Carnaval 2022 no exterior, para onde ir?

Alguns dias entre o final de fevereiro e o começo de março é tudo o que você precisa para fazer uma viagem inesquecível ao exterior. Se você quer conhecer culturas milenares, avistar a imperdível Aurora Boreal, ou apenas fazer um agradável trekking pela natureza, não deixe o próximo feriadão passar em branco. A seguir, o Blog Vida ao Ar Livre te mostra para onde ir no Carnaval 2022 no exterior.

Patagônia argentina 
  • El Chaltén

O verão é a melhor época para visitar a Patagônia. De maneira geral, as temperaturas são mais amenas, e praticamente não há o risco de encontrar trilhas e passeios fechados, como pode ocorrer no inverno por conta do excesso de neve. 

Dentre os destinos patagônicos mais indicados para os amantes de ecoturismo está El Chaltén, uma vila pitoresca localizada dentro do Parque los Glaciares na Argentina. Não é à toa que ela é considerada a capital argentina do trekking: a sua paisagem é decorada por montanhas imponentes, lagos multicoloridos e bosques indescritíveis, que podem ser visitados em algumas horas de caminhada. 

Alguns dos atrativos mais famosos da região são as montanhas Fitz Roy e Cerro Torre, e as lagunas Capri, Torre e de Los Tres. Esta última é uma das mais “cobiçadas” pelos turistas, tendo em vista que ela leva à base do Fitz Roy, em um dos pontos de onde ele pode ser visto mais de perto. Em geral, as caminhadas podem durar de 5 a 8 horas.

  • El Calafate e Ushuaia

Porém, quem prefere não ter o trekking como foco da viagem pode se beneficiar de um passeio para outros dois destinos famosos da Patagônia argentina: El Calafate e Ushuaia

El Calafate é marcada por uma paisagem semi-árida, embora um de seus atrativos mais prestigiosos seja o Perito Moreno, um grandioso glaciar com uma área de aproximadamente 200 mil km. Para tornar a viagem ainda mais marcante, é possível optar por fazer uma caminhada sobre o glaciar, observando o seu relevo acidentado, com pequenos túneis e poças d’água.

Já Ushuaia é completamente marcada pelas paisagens frias. A cidade, considerada a mais “ao sul” do mundo, é rodeada por montanhas com picos nevados, e permite passeios de barco para ilhas com pinguins e leões marinhos. Também é possível visitar glaciares e fazer sobrevoos pela cidade e os seus arredores. 

Confira aqui o roteiro de Carnaval para El Chaltén, e aqui para El Calafate e Ushuaia.  

México

O México é um prato cheio no que se refere a cultura, história e natureza. A sua capital, Cidade do México, reúne arquitetura colonial, ruínas astecas, e é casa para o Museu de Antropologia, um dos mais famosos do mundo. O seu acervo é espetacular, e se preocupa principalmente com as civilizações antigas que ocupavam a mesoamérica.

Contudo, no interior do país, é possível encontrar museus ainda mais impressionantes a céu aberto. Esse é o caso de Teotihuacan, a maior cidade construída por uma cultura pré-hispânica, que teve seu início em 200 a.C. e é atualmente um dos sítios arqueológicos mais importantes do país. Lá, podemos visitar as pirâmides do Sol e da Lua, a Grande Praça, a pirâmide de Quetzalcoatl e o Museu do Sítio. 

Já para relaxar, é possível passar alguns dias em Cancún ou em Riviera Maia, regiões banhadas pelo Mar do Caribe. Em fevereiro, os passeios ao ar livre são ainda mais recomendados, tendo em vista que as chuvas são raras e as temperaturas são agradáveis.

Confira aqui o roteiro de Carnaval para o México.

Egito 

O mesmo pode ser dito sobre o Egito, que além de ser beneficiado pelo frescor que surge com os ares de fevereiro, é também um dos destinos culturais e históricos mais importantes do mundo. A sua capital, Cairo, abriga as famosas e hipnóticas Pirâmides e Esfinge de Gizé, bem como o imperdível Museu Egípcio, onde estão expostos os tesouros de Tutankhamon. 

Pelo interior do país, outros atrativos impressionantes estão espalhados, e é por isso que também é possível fazer um cruzeiro pelo Rio Nilo, a fim de explorá-los aos poucos. O Rio Nilo é um dos rios mais extensos do mundo, e um passeio através dele introduz o viajante à vida cotidiana que acontece às suas margens, e à paisagem desértica que permeia tudo.

Dentre os atrativos turísticos visitados durante essa jornada, vale citar os templos de Luxor e Karnak, que formavam antigamente uma parte da famosa Tebas das Mil Portas, capital do Novo Império (1580-1085 a.C.). Lá também está o Templo de Amón-Ra, o maior santuário egípcio já construído. A viagem ainda se expande pelo Vale dos Reis, local que concentra as mais famosas tumbas do Antigo Egito, de faraós do Império Novo.

Confira aqui o roteiro de Carnaval para o Egito.

Costa Rica

A Costa Rica é um dos destinos mais indicados para os fãs de ecoturismo, tendo em vista que cerca de 25% do seu território é protegido por áreas de conservação. O país está localizado entre o Oceano Pacífico e o Mar do Caribe, em uma região tropical com florestas úmidas e praias paradisíacas.

Lá, é possível encontrar passeios para todos os gostos. Banhos nas praias caribenhas, mergulhos nas barreiras de coral, trekking aos mirantes do Vulcão Arenal, e atividades mais radicais como rafting e tirolesa são algumas das opções disponíveis, que compõem uma viagem inesquecível.

