Como não deixar rastros em acampamentos e expedições

Por Moaci Judson, do blog da Outward Bound Brasil.

Não Deixe Rastros é sobre conservação, manejo e respeito por nosso meio ambiente e os lugares selvagens do mundo. Nos cursos Outward Bound, os princípios de não deixar nenhum rastro não são apenas habilidades úteis para ter no nosso repertório, elas também são o trampolim para a reflexão e crescimento pessoal. Podemos conservar todos os locais com os quais nos preocupamos para que continuem a existir no futuro. Nesse processo nos tornamos pessoas melhores e mais fortes.

1. Planeje e Prepare

Se você não estiver preparado, todas as boas intenções do mundo podem resultar em nada. Muitas vezes o que você faz antes de sair pode minimizar o seu impacto tanto quanto o que você faz quando você chegar ao seu destino. Descubra o máximo que puder sobre onde você está indo, mantenha o tamanho do seu grupo pequeno, esteja preparado para qualquer emergência e saiba o que você vai fazer com cada coisa que você levar com você.

2. Acampe e caminhe em superfícies duráveis

Caminhe por trilhas estabelecidas; acampe em acampamentos já estabelecidos. Mantenha embarcações em canais estabelecidos e fora de pântanos ou áreas rasas com vegetação. Se não existem trilhas ou acampamentos, caminhe e acampe em rocha, cascalho, gramíneas secas ou terra. Em áreas intocadas, espalhe-se para evitar a criação de trilhas ou acampamentos. Siga estas regras o tempo todo e ninguém vai saber que você esteve lá.

3. Elimine resíduos corretamente

Pack it in, pack it out – leve a traga tudo de volta. Isso não vale apenas para lixo, mas para todos os alimentos que você não consumir, mesmo aqueles que caíram no chão. Quando você quiser ir ao banheiro, mantenha 60 metros de distância de qualquer fonte de água, cave um buraco, cubra-o quando estiver pronto e embale o papel higiênico (se você usá-lo!).

5. Minimize o uso e impacto de fogueiras em acampamentos

Na grande maioria dos parques fogueiras não são permitidas. Mesmo que se encontre num local aonde fogueiras sejam permitidas, leve em consideração que elas atrapalham a luz das estrelas e da lua, além da fumaça mascarar os perfumes mais sutis de uma noite na natureza. Se você fizer uma fogueira mantenha-a pequena, deixe-a queimar completamente e espalhe as cinzas frias.

6. Respeite a vida selvagem

A vida selvagem é selvagem, ou seja, não respeita nenhuma das nossas leis, nem teme suas punições. Apesar disso alguns animais selvagens podem ser dessensibilizados quanto ao contato humano, o que quase sempre coloca o animal em perigo. Mantenha animais selvagens à distância, nunca alimente-os e os proteja de todos os seus pertences (especialmente alimentos).

7. Seja cortês com outros visitantes

Um motivo importante de não deixar nenhum rastro é manter a natureza que amamos como está para que futuros visitantes possam igualmente desfrutar dela. Mas não podemos esquecer daqueles que estão compartilhando essa natureza ao mesmo tempo que nós. Seja cortês com outros visitantes, dê passagem a eles em trilhas e nos cursos de água, respeite a paz e solidão dos outros mantendo o barulho ao mínimo. Outward Bound é sobre as pessoas e sobre o respeito aos outros, assim como ao nosso meio ambiente. É algo que todos nós podemos manter conosco. A Outward Bound está empenhada em seguir os princípios de não deixar nenhum rastro em todos os seus cursos e convida-o a segui-los em suas próprias explorações.

A Pisa Trekking, agência de viagens especialista em ecoturismo, valoriza o Não Deixe Rastros e garante que todas as aventuras empreendidas por nós seguem os princípios acima. Confira aqui roteiros de expedições da Outward Bound Brasil para você também colocar essas dicas em prática, tire suas dúvidas com nossos atendentes e boas viagens!

 

Texto original de Moaci Judson. Traduzido e adaptado por Andreas Martin a partir das informações do site lnt.org

Leia outros textos sobre sustentabilidade:

Conheça nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe uma resposta