Partindo da histórica e acolhedora cidade de Corumbá, navegando pelo remanso do Rio Paraguai em um percurso de 253 km fluviais, você viverá uma imersão à cada curva e cenários, mergulhando em um destino de grandes conexões: a Serra do Amolar.
	 
	Viajar a este Santuário é se conectar com valores da natureza e dos saberes das gentes deste lugar. Esses valores, vividos em grupo, tornam a viagem um grande caminho de transformação.
	 
	Localizada na borda oeste do Pantanal, próxima à fronteira com a Bolívia e ainda pouco conhecida, a Serra do Amolar compreende um mundo que se desdobra por passeios em lanchas, bicicleta, caminhadas, caiaque, visita a comunidade local, inscrições rupestres, cultura e história, áreas alagadas com montanhas (uma paisagem um tanto incomum no Pantanal), rios de águas cristalinas e, claro, safaris para observar as ricas flora e fauna da região.
	 
	Esse paraíso natural é protegido e gerido pelo Instituto Homem Pantaneiro - IHP e o roteiro apresenta as iniciativas que preservam a região. Dessa forma, os visitantes ainda contribuem de forma responsável e comprometida com a preservação e desenvolvimento do Pantanal.
	 
	A cultura e a história de Corumbá, bem como sua gastronomia típica, enriquecem ainda mais essa experiência imersiva no universo pantaneiro.
	 
	
		Uma experiência que vai além da observação da vida selvagem ou a uma trilha em meio a mata. É uma viagem de relação e trocas entre o Viajante, o Bioma e a Comunidade local. Uma forma de viajar, respeitando e fortalecendo a natureza, a cultura e a economia local, gerando aprendizados significativos e memoráveis com a vida na Serra do Amolar.
	
		 
	
		Em 2025 as nossas viagens serão mais uma vez uma fonte de auxílio nas ações de regeneração do Pantanal, atingido pelos fortes incêndios florestais de 2024. Os investimentos gerados pelas experiências turísticas praticadas são revertidos para as atividades de proteção e conservação dessas áreas mantidas pelo Instituto Homem Pantaneiro.
 
	 
                 
                
                        
                            
Pontos de Interesse
                        
                        
                        
                            
	- Conheça um local remoto do Pantanal, fora da rota comum de turismo.
	- Curta passeio de lancha, caminhadas, caiaque, bicicleta.
	- Mergulhe na cultura local.
	- Aprecie a deliciosa gastronomia.
	- Aproveite o roteiro de 5 dias com saidas em grupo na melhor época, garantidas a partir de 2 pessoas. 
	. 
                         
                     
                    
                                                    
                    
                        
                            
Checklist
                        
                        
                        
                            
	Para melhor aproveitamento das atividades sugerimos roupas de cores claras, tecidos que secagem rápida, camisetas com proteção UV, calçados para trilhas e que possam molhar, casacos corta vento, bandana multiposições, roupa de banho e roupa leves para momentos de descontração.
	 
	Orientamos cada passageiros a utilizar 01 mochila (bagagem de mão) e 01 mala de 10kg.
                         
                     
                    
                                                    
                    
                        
                            
Informações Importantes
                        
                        
                        
                            
	O Instituto Homem Pantaneiro (IHP) é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos e atua na conservação e preservação do bioma Pantanal e da cultura local. Para isso, desenvolveu em conjunto com a comunidade local, uma rede de Projetos voltados para as principais demandas da região. Para a manutenção dessas ações, existe a Taxa de Preservação Ambiental (TPA), que é recolhida através de depósito direto ao IHP na confirmação da reserva, e direcionada exclusivamente para os projetos da rede de proteção, onde cada um cuida de uma área importante, como a prevenção aos incêndios, o monitoramento e proteção à fauna, às nascentes dos rios e a valorização da cultura local.
	 
	O valor da TPA é de 150 reais por diária por pessoa
	 
	
		Brigada Alto Pantanal
	
		 
	
		Ações educativas junto aos moradores ribeirinhos, trabalhos de abertura de aceiros para contenção do fogo, criação de rotas de fuga para animais e moradores, manutenção de vias, entre outras. Clique e saiba mais.
	
		 
	
		
			Memorial do Homem Pantaneiro
		
			 
		
			É a valorização do patrimônio histórico-cultural da região, através do projeto museográfico Memorial Homem Pantaneiro que visa a preservação da memória e a divulgação da identidade cultural regional. Clique e saiba mais.
		
			 
		
			Felinos Pantaneiros
		
			 
		
			
				São ações de manejo que visem minimizar problemas causados pela predação de gado por grandes felinos, e predação de lavoura por porcos silvestres, assegurando melhores práticas e referência na harmonia entre produção e conservação. Além disso, o projeto estima e avalia, utilizando câmeras-trap, aspectos ecológicos dos grandes felinos pantaneiros. Clique e saiba mais.
			
				 
			
				Cabeceiras do Pantanal
			
				 
			
				
					Promove a conservação, preservação e gestão sustentável das áreas de nascentes e Áreas de Preservação Permanente (APPs) do planalto da Bacia do Alto Paraguai, a fim de garantir a disponibilidade hídrica e a ampliação da cobertura de vegetação nativa, fundamental para fornecimento de serviços ecossistêmicos na região. Clique e saiba mais.
			 
		 
	 
 
	 
	
		Pista de Pouso
	
		Aeródromo RPPN Acurizal, na região da Serra do Amolar, registrada no Comando da Aeronáutica sob número 67.613.901458/2018-88 (Indicativo SSM – coordenadas 17°49'45,92"S 57 °33'12,04"W)
	
		 
	
		 
 
	TODOS OS ROTEIROS ESTÃO SUJEITOS A CONFIRMAÇÃO QUANTO À DISPONIBILIDADE DE VAGAS COM A OPERADORA LOCAL E TAMBÉM SUJEITOS A MUDANÇAS NA PROGRAMAÇÃO, POR MOTIVOS DE LOGÍSTICA, SEGURANÇA E CONDIÇÕES CLIMÁTICAS.