Viagens OBB em Família – Brincando na Natureza

Você, pai ou mãe que vive na cidade, gostaria que seus filhos passassem menos tempo em frente às telas e mais tempo em contato com a natureza? Ou, talvez, você sente que são justamente essas telas que consomem o tempo que você e seus filhos poderiam estar passando juntos? Bem, você certamente não é o único a passar por isso. Mas os programas da Outward Bound Brasil com viagens em família podem ser a solução que você estava procurando! 

Os benefícios do contato com a natureza na infância são muitos e já há tempo conhecidos e estudados. O programa Criança e Natureza, do Instituto Alana, criou uma lista que inclui alguns deles, confira-os aqui. O estímulo à criatividade da criança, o seu desenvolvimento físico, emocional e intelectual, a redução da violência e até a conservação da natureza todos fazem parte dela. 

Então, por que não mergulhar um pouco mais fundo na ideia de passar um tempo de qualidade numa viagem com as crianças nesse ambiente tão rico?

Sobre a organização

A Outward Bound Brasil, ou OBB, é a ramificação brasileira de uma organização britânica que existe há quase 80 anos e é considerada a maior rede mundial de escolas de educação experiencial ao ar livre. O seu objetivo é resgatar das pessoas todo o seu potencial dormente e retirá-las de sua zona de conforto através de expedições na natureza. 

Nesses programas, os clientes são os protagonistas e, os instrutores, apenas facilitadores. Isso significa que é você, em cooperação com o seu grupo, quem toma a decisão final sobre que rota seguir para chegar ao destino pretendido, e sobre onde montar o seu acampamento para passar a noite, por exemplo. Esses grupos, em geral, são compostos por um mínimo de oito pessoas e um máximo de doze, acompanhados por dois instrutores.

À primeira vista, porém, isso pode parecer um tanto trabalhoso. Onde exatamente as crianças se encaixam nessa história? Bem, a OBB também oferece roteiros especializados, na forma de viagens para pais e filhos, para quem quer aproveitar essa oportunidade de reconexão com a natureza e com a família: os programas OBB Kids e Pais e Filhos

Programa OBB Kids - Família (3 a 6 anos)

O programa OBB Kids é reservado para crianças entre 3 e 6 anos de idade, e ocorre durante dois dias e uma noite, em São Lourenço da Serra. Esse é o roteiro ideal para quem só tem disponibilidade durante os finais de semana e não quer gastar muito tempo na estrada, já que o acampamento fica a apenas uma hora de distância de São Paulo

A ideia aqui é a seguinte: permitir que as crianças valorizem as coisas simples da vida. Durante a expedição, que é constituída por uma trilha de aproximadamente 1km, elas poderão observar como um galho no chão pode se tornar uma vara-de-pesca, como um cipó também pode ser um balanço e como uma folha pode virar um chapéu. Certamente será diferente de todas as outras viagens em família que elas já fizeram.

Logo, elas nem vão sentir mais falta dos brinquedos que deixaram em casa.

O que você irá fazer

No sábado, você deverá estar no Sítio Elisa, em São Lourenço da Serra, às 9h da manhã. A primeira refeição do programa será o café-da-manhã, que será servido logo depois, e, a última, o almoço de domingo. Durante a trilha e o acampamento também serão oferecidos lanches e refeições. 

O dia será repleto de descobertas tanto para as crianças, que estarão imersas no mundo à volta delas, quanto para os adultos, que testemunharão o que seus filhos já são capazes de fazer. Após a caminhada de 1km, porém, o grupo já começará a montar o acampamento. Os instrutores mostrarão como escolher o melhor lugar para colocar a barraca e os truques para deixá-la perfeita. Para finalizar, o jantar, preparado pelos próprios instrutores, virá como o último grande destaque da noite.  

No outro dia, tudo será recolhido para preservar a natureza local. A ideia é deixar o menor número de vestígios possível. Vale lembrar que todos os equipamentos técnicos, como barracas, mochilas e sacos de dormir, são disponibilizados pela OBB. O programa se encerra às 13h do domingo. 

Os grupos são compostos por 15 pessoas, entre crianças e adultos. Garanta aqui a sua vaga no programa OBB Kids!

Programa Pais e Filhos na Mantiqueira (7 a 14 anos)

O programa Pais e Filhos é reservado para crianças entre 7 e 14 anos de idade e ocorre durante três dias e duas noites, na Serra da Mantiqueira em Campos do Jordão. O roteiro foi desenhado para propor uma mistura perfeita entre desafio, auto-descobrimento e brincadeira. Ele começa com distâncias curtas e elas progridem até 4km durante um dia inteiro. 

Aqui, é difícil dizer se o maior aprendizado é para as crianças ou para os adultos. A faixa etária é típica da época em que as crianças começam a querer estabelecer certa independência e a aprender com seus próprios erros. Enquanto a natureza é um ótimo ambiente para se fazer isso, cabe aos pais dá-los espaço e observar o espetáculo.

Os nossos instrutores são treinados para garantir máxima segurança a todos, portanto, não é preciso se preocupar!

O que você irá fazer

No primeiro dia, você deverá se apresentar à Base Outward Bound Brasil, em Campos do Jordão, às 10h da manhã. Cada participante é responsável por carregar o seu próprio equipamento e parte do equipamento coletivo na mochila, sendo que a distribuição de peso é feita de acordo com a disposição física de cada um. A mochila de um adulto pode chegar a pesar 15 kg, enquanto a das crianças é mais leve, mas sem um peso fixo pré-determinado. 

O deslocamento do grupo ocorre através de trilhas ou estradas de terra. Por vezes, serão encontrados alguns desníveis acentuados nesses caminhos, mas é preciso levar em mente que eles fazem parte do cenário da serra e constituem bons desafios. Em média, os participantes andam de 1 a 2 km por hora, às vezes até menos. 

Novamente, os lanches e refeições serão disponibilizados pela OBB, bem como os equipamentos técnicos. Caso você tenha alguma restrição alimentar, é bom avisar com antecedência. Ainda assim, você é responsável por levar alguns itens pessoais, que incluem vestimentas e calçados apropriados. O programa se encerra às 15h do terceiro dia.

Os grupos são compostos por 15 pessoas, entre crianças e adultos. Garanta aqui a sua vaga no programa Pais e Filhos!

Agora que você já conhece tudo sobre a OBB, falta só marcar as viagens com as crianças! Para isso, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em viagens de ecoturismo, nós oferecemos roteiros para o Brasil e o mundo. Confira aqui todos os nossos pacotes para expedições OBB, tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes e boa aventura!

 

Leia outros textos sobre viagens em família:

Conheça nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe uma resposta