Dica de Viagem: Viagens de Isolamento

Por causa da pandemia, destinos mais isolados - que também costumam ser mais controlados - estão virando a preferência da maioria dos viajantes. Lodges em montanhas, fazendas e acampamentos geralmente oferecem maior distanciamento social do que outros lugares, ao mesmo tempo em que permitem uma experiência completa. Hoje, o Blog Vida ao Ar Livre apresenta algumas viagens de isolamento.

Machu Picchu - Trilha Inca Salcantay Mountain Lodges 

Talvez você já tenha ouvido falar da Trilha Inca clássica, considerada uma das melhores caminhadas da América do Sul. Ela é a rota mais famosa para que quem chegar a Machu Picchu a pé - por isso, ela também costuma ser muito mais cheia. Assim, uma boa alternativa para quem quer evitar contato com muitas pessoas é a Trilha Salcantay.

Considerada uma das 25 mais lindas e selvagens travessias pela National Geographic Adventure Travel Magazine, a Trilha Salcantay passa por nove biozonas diferentes, seguindo as antigas trilhas incas através da Cordilheira Vilcabamba. O percurso dura seis dias, sendo que ao final de cada dia, é possível descansar em um lodge diferente.

Os lodges contam com chuveiros quentes, refeições gourmet, vinhos especiais, e diversas outras fontes de conforto. Embora a trilha seja intensa, aqueles que tiverem maior dificuldade poderão percorrê-la a cavalo. 

Confira aqui o roteiro para a Trilha Inca Salcantay Mountain Lodges.

Ilha de Páscoa - Hotel Explora Rapa Nui 

A Ilha de Páscoa está localizada a quase 4.000km de distância da costa do Chile. Ou seja, poucos são os lugares que apresentam um acesso tão restrito quanto este. A ilha conta com uma paisagem única que se destaca pela presença de gigantes e intrigantes estátuas feitas de pedra, denominadas “moais”. O seu território é extenso, e nele também estão presentes cavernas, lagos em crateras vulcânicas, praias de águas transparentes, e povoados.

Quem se hospeda no Hotel Explora Rapa Nui tem uma visão privilegiada de tudo isso, a partir de um local tranquilo que conta com quartos silenciosos e com grandes janelas. Existem cerca de 20 opções de passeios para serem feitos, através de caminhadas, percursos de bicicleta e snorkeling, sendo que todos contribuem para uma melhor compreensão da ilha. 

Confira aqui o roteiro para o Hotel Explora Rapa Nui.

Patagônia - Ecocamp Torres del Paine 

A paisagem montanhosa, gelada e inóspita do Parque Nacional de Torres del Paine pode ser conhecida através de uma estadia luxuosa e privativa no Ecocamp Torres del Paine. Esse é um alojamento de camping onde os hóspedes ficam instalados em diferentes “domos”, construções inspiradas nos abrigos dos antigos habitantes nômades da região. Materiais isolantes são utilizados na sua composição, de modo que não sejam necessários sistemas de aquecimento.

Durante a sua estadia, excursões guiadas te levam para conhecer os principais atrativos da região, como a base das Torres del Paine, o Lago Grey e a Laguna Azul. Elas podem ser feitas através de caminhadas, trilhas, navegação ou van, e o roteiro é montado de acordo com a intensidade que o viajante desejar.

Confira aqui o roteiro para o Ecocamp Torres del Paine.

Botswana - African Bush Camps 

Os denominados “bush camps” são acampamentos utilizados por turistas que fazem safáris nos parques nacionais africanos. Eles são privativos, afastados das áreas mais movimentadas, e ao mesmo tempo rústicos e luxuosos. Ou, pelo menos, assim são os bush camps de Linyanti e Khawi, localizados perto de dois dos principais parques nacionais da Botswana, Chobe e Moremi Game Reserve.

Chobe foi o primeiro parque nacional criado em Botswana, sendo também o que apresenta a maior diversidade de animais, incluindo leões, elefantes e hipopótamos. Uma estadia em Linyanti permite que nele sejam feitos safáris fotográficos a pé ou em jipe, e passeios em mokoro. Já Moremi, apesar de ser menor, também apresenta búfalos, girafas, elefantes e rinocerontes, com direito a safáris fotográficos e passeios em mokoro para os hóspedes do Khwai Bush Camp.

