Barato dos Lençóis Maranhenses c/ Atins

Cód.Roteiro:1551

EXPERIÊNCIAS:

  • Parques Nacionais

    Parques Nacionais

  • |
  • Paraísos Naturais

    Paraísos Naturais

  • |
5 DIAS E 4 NOITES

Nível de dificuldade:

Valor a partir de:

R$ 2.240,00

Terrestre

Não existe nada comparável aos fascinantes Lençóis Maranhenses. Uma imensa área onde a paisagem desértica das dunas se contrasta com lagoas de águas quentes e azuis. Situado no litoral oriental do Maranhão, às margens do rio Preguiças, o parque envolve os municípios de Humberto de Campos, Primeira Cruz, Santo Amaro e Barreirinhas, sendo este último o principal portão de entrada para o parque.
 
São 155 mil hectares de paisagens deslumbrantes! Altas dunas com até 40 metros de altura de uma areia muito fina, e lagoas de água doce, cujos tons de cores variam do verde ao azul. É um raro fenômeno geológico formado ao longo de milhares de anos. Os Lençóis Maranhenses assemelham-se a um grande deserto, se não chovesse por lá 300 vezes mais do que no Saara. São estas águas que, aprisionadas no raso lençol freática abaixo das dunas, formam verdadeiros oásis tropicais. Algumas lagoas chegam até a ter peixes. 

Pontos de Interesse

São Luís: São Luís é a capital do estado do Maranhão, conhecida como Jamaica Brasileira, Ilha do Amor, Atenas Brasileira, dentre outras homenagens. É a única cidade brasileira fundada por franceses, tendo sido, posteriormente, invadida por holandeses e, por fim, colonizada pelos portugueses. Localiza-se na ilha de Upaon-Açu, no Atlântico Sul, entre as baías de São Marcos e São José de Ribamar. A cidade foi tombada pela ONU como Patrimônio Cultural da Humanidade, em 1997. Possui um acervo arquitetônico colonial avaliado em cerca de 3.500 prédios, distribuídos por mais de 220 hectares de centro histórico, sendo grande parte deles sobradões com mirantes, muitos revestidos com preciosos azulejos portugueses. É realmente um passeio pela nossa história! 
 
Barreirinhas: É a cidade portal de entrada dos Lençóis Maranhenses, transformado em Parque Nacional em 1981. Está localizada a 260km da capital São Luís e possui atrativos como passeios de lancha pelo rio Preguiças, passeio de 4x4 aos Grandes Lençóis e muito mais.
 
Parque Nacional: Foi criado em 02 de junho de 1981 numa área de 155 mil hectares nas margens do rio Preguiças, no nordeste do estado do Maranhão e distante cerca de 260km da capital. Ocupa uma área total de 270 quilômetros quadrados, com dunas de até 40 metros e lagoas de água doce. Trata-se de um ecossistema costeiro único dentro do bioma caatinga, que associa ventos fortes e chuvas regulares. Consiste em uma faixa de dunas que avança entre 5 e 25 km em direção ao interior. Estas dunas formam pequenas lagoas de água doce. Abrange os municípios de Barreirinhas, Humberto de Campos, Primeira Cruz, Santo Amaro do Maranhão e Paulino Neves.
 
Rio Preguiças: Nasce no povoado Barra da Campineira, em Anapurus, e percorre mais de 120 km até desaguar no Oceano Atlântico em frente ao povoado de Atins. É a principal via fluvial do município de Barreirinhas e um dos principais pontos turísticos da localidade. Meio de vida e subsistência da maioria da população, sendo via de acesso para muitos povoados e comunidades ribeirinhas. Seu nome descende dos antigos bichos preguiças que viviam nas suas margens.
 
Vassouras: Fica localizada nos Pequenos Lençóis, primeira parada no passeio do rio Preguiças antes de Caburé. Lá vivem algumas famílias que dependem da pesca e do turismo para seu sustento.
 
Mandacaru: É uma vila de pescadores localizada entre a praia de Caburé e a praia de Atins. É o mais antigo povoado ribeirinho. Antes era centro comercial e portuário para transportes por mar até São Luís. As famílias que lá residem hoje utilizam a pesca e a agricultura como forma de sustento.
 
