Cód.Roteiro:69
EXPERIÊNCIAS:
Viagens de 1 dia
Trekking para iniciantes
Viagens Rodoviárias
Nível de dificuldade:
Sob consulta
c/ transporte rodoviário
Uma trilha especial em Ubatuba que nos dá a oportunidade de atravessar um trecho quase intocado do litoral paulista e conhecer quatro praias paradisíacas e uma lagoa em um local onde a especulação imobiliária ainda não chegou devido à dificuldade de acesso.
Caminhada / Praia da Figueira / Praia da Ponta Aguda / Praia Mansa / Praia da Lagoa
Caminhada de nível moderado, com aproximadamente 6 Km entre trilhas um pouco fechadas e praias, mais 5 Km em estrada de terra com uma subida íngrime ao final. Indicada para pessoas ativas, que praticam atividade física no mínimo 2 x por semana.
1º Dia – TRILHA DAS PRAIAS DESERTAS DE UBATUBA
Apresentação às 5h30 na estação Vergueiro do Metrô, saída às 6h com destino a Ubatuba. Nossa saída será da praia de Tabatinga, cruzamos o rio e a partir dai atravessamos morros cobertos de Mata Atlântica para alcançarmos as 4 praias: da Figueira, da Ponta Aguda, Mansa e da Lagoa. No fim da última praia nós vamos poder relaxar nas águas mornas da lagoa formada pelos rios que descem a serra. Durante o percurso, paradas para banho de mar, contemplação das belezas naturais e explicações sobre a geografia do local. Voltamos à praia de Tabatinga já por um caminho bem mais fácil em meio da Mata Atlântica. Além da beleza de inúmeras bromélias, em alguns trechos mais altos teremos uma bela vista do litoral e das praias percorridas. Chegada prevista na Estação Vergueiro do Metrô ás 23h.
Sem pernoite
Lanche de Trilha
***A programação acima poderá sofrer modificações devido a fatores climáticos, de acesso ou que possam interferir na segurança dos participantes.
Ricardo Araújo
O gosto por viajar e pela natureza vem desde pequeno quando a melhor diversão era ir passear na fazenda de parentes e viajar de excursão com amigos.
Aos poucos os lugares e objetivos das viagens foram ganhando mais conteúdo e diversidade. As distâncias foram aumentando e o ‘ir, ficar e voltar’, ficaram mais ricos a cada vivência. Formado em educação física pela UNISA e Técnico em Guia de Turismo pelo SENAC também fez cursos de primeiros socorros e Rescue Diver. É professor curricular, técnico de Ginástica Artística, Guia de Turismo, conseguindo conciliar profissão com o que ama fazer.
Seu gosto pela caminhada foi aguçado em uma passagem pelo serviço militar. Mais a frente veio a vontade de explorar o mar chegando a Dive Master. O amor pelo mar levou-o a mergulhar em paraísos como Paraty, Fernando de Noronha, Bonaire e Cuba.
Após adquirir seu segundo veículo fora da estrada, além de viagens comuns decidiu partir para expedições. Na primeira foram 14 mil km no ano de 2000, partindo de São Paulo com destino a Ushuaia em um grupo de 15 carros visitando lugares como: Península Valdez, Punta Tombo, Estreito de Magalhães, Parque Torres del Paine, El Calafate e Vulcão Osorno. Na segunda, no ano de 2001, contando com um grande apoio da PISA, foram 12 mil km “solo” saindo de São Paulo e passando por Santa Cruz de La Sierra, Cochabamba, Cuzco, Canion de Colca, Arequipa, Lago Titicaca, Tiwanaku, Monte Chacaltaya, Potosi, Salar de Uyuni, Deserto do Atacama e Salta.
Da preparação desta expedição, em 2002, surgiu o convite para monitorar a primeira viagem PISA (travessia Lapinha-Tabuleiro) em Minas. Daí em diante, como guia PISA TREKKING foram muitas viagens, alegrias e descobertas, destacando roteiros como: Travessia da Ponta da Joatinga, Trekking do Descobrimento, Serra dos Órgãos, Parque Nacional de Itatiaia, Travessia da Serra Fina, Trilha do Ouro, Ilha do mel, Corcovado de Ubatuba, Trilha de Salcantay, Machu Picchu Cultural e Patagônia argentina e chilena.