O mês de fevereiro marca o meio da estação de seca na Costa Rica, considerada a melhor época para conhecer o país, já que as chuvas não atrapalham os passeios. É também nessa época em que os animais costumam ficar fora de suas tocas aproveitando o ar livre, proporcionando vistas memoráveis aos turistas. 

Confira aqui o roteiro de Carnaval para a Costa Rica.

Cicloturismo no Uruguai 

Passear pelo litoral do Uruguai de bicicleta é uma das melhores maneiras de desvendar essa região, especialmente para aqueles que ainda não têm muita experiência no pedal. A rota é relativamente tranquila e o país é conhecido entre os cicloviajantes pelas suas estradas quase sempre planas, com poucas subidas e descidas.

Assim, sobra mais tempo para aproveitar a natureza e a cultura do nosso vizinho ao sul. O trajeto se inicia na capital de Montevidéu, e passa por duas das vinícolas mais importantes do país, Garzón e Éden, onde é possível parar para lanche e degustação. O percurso também passa pela produção de um dos melhores azeites da região, e inclui uma visita à famosa Casapueblo, antiga casa de verão do artista uruguaio Carlos Páez Vilaró. 

224 km depois, o roteiro termina em José Ignácio, um dos balneários mais conhecidos do país. Lá, uma opção é continuar pedalando ao longo da costa até o El Caracol, uma famosa ponte circular localizada nas margens da Laguna Garzón.

Confira aqui o roteiro de Carnaval para o Cicloturismo no Uruguai.

Peru - Lima e Rota do Pisco 

O Peru tem um passado histórico riquíssimo, que vai além de Machu Picchu. Sua capital, Lima, é composta por uma bela arquitetura colonial, por vezes contrastada por construções pré-incas, e abriga museus que guardam o ouro e a prata das fascinantes culturas pré-hispânicas. Ela é uma cidade divertida, hospitaleira, antiga e gourmet.

Os seus principais atrativos incluem o Palácio do Governo, a belíssima Catedral de Lima e o convento de Santo Domingo. Também imperdível é a Huaca Huallamarca, uma pirâmide pré-inca que contrasta com os sofisticados edifícios do bairro San Isidro. E para quem busca uma vida cultural vibrante, não dá para esquecer do bairro de Barranco, localizado no alto dos penhascos acima do Oceano Pacífico.

Saindo de Lima, é possível fazer um passeio pelo Vale do Ica, onde estão localizadas as mais antigas, maiores e tradicionais vinícolas peruanas, através da Rota do Pisco. Nessa região, você irá aprender sobre a história e peculiaridade dessas propriedades, poderá degustar seus piscos e vinhos, e ter a opção de comprar produtos.

Confira aqui o roteiro de Carnaval para o Peru - Lima e Rota do Pisco.

Guatemala 

A Guatemala é um país relativamente pequeno, mas com uma diversidade de paisagens incrível. A sua capital, a Cidade da Guatemala, está localizada no Valle de La Ermita, cercada por cordilheiras e quatro vulcões, que conferem um tom sublime à região. Ela é marcada por construções de arquitetura colonial, e abriga resquícios da antiga cidade maia de Kaminaljuyú.

Este roteiro de Carnaval, porém, também passa pela cidade de Chichicastenango, capital do reino maya-quiché, onde é possível conhecer uma das populações mais tradicionais e culturalmente ricas do país. O passeio segue pelo Lago Atitlán, o lago mais profundo da América Central e também um dos mais belos. Às suas margens, estão localizados povoados indígenas que valem uma visita.

A última parada é na cidade de Antigua, considerada Patrimônio Cultural da UNESCO e localizada aos pés de um vulcão imponente. A cidade é conhecida por ter preservado muito bem suas construções do período colonial, embora o seu nome derive do fato de que ela costumava ser a antiga capital da Guatemala. 

Confira aqui o roteiro de Carnaval para a Guatemala.

Islândia - Costa Sul e Aurora Boreal

O mês de fevereiro, quando é inverno no Hemisfério Norte, é a época mais indicada para conhecer a dança hipnotizante da Aurora Boreal, também chamada de Luzes do Norte. Para quem gosta de viajar pelo mundo, este é um fenômeno encantador que simplesmente não pode ficar de fora do roteiro.

A Islândia, porém, é um destino com diversos outros atrativos imperdíveis, e a sua Costa Sul possui as mais belas e enigmáticas paisagens do país. Nela, estão localizados o Parque Nacional Thingvellir, o Geysir e Strokkur, cachoeiras como a Gullfoss e Skogar, além dos maiores glaciares das Europa, como o maravilhoso Vatnajokull.

A sua capital, Reykjavík, também não passa despercebida. Ela está localizada em uma faixa litorânea, de frente a imponentes montanhas nevadas. Turistas não podem deixar de visitar a igreja Hallgrímur, caminhar na avenida costeira, conhecer a famosa sala de concertos Harpa, e visitar seus museus. 

Confira aqui o roteiro de Carnaval para a Islândia - Costa Sul e Aurora Boreal.

Agora que você já sabe para onde ir no Carnaval 2022 no exterior, falta só marcar a viagem. Para isso, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em viagens de ecoturismo, nós oferecemos diversos roteiros para o mundo inteiro. Confira todos eles aqui, tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes e boas viagens!

Leia mais textos sobre esses destinos:

Conheça os nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe uma resposta