Farol do Preguiças: O Farol do Preguiças, conhecido também como Farol de Mandacaru, localiza-se no Povoado de Mandacaru. Farol marítimo de 54 metros de altura, 19 milhas de alcance e 160 degraus, foi construído em 1940 e inaugurado em 1944 pelo então Almirante Morais Rego. Desde suas proximidades se obtém vistas fantásticas do Parque Nacional.
 
Caburé: Fica localizada próxima à foz do Rio Preguiças, na estreita faixa de areia que separa o rio do mar. A região onde se encontra a praia do Caburé denominada de Pequenos Lençóis, é composta pelas localidades de Moitas, Morro do Boi, Espadarte, Alazão, Vassouras e Caburé.
 
Atins: é uma vila de pescadores situada em uma das extremidades do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, na margem esquerda da Barra ao lado de Mandacaru, mas, já na foz do Rio Preguiças, na confluência entre o rio e o mar.

Sobre a Trilha

A região possui duas estações ao longo do ano: o período de chuva, que vai de fevereiro a maio, e a seca, de junho a janeiro. É após o período chuvoso, entre os meses de maio e agosto, que o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses apresenta o melhor cenário, com suas lagoas cheias. Entretanto, é importante ressaltar que o nível das lagoas depende do regime de chuva do ano, que pode variar dependendo de condições climáticas específicas no período.  Um roteiro com poucas caminhadas, para contemplar a beleza deste paraíso natural e encher o pulmão de ar puro!

Dia a Dia

1º Dia - ORIGEM / SÃO LUÍS

Apresentação no aeroporto de origem para embarque com destino a São Luís. Chegada, recepção e traslado para o hotel escolhido. Dia livre para conhecer os principais pontos turísticos da cidade, intitulada Patrimônio da Humanidade, com seus belos casarões, ladeiras e becos. 
 
*Opcional: City tour em São Luís (duração de 3h30).
Consulte o valor na tabela de serviços extras. 
 
Pernoite em hotel em São Luís
Sem alimentação


2º Dia - SÃO LUÍS / BARREIRINHAS / PARQUE NACIONAL DOS LENÇÓIS MARANHENSES (Circuito de lagoas da época)

Após o café da manhã, sairemos com destino a Barreirinhas em traslado regular (adicional para traslado privativo na tabela de serviços extras) compartilhado por via terrestre (260 km, aproximadamente 4 horas, por estrada de asfalto). Parada para um café ou lanche (não incluso) na cidade de Morros. Chegada em Barreirinhas e acomodação na pousada escolhida. Na parte da tarde, às 14h, saída para passeio, em veículo 4x4 (tipo jardineira), até os Grandes Lençóis e visita às melhores lagoas da estação. O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (PNLM) é um paraíso ecológico com 155 mil hectares de dunas, rios, lagoas e manguezais. Os circuitos de lagoas mais visitadas são: Circuito Lagoa Azul (inclui: Lagoa Azul, dos Peixes, da Preguiça, da Esmeralda e da Paz), Circuito Lagoa Bonita (inclui: Lagoa Bonita, do Clone, Maçarico e lagoas do entorno). Todas as lagoas são conhecidas por suas singularidades de cores e formatos. Nós visitaremos o circuito com mais água na época. Retorno para a pousada no final da tarde e noite livre.
 
OBS I: O horário de traslado São Luís/Barreirinhas é informado um dia antes do embarque, por tratar-se de um transfer regular compartilhado. Saímos sempre por volta de 06h50 até 07h30. 
OBS II: Não nos responsabilizamos por fatores climáticos que causam, em determinadas épocas do ano, o baixo nível de água e seca das lagoas.
 
Pernoite em Barreirinhas
Café da manhã


3º Dia - BARREIRINHAS / PASSEIO PELO RIO PREGUIÇAS / VASSOURAS / MANDACARU / CABURÉ / ATINS

Após o café da manhã, e já de malas prontas, seremos conduzidos até o porto de Barreirinhas, onde embarcaremos nas lanchas voadeiras regulares pelo Rio Preguiças até a Praia de Caburé. No caminho, palmeiras e mangues são o lar de pássaros, répteis e mamíferos. A primeira parada será nas Vassouras, um dos muitos pontos onde as dunas dos Pequenos Lençóis encontram o Rio Preguiças. Macacos pregos e papagaios fazem a festa dos turistas que param para se refrescarem com bebidas geladas servidas à sombras das barracas. Seguimos na voadeira até o farol do Mandacaru, no povoado de mesmo nome, que no alto de seus oito andares revelará em 360 graus toda a exuberância do local. Seguiremos até a vila de Caburé e suas pousadas e restaurantes rústicos, onde almoçaremos (não incluso). Após almoço, atravessaremos o Rio Preguiças até o povoado de Atins, onde deixaremos a bagagem na pousada e seguiremos em jardineira 4x4 (regular) até o outro lado do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses  para visitarmos as Lagoas da região de Atins (as que estiverem com mais água na data da viagem). No retorno, faremos uma parada no Canto do Atins para apreciar os camarões grelhados (não incluso), retornando a noite para a pousada.


