Inverno no Brasil: Para onde ir?

O inverno geralmente é a época do ano em que as pessoas preferem ficar em casa, debaixo dos cobertores, relutando sair de lá… mas não precisa ser! Por que não aproveitar essa estação para conhecer alguns destinos que também são convidativos entre junho e setembro? O clima mais seco das montanhas proporcionam dias com céu azul, tempo aberto e lindos visuais, tornando-as ótimas opções. Hoje, o Blog Vida ao Ar Livre te apresenta algumas delas.

Aparados da Serra

O Parque Nacional de Aparados da Serra é um fenômeno meio catarinense, meio rio-grandense. Esse conjunto de cânions é o maior da América Latina, contando com 250km de extensão. Ele apresenta uma flora que junta mata atlântica, floresta de araucárias e pampas gaúchos, constituindo um relevo único. Para você saber como aproveitar esse destino, a Pisa Trekking te dá algumas dicas. 

Terra dos Cânions

O trekking é a principal maneira de explorar essa região. No roteiro moderado, você começa a sua caminhada pelo Cânion Itaimbezinho, o mais famoso de Aparados da Serra. Os seus imponentes paredões e suas quedas d’água gigantescas são de tirar o fôlego! Então é bom que a caminhada não seja tão exigente para você poder apreciá-los com a devida atenção.

Passeios de bote, de bicicleta, cavalgadas e rapel também fazem parte do roteiro, e são boas maneiras de conhecer a região de uma maneira diferente.

Já no roteiro intenso, você começa pelo Cânion Fortaleza, numa caminhada de 6h de duração. Esses serão os primeiros 9km de um total de 40km que você irá percorrer na viagem inteira. Aqui, o maior esforço físico é recompensado por uma maior variedade de paisagens pelas quais você irá passar.

O Cânion Monte Negro, por exemplo, é considerado o ponto mais alto e mais frio do Rio Grande do Sul. Seguindo pela Trilha do Monte Negro, por cerca de 3km, é possível até avistar o litoral! A Trilha do Rio Boi, pelo Cânion Itaimbezinho, por outro lado, oferece uma ótima vista “de baixo” dessa paisagem rasgada por paredões rochosos.

Parador Casa da Montanha

Agora, se a sua coisa não é bem se aventurar no inverno, talvez uma estadia luxuosa numa casa de campo seja a melhor opção para você. O Hotel Parador Casa da Montanha é localizado numa fazenda a apenas 9km do Parque de Aparados da Serra. Ele conta com 12 barracas térmicas que oferecem uma maior conexão com a natureza, mas, ao mesmo tempo, garantem conforto.

Os espaços de convivência do hotel existem na forma de restaurante e spa. Mas claro que, ao longo da sua estadia, você também será convidado a participar de trilhas pelos cânions locais, andar de cavalo e visitar cachoeiras.

Confira todos os roteiros para Aparados da Serra.

Santa Catarina

Santa Catarina? No inverno? Bom, se você pensou que o turismo nesse estado era restrito a praias e calor, prepare-se para descobrir Urubici! Nessa região, também repleta de montanhas e cachoeiras, a probabilidade de cair neve é um grande atrativo para turistas. Foi lá que foi registrada a temperatura mais baixa do Brasil até hoje: -17,8ºC, em 1996.

Urubici Aventura

Todos os municípios da Serra Catarinense ficam acima dos mil metros de altitude, e Urubici não é diferente. O Morro da Igreja (1.822 metros) é o grande destaque da região. Da vista privilegiada que você tem de lá, é possível contemplar diversas formações rochosas, curvas vertiginosas e muitas cachoeiras.

Mas se você não quiser ficar parado, os trekkings pela região também são maravilhosos. Nesse roteiro, você começa seus dias pela Serra do Corvo Branco e os termina na Pedra Furada. Serão aproximadamente 21km no total, e os trechos exigirão de você alguma experiência em caminhada em ambientes naturais. Mas nada muito difícil!

Urubici Panorâmico

Nesse roteiro mais contemplativo, você conhecerá os principais pontos turísticos de Urubici e São Joaquim. Dentre eles estão cânions, cachoeiras, grutas escondidas e até mesmo inscrições rupestres. Acredita-se que estas, presentes no Morro do Campestre, foram deixadas lá pelos índios Xoklengs, que habitam a região desde antes da sua colonização europeia.

