Sobre o roteiro:
- Os lodges se localizam em áreas remotas, então o wifi nas áreas comuns e quartos é limitado.
- A voltagem na Travessia é de 220V.
- Em San Pedro de Atacama recomenda-se, para uma melhor aclimatação, que as explorações comecem pelo oásis, Cordilheira do Sal e Domeyko, além do Salar e seus desfiladeiros.
- Se a Travessia iniciar no Uyuni recomenda-se pelo menos duas noites em altitudes acima de 2500 msnm para adaptação do corpo.
- Roteiros de 6 noites são apenas para viajantes que chegam antes das 12h00 no dia do check in. Consulte-nos.
- Roteiros de 6, 7 ou 8 noites contemplam apenas explorações durante o trajeto entre um lodge e outro, com exceção de San Pedro de Atacama e Uyuni, por conter mais dias, é possível escolher mais opções de atividades. Já os roteiros de 10 e 11 noites por contemplar mais de 1 noite nos Mountain Lodges (Ramaditas e Chituca), permitem optar por mais explorações;
- Ramaditas está há 4.000 msnm ,Chituca e Uyuni estão há 3.500 msnm e San Pedro de Atacama se encontra perto dos 2.500 msnm e dependendo do lugar que se visite pode chegar a 4.300 msnm.
- A travessia pode ser realizada entre abril e dezembro.
- Durante a travessia pelo Altiplano percorre grande parte do seu trajeto por estradas de terra em altitudes que variam entre 3.600 e 4.700 metros.
- Os tours que estão a mais de 4.300 m sobre o nível do mar (Géiseres del Tatio, Lagunas Altiplánicas, Salar de Tara e Piedras Rojas, entre outros) não é recomendável para mulheres grávidas, crianças menores de 7 anos e pessoas com doenças cardíacas.
- Durante as explorações é recomendável o uso do protetor solar, óculos de sol, sapatos confortáveis de trekking e chapéu (ou boné), levar casaco quente e corta-vento, especialmente no tour Géiseres del Tatio, já que se visita na madrugada e cuja temperatura está entre 6°C até -15°C (podendo chegar a -20°C durante o inverno).
- Para os tours que são possíveis banhar-se (Termas de Puritama, Ojo de Salar e Tebenquinche) é recomendável usar o traje de banho embaixo da roupa que estiver usando.
- Na estação chuvosa (final de novembro até o final de abril) o Salar de Uyuni fica inundado com cerca de 20 cm de água algumas vezes impossibilitando a travessia, nestes casos o trajeto será realizado pela borda do Salar. Por outro lado, o Salar se enche de água convertendo-se em um grande lago, uma belíssima paisagem, porém não será possível chegar a Isla Incahuasi e Tahua durante essa época.
- Os passageiros deverão levar em espécie a moeda local (Boliviano BOB), pois não é aceito dólar ou peso chileno. Qualquer câmbio que seja possível fazer localmente poderá ser sobretaxado por locais, não sendo de responsabilidade da empresa contratada qualquer intervenção.
- É recomendado levar medicamentos de uso pessoal, itens de primeira necessidade e agasalhos apropriados (as temperaturas são sempre muito baixas no Altiplano).
- O itinerário durante o programa pode ser modificado pelo guia responsável em virtude de imprevistos como clima, manifestações/bloqueios locais ou problemas de saúde dos participantes da excursão. Sempre com o objetivo principal de manter o melhor aproveitamento possível da viagem e preservar a segurança dos participantes.
Acomodações:
- Atacama: Yali: a acomodação possui vista da paisagem do deserto com uma cama de casal extra grande ou 02 camas twins, aquecimento, banheira de hidromassagem, roupões de banho e produtos de higiene pessoal.
- Ramaditas e Chituca - a acomodação possui vista da paisagem circundante com uma cama de casal extra grande ou 02 camas twins, aquecimento, roupões de banho e produtos de higiene pessoal.
- Jirira (Salar do Uyuni) - a acomodação possui vista da paisagem circundante com uma cama de casal extra grande ou 02 camas twins, aquecimento, banheira de hidromassagem, roupões de banho e produtos de higiene pessoal.
Check in: à partir das 13h00 / Check out: até às 10h00 (Uyuni) e às 8h00 (Hotéis ou Aeroporto de Calama ou Hotéis em San Pedro de Atacama).
