Dica de viagem: Onde fica e como ir para a Islândia?

A Islândia é um país que tem se tornado cada vez mais conhecido por suas belezas naturais. Desde que o impronunciável vulcão Eyjafjallajokull paralisou o espaço aéreo de toda a Europa, em 2010, cada vez mais se fala nas peculiaridades dessa ilha que esbanja em simpatia, história e, claro, paisagens impressionantes. Montanhas, glaciares, auroras boreais, cachoeiras e cavernas de gelo são só algumas das opções. Só o que falta agora é viajar até lá! Mas como? Pensando nisso, o Blog Vida ao Ar Livre te explica onde fica e como ir para a Islândia.

 

Onde fica a Islândia?

A Islândia é uma ilha no meio do Atlântico Norte com pouco mais de 100mil km² . Como comparativo, o Brasil tem 8,5 milhões de km². Mesmo assim, é o bastante para ser a segunda maior ilha da Europa, só perdendo para o Reino Unido. Com características geológicas bem diferentes do resto do continente, a Islândia é conhecida por sua formação vulcânica, solo estéril e clima escandinavo. O que por muitos anos foi inclusive um problema para o desenvolvimento do país. Mas que, por outro lado, manteve a área bastante preservada.

 

Como ir para a Islândia?

Bem, estamos falando de uma ilha na entrada do Ártico. Então não tem outro jeito: é por avião mesmo! O principal aeroporto islandês é o de Keflavík, distante 40min de carro de Reykjavík, a capital e ponto de partida para os principais atrativos do país. Para chegar até lá, caso você tenha o visto americano, você pode entrar via América do Norte.

Mas entrando pela Europa, além de não precisar de visto, você poupa quase metade do tempo de voo e ainda evita ter que fazer mais conexões. Indo pelo Velho Continente, há quem prefira parar em Paris ou Amsterdã, mas a rota mais rápida é, sem dúvida, por Londres, pela British Airways. Só para você ter ideia, pela Inglaterra, a viagem costuma levar em torno de 17 a 19h.

onde fica e como ir para a islândia?

 

Quando ir?

Agora que você já sabe qual voo pegar, só falta decidir a época da sua viagem. E a boa notícia é que, tanto no verão quanto no inverno, você terá um prato cheio de aventuras.

  • Inverno:

Para dar nome aos bois, Islândia vem de “ísland”, que significa “terra do gelo” no nórdico antigo. E não é à toa. Durante o inverno, é bem comum ver as cidades cobertas de neve e até mesmo blocões de gelo pelas praias. Também vale lembrar que os dias são mais curtos, já que o sol fica apenas de 4 a 5h no céu. O que (tirando o frio e a neve constante) não compromete os passeios até os vulcões, cachoeiras, gêiseres e glaciares. É possível até cavalgar nos típicos cavalos islandeses pelos campos de lava. Mas, a maior vantagem de viajar no inverno é o fato de poder estar diante das estonteantes auroras boreais. E para quem passa o “dia” no escuro, temos que dizer, as famosas luzes que dançam no céu dão de dez a zero no dia mais ensolarado que você já teve. Conheça aqui alguns roteiros.

aurora boreal na islândia

 

  • Verão:

Sem as auroras boreais, no verão, somos compensados com temperaturas mais amenas e dias longos (muito longos, até 20h de luz) para curtir os atrativos com mais calma. Além disso, a fauna dá as caras e podemos avistar baleias, puffins (papagaios do mar) e ver os cavalos islandeses em enormes grupos pastando nos campos verdes. Agora, se você está procurando por grandes aventuras, saiba que no verão abre a temporada dos trekkings. Entre eles, o de Laugavegur, travessia de 11 dias que vai de Landmannalaugar a Fimmvorduhals, passa pelos principais destinos da ilha. Conheça aqui alguns roteiros de verão na Islândia.

trekking laugavegur

 

Leve umas camadinhas de roupa extra e entenda porquê a Islândia vem encantando cada vez mais gente. E para não precisar se preocupar com outra coisa além do frio, conte com os serviços da Pisa Trekking. Oferecemos mais de 25 opções de roteiros para a Islândia com toda a assessoria e o conforto que desejar. Confira aqui todos os nossos pacotes e marque já sua próxima viagem com nossos atendentes.

 

Leia outros textos sobre a Islândia:

CONHEÇA NOSSOS ROTEIROS!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe uma resposta