Lapônia: Muito além do Papai Noel

Normalmente, quando se fala em Lapônia a primeira ideia que vem às nossas mentes é a Casa do Papai Noel. Na verdade esse lugar existe mesmo e a casa dele fica na cidade de Rovaniemi, no norte da Finlândia, na Escandinávia, e recebe o nome de Santa Claus Village. Normalmente, as pessoas preferem viajar para a região no inverno para poder aproveitar as atividades de neve, ver a casa do Papai Noel, e curtir a Aurora Boreal.

Essa época é de janeiro a março, quando as temperaturas médias são de -15ºC durante o dia. Os dias são mais curtos mas nada impede de aproveitar a viagem. Leve roupas aquecidas como calças dupla (aquelas usadas para esquiar), calça e blusa térmicas, jaqueta de ski, botas forradas, luvas e gorro. Esse tipo de roupa hoje é possível ser adquirida em lojas especializadas no Brasil a bons preços, mas caso prefira, poderá adquirir localmente, os preços são bem parecidos.

Siga a viagem mais ao Norte para Saarisleka para ver a Aurora Boreal, que é um dos fenômenos naturais mais espetaculares da terra. São verdadeiros shows de luzes coloridas e brilhantes, que ocorrem em função do contato dos ventos solares com o campo magnético do planeta Terra. Você poderá se hospedar em um iglu com teto de vidro, onde assistirá as luzes dançantes da Aurora Boreal dentro do seu quarto aquecido.

Mas, os mais aventureiros, poderão assistir o fenômeno ao ar livre em passeios que incluem trenós puxados por huskies, renas ou cavalos, motos de neve, caminhada com raquetes de neve.

Infelizmente, a avistagem da Aurora Boreal não é 100% garantida e não basta estar na cidade certa, na época do ano certa e ter anoitecido, pois as luzes da Aurora não são muito fortes e a iluminação das cidades atrapalha enxergá-las. Por isso, prepare-se para percorrer as estradinhas da região e sumir no meio do nada. E ainda se o céu estiver nublado não será possível a avistagem. Apesar de tudo isso, a viagem vale a pena pois às vezes, sem procurar, as luzes brilham para você.

O lugar ainda oferece atrações incríveis, como hotel de gelo, onde todos os móveis são de gelo, incluindo sua cama que será forrada com peles de rena e sacos de dormir; pesca de caranguejos king crab e visita à fazenda de renas da cultura sami que é a última nação indígena da Europa, entre outras.

Uma viagem sem igual unindo cultura e belezas naturais em um cenário que parece ter saído de um filme.

 

Nós da Pisa Trekking garantimos uma viagem confortável e segura. Conheça aqui os roteiros para a Finlândia, tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes e viva você também essa experiência. 

 

Leia outros textos de Claudia Ribeiro:

Conheça nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe uma resposta