* Recomendamos tomar vacina contra febre amarela no mínimo 10 dias antes do embarque.
Cancelamento de hospedagem
Até 90 dias antes da data de entrada, multa de 10% sobre o valor total.
De 89 até 61 dias antes da data de entrada, multa de 30% sobre o valor total.
De 60 até 31 dias antes da data de entrada, multa de 50% sobre o valor total.
Menos de 30 dias antes da data de entrada, pagamento integral da reserva.
1. O Refúgio Ecológico Caiman
O Refúgio Ecológico Caiman é um empreendimento pioneiro de ecoturismo no Pantanal Sul-mato-grossense. Localiza-se em uma fazenda de gado, a Estância Caiman, com 53 mil hectares no município de Miranda, a 236 km de Campo Grande.
Desenvolve, além do ecoturismo, atividades de pecuária extensiva e apoia projetos de pesquisa e conservação ambiental como o Projeto Arara Azul, o Projeto Onçafari e o Projeto Papagaio-Verdadeiro, em parceria com pesquisadores e universidades. Possui uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) com cerca de 5.600ha, onde são mantidas as características naturais do Pantanal.
A Caiman também criou um Centro de Interpretação Ambiental, espaço cultural que tem por objetivo apresentar um panorama completo do ecossistema pantaneiro e uma belíssima linha do tempo da história do Brasil, incluindo o pantanal neste contexto. O visitante é conduzido por corredores onde são exibidas imagens da paisagem, fauna, flora e cultura pantaneira.
Check in: a partir de 15h
Check out: até às 12h
2. Atividades de Contemplação
As atividades na Caiman começam bem cedo na manhã aproveitando a melhor parte do dia para observar a vida selvagem. Depois disso, os hóspedes retornam às pousadas para almoçar e descansar. Quando a tarde passa e a temperatura esfria, é hora de sair para um passeio à tarde, outro bom momento para ver o Pantanal e apreciar o maravilhoso pôr do sol local.
No sistema de reservas individuais a equipe de lazer estabelece quais as atividades regulares são realizadas durante a estadia, de acordo com as condições climáticas do Pantanal. A programação é informada no check-in.
No sistema de Private Villas, os hóspedes podem escolher a programação de acordo com as atividades abaixo, com flexibilidade de horários.
Para um melhor aproveitamento da hospedagem na Caiman é recomendável uma permanência de 04 noites, o que proporciona um melhor conhecimento sobre o Pantanal, sua natureza e cultura.
Obs: Todos os hóspedes deverão assinar um regulamento no check-in contendo as instruções e os riscos que as atividades envolvem e acordando em seguir as instruções passadas pelos guias (Caimaners e de campo).
Obs: O Refúgio Ecológico Caiman reserva-se o direito de cancelar ou substituir qualquer atividade regular se as condições ambientais não forem favoráveis à sua realização.
Atividades Opcionais (com custo extra - consulte disponibilidade e valores):
Cavalgada: a maneira mais autêntica de descobrir o Pantanal e interagir com a sua natureza. Com cerca de 3 horas, o passeio percorre diferentes paisagens e ainda oferece uma surpresa pelo caminho.
Observação de aves: nosso refúgio é um verdadeiro paraíso para os entusiastas do tema. Ao lado de guias que entendem tudo sobre o assunto, as “passarinhadas” mostram a biodiversidade presente na Caiman, que inclui cerca de 350 espécies de aves já avistadas, muitas delas raras.
3. Caimaners e Guias de Campo
Caimaners são guias especializados em fauna e flora pantaneiras, bilíngues (português/ inglês), que acompanham os hóspedes nos passeios informando, esclarecendo as dúvidas e apresentando curiosidades.
Além dos caimaners, as atividades também são acompanhadas pelos guias de campo, moradores da região, que conhecem profundamente o Pantanal. Dessa forma o aproveitamento dos passeios torna-se ainda melhor.
