Acessórios Indispensáveis: lista básica de equipamentos para trekking

Como em qualquer outra atividade, o trekking não é diferente. Você vai precisar comprar alguns acessórios para começar a brincadeira. De outro modo, você pode acabar passando um frio danado, ficar molhado, quando não se machucando. Pensando nisso, hoje, o Blog Vida ao Ar Livre lista todos os equipamentos para trekking indispensáveis para suas primeiras aventuras.

MEMBROS INFERIORES

Para começar, precisamos proteger bem a parte debaixo. Na praia do Revéillon, a Havaianas está liberada. Mas não tem como se embrenhar no mato de sandália de borracha e bermudão. Não só você seria presa fácil para os insetos, como os espinhos, raízes e pedrinhas judiariam da sua perna. Por isso, se você só puder investir no essencial, compre uma bota e uma calça longa.

  • Calça:

Só nisso, já dá para pirar com tudo quanto é modelo que existe. Mas vá no básico. Para as calças é mais fácil: vista o que te deixa mais confortável, seja com dois ou 500 bolsos. Um diferencial bacana são as calças que têm zíper no joelho, e podem se transformar em shorts. Assim, você pode aproveitar as cachoeiras ou praias sem o suor das pernas.

calça para trekking

  • Bota:

Para as botas, o conselho é o mesmo. Pense que você não vai escalar o Everest de cara. O importante é que a bota seja leve e confortável no seu pé, e que proteja seu tornozelo de alguma torção. Não vamos mentir que as mais resistentes costumam ser um pouco mais pesadas e rígidas, mas até que você enfrente trilhas mais intensas, prefira o confortável. E é claro, você sabe que para um All-Star se moldar ao pé, é preciso gastar um tempo usando ele. Para as botas, vale o mesmo. Não deixe para passar na loja no dia anterior ao trekking.

TRONCO E MEMBROS SUPERIORES

Na parte de cima, preze também pelo leve. Todo volume a mais vai parecer dobrado quando você fizer um esforço físico. Principalmente com a água do suor ou da chuva pesando com o passar do dia.

  • Camiseta Dry-Fit:

Quanto ao peso, as dry-fit são insuperáveis. Além de leves, são permeáveis, o que significa que grande parte do suor vai evaporar com facilidade; diferente das camisetas de algodão, que vão passar o dia encharcadas. Se já não bastasse, o material também protege o corpo de raios UV. É prático, barato e bom. Só não vale passar ferro ou lavar com alvejantes.

camiseta dry fit

  • Anorak (e fleece):

Anorak é o nome técnico para as capas de chuva e corta-vento especiais para atividades ao ar livre. Sua principal função é te proteger do vento e da chuva. Com tempo bom, ele ficará praticamente dentro da mochila, mas nunca se sabe o que esperar das nuvens. Apesar de não ser um agasalho, ele é também uma boa pedida para aquela friaca do começo ou fim do dia, pois bloqueia o vento gelado que entra em contato com o corpo. Se a caminhada for em algum lugar onde o frio é grande, é importante ter uma blusa adequada . Nossa sugestão são os fleeces, blusas feitas com tecido sintético especial que devem ser usados entre o anorak e a camiseta.

anorak e fleece

ACESSÓRIOS BÁSICOS
  • Bastão de Caminhada:

Quando você se arriscar por trilhas mais íngremes, com bastante sobe e desce, é quando o joelho começa a pegar. Afinal, o impacto com o solo, principalmente nas descidas, é intenso. Para reduzir dores futuras, vale a pena investir em um bastão de caminhada. Até porque a estabilidade que ele dá para a passada irá judiar menos das articulações. E depois de acostumar, é quase como se você tivesse uma perna extra.

E uma dica é, caso possa investir um pouquinho mais, compre um bastão anti-choque, com mola para amortecer ainda mais, e fibra de carbono que além de leve, dificilmente quebra.

bastão de caminhada

  • Lanterna de Cabeça:

Com trilhas mais longas, você também vai ter que se preocupar com o cair da noite. E bem, se de dia as vezes já é difícil enxergar algumas pedrinhas, imagine sem luz? Se a ideia for acampar, então é que a lanterna de cabeça vai ser mais importante ainda. Até porque não adianta levar uma lanterna se suas mãos não estiverem livres. Principalmente dentro da barraca, já que nem as coisas da mochila se acham sozinhas, nem sua barraca se monta num passe de mágica.

Para isso, existem as lanternas de cabeça, de vários tipos e com o número de LEDs que você preferir. E, acredite, elas serão muito úteis!

headlamp

  • Mochila:

E para encerrar nossa lista básica de equipamentos, onde guardar tudo isso? É claro, em uma mochila. As possibilidades são muitas mas, para simplificar, existem as mochilas de ataque e as cargueiras. Não que uma seja melhor que a outra, já que tudo depende da situação. Para quando for acampar, além da comida e roupas mais encorpadas, você precisará carregar a barraca, saco de dormir e isolante térmico. E para que isso tudo caiba, só com uma cargueira.

Agora, se a viagem durar apenas um dia, pense na leveza e praticidade. As mochilas de ataque são pequenas e darão a você bastante mobilidade para desviar dos obstáculos. Vale dizer que se você for a fundo, litragem, tamanho, material seriam algumas das coisas com que você precisaria se preocupar. Mais uma vez, no entanto, teste as mochilas e compre uma que se adapte bem ao seu corpo, que tenha cintas de ajuste escapular e pélvica (a famosa barrigueira). Dê também preferência para opções que tenham capa de chuva embutida, e que sejam de uma marca de confiança.

mochila para trekking

Como dá para perceber, todo acessório indispensável depende do seu tipo de trilha. Esse guia dá cabo do básico, mas as marcas e especificidades de cada artigo variam bastante. Na dúvida, marque sua viagem e pergunte a seu operador o que você precisa para poder se aventurar em segurança. Se você ainda não tem um destino, confira aqui algumas sugestões da Pisa Trekking, especialista em viagens de ecoturismo e de turismo de aventura no Brasil e no mundo. Nossos atendentes estão à postos para sanar qualquer dúvida de roteiro e, é claro, equipamento.

Leia outras listas:

CONHEÇA NOSSOS ROTEIROS!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 284 outros assinantes

Um Comentário em: “Acessórios Indispensáveis: lista básica de equipamentos para trekking

Deixe uma resposta