Informações de Transfers:
Travessia Atacama - Uyuni
Transfers de Chegada desde Calama
- Aeroporto de Calama (CJC), hotéis ou terminal de ônibus em San Pedro de Atacama e Calama: O horário exato da saída será confirmado no dia anterior. Tempo estimado entre 10h e 11h.
Transfers de Saída desde Uyuni
Aeroporto de Uyuni (UYU): O horário de saída do Lodge para o Aeroporto de Uyuni é de 2 horas antes do voo.
Hotéis no Uyuni: Caso os passageiros fiquem em algum hotel no Uyuni, a saída será às 10h00.
A saída dos transfers pode variar dependendo do horário dos voos, deve ser coordenado no ato da reserva.
Travessia Uyuni - Atacama
Transfers de Chegada desde Uyuni
- Aeroporto de Uyuni (UYU): A saída dos transfers para o Lodge no Uyuni pode variar dependendo do horário dos voos, deve ser coordenado no ato da reserva.
- Hotéis no Uyuni: O horário exato da saída será confirmado no dia anterior. Recomendado que seja às 09h00 para chegada ao destino aproximadamente às 11h00.
Recomenda-se que os passageiros cheguem 01 dia antes a La Paz para um melhor processo de aclimatação.
Transfers de Saída desde Calama
- Aeroporto de Calama (CJC): O check out é às 10h00. Transfers privativo para Aeroporto ou hotéis em Calama é até às 12h00 e não inclui almoço no dia de saída. O horário de saída do Lodge para o Aeroporto de Calama é de 3 horas antes do voo. Hotéis em Calama: O horário exato de saída será confirmado no dia anterior. Tempo estimado entre 10h e 11h.
- Os horários podem sofrer alterações sem prévio aviso e a saída dos transfers pode variar dependendo do horário dos voos, deve ser coordenado no ato da reserva.
- Não nos responsabilizamos por horários de voos informados posteriormente a reserva. Para transfers fora dos horários indicados, consulte-nos para suplemento.
- Caso os passageiros ao finalizar o roteiro queiram regressar do Uyuni para Calama e/ou Calama para Uyuni, será necessário um serviço de transfer privativo com custo adicional, com saída às 8h00 para até 02 pessoas e almoço incluído. Devido a distância o recomendado é voos com saída de Calama após 17h30. Esse serviço não está disponível entre 15 de dezembro e 15 de março.
Política de Crianças
- Roteiro Travessia Atacama & Explora permite crianças acima de 7 anos com autorização médica prévia e carta de responsabilidade dos pais ou responsáveis. Compartilham apartamento com um adulto em camas existentes (não há opção de cama extra) e mesma tarifa do adulto.
*aéreo e demais serviços terrestres possuem condições diferentes. Consulte!
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA EMBARQUE
- Passaporte: deverá ter validade mínima de 6 meses, com 2 páginas em branco ou RG em boas condições, emitidos a menos de 10 anos.
- Menores 18 anos: Necessário apresentar autorização registrada dos pais ou responsáveis;
- Visto: brasileiros que viajam para o Chile e Bolivia por um período inferior a 90 dias, não necessitam de visto prévio para entrar no país.
- Vacina contra Febre Amarela: É recomendado ter em mãos Certificado Internacional de Vacinação contra Febre Amarela emitido com pelo menos 10 dias antes do embarque. http://portal.anvisa.gov.br/dicas-de-saude-para-viagem
-Todos os turistas que entram no Chile precisam comprovar um valor mínimo de subsistência diária de US$ 46.
Lembramos que a documentação de viagem é de responsabilidade dos passageiros, devendo ser confirmados junto aos Consulados e Cias. Aéreas a cada viagem
- ATENÇÃO: a cidade de San Pedro de Atacama se encontra perto dos 2.400m de altura e dependendo do lugar que se visite pode chegar a 4.300m; Importante: os tours que estão a mais de 4.300 m sobre o nível do mar (Géiseres del Tatio, Lagunas Altiplánicas, Salar de Tara e Piedras Rojas, entre outros) não é recomendável para mulheres grávidas, crianças menores de 7 anos e pessoas com doenças cardíacas
Política Explora de crianças e jovens:
- Crianças com idade inferior a 3 anos são cortesia dividindo cama com adultos
- Cama extra para crianças de 3 a 11 anos, compartilhando o quarto dos pais. Máximo de 1 cama extra por quarto - consulte valores.
