Categories: Viagens

Dica de Viagem: O que fazer no Parque Nacional da Serra da Capivara?

Quando falamos em Serra da Capivara, provavelmente a primeira coisa que vem à mente são as pinturas rupestres. Mas quem explora o Parque Nacional da Serra da Capivara sabe que ele não se resume apenas a esses registros históricos. Afinal, a região é também palco de diversas formações rochosas e um recanto preservado da caatinga brasileira. Por isso, hoje, o Blog Vida ao Ar Livre te mostra o que fazer no Parque Nacional da Serra da Capivara (além das pinturas).

Os cartões-postais da Serra da Capivara

Todo destino tem um símbolo que associamos à região. Na Serra da Capivara, esse posto é bem disputado. De um lado, temos uma das pinturas rupestres mais famosas: capivaras mãe e filho – que você pode ler mais a respeito nesse texto aqui. De outro, a Pedra Furada, um Monumento Geológico que como diz o nome, é famosa pelo buraco de 10 metros de diâmetro. No entorno, uma caatinga um pouco mais abundante daquela que você costuma observar nos livros de geografia, completa o cenário rústico e, obviamente, raro.

Os cânions, fendas e voo dos pássaros

Aliás, se existe algo que se equipare à abundância de pinturas rupestres são as formações geológicas. São tantos cânions, grutas e serras, que a região é até conhecida como a “Capadócia brasileira”. É claro que sem os balões, mas com visuais igualmente belos; seja no topo das serras ou entre os cânions.

Nas partes baixas, um dos melhores pontos é a Toca do Inferno. Diferente de outras grutas, essa foi poupada dos “rabiscos pré-históricos”. Em contrapartida, o que impressiona são os raios de sol que entram pelas fendas do paredão apertado. Já por cima, os perfis acidentados do Grotão da Esperança e do Baixão das Andorinhas oferecem mirantes que nos transportam a outro tempo geológico. Inclusive, uma boa dica é visitar o “baixão” no final de tarde, quando as andorinhas voltam em elegantes mergulhos para dormir todas encostadas na rocha.

A cerâmica e seus artesãos

Para você que já está com saudades das pinturas rupestres, que tal retornar a elas de um jeito diferente? Valorizando o artesanato local! A Fábrica de Cerâmica Serra da Capivara é hoje responsável por mostrar ao mundo, nos desenhos reproduzidos em suas peças, os registros dos sítios arqueológicos. Quem passa por aqui tem a oportunidade de conhecer o processo de produção e acabamento das peças, mas também de adquiri-las por valores mais em conta dos que você encontra em Tok Stoks da vida.

Foto: Flickr Ministério da Cultura

O Parque Nacional da vizinhança

Se você quiser estender a visita para outros atrativos piauienses, vale conhecer o Parque Nacional da Serra das Confusões. A apenas 100km de São Raimundo Nonato – cidade-base para quem conhece a Serra da Capivara –, Confusões é também rico em vistas panorâmicas.

A mais procurada, por exemplo, é a Janela do Sertão, que tem diversas rochas de arenito ganhando espaço no meio da caatinga. Outro é a Gruta do Riacho dos Bois, uma fenda com mais de um quilômetro de extensão, que tem trechos de cânion aberto e outros de caverna. Com paredões de mais de 20m de altura, a surpresa fica para o final, quando um pequeno recanto de árvores e mata úmida parece guardar um local sagrado.

Bem, como dá para ver, o Parque Nacional da Serra da Capivara vai muito além das registros rupestres. É claro que uma viagem aqui não pode passar sem as pinturas, mas com essas dicas, seu passeio vai ficar muito mais diversificado. E para que a viagem seja mais cômoda e segura, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em turismo de aventura, a Serra da Capivara é um de nossos carros-chefes. Confira aqui os roteiros e tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes!

 

Leia mais textos sobre a Serra da Capivara:

CONHEÇA NOSSOS ROTEIROS!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Pisa Trekking

Share
Published by
Pisa Trekking
Tags: baixão das andorinhascerâmica serra da capivaragrotão da esperançao que fazer na serra da capivarao que fazer no parque nacional da serra da capivaraparque nacional da serra da capivaraparque nacional da serra das confusõespedra furada serra da capivarapinturas rupestresserra da capivaraserra das confusões

Recent Posts

  • Viagens

Aurora Boreal na Noruega: onde ver, melhores dicas e como planejar

Testemunhar a Aurora Boreal é uma experiência única e mágica que atrai viajantes de todo o mundo para destinos como…

7 dias ago
  • Viagens

Vale Sagrado dos Incas: melhores dicas de passeios

Quem parte de Cusco em direção a Machu Picchu geralmente atravessa uma região muito rica em história e cultura: o…

2 semanas ago
  • Viagens

Chapada dos Guimarães – Onde fica, como ir, melhor época?

A Chapada dos Guimarães é um lugar de paisagens incríveis, onde paredões de arenito tomam conta do horizonte, e são…

3 semanas ago
  • Viagens

Estrada Real – Qual caminho escolher e como fazer?

O interior de Minas Gerais é um lugar rico em história e belezas naturais. Através da Estrada Real, é possível…

4 semanas ago
  • Viagens

Trekking na Sardenha: saiba tudo sobre a Trilha Selvaggio Blu

A Sardenha é um paraíso natural que guarda segredos selvagens e paisagens de tirar o fôlego. Entre suas belezas, a…

1 mês ago
  • Viagens

4 lodges para ficar nos safáris da África do Sul

Descobrir a vida selvagem da África do Sul é uma experiência única, e os lodges são o refúgio perfeito para…

1 mês ago