27/12 (sáb) - 1º dia – SÃO PAULO / LA PAZ
//= nl2br(strip_tags($diadia['texto'])) ?>
Apresentação no Aeroporto Internacional de Guarulhos (com no mínimo 4 horas de antecedência) para embarque com destino a La Paz (voo BOA com conexão em Santa Cruz ou Cochabamba).
Chegada, traslado e acomodação em hotel.
Noite livre em La Paz.
Voo previsto: BOA - OB 735 GRU VVI 14:00 15:50 conexão OB 677 VVI LPB 18:25 19:30 ou similar
IMPORTANTE SOBRE OS VOOS - LEIA COM ATENÇÃO:
Contamos com as conexões fornecidas pelas companhias aéreas.
Os horários de voos informados no roteiro estão sujeitos a alteração por parte da companhia aérea. Mesmo após a emissão do bilhete, os horários poderão sofrer modificações.
Se você comprar os voos por sua conta direto com a cia aérea, faça respeitando o intervalo de no mínimo 2 a 3 horas entre os voos. Conexões com menos tempo do que isso, mesmo que oferecidas pela cia aérea, poderão acarretar na perda do voo seguinte ou atraso da bagagem. Se isso acontecer irá impactar negativamente a qualidade da sua viagem, sendo que você provavelmente perderá o traslado de chegada (aeroporto / hotel), tendo que pagar por um novo traslado ou tomar e pagar um táxi por sua conta. Poderá perder ainda noites de hotel e passeios (sem direito a reembolso).
Atenção: a partir de sua chegada em La Paz, você estará sempre em altitudes muito elevadas, onde o ar rarefeito poderá provocar dores de cabeça, insônia, falta de apetite, dificuldades na digestão e muita fadiga. Por isso, nos primeiros dias evite comer muito (principalmente alimentos gordurosos e crus), beba muito líquido (chá, água mineral de garrafinha, chá de coca e evite sucos naturais). Caminhe devagar e cuide-se para aproveitar cada momento da viagem. Leia com atenção as informações sobre Mal de Altitude.
Pernoite em hotel.
Sem refeições inclusas.
28/12 (dom) - 2º dia – LA PAZ / CITY TOUR / MERCADO DAS BRUXAS / TELEFÉRICO / VALE DA LUA / LA PAZ
//= nl2br(strip_tags($diadia['texto'])) ?>
Café da manhã no hotel Neste dia visitaremos os principais atrativos da cidade de La Paz. Será um passeio panorâmico pela região colonial e residencial da cidade. Na região da Calle Jaén estão diversos edifícios coloniais, museus e a Praça Murillo onde se localiza o Palácio Presidencial e a Catedral de La Paz. Nessa região antiga fica o famoso Mercado das Bruxas, que proporciona uma conexão fascinante com o mundo secreto do misticismo aimara. As cores vibrantes especialmente nas roupas tradicionais das cholitas tornam o lugar ainda mais interessante. Seguiremos após a visita para uma viagem de teleférico com lindas vistas da cidade. Visitaremos ainda o misterioso Vale da Lua, com suas formações impressionantes. Retorno ao hotel e restante do dia livre. Aproveite para descansar a tarde e fazer um jantar leve, visando sua aclimatação a altitude.
Pernoite em hotel.
Café da manhã incluso.
29/12 (seg) - 3º dia – LA PAZ / DIA LIVRE
//= nl2br(strip_tags($diadia['texto'])) ?>
Café da manhã no hotel e saída para visitar Tiwanaku. Situada a 72 km de La Paz, Tiwanaku foi em sua época de esplendor, o principal centro cerimonial e berço da cultura andina. Estas ruínas pré-incaicas iniciaram uma série de debates arqueológicos, estima-se que seu surgimento se deu por volta de 1580 a.C. Visitaremos o Templo de Kalasasaya (Sol), a Porta do Sol, o Templo semi-subterraneo da Terra, a Pirâmide de Akapana e seu museu com impressionante coleção de objetos e instrumentos desta antiga civilização. Retorno ao hotel e restante do dia livre. Aproveite o período da tarde para descansar, organizar sua mala e faça um jantar leve, para que tenha uma melhor aclimatação a elevada altitude.
