Vai viajar de avião? Dicas para diminuir contágio e qual máscara usar!

Viajar de avião é uma atividade que requer cuidados especiais durante a pandemia. São muitas pessoas juntas, de muitos lugares diferentes. Por isso, para garantir maior segurança, algumas companhias aéreas estão proibindo o uso de alguns tipos de máscaras consideradas “menos eficientes”. Hoje, o Blog Vida ao Ar Livre te dá dicas para diminuir o contágio e te explica melhor sobre o que mudou quanto às máscaras.

Recomendações gerais

Um princípio que é preciso ter em mente na hora de viajar de avião é o seguinte: se você puder evitar aglomerações, evite-as. Muitas vezes, isso só depende de você. Um exemplo disso é o check-in, que pode ser feito online através dos sites ou aplicativos das empresas aéreas. Muitas vezes, a opção de realizar o check-in já está disponível 48 horas antes do voo, e permanece lá até 1 hora antes deste. 

Nesse sentido, também prefira levar pouca bagagem, pois assim você não precisará comparecer ao balcão de atendimento para despachá-la, e não precisará ficar junto de outras pessoas na hora de buscá-las nas esteiras. Todos conhecemos a cena: dezenas de pessoas amontoadas no saguão de desembarque esperando a rolagem das bagagens.

Evite, também, aglomerar nas filas para entrar e sair do avião. Na hora do embarque, espere para formar fila apenas quando o seu grupo for chamado, e mantenha distância das pessoas ao seu redor. No desembarque, permaneça sentado até que as fileiras à sua frente tenham sido esvaziadas - levantar antes da hora só vai atrapalhar os outros e incentivar a aglomeração.  

E se, na saída do aeroporto, você estiver esperando por um transporte, também fique atento para não entrar nas multidões. Se alguém estiver indo te buscar, combine com essa pessoa um lugar de encontro mais tranquilo e afastado, que seja mais favorável até mesmo para estacionar o carro. 

Outras precauções também devem ser observadas. Evite, por exemplo, comer no aeroporto, pois isso exige que você remova a sua máscara em um ambiente que muitas vezes não tem a devida circulação do ar. Sempre deixe um álcool gel ao seu alcance, e de preferência no bolso, caso a sua bolsa ou mochila fique fora de alcance durante o voo. 

E leve uma máscara extra, para realizar a troca de preferência a cada duas horas, evitando que ela umedeça. Em voos mais longos, algumas companhias aéreas até exigem que seus passageiros realizem a troca obrigatória a cada quatro horas. 

Proibição de alguns tipos de máscaras

Algumas empresas aéreas como a Latam, Lufthansa, Air France e Alitalia passaram a proibir o uso de determinados tipos de máscaras a bordo, por serem consideradas pouco eficientes contra a COVID-19. Isso inclui máscaras com válvula, lenços, bandanas de pano e protetores bucais. Na Lufthansa, até mesmo as máscaras de panos, que se tornaram tão populares, não poderão mais serem utilizadas. 

Aquele que comparecer ao embarque com a máscara fora do padrão não poderá entrar no avião até que providencie uma alternativa adequada. Máscaras cirúrgicas continuam sendo aceitas, e as mais indicadas são as FFP/PFF2, KN95 e N95 (sem válvulas). 

No dia 12 de março, a Anvisa mudou as diretrizes de uso de máscaras em aviões e aeroportos. As máscaras proibidas incluem aquelas feitas de tricô, crochê, plástico, com válvulas, pano sem dupla camada, cirúrgicas sem dupla camada, e face shield sem máscara por baixo. Continuam permitidas: cirúrgicas com tripla camada descartáveis, N95 e PFF2 sem válvula, pano com pelo menos duas camadas e bem ajustada ao rosto.

No dia 25 de março, a Anvisa decretou mais medidas. Agora, o uso da máscara é liberado apenas para crianças com menos de 3 anos e pessoas com deficiências que impeçam o seu uso adequado; a máscara deve ser ajustada ao rosto cobrindo o nariz e boca, com troca recomendada a cada 3 horas; e em viagens nacionais, só é permitido retirar a máscara para hidratação ou para alimentar crianças menores de 12 anos, idosos ou pessoas com necessidades especiais.

Agora que você já sabe como diminuir o contágio nas viagens de avião, e sabe quais máscaras usar, você já pode realizar uma viagem mais responsável. Para tanto, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em ecoturismo, oferecemos várias opções de pacotes para todo o Brasil. Confira todos aqui e tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes!

Leia mais textos sobre cuidados para ter na pandemia:

Conheça os nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe uma resposta