21/01 – SEXTA – SÃO PAULO / CURITIBA / VINÍCOLA LEGADO / COLÔNIA WITMARSUM / AS LAVANDAS / OS GIRASSÓIS / CARAMBEÍ
Embarque no voo LATAM 4777S com destino a Curitiba. Chegada prevista em Curitiba às 9h25. Daqui seguimos em direção aos Campos Gerais do Paraná.
Nosso destino inicial é a Vinícola Legado, em Campo Largo. Aqui faremos um passeio de trator com carreta pela propriedade da vinícola, com uma pausa no vinhedo e na cantina de fabricação do vinho. Depois deste passeio onde teremos a oportunidade de colher uvas vamos passar para a visita e degustação de vinhos na vinícola.
Depois deste lindo passeio vamos almoçar na região de Bateias.
Daqui seguimos à pequena e rural Colônia Alemã de Witmarsum.
Aqui iremos conhecer os campos de lavandas e de girassóis do Vale dos Sonhos.
Uma visita que nos transporta em meio a uma paisagem colorida linda, propiciando fotos maravilhosas.
Ao final do passeio temos a oportunidade de conhecer os produtos derivados da lavanda na rústica loja estilo rural da Dagmar.
No final da tarde seguimos para nosso hotel na pequena Carambeí, cidade da imigração holandesa.
Check in. Descanso.
Jantar.
Pernoite em hotel.
Café da manhã e almoço inclusos.
22/01 - SÁBADO - CACHOEIRA BURACO DO PADRE / ALMOÇO COM PAELLA NO SÍTIO DAS AMORAS / PARQUE HISTÓRICO DE CARAMBEÍ / TORTERIA FREDERICA’S
Após o café da manhã vamos nos dirigir ao Buraco do Padre, uma linda cachoeira protegida, com acesso fácil, hoje sob administração de uma empresa privada, o que torna a experiência suave e fluida. Banho de Floresta. Passeio fácil, passarelas agradáveis, e uma linda cachoeira, que despenca dentro de um templo de rocha, com prainha, que possibilita entrarmos debaixo de sua enorme ducha e recebermos esta massagem super forte em nossas costas.
Do Buraco do Padre seguimos para o sítio Porto Brazos. Anne, uma belga, nos recebe. Ela planta amoras e as transforma em tudo aquilo que você pode ... ou ainda nem consegue, imaginar. Passearemos em meio às amoreiras. E depois visitaremos a loja rural, recheada com os mais diversos produtos derivados das amoras. Aqui teremos um almoço com base na paella espanhola.
Ao final do almoço nos despedimos da Anne e retornamos para nossa Carambeí.
Vamos agora visitar em Carambeí uma reprodução em tamanho real de uma vila holandesa, como o era na época da imigração. Caminhamos por meio de suas casinhas, sentimo-nos holandeses, e nos transportamos para os tempos da imigração. A graça permeia toda a vilinha, e o todo forma um parque, palco das mais importantes festividades da comunidade.
Iremos fechar nosso dia com uma visita gastronômica à Torteria Frederica’s. Aqui cada um de nós poderá se deliciar com suas magníficas tortas.
Pernoite em hotel.
Café da manhã e almoço inclusos.
23/01 - DOMINGO - PARQUE ESTADUAL E CANYON DO GUARTELÁ
Hoje iremos conhecer um dos parques icônicos dos Campos Gerais do Paraná: O Canyon do Guartelá, no parque estadual do mesmo nome.
Aqui faremos uma caminhada de cerca uma hora e meia, passando por lindos ofurôs naturais em meio à natureza (deliciosos para entrar se estiver calor - o que é provável). A gostosa trilha culmina numa vista muito linda do Canyon do Guartelá se abrindo à nossa frente. Lugar de sentar, admirar, silenciar, se inspirar. Aqui fazemos nosso lanche de montanha. No início da tarde retornamos pela trilha.
Daqui retornamos a nosso hotel.
Jantar.
Pernoite em hotel.
Café da manhã e lanche de trilha inclusos.
24/01 - SEGUNDA - MOINHO E CENTRO CULTURAL CASTROLANDA / FAZENDA CAPÃO ALTO / QUEIJOS E VINHOS MELKLAND
Após o café da manhã vamos para a próxima Castrolanda para conhecer o maior e mais representativo moinho de vento da Holanda em funcionamento na América do Sul.
Uma estrutura enorme, construída por um mestre molineiro, que veio especialmente da Holanda para construir esta réplica de um típico moinho holandês aqui no Brasil.
Sua estrutura interna abriga um museu da imigração holandesa, que vamos percorrendo à medida que subimos por dentro do moinho.
Depois continuamos a visita às tradições deste povo no prédio contíguo, o Centro Cultural Castrolanda, palco de diversos eventos e festas.
Almoço na cidade de Castro.
À tarde vamos visitar a Fazenda Capão Alto. Ela foi uma das famosas paragens do movimento tropeirista e sua existência remonta ao início da colonização dos Campos Gerais. Os condutores as tropas de mulas e de gado, originalmente conhecidos como tropeiros, utilizavam das instalações da fazenda para seu descanso em seu caminho de Viamão, no Rio Grande do Sul, a Sorocaba, em São Paulo.
No final da tarde vamos à Melkland, onde nos espera um Queijos e Vinhos preparados com muito esmero pela Agnes e seu marido.
Retorno ao hotel. Descanso.
Pernoite em Hotel.
Café da manhã, queijos e vinhos inclusos.
25/01 - TERÇA - PARQUE ESTADUAL DE VILA VELHA / ALMOÇO COM CHEF DOBIS - CURITIBA
Após o café da manhã seguimos ao Parque Estadual de Vila Velha.
Aqui visitaremos seus ícones, as fantásticas formações em arenito, como a Taça.
Depois continuamos dentro do parque, seguindo em nosso micro ônibus para as Furnas, imensas formações rochosas profundas preenchidas com água. E ainda aproveitamos para bordear, através de uma bela e gostosa suave trilha, o lago que o parque ostenta.
Almoço tardio na região rural de Ponta Grossa, num ambiente no campo especialmente criado para receber pessoas pelo chef Dobis.
No final da tarde seguimos a Curitiba. Check in em nosso hotel em Curitiba.
Para o jantar vamos nos inspirar para algo criativo e que acalente corpo e alma.
Pernoite em Hotel.
Café da manhã e almoço inclusos.
26/01 - QUARTA - JARDIM BOTÂNICO / ÓPERA DE ARAME / SÃO PAULO
Após o café da manhã vamos conhecer o Jardim Botânico, em estilo francês, uma das atrações mais formidáveis desta cidade brasileira, com flores, lagos, caminhos e uma estufa art nouveau, que criam uma atmosfera de sonhos de doce fragrância. Aqui podemos desfrutar de seu parque e jardins e também da nova Galeria das Quatro Estações.
Do Jardim Botânico seguimos à Ópera de Arame. A Ópera de Arame, com estrutura tubular e teto transparente, é um dos símbolos emblemáticos de Curitiba. Inaugurada em 1992, acolhe todo tipo de espetáculo, do popular ao clássico.
Entre lagos, vegetação típica e cascatas, numa paisagem singular, faz parte do Parque das Pedreiras juntamente com o Espaço Cultural Paulo Leminski. Possivelmente haverá um grupo tocando jazz ou MPB em meio a seu lago.
Almoço no Quintana, restaurante cult e conceitual.
No meio da tarde seguimos ao aeroporto, para embarque no voo LATAM 3000G com destino a São Paulo, com chegada prevista para às 18h.
Sem pernoite.
Café da manhã incluso.