OBS: Consulte-nos para passeio até a foz do rio Preguiças - encontro do rio com o Oceano Atlântico - em frente ao Povoado Atins (não incluso).

Pernoite em Atins
Café da manhã


4° Dia – ATINS / BARREIRINHAS / SÃO LUÍS

Teremos a manhã livre para aproveitar a praia do Atins. Ás 14h, atravessaremos em lancha rápida de Atins até Caburé para embarque em lancha regular até Barreirinhas onde aguardaremos o embarque para São Luis. À tarde, entre 16h e 16h30, traslado para São Luís (260 km em Aprox. 04h por estrada de asfalto) em micro-ônibus regular (consulte o adicional para carro privativo).  Acomodação no hotel em São Luís e pernoite.

Pernoite em São Luís
Café da manhã


5° Dia – SÃO LUÍS / ORIGEM

De acordo com horário do seu voo, traslado para o aeroporto de São Luís e embarque com destino a cidade de origem. 
 
Sem pernoite incluso
Café da manhã
 
**A programação acima poderá sofrer modificações devido a fatores climáticos, de acesso ou que possam interferir na segurança dos participantes.


Datas e Preços

ALTA TEMPORADA - PREÇO POR PESSOA - TERRESTRE - VALORES EM R$

Categoria

Hospedagem

SGL

DBL

TPL

Econômica

São Luís – Grand São Luís ou similar
Barreirinhas - Pousada do Rio ou similar
Atins - Pousada Jurará ou similar

3.100

2.270

2.060

Superior

São Luís – Brisamar Hotel ou similar
Barreirinhas - Pousada Encantes do Nordeste ou similar
Atins - Pousada Vila Jurará ou similar

3.430

2.560

2.350

Luxo

São Luís – Hotel Luzeiros ou similar
Barreirinhas - Porto Preguiças Resort ou similar
Atins - Pousada Maresias ou similar

4.860

3.040

2.700

Validade: 4 à 31 de janeiro e 15 de junho à 15 de setembro de 2019. Exceto feriados.
 
Valores válidos para saídas diárias a partir de 1 cliente.

BAIXA TEMPORADA - PREÇO POR PESSOA - TERRESTRE - VALORES EM R$

Categoria

Hospedagem

SGL

DBL

TPL

Econômica

São Luís – Grand São Luís ou similar
Barreirinhas - Pousada do Rio ou similar
Atins - Pousada Jurará ou similar

3.060

2.240

2.050

Superior

São Luís – Brisamar Hotel ou similar
Barreirinhas - Pousada Encantes do Nordeste ou similar
Atins - Pousada Vila Jurará ou similar

3.320

2.470

2.290

Luxo

São Luís – Hotel Luzeiros ou similar
Barreirinhas - Porto Preguiças Resort ou similar
Atins - Pousada Maresias ou similar

4.530

2.890

2.590

Validade: 01 de fevereiro a 14 de junho e 16 de setembro a 20 de dezembro de 2019. Exceto feriados. Exceto feriados.
 
Valores válidos para saídas diárias a partir de 1 cliente.

Noite Extra em São Luís - Preço por pessoa

HOSPEDAGEM

TIPO DE QUARTO

SGL

DBL

TPL

Grand São Luís Hotel

Standard

250

150

120

Brisamar Hotel

Standard

275

160

125

Hotel Luzeiros

Standard

410

230

175

Validade: 4 de janeiro a 20 de dezembro de 2019. Exceto feriados.

Noite Extra em Barreirinhas - Alta Temporada - Valor por pessoa em R$

Hospedagem

Tipo de Quarto

SGL

DBL

TPL

Pousada do Rio

Standard

220

145

110

Pousada Buriti

Standard

340

230

190

Pousada Encantes do Nordeste

Standard

360

220

180

Pousada Encantes do Nordeste

Eco Challet

415

280

240

Porto Preguiças Resort

Standard

860

430

320

Validade: 4 a 31 de janeiro e 15 de junho a 15 de setembro de 2019. Exceto feriados.