A história também estará presente na Serra do Rio do Rastro, onde você poderá avistar as estradas que os tropeiros costumavam utilizar para transportar produtos da serra para o litoral. Isso tudo sendo que, no seu passeio, você não apreciará apenas paisagens: os vinhos da vinícola Villa Francione, na região de São Joaquim, também estarão lá para a sua degustação. 

Confira todos os roteiros para Santa Catarina. 

Serra da Mantiqueira

Também conhecida como “O Himalaya Brasileiro”, a Serra da Mantiqueira abriga quatro dos dez picos culminantes do Brasil. Enquanto isso poderia fazê-la parecer um destino apenas para os trekkers mais experientes, ela também pode ser aproveitada por iniciantes e famílias com crianças. É só encontrar o roteiro mais adequado para você!

Introdução ao Montanhismo - Expedição Pico Santo Agostinho

Não se deixe enganar pelo caráter introdutório deste roteiro: você ainda precisará ter bom condicionamento físico para encarar o Pico Santo Agostinho! Afinal, esse é o ponto mais alto do Parque Estadual da Serra do Papagaio, chegando a 2.359 metros de altitude. 

Devido ao tipo de trilha escolhido por nossos guias, porém, essa expedição também é acessível para pais e mães que desejam proporcionar para seus filhos uma autêntica experiência de trekking. Até mesmo bebês podem fazer parte da aventura, ao serem transportados em mochilas especiais para essas atividades. 

A distância percorrida será de 11km, que pode ser feita num período de 6 a 8 horas. As subidas têm inclinação média suave, e a vista lá do alto é de arrasar! 

Travessia Itatiaia vs Maromba - Via Rancho Caído 

Faça o frio que fizer, nessa rota pouco conhecida para a Vila da Maromba, através da Travessia Rancho Caído, é impossível não se esquentar. São 27km de distância até o nosso destino final, numa caminhada que pode durar até 10 horas. 

Os primeiros 12km são uma subida no estilo trekking clássico, passando pelo Vale dos Dinossauros. O restante é feito por uma trilha fechada, numa longa descida, ideal para fast-trek. O caminho será complementado por paradas para hidratação, lanche de trilha e, talvez, até banho de cachoeira! 

Por fim, chegando em Maromba, você será recompensado com uma estadia em uma pousada que oferece sauna e jantar. O dia seguinte será reservado para descanso, lazer, e caminhadas curtas nos arredores da vila.

Reserva do Ibitipoca - Fazenda do Engenho

O último roteiro da nossa lista reúne sustentabilidade, aventura e conforto. O principal objetivo da Reserva do Ibitipoca, desde sua fundação em 1981, é promover o reflorestamento das espécies nativas do local. Com isso, é possível atrair os animais silvestres de volta para a área. 

Além de se preocupar com os aspectos naturais da região, a reserva também busca valorizar a cultura e a população local. Ao se hospedar na Fazenda do Engenho, que fica no meio disso tudo, você estará consumindo alimentos produzidos e preparados pelos moradores do entorno, num típico estilo mineiro (e orgânico!). Afinal, nada como um bom pão logo saído do forno e um leite quente para se esquentar! 

Nesse roteiro, você ainda pode optar por fazer passeios como Circuito Pedra do Gavião, Circuito das Águas e Gruta dos Andorinhões, que são difícil, médio e fácil, respectivamente. Eles estão inclusos no pacote e são uma ótima maneira de explorar a natureza local que você estará ajudando a recuperar.

Confira todos os roteiros para a Serra da Mantiqueira. 

Agora que você já sabe para onde ir durante o inverno no Brasil, falta só agendar a sua viagem. Para o máximo de conforto possível, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialista em ecoturismo pelo Brasil e o mundo, nós oferecemos diversas opções de roteiros para o Brasil. Confira todos eles aqui, tire eventuais dúvidas com nossos atendentes e boa aventura!

Leia mais textos sobre esses destinos:

Conheça nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe uma resposta