Pisa Trekking Aventura Levada a Sério

Os Encantos da Serra do Roncador

Cód.Roteiro:1684

EXPERIÊNCIAS:

  • Trekking para iniciantes

    Trekking para iniciantes

  • |
6 DIAS E 5 NOITES

Nível de dificuldade:

Valor a partir de:

Sob consulta

Terrestre

Localizada na região central do Brasil, a Serra do Roncador está situada na divisa dos Estados do Mato Grosso e Goiás na area de transição da floresta amazônica e do cerrado. A formação de relevo íngreme e acidentado começa em Barra do Garças e se estende até as proximidades da Serra do Cachimbo, no estado do Pará. É um divisor de águas na região, tendo a leste o Rio das Mortes e o Rio Araguaia e a oeste os Rios Xingu e Kuluene. O que favoreceu na região a formação de incríveis cachoeiras. O nome peculiar da serra se deve ao encontro do vento forte com os imensos paredões rochosos originando um som que lembra um ronco de uma pessoa dormindo.

Pontos de Interesse

Barra do Garças / Serra Verde / Cachoeiras do Bateia / Serra do Roncador / Vale dos Sonhos / Arco de Pedra / Gruta da Estrela Azul / Cachoeiras Gêmeas

Sobre a Trilha

Este roteiro é indicado para pessoas com espírito aventureiro e que desejam conhecer uma região pouco explorada pelo turismo. Os atrativos tem acesso difícil e estão distantes da cidade, por isso, todos os dias iremos percorrer longos trechos entre estradas de asfalto e terra. A cada dia um novo desafio e uma nova rota! As atividades incluem caminhadas de baixa intensidade em terreno irregular.

Dia a Dia

1º Dia - ORIGEM / BARRA DO GARÇAS

Apresentação no aeroporto da cidade de origem para embarque com destino a Cuiabá. Embarque no voo da Azul para Barra do Garças. Recepção no aeroporto e traslado para o hotel. Chegada em Barra do Garças, check-in no hotel escolhido e dia livre.
Nesse dia, sugerimos o passeio opcional para o Parque das Águas Quentes.
 
Pernoite em Barra do Garças
Sem refeições inclusas


2º Dia - SERRA DO RONCADOR

Após o café da manhã, seguiremos de Barra do Garças para o Distrito Vale dos Sonhos (75 km), até a mística Serra do Roncador. Hoje iremos contemplar as formações rochosas que lembram imagens de pessoas e animais e que serviram de refúgio para o homem pré-histórico. Durante nosso percurso, em transporte 4x4, iremos realizar algumas paradas para conhecer seus principais atrativos. Nosso primeiro ponto de interesse, será o Bico da Serra do Roncador. Localizado a margem da BR 158, é o cartão postal da Serra. Ficou conhecido como um dos principais “portais” místicos, pois sua formação lembra a forma de uma imagem religiosa ou de um índio. Em seguida, continuaremos de carro até o Arco de Pedra. Após 300m de caminhada, chegaremos nessa formação peculiar, de onde teremos uma visão da planície do Araguaia e das áreas de cerrado preservado em meio as fazendas da região. Caminharemos mais 200m até a Gruta da Estrela Azul, que abriga algumas inscrições de alto relevo em formas geométricas. Retornaremos ao Distrito do Vale dos Sonhos para o almoço. À tarde, seguiremos por 18km até a Cachoeiras Gêmeas, por estrada de terra, onde facilmente se avista emas e seriemas entre outros animais e teremos a visão das cachoeiras para foto. Retorno para cidade, noite livre e pernoite.

Distância do atrativo. Aproximadamente 100km

Pernoite em Pousada
Café da manhã e almoço


3º Dia - CACHOEIRAS DA SERRA VERDE

Após o café da manhã, deslocamento até o assentamento Serra Verde para conhecer algumas cascatas e banho nas piscinas naturais de um sítio local.
Em seguida, realizaremos uma trilha por três cachoeiras, uma delas com poço para banho. Retorno para a pousada e noite livre.
 
Distância do atrativo. 45km
 
Pernoite em Barra do Garças
Café da Manhã e Lanche de trilha

 



4º Dia - COMPLEXO DE CACHOEIRAS DO BATEIA

Após o café da manhã, seguiremos para o Bateia. Durante nosso trajeto, teremos um trecho off-road de 14 km em estrada de terra de Jipe 4x4. Caminharemos 4km até o rio, que parece um “parque aquático natural”, pois possui várias quedas d’água de diferentes alturas que formam piscinas naturais propícias para banho e flutuação, com divertidas hidromassagens e escorregadores naturais em meio ao cerrado. Uma trilha de 500m nos levará até a primeira cachoeira de 80m e ao Poço dos Duendes. Em seguida faremos uma trilha de 1,5 km onde encontraremos diversas cachoeiras como a Cadeirão da Bruxa e a do Poço Esmeralda que possuem piscinas naturais onde poderemos nos refrescar e desfrutar dos escorregadores e hidromassagens naturais. No final, caminhada de 4km para encontrar nosso transporte. Retorno para Barra do Garças no final da tarde.

Distância do Atrativo 67 km. O trecho final 6km pode ocorrer em transporte em bancos laterais do jipe.

Pernoite em Barra do Garças
Café da Manhã e Lanche de trilha


5º Dia - CACHOEIRAS DO VALE DO OURO

Após o café da manhã, deslocamento até Serra do Roncador, para exploramos o Vale do Ouro, um lugar peculiar, com suas formações rochosas e cânions. Uma pequena caminhada até o primeiro ponto de banho, em um grande poço de água verde. Seguiremos por mais 2km pela margem do cânion até cascatas e pilões das cascatas. Retorno para Barra do Garças no final da tarde.

