Categories: Viagens

Dica de viagem: Quando ir para Machu Picchu?

Ah, Machu Picchu! Cidade perdida dos incas. Trilhas com visuais de cair o queixo. Sítios arqueológicos impressionantes. Uma região com belezas à flor da pele. Mas calma, não adianta ter tudo isso se a época que você escolher viajar estragar o passeio, não é mesmo? Por isso, o Blog Vida ao Ar Livre te mostra hoje quando ir para Machu Picchu.

Quando ir para Machu Picchu?

Apesar das belezas, Machu Picchu é uma área que recebe muita chuva entre os meses de novembro e março. Então, a não ser que você não se importe muito de fazer trilha ou visitar sítios arqueológicos molhado, o ideal é marcar sua viagem de maio a setembro, que é a estação seca do ano.

Se por um lado essa época é ideal por causa das chuvas, lembre-se que coincide com os meses mais frios do ano. Em Machu Picchu em si isso nem é um grande problema. Durante o dia, a média no inverno fica nos 20ºC. Já pela noite, a temperatura cai pela metade. Mas como a viagem pra lá precisa passar por Cuzco, lembre-se que a antiga capital do império inca está a 3.600m de altitude. Nos meses mais frios do ano, prepare-se para enfrentar temperaturas que beiram o zero grau à noite.

Os meses com tempo mais firmes são junho e julho. Mas se você puder escolher, prefira maio, agosto ou setembro, que também são meses de clima bom, mas com menor volume de turistas. Julho é praticamente férias para o mundo todo, e em junho acontece o Inti Raymi, a Festa do Sol, e nessa época do ano a região recebe uma quantidade muito grande de pessoas.

Mas se você gosta mesmo de agito, então marque suas passagens para a semana do dia 24 de junho, e aproveite o Inti Raymi, celebração ao deus-sol com rituais, danças e vestimentas bem coloridas.

 

Quando fazer a Trilha Inca?

As dicas acima valem para quem quer fazer a Trilha Inca, afinal, a região é a mesma. O ponto que precisa ser levado em consideração é a antecedência para reservar sua vaga na trilha clássica. Com um limite de 500 pessoas por dia, nos meses de alta temporada é preciso fazer as reservas com pelo menos seis meses de antecedência. Nos meses chuvosos a procura é um pouco menor, mas mesmo assim é importante começar a planejar a viagem alguns meses antes. E vale ressaltar que durante os meses de fevereiro a trilha clássica fica fechada. Se esse é seu único mês disponível, a solução é fazer a Trilha Salcantay, que tem paisagens impressionantes.

Agora é lembrar das baterias da câmera para registrar as montanhas nevadas e os sítios arqueológicos do caminho. E se o visual já encanta, imagina conhecer a história por trás disso tudo? Viaje com os guias da Pisa Trekking, e saia do Peru como um expert! Agora que você já sabe quando ir para Machu Picchu, confira alguns dos nossos roteiros aqui.

 

Leia outros textos sobre Machu Picchu:

Conheça nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Pisa Trekking

Share
Published by
Pisa Trekking
Tags: américa do sulcuzcoFesta do SolInti Raymimachu picchuperuquando ir para Machu Picchutrilha incaTrilha Salcantay

Recent Posts

  • Viagens

Aurora Boreal na Noruega: onde ver, melhores dicas e como planejar

Testemunhar a Aurora Boreal é uma experiência única e mágica que atrai viajantes de todo o mundo para destinos como…

2 dias ago
  • Viagens

Vale Sagrado dos Incas: melhores dicas de passeios

Quem parte de Cusco em direção a Machu Picchu geralmente atravessa uma região muito rica em história e cultura: o…

1 semana ago
  • Viagens

Chapada dos Guimarães – Onde fica, como ir, melhor época?

A Chapada dos Guimarães é um lugar de paisagens incríveis, onde paredões de arenito tomam conta do horizonte, e são…

2 semanas ago
  • Viagens

Estrada Real – Qual caminho escolher e como fazer?

O interior de Minas Gerais é um lugar rico em história e belezas naturais. Através da Estrada Real, é possível…

3 semanas ago
  • Viagens

Trekking na Sardenha: saiba tudo sobre a Trilha Selvaggio Blu

A Sardenha é um paraíso natural que guarda segredos selvagens e paisagens de tirar o fôlego. Entre suas belezas, a…

4 semanas ago
  • Viagens

4 lodges para ficar nos safáris da África do Sul

Descobrir a vida selvagem da África do Sul é uma experiência única, e os lodges são o refúgio perfeito para…

1 mês ago