- Tarifas especiais para menores de 12 a 17 anos - consulte valores e como é possível acomodar.
- Tarifas familiar não disponível para Natal, Ano Novo e feriados.
*aéreo e demais serviços terrestres possuem condições diferentes. Consulte!
UM POUCO MAIS SOBRE O EXPLORA ATACAMA:
Check in: à partir das 13h00 * Check out: as 10h00
Explora é o único hotel que conta com cavalos de criação e adestramento próprios e os coloca à disposição de seus viajantes, juntamente com equipamentos e acessórios da melhor qualidade. É possível escolher, de acordo com o gosto e a experiência do explorador, o cavalo e os equipamentos que mais lhe acomodem. Garantia de qualidade para viver experiências únicas de montaria!
É um hotel de alta gastronomia. Um chef executivo francês proporciona Menus a La Carte exclusivos, variados e diários com todo requinte e equilíbrio. Tudo é produzido no explora, com ingredientes típicos da região. Todas as refeições são harmonizadas com excelentes vinhos.
Desde sua abertura em 2008, o Observatório Explora Atacama já recebeu mais de 10.000 viajantes. Um sucesso total e exclusivo para os hóspedes do Explora Atacama, localizado dentro da propriedade. Nele os hóspedes se reúnem sob um domo de observação de 5m de diâmetro com um telescópio de última geração, onde podem admirar um dos grandes espetáculos da natureza.
Quartos Explora Deserto de Atacama:
Tulur:quartos de 33m² com vistas da Cordilheira do Sal.
Yali: quartos de 33m² com vistas da paisagem do deserto.
Suite Catur: Suítes de 50m². Com varandas e vista para o campo
Os quartos não possuem ar-condicionado pois o projeto arquitetônico do hotel permite a circulação do ar natural. Há boa cobertura de telefonia celular no explora Atacama para todos os tipos de celulares. Os quartos não possuem TV ou sinal de Wi-Fi, que só estão disponíveis em áreas comuns do Hotel.
Outras Informações:
Clima: O deserto é extremamente árido, pois a cordilheira dos Andes atua como uma barreira, impedindo a entrada de umidade que vem do Oceano Atlântico e da Floresta Amazônica. As temperaturas no deserto variam muito durante o dia. No verão, na parte da manhã e tarde elas oscilam entre 25° e 32° C e Durante o período noturno, a temperatura cai bruscamente, atingindo até 10C. No inverno a amplitude térmica durante o dia é bem semelhante ao verão (entre 25° e 32° C), mas a noite a temperatura nas montanhas pode atingir até 20° graus negativos. Isto ocorre como na maioria dos desertos, porque não há vegetação e nem construções que poderiam conservar o calor do dia para o período noturno. No deserto do Atacama não ocorre muita variação climática entre os períodos do verão e inverno. E ainda a sensação térmica pode elevar a temperatura durante o dia.
Sobre San Pedro de Atacama: Pequeno povoado no meio do deserto. Corrente elétrica: 220 v. É possível baixar fotos nos diversos cibers cafés do povoado. Recomenda-se levar dólares ou pesos chilenos. Há caixa eletrônico, mas muitas vezes o mesmo fica sem dinheiro ou não pode ser usado por apresentar defeitos. Desaconselhamos utilização de travelers checks. Cartões de crédito são aceitos em alguns estabelecimentos.
- Transfers: Os transfers são feitos em Vans espaçosas e confortáveis, com capacidade para até 10 pessoas. Os traslados de chegada são feitos às 12h, 14h, 16h e 18h. A saída do traslado pode variar até 30 minutos antes ou depois do horário estipulado, dependendo do horário dos voos. Depois de coletar sua bagagem, nos encontraremos na saída do aeroporto para ir para o lodge. Os traslados de partida: Os traslados para o aeroporto são realizados às 08h, 10h e 12h. A partida do translado pode variar até 30 minutos antes ou depois do horário estipulado, dependendo do horário dos voos. caso seu voo não se adapte a estes horários consulte-nos para o traslado em privativo.
Melhor época: não há. O deserto pode ser visitado em todas as épocas do ano.
