Os eventos de rua do Carnaval de 2022 estão com os dias contados - o feriadão, porém, com certeza ainda estará valendo. Se você busca uma oportunidade de se desconectar do resto do mundo e aproveitar para cuidar do corpo e da mente, não hesite em explorar alguns dos destinos mais belos que o Brasil tem para oferecer. A seguir, o Blog Vida ao Ar Livre te conta para onde ir no Carnaval 2022 no Brasil.
Conteúdo
Chapada dos Veadeiros
A Chapada dos Veadeiros, em Goiás, é o mais importante berço de águas da região. São cachoeiras que vão dos 120 metros de altura dos Saltos do Rio Preto, às pequenas cascatas espalhadas por cada trilha que se faz. Em fevereiro, esses atrativos contam com um volume ainda maior de águas, enquanto a temperatura média fica mais agradável.
As águas também foram responsáveis por formar o Vale da Lua, um dos principais cartões-postais da região. Esse atrativo consiste em uma grande formação rochosa que foi moldada pela água ao longo de milhares de anos, constituindo um solo com “crateras” igual àquele encontrado na Lua.
Além de oferecer passeios aquáticos, Veadeiros também é um destino de aventura, envolvendo trekking, rapel e tirolesa. A Tirolesa Voo do Gavião, por exemplo, é uma das principais tirolesas do Brasil, apresentando uma descida de 850 metros de extensão e 100 metros de altura, que permite ter uma visão geral de boa parte do parque.
Confira aqui o roteiro de Carnaval para a Chapada dos Veadeiros.
-
Cicloturismo
Uma maneira inovadora de conhecer a Chapada dos Veadeiros é fazer isso em cima de uma bicicleta. O roteiro de cicloturismo tem como cidade-base o vilarejo de São Jorge e, todos os dias, temos a oportunidade de visitar algum cartão-postal do parque. Isso inclui a Catarata dos Couros, formada por quatro grandes cachoeiras, e o Mirante da Janela, um espetacular mirador que permite avistar os Saltos do Rio Preto de um ponto privilegiado.
O roteiro é indicado para pessoas ativas, que praticam atividade física regularmente. Os passeios contam com uma distância média de 30 km por dia, em terrenos acidentados, com algumas subidas mais íngremes ou mais longas. Ainda assim, o roteiro não possui trechos muito técnicos, sendo 100% pedalável.
Confira aqui o roteiro de Carnaval para o Cicloturismo na Chapada dos Veadeiros.
Serra do Cipó
A Serra do Cipó, em Minas Gerais, é um destino imprescindível no roteiro de trekkers e ecoturistas. A região sempre foi observada com muito interesse por estudiosos e naturalistas por conta da sua grande biodiversidade, e hoje ela é considerada uma das principais províncias turísticas do estado.
O relevo seu acidentado descortina lugares que vão dos vales aos campos, e culminam em picos com mais de 1600 metros. Inclusive, as próprias estradas que levam aos atrativos são motivo de destaque, com suas curvas, descidas e subidas que compõem a típica paisagem bucólica da região. Em média, diariamente, percorremos uma distância de 14 km.
Aqui, também é possível encontrar muitas cachoeiras, sendo toda a região entrecortada por inúmeros ribeirões e córregos, com águas cristalinas e carameladas. Dentre estas estão as cachoeiras do Gavião e das Andorinhas, com poços profundos e extensos, ideais para banho.
Confira aqui o roteiro de Carnaval para a Serra do Cipó.
Chapada das Mesas
A Chapada das Mesas, também uma boa opção para quem já é experiente no ecoturismo e quer descobrir um lugar novo, é um misto de sertão, bosques de buritizais, cerrado, cânions e quedas d’água. Situada no interior do Maranhão, a maioria dos passeios precisam ser feitos em 4x4, embora ainda reste bastante espaço para caminhar em torno dos atrativos.
Um de seus cartões-postais mais procurados é o Poço Azul, que consiste em uma piscina natural com altas concentrações de carbonato de cálcio, o que torna as suas águas extremamente cristalinas e azuis. Esse fenômeno também é observado no Encanto Azul, um lago que fica escondido entre grandes paredões de rocha.
