11/10 - 1º Dia - SÃO PAULO / SÃO BENTO DO SAPUCAÍ
Encontro às 20h na R Ágata, 74. Lanchinho e encontro pré-embarque. Saída às 21h com destino a São Bento do Sapucaí. Chegada à 1h diretamente em nossa pousada. Primeiros contatos com o céu da Mantiqueira.
Pernoite em pousada
Sem alimentação inslusa.
12/10 - 2º Dia - BAUZINHO NA PEDRA DO BAÚ / CACHOEIRA DO TOLDI / OBSERVAÇÃO ASTRONÔMICO DO PICO DOS DIAS / OBSERVAÇÃO DO CÉU NOS ALTOS DO SERRANO
Após o café da manhã na pousada subimos com nossa van a estradinha que nos leva à base da Pedra do Baú. Depois seguimos ao alto. Para a base da Pedra do Baú e Bauzinho.
Ali temos duas opções ( cada um escolhe ) : 1 – caminhada de pouco menos de uma hora até o Bauzinho, de onde descortinamos uma fantástica vista da Mantiqueira e do vale de São Bento; 2 – curtinha caminhada, de 500 metros, até o Bauzinho. Depois de curtir bastante este local mágico descemos novamente a serra em nossa van. Paramos na Cachoeira do Toldi. Depois continuamos a descida da serrinha rumo ao almoço. Após o almoço seguimos a Brasópolis onde iremos visitar o Observatório Pico dos Dias acompanhados de nosso astrônomo. Ele fica a 1864 metros de altitude e a 900 m acima do nível do médio da região. Aqui aprenderemos sobre os telescópios e outros equipamentos. No meio da tarde retornamos à pousada onde teremos um tempo livre para descansar. No final da tarde seguimos ao Serrano. Visitaremos o sítio do Edgar e da Solange nas encostas destas montanhas, onde conheceremos as plantações de orgânicos e lavandas. Depois de tomar uma sopa, assim que começar a escurecer, subiremos para a parte alta do sítio, em meio às lindas montanhas da Mantiqueira, onde, a 1500m, o astrônomo Eder conduzirá as observações do céu, antecedidas pela palestra sobre As Eclipses. Depois das observações do céu, com telescópio, quando visualizaremos as nebulosas, nossa galáxia, constelações, planetas, as crateras da Lua, tudo entremeado das explicações do astrônomo, desceremos para a base do sítio.Aqui nos espera uma fogueira e vinho, para confraternizarmos neste local tão especial, com uma vista linda da Mantiqueira, da Pedra do Baú, da cidadezinha de São Bento ao longe e das luzes de Campos do Jordão se projetando tenuemente por sobre a cadeia das montanhas além do Baú.
Retorno à pousada.
Pernoite em pousada
Café da Manhã e Almoço inclusos.
13/10 - 3º Dia - GONÇALVES / CACHOEIRA DAS 7 QUEDAS / FEIRINHA DE ORGÂNICOS / JANTAR EM COMUNIDADE FINLANDESA / OBSERVAÇÃO DO CÉU NOS ALTOS DO SERRANO
Após o café da manhã seguimos a Gonçalves. Chegando lá rumaremos para a Cachoeira das 7 Quedas. Uma trilha de meia hora nos leva até ela. Lugar de admirar, de curtir o visual, de relaxar em meio ao verde. Depois de aproveitar bastante seguimos à Feira de Orgânicos de Gonçalves. Este point recebe pessoas que querem uma alimentação de qualidade, e aqui vêm escolher frutas e verduras. O point também oferece um café. É hora de seguir para o almoço. Depois tempo livre para passear pela cidade, por suas ruas gostosas com lojinhas de um bom gosto incrível.
No final da tarde seguimos para uma Comunidade Finlandesa onde tomaremos sopa. Depois continuamos para o Serrano, onde teremos nova oportunidade de vivenciar as experiências de observação do céu nos altos, sempre aprendendo com nosso astrônomo Eder.
Retorno à pousada.
Pernoite em pousada
Café da manhã, Almoço e Jantar inclusos.
14/10 - 4º Dia - CACHOEIRA DOS AMORES / ALMOÇO / ARTESÃO ESCULTOR DITINHO JOANA / RETORNO A SÃO PAULO
No domingo pela manhã saímos com nossa van à Cachoeira dos Amores. Somos surpreendidos por sua pela beleza. Fácil. Após a primeira cachoeira uma trilha de dez minutos nos leva às Cachoeiras do Encontro. Depois retornamos pela pequena trilha e vamos curtir uma de suas piscinas naturais, com massagem aquática.
Ficamos e usufruímos. Depois retornamos à pousada. Para aproveitar a piscina. Arrumamos nossas coisas e seguimos para o almoço.
No início da tarde dia iremos ao bairro do Quilombo conhecer o Ditinho Joana, e seu ateliê. Ditinho é um dos mais festejados e famosos escultores brasileiros em madeira, com reconhecimento internacional. É impressionante sua obra. Quase inimaginável a qualidade, a perfeição e os detalhes de suas esculturas, sendo que algumas delas levaram mais de um ano para ficarem prontas. Nascido aqui, este homem simples fez fama mundo afora com sua arte. O prosaico e pequenino bairro do Quilombo tem, além do ateliê de seu filho mais famoso, uma bela igreja e um centro de artesanato local, onde os moradores expõem duas obras. Iremos apreciá-las e, para os que quiserem, comprar algumas.
No meio da tarde iniciaremos nosso retorno a São Paulo, onde deveremos chegar às 22h.
Sem pernoite incluso.
Café da manhã e almoço inclusos.