Pernoite em hotel.
Café da manhã incluso.
Importante: nessa noite deixe sua mala organizada. Amanhã o traslado ao aeroporto para embarque com destino ao Salar de Uyuni será bem cedo.
30/12 (ter) - 4º dia – LA PAZ / SALAR DO UYUNI / CIDADE DE UYUNI
//= nl2br(strip_tags($diadia['texto'])) ?>
Saída do hotel na madrugada em traslado ao aeroporto de La Paz. Embarque em voo com destino a cidade de Uyuni, localizada na região do salar de mesmo nome. Chegada, nncontro no aeroporto de Uyuni com o guia local e início do passeio.
Hoje exploraremos a região e aproveitaremos toda a beleza que o salar do Uyuni oferece. Esse é o maior e mais alto salar do mundo, se assemelhando a um oceano branco e solitário. Ao explorar a região, você não se cansará de descobrir paisagens surreais e impressionantes. Lembrando que dezembro e janeiro são meses de chuvas e o locais que serão visitados poderão mudar por questões de segurança.
Começaremos as visitas pelo famoso Cemitério de Trens, um complexo ferroviário abandonado do século XIX que rende fotos incríveis. Em seguida, visitaremos os "ojos de sal", pontos de saída de água subterrânea e poderemos observar também os desenhos hexagonais que cobrem a superfície do salar. Entenderemos melhor o processo de extração de sal, além de visitar algumas lojas de produtos locais. Parada para almoço estilo pic nic. Em seguida, continuaremos a explorar a região fazendo visitas a locais que ainda não estiverem alagados e que sejam seguros visitar. Ao final do passeio traslado ao hotel, acomodação e noite livre.
Importante: No período de chuvas, que inclui os meses de dezembro e janeiro, o acesso a diversas partes do salar fica restrito. Tenha em mente que alguns locais citados acima não poderão ser visitados. O descritivo acima poderá ser alterado devido a isso e essa alteração ocorrerá localmente (sem prévio aviso) por questões de segurança que serão avaliadas pelo guia local.
Voo previsto: BOA - OB 304 LPB UYU 07:40 08:40 ou similar
Pernoite em hotel.
Café da manhã incluso.
Almoço tipo pic nic durante o passeio.
31/12 (qua) - 5º dia – SALAR DO UYUNI / CIDADE DE UYUNI
//= nl2br(strip_tags($diadia['texto'])) ?>
Após o café da manhã no hotel, continuaremos a desvendar as belezas do salar. Dependendo das condições do salar (chuvas e nível de inundação) os locais visitados nesse dia serão definidos pelo guia localmente. Continuaremos explorando a região e você não se cansará da paisagem surreal e impressionante do lugar. Se for possível, visitaremos a Isla Incahuasi, situada no coração do salar. Povoada por centenas de cactos gigantes (alguns medem mais de 12 m de altura), o contraste da paisagem nesse local é maravilhoso. Parada para almoço estilo pic nic. No final da tarde, avistaremos o pôr do sol que em qualquer parte do salar é alucinante e etéreo. Assim nos despedimos de 2025!
Pernoite em hotel.
Café da manhã incluso.
Almoço tipo pic nic durante o passeio.
01/01 (qui) - 6º dia – SALAR DO UYUNI / PUEBLOS MAGICOS / VALE DAS ROCHAS / VULCÃO OLLAGUE / LAGUNAS MENORES
//= nl2br(strip_tags($diadia['texto'])) ?>
Feliz 2026!
