Por que fazer o Caminho de Santiago de Compostela com a Pisa?

O Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, é o conjunto de rotas que levam à Catedral onde o apóstolo Santiago Maior foi enterrado. Apesar de existir há mais de mil anos, foi apenas no último século que o roteiro se popularizou e passou a ser frequentado por viajantes em busca de cultura, lazer e autoconhecimento - e não apenas religião.

Percorrer o Camino, como é chamado pelos mais íntimos, está na bucket list de muitos trekkers que se animam com o desafio de encarar a maior rota de peregrinação da Europa. Se esse é o seu caso, leia a seguir por que você deve fazer o Caminho de Santiago de Compostela com a Pisa Trekking.

1 - Não precisa fazer todo o caminho de 800 km

O caminho clássico de Santiago de Compostela, também chamado de Caminho Francês, começa no sul da França, no pequeno vilarejo de Saint Jean de Pie de Port, e cruza todo o norte da Espanha até chegar à região da Galícia, onde está localizada a Catedral. Esse caminho possui 800 km e, em média, exige um mês de caminhada.

Embora a Pisa também ofereça o trajeto original, existem outras opções com uma quilometragem menor. Esse é o caso do Caminho Curto, que se inicia na cidade de Sarria, há apenas 100 km de Santiago de Compostela, que pode ser percorrido em 5 dias. Também há a opção que se inicia na aldeia de O Cebreiro, há 165 km do destino final.

Outra maneira de percorrer o caminho clássico é em cima de uma bicicleta, partindo da cidade de Léon, há 320 km de Compostela. Apesar da distância maior, esse percurso pode ser feito em apenas 6 dias. 

Já quem prefere se aventurar por outras rotas pode optar pelo Caminho da Costa, que passa por Portugal e envolve 263 km de trekking ao longo de 13 dias. Ou, então, pelo Caminho do Norte, com 200 km, que cruza as florestas espanholas durante 12 dias. 

2 - Todos os pernoites estarão reservados em quartos privativos

Existem diferentes opções de hospedagem para quem atravessa o Caminho de Santiago de Compostela, como albergues, pousadas e campings, que atendem aos diferentes perfis e orçamentos dos viajantes. Com a Pisa, porém, a hospedagem é sempre garantida em quartos privativos de hotéis ou pensões. 

Esse é o caso, por exemplo, do Complejo La Cabaña, localizado na cidade de Palas de Rei, perto do final do caminho clássico. As acomodações são em três chalés de madeira, equipados com banheiro privativo, TV e telefone. Também há salão de jogos, restaurante e centro esportivo. É o local ideal para relaxar após tantas horas de caminhada. 

Foto: Complejo La Cabaña

3 - Incluímos o transporte das bagagens para aliviar o peso durante a caminhada

Para carregar todos os seus pertences durante o Caminho de Compostela, recomenda-se a utilização de uma mochila de 35 ou 40 litros. Afinal, é necessário levar casacos, camisetas, shorts, calças, tênis, meias, luvas, medicamentos, filtro solar, e o que mais for necessário para garantir todo o conforto à sua viagem. 

A vantagem é que você não precisa levar todos esses itens consigo. Os pacotes da Pisa incluem o transporte das bagagens entre os alojamentos, garantindo que você não tenha que carregar peso durante as 5 horas de caminhada diárias. 

É por isso que, além da mochila grande, recomenda-se levar uma mochila pequena de nylon, onde você carregará apenas os itens essenciais à caminhada, como garrafa d’água, anorak e câmera fotográfica, por exemplo. 

4 - Oferecemos todas as dicas para fazer o caminho com segurança e total autonomia

Os roteiros do Caminho de Compostela são autoguiados - ou seja, você dita o ritmo e o tempo da sua caminhada, embora exista um itinerário a ser seguido. Ainda assim, para potencializar a sua experiência e garantir mais segurança, a Pisa oferece algumas orientações prévias.

Antes da peregrinação, o seu agente de viagens te instruirá sobre a rota em si, e sobre o que visitar durante o caminho - algumas igrejas e fortalezas, por exemplo, são imperdíveis. No início da viagem, você também receberá um mapa explicativo sobre o caminho.

E mesmo se os materiais preparativos não forem suficientes, a sinalização ao longo do caminho, especialmente do caminho clássico, é excelente. Por isso, as chances de se perder são mínimas. 

5 - Suporte caso ocorra algum imprevisto

Em complemento ao aspecto anterior, a Pisa também disponibiliza assistência de 24 horas no Brasil por telefone no caso de algum imprevisto. Ou seja, mesmo com a diferença de fuso horário, o viajante pode entrar em contato com a linha de ajuda para resolver os contratempos imediatamente. 

Afinal, o nosso objetivo é que a sua única preocupação seja superar os próprios limites e vencer o desafio da peregrinação.

6 - Certificado de peregrino no final

O Caminho de Santiago é percorrido por peregrinos do mundo inteiro desde o século IX. Embora, atualmente, a religião tenha ficado em pano de fundo, concluir a peregrinação ainda é motivo de celebração. Por isso, todos os viajantes que completam pelo menos 100 km do caminho têm direito a receber a Compostela, o certificado de peregrino.

A Compostela é emitida pelo Escritório do Peregrino, e exige a apresentação da Credencial do Peregrino. Esse é um passaporte ilustrativo que deve ser carimbado duas vezes por dia durante os últimos 100 km do percurso, em albergues, hotéis ou associações, para garantir que o viajante tenha cumprido com todo o itinerário. 

7 - Pode parcelar, fixar o valor em reais e reservar na melhor época

Com a cotação do euro turismo superando a faixa dos R$ 6,00, uma viagem para a Europa exige ainda mais planejamento. Por isso, a Pisa permite o parcelamento do valor do pacote, bem como a fixação do valor em reais, a fim de evitar que um aumento no câmbio prejudique os seus planos.

Planejando com antecedência, também é possível garantir vagas para a melhor época do passeio, entre abril e junho, quando o clima está agradável e a incidência de chuvas é mínima. 

Agora que você já sabe por que fazer o Caminho de Santiago de Compostela com a Pisa, falta só marcar a sua viagem. A Pisa Trekking é especializada em viagens de ecoturismo, e oferece diversos roteiros para a Espanha. Confira todos eles aqui, tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes e boas viagens! 

Leia mais textos sobre o Caminho de Santiago de Compostela:

Conheça os nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe uma resposta