Distância do atrativo. 100km

Pernoite em Barra do Garças
Café da Manhã e Lanche de trilha



6º Dia - BARRA DO GARÇAS / ORIGEM

Após o café da manhã, check-out e traslado para o aeroporto de Barra do Garças e embarque com destino a cidade de origem. 
 
Sem pernoite
Café da Manhã
 

**A programação acima poderá sofrer modificações devido a fatores climáticos, de acesso ou que possam interferir na segurança dos participantes



O que está Incluso

Inclui
- Traslado: Aeroporto de Barra do Garças / Hotel / Aeroporto de Barra do Garças
- 5 pernoites em Barra do Garças com meia pensão (café da manhã, almoço ou lanche de trilha) na pousada escolhida 
- Guia local
- Passeios descritos no roteiro e entradas para os atrativos
- Seguro viagem
- Brinde Pisa Trekking
 
Não Inclui
- Passagens aéreas
- Transfer In/Out: Aeroporto de Goiânia / Barra do Garças / Aeroporto de Goiânia;
- Bilhetes Rodoviários: Goiânia / Barra do Garças / Goiânia
- Transfer In/Out: Aeroporto de Goiânia / Rodoviária / Aeroporto
- Refeições não mencionadas
- Bebidas
- Despesas pessoais e itens não mencionados no roteiro

Checklist

- Mochila pequena
- Protetor solar
- Repelente
- Boné
- Tênis ou bota de caminhada confortável
- Squeeze
- Roupas leves
- Roupas para banho
- Toalha pequena para os passeios
- Agasalho
- Capa de chuva - Anorak
- Câmera fotográfica
- Medicamentos de uso pessoal

Informações Importantes

Traslados

**Os voos de Cuiabá para Barra do Garças estão sendo operados apenas de segunta, quarta e sexta-feira. 
 
Barra do Garças, Serra do Roncador e Vale do Araguaia
A serra do Roncador é uma cadeia montanhosa de aproximadamente 800km de extensão iniciando em Barra do Garças e que se estende até o sul do Pará na região da Serra do Cachimbo. A cidade com 56 mil habitantes, faz divisa com o município de Aragarças-GO e Pontal do Araguaia-MT através dos rios Araguaia e Garças. Juntas perfazem uma população de 80 mil pessoas.  Apesar de estar no cerrado é tida como o portal da Amazônia, pois é a uma das entradas de Mato Grosso, que está dentro da área de Amazônia Legal. A região, inicialmente habitada por índios Karajás, Bororos e Xavantes, teve origem no garimpo e hoje vive em função do agronegócio, sendo considerada a capital do novilho precoce. O Ecoturismo começa a engatinhar, portanto existe pouca infraestrutura, porém com alguns atrativos naturais pouco frequentados. 
 
Devido a estas condições as principais atividades são o turismo fora de estrada em veículos 4x4 e caminhadas leves com banho de cachoeira. A localidade ainda tem uma rede médica muito pequena, portando seja cuidadoso com sua segurança e use os Epis disponibilizados nos passeios. Use sempre botas ou tênis para caminhadas. Papetes e Croks serão muito úteis, mas apenas quando for entrar nas piscinas naturais com pedras. Obedeça sempre as diretrizes dos condutores, eles conhecem bem a realidade da medicina local, por isso preocupam-se com você e sabem onde o resgate é fácil com acesso a veículos comuns e quando pode demorar cerca de 9 horas. A intenção é garantir a diversão do dia seguinte e de sua próxima viagem. 
 
O que levar: A região é muito quente, traga roupas leves, boné e protetor solar. Nos meses de maio a junho, à noite, o clima se torna mais ameno chegando a 15° nos dias de frente fria no sul e sudeste do país. Na maior parte do ano a temperatura varia de 23 a 38° durante o dia. Leve também dois tênis ou bota para caminhada, pois pelo menos um deles vai molhar em alguns dos passeios. 
 
Vacinas: O centro oeste é área endêmica de febre amarela, portanto é recomendado a vacina 10 dias antes do embarque. 
 
Onde Comer:
Boteco do Bicudo - Rodizio de Peixes 4ª e 6ª Feira.
Encontro das Águas 
Tucunaré na Telha (Flutuante)
Castros
Bistrô do Cerrado - Apenas sábado e domingo.
Quarto Crescente 
 
Lanches e Sorvetes
Arabis
Açay Fly
Sorveteria Heyto 
 
Artesanato Local e indígena
Berokã  Tapirapé 
 
O que fazer a noite:
 Porto do Baé. Ponto de encontro com bares restaurantes, arena para eventos e shows e a rampa náutica do rio Araguaia. 
 
Outros atrativos:  Parque das Águas Quentes. 
 
 
Em Barra Do Garças: 
- Voltagem 220
- Horário de Brasília
- Bancos: Itaú, BB, Bradesco, Hsbc, Sicredi, Sicoob, Cx Ec Federal, Banco da Amazônia,
- Na cidade a maioria do comércio aceita cartão de débito e crédito, na Zona Rural nenhum recebe por cartão.
 
*Pessoas com restrições alimentares deverão providenciar alimentos substitutos para os passeios. Na medida do Possível será providenciado alternativas alimentares nos passeios e levaremos em lojas de produtos e alimentos naturais

Hotelaria

Hotel Odara - http://www.odaraaraguaia.com.br/hotel
 
Hotel Colombo - http://www.colombohotel.com.br/
 
Pousada Aldeias do Araguaia - http://aldeiasdoaraguaia.com.br/
 
Hotel Esplanada - http://www.esplanadahotel.net/