Importante:
Este é um roteiro regular vendido internacionalmente. Sendo assim, seus companheiros de viagem poderão ser de diferentes nacionalidades. Nossos guias são extremamente atenciosos e falam espanhol, mas entendem o português. Caso deseje, há ainda saídas com guia falando em inglês.
Alimentação:
Quando os roteiros tiverem alimentação incluída, esclarecemos que essas refeições serão preparadas com base em uma dieta onívora, com uma considerável variedade de alimentos frescos disponíveis na região. Entretanto, em alguns lugares somos capazes de atender nossos clientes com dietas restritivas (diabéticos, celíacos, vegetarianos, veganos, alérgicos) e adaptar a alimentação. Se você possui alguma alergia alimentar, deverá detalhá-la no momento em que fizer sua reserva do pacote, caso contrário será muito difícil alterar o cardápio já que trabalhamos com lugares remotos e de difícil logística. Lembre-se de confirmar a informação com o guia e o pessoal de apoio ou durante a reunião de orientação. Nossa intenção em saber sobre as necessidades de clientes com dietas restritivas é para poder melhor atendê-lo.
Observações:
LEMBRE-SE – Para viajar para Chile devido a acordos internacionais: BRASILEIROS - devem apresentar passaporte ou documento de Identidade original (não são aceitas carteiras profissionais (OAB, CREA, etc.); ESTRANGEIROS - devem apresentar RNE original ou identidade e passaporte (e devem consultar o consulado do Chile e da Bolivia, sobre a necessidade de visto); MENORES - Menores - em companhia dos pais - necessitam apenas de identidade original ou Passaporte e identidade; - em companhia de apenas um dos pais ou outra pessoa ou desacompanhado - necessitam também além dos documentos mencionados acima, de autorização escrita com firma reconhecida por autenticidade em cartório de notas escrita pelo pai ou mãe que não está viajando e com foto (3x4 ou 5x7) do menor, autorizando expressamente o pai ou a mãe ou outra pessoa que está viajando em companhia do menor (autorização em 2 vias) e mais 2 cópias do documento de identidade (RG ou passaporte) do menor, ou uma autorização judicial. Outros casos especiais, favor consultar antes do embarque, o juizado de menores sobre a documentação necessária.
DECLARAÇÃO JURADA: De acordo com a Lei Chilena, todas as pessoas maiores de 18 anos de idade que entram no Chile devem preencher a Declaração. Esta declaração deve incluir a de menores viajando sob seus cuidados. Não se arrisque, declare, e se tiver alguma dúvida, pergunte a um agente antes da inspeção. A declaração pode ser preenchida neste site: https://djsimple.sag.gob.cl/
Qualquer dúvida favor consultar: Consulado do Chile (11) 3284.2044 /2185
BOLIVIA:
BRASILEIROS - Devem apresentar passaporte ou documento de Identidade original (não são aceitas carteiras profissionais (OAB, CREA, etc.). Consulte o site do Itamaraty para obter informações sobre vistos e outros requisitos para entrada na Bolívia: http://www.rree.gob.bo/formvisas/
Declaração Jurada Bolivia: De acordo com a Lei Boliviana, todas as pessoas maiores de 18 anos de idade que entram na Bolivia devem preencher a Declaração. Esta declaração deve incluir a de menores viajando sob seus cuidados. Declaração de Bagagem Acompanhada e Renda Cambial - Formulário nº 250: http://anbsw01.aduana.gob.bo:7401/viajero/Publico250.jsp
VACINAÇÃO: É obrigatprio estar vacinado contra febre amarela. A mesma pode ser tomada nos postos de saúde e vacinação de sua cidade com 10 dias de antecedência à data de embarque. Será emitido certificado nacional e o passageiro poderá fazer a emissão do certificado internacional pela internet. Não é possível se vacinar diretamente nos posto dos aeroportos!
Maiores informações: https://www.gov.br/pt-br/servicos/obter-o-certificado-internacional-de-vacinacao-e-profilaxia
A documentação de viagem, taxas, bem como autorizações para menores são de responsabilidade exclusiva dos passageiros, e não nos responsabilizamos caso isso venha a impossibilitar sua viagem. Arcando dessa forma, o passageiro com os prejuízos que eventualmente ocorram.