Pico da Neblina: 5 curiosidades sobre o Yaripo

Situado no Estado do Amazonas, na fronteira com a Colômbia e a Venezuela, o Pico da Neblina é também conhecido como Montanha Sagrada dos Yanomamis.

Depois de anos de paralisação do turismo, por conta do desrespeito às terras indígenas, à preservação local, e depois por conta da pandemia da COVID-19, a retomada das atividades finalmente chegou, com riscos minimizados tanto aos visitantes, quando à comunidade local.

Pensando nisso, para atender aos aventureiros ansiosos por conhecerem os detalhes dessa montanha brasileira tão icônica, listamos a seguir algumas curiosidades sobre ela.

Crédito: Lucas Miagostovich

Enquanto não podemos embarcar nessa expedição transformadora, vale a pena descobrir algumas particularidades do destino. Veja:

Ponto mais alto do país

O Pico da Neblina é a montanha mais alta do Brasil. Com 2993,78 metros de altitude, de acordo com o IBGE, é também chamada de ponto culminante do país.

Em um ranking do território brasileiro, o pico lidera seguido pelo vizinho 31 de março, situado no mesmo maciço e medindo 2.972,70 metros. Em terceiro lugar vem o Pico da Bandeira, na Serra do Caparaó, com 2.892,00 metros de altitude acima do nível do mar.

Montanha Sagrada dos Yanomamis

Situado dentro da Terra Indígena dos Yanomamis, o Pico da Neblina é chamado por eles de Yaripo, ou montanha do vento. Além de área de preservação nacional, o pico está integrado a um dos mais numerosos e conhecidos grupos indígenas da América do Sul.

Dessa forma, todo o processo de preservação e reabertura da área vem sendo organizado pelos yanomamis em parceria com a Funai e o ICMBio.

A princípio, poucas empresas poderão levar grupos de visitantes à região, seguindo rigorosas regras de respeito à natureza e cultura locais.

Reabertura depois de 10 anos

Conforme dito anteriormente, depois de 10 anos de paralisação das atividades turísticas, o Pico da Neblina tinha previsão de reabertura para março de 2020. Porém, essa data foi adiada por tempo indeterminado por conta do coronavírus.

Apesar disso, o andamento do processo denominado Yaripo é um grande avanço para o turismo local, que deve seguir respeitando as normas de preservação das terras indígenas.

Foram cinco anos de estudos para um plano de visitação que não tenha impacto ambiental neste que é um paraíso ainda pouco explorado no coração da selva amazônica.

2º maior parque nacional do Brasil

Criado em 1979, o Parque Nacional do Pico da Neblina tem o objetivo de proteger a riqueza natural da região amazônica e controlar a ocupação desenfreada das fronteiras no norte do país.

Com área de mais de 2 milhões e 200 mil hectares (2.200.000 ha), o local é considerado uma das maiores áreas de proteção natural da América do Sul. Do mesmo modo, é também o segundo maior do país, atrás apenas do Parque Nacional das Montanhas do Tumucumaque.

Grau de dificuldade altíssimo

A expedição exige grande nível de condicionamento físico e é considerada uma verdadeira aventura. Além disso, por conta da infraestrutura de transporte dessa região, que passa por locais como a Frente Sul, em péssimo estado de conservação, a viagem pode contar com os improvisos, acontecimentos inusitados, e à grandes dificuldades de acesso.

Contudo, esta é uma expedição para pessoas bravas e guerreiras, que estejam em perfeitas condições de saúde e dispostas a fazer parte de uma experiência intensa, num dos lugares mais longínquos do país.

Agora que você já conhece o Pico das Neblinas, que tal planejar uma viagem? Para tanto, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em ecoturismo, oferecemos vários pacotes de viagens para o Amazonas. Confira todos aqui e tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes!

Leia mais textos sobre destinos na Amazônia:

Conheça os nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe uma resposta