Confira aqui o roteiro para African Bush Camps.

Zâmbia - Thorntree River Lodge 

De maneira semelhante aos acampamentos anteriores, o Thorntree River Lodge, localizado na Zâmbia, ao lado do Parque Nacional Mosi-oa-Tunya, é um recanto luxuoso e tranquilo, perfeito para quem deseja relaxar após um dia em meio à natureza e aos animais selvagens. Um dos destaques do local é a “piscina infinita”, assim chamada pelo efeito que se tem de que sua borda se mescla com o belo horizonte africano.

As instalações do lodge também contam com SPA, academia, biblioteca e cobertura de Wi-Fi. Mas o verdadeiro motivo que atrai tantos turistas são os safáris e os passeios de canoa, que permitem avistar uma grande variedade de animais, como elefantes, girafas e zebras. A região também conta com as Cataratas de Vitória, uma das mais espetaculares quedas d’água do mundo. 

Confira aqui o roteiro para Thorntree River Lodge.

Pantanal - Barra Mansa Lodge - Casa da Baía 

Embora a estrutura principal do Barra Mansa Lodge esteja fechada por conta do COVID-19, a Casa da Baía é uma alternativa privativa e controlada para quem deseja passar parte do isolamento no Pantanal do Mato Grosso do Sul. A casa possui capacidade para abrigar até 4 pessoas, sendo que a equipe do lodge também estará à disposição para quaisquer necessidades.

O lodge está localizado na área de encontro entre o Rio Negro e a Vazante do Castelo, uma das mais preservadas e mais ricas em biodiversidade de todo o Pantanal. Passeios como canoagens, cavalgadas, safáris em 4x4, caminhadas em trilhas e passeios de barco estão disponíveis para ajudar a promover um maior contato dos hóspedes com toda essa natureza.

Confira aqui o roteiro para o Barra Mansa Lodge - Casa da Baía.

Serra da Mantiqueira - Fazenda Santa Vitória 

A 250 km de distância de São Paulo, a Fazenda Santa Vitória está localizada na cidade de Queluz, uma antiga aldeia indígena por onde passava a Estrada Real, em meados do século XIX. A fazenda foi fundada em 1850 e, hoje, une requinte à verdadeira experiência campestre. O cenário que a circunda é composto por floresta, pastos, plantações e riachos, e a gastronomia é orgânica e produzida localmente.

É possível fazer atividades dentro da propriedade, como trilhas, banhos de cachoeira, passeios a cavalo, ou relaxar na sauna e nas redes do jardim. Como a fazenda também dá acesso à Serra da Bocaina, também é possível organizar uma trilha em direção à Cachoeira do Santo Izidro, com direito a pôr-do-sol no Mirante do Beija-flor.

Confira aqui o roteiro para a Fazenda Santa Vitória.

Comuna do Ibitipoca - Fazenda do Engenho 

Localizada em Minas Gerais, a Fazenda do Engenho é um grande casarão de estilo colonial com lindas vistas para a natureza. Existem oito suítes com decorações exclusivas, camas king size e banheiras vitorianas. Aqui, o luxo também se une ao rústico. Aulas de yoga são oferecidas todas as manhãs para hóspedes do Engenho, além de passeios inclusos como Circuito Pedra do Gavião, Circuito das Águas e Gruta dos Andorinhões.  

A fazenda está contida dentro do território da Comuna do Ibitipoca, projeto fundado em 1981. O seu objetivo é promover o reflorestamento da flora nativa da região, bem como gerar empregos para a população local e resgatar tradições. Ao abrir suas portas para o turismo, a Comuna também espera difundir os princípios da sustentabilidade e se tornar um referencial nesse meio. 

Confira aqui o roteiro para a Fazenda do Engenho.

Agora que você já conhece opções de viagens de isolamento, que tal começar a planejar os próximos passos? Para tanto, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em ecoturismo, oferecemos várias opções de pacotes para todo o mundo. Encontre o melhor para você aqui e tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes!

Leia mais textos sobre destinos isolados:

Conheça os nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe uma resposta