Hoje o dia será repleto de visitas. Nossa jornada de hoje é fazer a travessia que passa pelos Pueblos Mágicos de Lipez: San Cristóbal conhecido por ser um centro de mineração desde a época colonial. Seguiremos a rota até chegarmos ao impressionante Vale das Rochas com pedras de mais de 8 m de altura formando esculturas naturais em meio ao altiplano. Visitaremos também o mirante do Vulcão Ollague para contemplar sua formação em rocha escura e a paisagem desértica que o cerca. Almopo tipo pic nic no trajeto. Visitaremos a região das Lagunas Menores também chamadas de Joias Andinas, um conjunto de lagoas que tem cores, formações e odores peculiares e diferentes entre si. Traslado ao refúgio onde passaremos essa noite.
Importante: por não haver estrutura sofisticada nessa região da Bolívia, você passará essa noite em um refúgio básico com instalações bem simples. É altamente recomendável que você leve seu saco de dormir (sleeping bag) porque as noites podem ser congelantes nessa área. Não há opção de quarto com cama de casal nesse loca, somente quartos com camas de solteiro.
Pernoite em refúgio básico e de instalações simples.
Café da manhã incluso.
Almoço tipo pic nic durante o passeio.
Jantar incluso no refúgio (sem bebidas).
02/01 (sex) - 7º dia – DESERTO DE SILOLI / RESERVA EDUARDO AVAROA / LAGUNA COLORADA E VERDE / GÊISER SOL DA MANHÃ / CIDADE DE UYUNI
//= nl2br(strip_tags($diadia['texto'])) ?>
Café da manhã no refúgio e saída com destino ao Deserto de Siloli, um dos mais áridos do planeta. É caracterizado por formações rochosas em meio a dunas e é a porta de entrada da Reserva Eduardo Avaroa, o parque nacional mais visitado da Bolívia. Visitaremos a famosa Árvore de Pedra, uma escultura natural feita pela erosão eólica durante milhões de anos. Seguiremos para a bela Laguna Colorada, única por ter abundancia de algas e planctons que dão a côr avermelhada que a torna tão especial, além de ser povoada por flamingos. Almoço estilo pic nic. Em seguida visitaremos os gêiseres chamados Sol da Manhã, uma área geotermal com fumarolas espalhadas em uma área de mais de 10 km quadrados. A atividade vulcânica da região produz ainda água mineral medicinal em Polques. O último atrativo que visitaremos será a pequena e icônica Laguna Verde, povoada por microbactérias que dão seu tom esmeralda as águas da mesma. Nesse ponto estaremos no limite natural entre Bolívia e Chile. Após a visita viagem com destino a cidade de Uyuni. Noite livre.
Pernoite em hotel.
Café da manhã incluso.
Almoço tipo pic nic durante o passeio.
03/01 (sáb) - 8º dia – CIDADE DE UYUNI / LA PAZ
//= nl2br(strip_tags($diadia['texto'])) ?>
Café da manhã bem cedo no hotel. Traslado ao aeroporto de Uyuni para embarque com destino La Paz. Traslado ao hotel e restante do dia livre.
Aproveite esse último dia para fazer compras em La Paz e aproveitar os últimos momentos na Bolívia.
Voo previsto: BOA - OB 305 UYU LPB 09:15 10:15
Importante: deixe sua mala organizada nessa noite. Amanhã o traslado ao aeroporto de La Paz para embarque em voo com destino São Paulo será na madrugada.
Pernoite em hotel.
Café da manhã incluso.
04/01 (dom) - 9º dia – LA PAZ / SÃO PAULO
//= nl2br(strip_tags($diadia['texto'])) ?>
Traslado ao aeroporto de La Paz na madrugada para embarque com destino a São Paulo (voo BOA com conexão em Santa Cruz ou Cochabamba).
Voo previsto: BOA - OB 960 LPB VVI 06:20 07:25 conexão OB 738 CBB GRU 09:05 12:50 ou similar
Observações Importantes - leia com muita atenção
//= nl2br(strip_tags($diadia['texto'])) ?>
A Bolívia e especialmente a região do Salar do Uyuni não são destinos para pessoas que não gostam de viajar por lugares rústicos, com estrutura simples e que trazem desafios diários durante os passeios. Tenha isso em mente ao planejar sua viagem. Outro ponto extremamente importante é estar bem informado sobre o Mal de Altitude, já que durante todo o período dessa viagem você estará em altitudes muito elevadas e essa doença poderá afetar quem viaja por esse destino.