Noite Extra em Barreirinhas - Baixa Temporada - Valor por pessoa em R$

Hospedagem

Tipo de Quarto

SGL

DBL

TPL

Pousada do Rio

Standard

180

120

95

Pousada Buriti

Standard

180

170

150

Pousada Encantes do Nordeste

Standard

280

190

160

Pousada Encantes do Nordeste

Eco Challet

320

210

180

Porto Preguiças Resort

Standard

490

250

195

Validade: 2 de fevereiro à 14 de junho e 16 de setembro à 20 de dezembro de 2019. Exceto feriados.

Serviços Extras - Preço por pessoa em R$

Serviços

1 pessoa

2 pessoas

3 pessoas

Traslado privativo: São Luís / Barreirinhas ou Barreirinhas / São Luís

490

260

170

City tour em São Luís (Saídas às 9h ou 14h / 3h30 de duração)*

sob consulta

sob consulta

sob consulta

Passeio regular de Boia no Rio Formigas em Cardosa (8h30 às 12h30)

sob consulta

sob consulta

sob consulta

Passeio privativo de lancha pela Casa da Farinha em Barreirinhas (9 às 14h)

sob consulta

sob consulta

sob consulta

*Não recomendamos realizar o city tour aos domingos e sábados à tarde, pois às principais atrações estão fechadas.
 
Valores válidos até 20 de dezembro de 2019, sujeito a disponibilidade. 
 
Consulte-nos para valores para grupos acima de 4 pessoas. 

ADICIONAL AÉREO ORIGEM / SÃO LUÍS / ORIGEM - POR PESSOA EM R$

CIA. AÉREA

VALOR A PARTIR DE

Gol / Latam / Azul

Sob consulta

O que está Incluso

Inclui:
- Traslados: aeroporto São Luís / hotel em São Luís / aeroporto São Luís 
- Traslado regular: São Luís / Barreirinhas em micro-ônibus 
- Traslado regular: Barreirinhas / São Luís em micro-ônibus 
- Traslado em lancha voadeira regular: Barreirinhas / Atins / Barreirinhas
- Passeio de 4x4 pelos Grandes Lençóis (Circuito de Lagoas da época) (regular)
- Passeio de lancha voadeira pelo Rio Preguiças (Vassouras, Mandacaru e Caburé) (regular)
- Passeio de 4x4 pelas Lagos de Atins (regular)
- Hospedagem em São Luís com café da manhã
- Hospedagem em Barreirinhas com café da manhã
- Hospedagem em Atins com café da manhã
- Guias locais especializados
- Todos os serviços regulares em grupo
- Taxas locais
- Seguro viagem
- Brinde especial Pisa Trekking
 
Não inclui:
 
- Passagem aérea e taxas de embarque
- Bebidas
- Refeições não citadas no roteiro
- Despesas de ordem pessoal

Checklist

- Mochila pequena
- Protetor solar
- Repelente
- Boné
- Tênis confortável
- Papete (bastante recomendável)
- Squeeze
- Roupas leves
- Roupas para banho
- Toalha pequena para os passeios
- Agasalho
- Capa de chuva / anorak
- Câmera fotográfica
- Medicamentos de uso pessoal
- Óculos escuros (muito importante para caminhar nas dunas)

Informações Importantes

NOTA I: A programação acima pode sofrer alterações devido a fatores climáticos, de acesso, ou outros que a equipe local julgue poder interferir na segurança ou bem estar dos clientes. 
 
NOTA II: O check out dos hotéis em Barreirinhas é às 12h. Portanto, no último dia de estadia, o check out é feito no horário determinado pelo hotel, as malas ficam na recepção à espera do traslado para São Luís e os clientes ficam acomodados nas áreas de vivência do hotel.
 
NOTA III: O check in é às 14h em todos os hotéis/pousadas/resorts/hostel em Barreirinhas.
 
NOTA IV: Tarifas não válidas para feriados.

Hotelaria

Hospedagem (São Luís):
Grand São Luís Hotel - www.grandsaoluishotel.com.br
Hotel Luzeiros - www.luzeiroshoteis.com.br
 
Hospedagem (Barreirinhas):
Porto Preguiças Resort - www.portopreguicas.com.br