4. Recomendações sobre o que levar ao Pantanal.
Para maior comodidade durante os passeios, recomendamos levar na bagagem alguns itens:
• Roupas casuais, confortáveis e resistentes. Bermudas e camisetas são apropriadas para algumas atividades, embora você também deva trazer calças compridas. A camisa de mangas compridas de cor clara é também muito útil, contra o sol e insetos. É importante considerar que as roupas escuras como preto e azul escuro atraem mosquitos;
• Sapatos confortáveis, como tênis para caminhada pelo menos, dois pares, principalmente porque durante a estação das águas geralmente ficam molhados após as atividades. Nas áreas comuns do hotel, sandálias e chinelos são seguros;
• Lembramos que há piscinas em todas as pousadas, assim, trajes de banho são recomendados;
• Chapéu ou boné;
• Repelente de insetos - o que deve ser levado com você durante as atividades;
• Protetor ou bloqueador solar;
• Óculos de Sol com filtro UV;
• Câmera fotográfica, cartões de memória, cabos e baterias;
• Binóculos - extremamente útil durante as atividades. Pode ser alugado na recepção;
• Capa de chuva e lanterna;
• Ao visitar o Pantanal no período de junho a agosto, certifique-se de trazer casacos mais pesados, pois como frentes frias atingem o Pantanal muito de repente, a temperatura pode cair drasticamente.
5. Condições Climáticas
O Pantanal é uma planície lisa, naturalmente aberta e sem grandes montanhas para bloquear as frentes frias. Por isso, a temperatura pode variar muito em um curto período.
O verão é quente, com temperaturas em torno de 25ºC a 40ºC. Durante o inverno, o clima é ameno e seco, com temperatura variando entre 18ºC a 30ºC, mas a frente fria ocasionalmente pode trazer temperaturas tão baixas quanto 8ºC. Então, se você planeja visitar o Pantanal a partir de junho a agosto, é importante estar preparado para estas frentes frias repentinas.
Qual é a melhor época para visitar o Pantanal?
O Pantanal muda de cenário a cada estação, mas é sempre exuberante. Cada uma das estações possui características próprias, variando de acordo com a presença ou não das chuvas. A precipitação anual do pantanal é em média 1500 mm, mas com grande concentração nos meses de novembro a março.
Estação das Águas – Período de dezembro a março
Com as chuvas de verão parte do Pantanal fica alagado, a fauna e a flora se revigoram e o Pantanal atravessa uma de suas épocas mais exuberantes. As principais características desta época são as mais belas paisagens, com água por todas as partes e muitas aves aquáticas, como o tuiuiú, os cabeças-secas, o carão, patos, marrecas e garças.
Entre os mamíferos mais comuns podemos encontrar a capivara, o lobinho e os veados: campeiro e catingueiro. As plantas aquáticas estão em reprodução e podemos observar as mais diferentes formas e cores nas baías e corixos, além de muitas borboletas e outros insetos muito interessantes. Também é a época de se observar o mais lindo pôr-do-sol do ano.
Estação da Vazante - Período de abril a junho
Em abril, as chuvas param e o nível das águas começa a baixar formando lagoas e poças d` água, onde milhares de peixes ficam presos, servindo de banquete às aves aquáticas, que se concentram nestas regiões.
A temperatura fica mais amena, e as noites mais estreladas. Os mamíferos que se dispersaram na estação da cheia começam a retornar e dar o ar de sua graça. Com sorte podemos observar espécies como queixadas e catetos, o cervo-do-pantanal, e os macacos: bugio e prego.
Estação da Seca - Período de julho a outubro
É o melhor período para a observação da vida selvagem. A falta de chuvas encolhe as lagoas, revelando a planície e facilitando o transporte por terra. Os campos começam a secar, oferecendo vastas áreas para pastagem, onde os mamíferos buscam alimento e água nas poças d’água remanescentes.
A partir de agosto ocorre a floração dos ipês, localmente chamados de piúvas (rosas) e paratudos (amarelos). As aves entram na estação reprodutiva, vocalizando muito e com suas plumagens em melhor estado. Também é a melhor época para observar os tamanduás, quatis e mãos-peladas.
Estação da Enchente - Período de novembro e dezembro
É o período em que chove bastante no Pantanal, mas não o suficiente para alagar. Devido ao longo período de seca, demora um tempo para que o solo sature de água a ponto de transbordar. Também é a época de muita fartura de alimento para as aves que iniciaram sua reprodução nos meses anteriores, sendo muito comum avistarmos filhotes se alimentando com seus "pais".