Devido a elevada altitude do salar, é necessário fazer aclimatação prévia a sua visita. Por este motivo, o roteiro tem alguns dias em La Paz no início. Não recomendamos que sejam retirados estes dias. Pode ser muito perigoso viajar diretamente ao salar, além de que aproveitar os passeios em La Paz não é nada mal. Se quiser pode até adicionar mais dias e passeios em La Paz.
O mal de altitude é uma condição que ocorre quando o corpo é exposto a altitudes elevadas rapidamente e não se adapta adequadamente à menor pressão de oxigênio. A Bolívia tem seus destinos mais famosos e turísticos, que serão visitados por você nessa viagem, em altitudes muito elevadas, nas montanhas da Cordilheira dos Andes. Essa informação é importante porque ao visitar lugares com altitude elevada é possível que algumas pessoas se sintam mal e possam desenvolver essa doença. Você precisa ter ciência disso ao escolher viajar para esse destino.
O período de chuvas no Salar do Uyuni ocorre entre Dezembro e Março. Neste período, que inclui o período dessa viagem de Reveillon (27/12/2025 a 04/01/2026), o salar fica inundado e a ordem dos passeios poderá ser alterada. Alguns locais como Múmias de Coqueza, Vulcão Tunupa, Caverna de Chiquini e Isla Incahuasi não podem ser visitados nessa época porque não é possível e seguro chegar até eles. Outro pontos poderão não ser visitados também pelo mesmo motivo. No entanto, a paisagem pode ficar ainda mais incrível já que o salar se tranforma em um espelho d'água gigante.
Considere antes de decidir fazer esse roteiro a questão das acomodações simples disponíveis na região do Salar do Uyuni. Por não haver estrutura sofisticada nessa região da Bolívia, você passará uma noite em um refúgio básico com instalações realmente bem simples. É altamente recomendável que você leve seu saco de dormir (sleeping bag) porque as noites podem ser congelantes nessa área. Mesmo os hotéis das noites em Colchani e na cidade de Uyuni, terão instalações simples. Se você não gosta de hotéis básicos, talvez essa viagem não seja para você.
Você deverá levar roupas adequadas como anoraks, calças impermeáveis, botas de trekking, fleece, etc para utilizar durante toda a viagem. Recomendamos que leve saco de dormir para pelo menos -10ºC para ser utilizado no Salar do Uyuni. Mesmo dormindo nos hotéis, como a região é extremamente fria, recomendamos ter este cuidado extra para seu conforto.
O Salar do Uyuni está em uma região remota, isolada e distante de cidades grandes. Não há estrutura com variedade de restaurantes, mercados, lojas, etc. Especialmente em Colchani e na região dos refúgios (Ojo de Perdiz) não haverá opções de lugares para compras ou refeições econômicas. Você terá que jantar onde estiver hospedado. Os valores das refeições, bebidas e outros itens, por conta da dificuldade do abastecimento na região, poderá ser elevados. Você deverá levar moeda local em espécie e não cartão de crédito / débito ou outro tipo de cartão para pagamento na região. Considere que seus gastos com isso serão em torno de US$ 300,00 a 400,00 por pessoa. Se preferir já compre alguns itens de sua preferência em La Paz para levar ao Uyuni (sempre lembrando que sua mala não poderá ter mais que 23kg no voo doméstico LA PAZ / UYUNI / LA PAZ).
TODOS OS ROTEIROS ESTÃO SUJEITOS A CONFIRMAÇÃO QUANTO À DISPONIBILIDADE DE VAGAS COM A OPERADORA LOCAL E TAMBÉM SUJEITOS A MUDANÇAS NA PROGRAMAÇÃO, POR MOTIVOS DE LOGÍSTICA, SEGURANÇA E CONDIÇÕES CLIMÁTICAS.