Trilha Inca 2022, já é hora de se programar!

Quando se trata da Trilha Inca, a rota mais tradicional para visitar a cidadela inca de Machu Picchu, é preciso se programar com antecedência. A procura é sempre grande e o governo peruano costuma restringir o número de visitantes. Assim, para garantir uma visita na melhor época, já está na hora de planejar e agendar o seu passeio.

Quando visitar a Trilha Inca?

A estação de seca, que vai de abril a setembro, é a melhor época para visitar a Trilha Inca. Esse período é caracterizado por uma baixa presença de chuvas, assim como temperaturas reduzidas à noite. De maneira geral, os dias ficam por volta de 20ºC, enquanto as noites podem chegar a 5ºC. 

Dentro dessa janela de tempo, os melhores meses são maio, junho e julho. O frio pode ser mais intenso, mas a probabilidade de chuva é praticamente nula, o que também diminui as chances de encontrar neblina. Já em abril e setembro, ainda existe algum risco de chuva, embora o frio seja mais ameno.

A única desvantagem da estação de seca é a alta demanda. Por conta dos aspectos citados anteriormente, essa é a época favorita dos turistas para visitar a Trilha Inca, o que faz com que seja necessário agendar o passeio com pelo menos 6 meses de antecedência. 

O governo peruano restringe o número de visitantes a 500 por dia, sendo que desses, 200 são turistas e 300 são trabalhadores, incluindo guias, carregadores e cozinheiros. 

Por outro lado, a estação de chuvas, que vai de outubro a março, é considerada a época menos recomendada para visitar a Trilha Inca. As chuvas podem ser intensas e ocorrer em qualquer momento do dia, prejudicando a caminhada, enquanto as nuvens podem atrapalhar a sua foto dos sonhos em Machu Picchu.

Em fevereiro, o percurso permanece fechado ao público por conta das chuvas abundantes, e também por ser o período de regeneração da natureza e de manutenção da trilha. Janeiro e março são outros meses que devem ser evitados pela elevada pluviosidade, embora o período de outubro a dezembro seja mais tranquilo. 

Ainda assim, a estação de chuvas apresenta uma vantagem, que é justamente a baixa demanda turística. Para viajar nessa época, é possível se planejar com apenas 3 ou 4 meses de antecedência. Da mesma forma, as chances de encontrar descontos e promoções aumentam.

Por que visitar a Trilha Inca? 

Construída há cerca de 500 anos, a Trilha Inca é a antiga rota utilizada pelo povo inca para chegar a Machu Picchu, sendo uma das trilhas mais queridas e visitadas no mundo hoje. Ela é cercada pelas paisagens mais incríveis da região dos Andes peruanos, como montanhas nevadas, florestas semitropicais e sítios arqueológicos.

A trilha clássica tem duração de quatro dias, e percorre altitudes acima dos 4.000 metros, ao longo de 40 km que foram revestidos por pedras da região. Através desse caminho, passamos por cinco sítios arqueológicos também trabalhados em pedra, que serviam como fortalezas em pontos estratégicos.

Para atravessá-la, é recomendável ter um bom condicionamento físico, ainda mais considerando que a variação de altitude pode chegar a 1.500 metros em um único dia. Os pernoites ocorrem em acampamentos à beira da trilha.

Já para as pessoas que não têm tempo ou disposição para fazer um trekking de quatro dias, é possível optar pela Trilha Inca Curta, que tem apenas 13 km de extensão e pode ser percorrida em apenas um dia de caminhada, em cerca de 6 horas. 

Esse caminho é mais curto pois pegamos um trem partindo de Cuzco até o início da trilha, no km 104 da estrada de ferro que leva a Águas Calientes. Já na versão clássica, a caminhada se inicia no km 82. 

Então, lembre-se: se você quer visitar a Trilha Inca em 2022, agora é o momento de agendar a sua viagem. Para isso, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em viagens de ecoturismo, nós oferecemos diversos roteiros para Machu Picchu. Confira todos eles aqui, tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes e boas viagens!

Leia mais textos sobre o Peru:

Conheça os nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe uma resposta