Mas uma viagem à região não fica completa sem uma visita ao Portal da Chapada das Mesas. Apenas 70 metros mais alta que o resto da região, essa é uma imensa abertura formada naturalmente no meio de uma rocha, e que permite ter uma visão panorâmica da região. É o lugar perfeito para assistir ao pôr-do-sol e tirar muitas fotos.
Confira aqui o roteiro de Carnaval para a Chapada das Mesas.
Expedição OBB - Programa Pais e Filhos
O programa Pais e Filhos é a oportunidade perfeita para unir famílias durante o feriadão. Reservado para crianças entre 7 e 14 anos de idade, o programa ocorre na Serra da Mantiqueira, em Campos do Jordão, onde fazemos trilhas, aprendemos a montar barracas, cozinhamos refeições deliciosas, e ainda conhecemos técnicas de mínimo impacto na natureza.
Nesse sentido, o roteiro é desenhado para propor uma mistura perfeita entre desafio, auto-descobrimento e brincadeira. Os pais podem se surpreender com a maneira tão imediata com que seus filhos se adaptam à natureza.
A mini-expedição, que dura um total de 4 dias, começa com distâncias curtas, progredindo até 4 km durante um dia inteiro. Em geral, fazemos uma média de 1 a 2 km por hora (ou menos), por conta das características do terreno e pelo fato de todo o equipamento ser carregado pelos participantes.
Confira aqui o roteiro de Carnaval para o Programa Pais e Filhos.
Diamantina - Trekking na Serra do Espinhaço
A cidade de Diamantina está localizada em Minas Gerais, no meio da Serra do Espinhaço. Todos os anos, turistas são atraídos por seu charme bucólico e pelos seus atrativos naturais, que abarcam uma vegetação exuberante e cachoeiras imponentes.
Dentro da cidade, os principais atrativos turísticos estão reunidos no centro histórico, cuja arquitetura colonialista remete ao seu passado como um dos principais centros extrativistas de diamante do mundo. Lá é possível visitar, por exemplo, o Museu do Diamante, que abriga arte sacra, armamentos, fotografias, instrumentos de pesagem de ouro e até alguns diamantes, sendo um importante acervo histórico da região.
Já para quem busca mais contato com a natureza, o Parque Estadual de Biribiri é a melhor pedida. Situado no meio da Serra do Espinhaço, ele está inserido no bioma de cerrado, e possui cachoeiras cujos poços são excelentes para banhos. O parque também abriga pinturas rupestres e vinhedos com opção para degustação de vinho.
Confira aqui o roteiro de Carnaval para Diamantina.
Jalapão - Volta ao Parque
O Jalapão é um desses destinos que podem ser visitados durante o ano inteiro. Marcado por uma diversidade de paisagens naturais - como dunas, fervedouros e serras -, ele apresenta bastante potencial para o ecoturismo, embora só tenha começado a se tornar mais conhecido recentemente.
A região guarda uma série de cachoeiras, sendo que uma das melhores para se banhar é a Cachoeira do Formiga. Além da ótima temperatura para espantar o calor, ela se destaca pelo verde esmeralda e translúcido de suas águas. Na terra firme, outros atrativos imperdíveis da região são a Serra do Espírito Santo, o Morro da Catedral e a Pedra Furada.
O roteiro de Volta ao Parque, porém, é indicado para o tipo de pessoa que não se contenta apenas com a contemplação. Aqui, você é convidado a fazer caminhadas por esses atrativos, e a praticar rafting no Rio Novo. O rafting dura cerca de 2 horas, enfrentando corredeiras de classe IV, que são intensas e poderosas.
Confira aqui o roteiro de Carnaval para o Jalapão.
Agora que você já sabe para onde ir no Carnaval 2022 no Brasil, falta só marcar a viagem. Para isso, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em viagens de ecoturismo, nós oferecemos diversos roteiros para o Brasil inteiro. Confira todos eles aqui, tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes e boas viagens!
Leia mais textos sobre esses destinos: