Viajar de Caiaque Oceânico, uma experiência única!

O caiaque oceânico é uma modalidade de ecoturismo ainda pouco explorada no Brasil, mas com muito potencial. Ele permite visitar praias e ilhas exclusivas, inacessíveis para boa parte dos turistas, e aproveitar a costa brasileira sem exercer qualquer tipo de impacto negativo na natureza. 

Se você sabe nadar - ou ao menos se sente confortável na água com um colete de flutuação -, o Blog Vida ao Ar Livre apresenta por que você deve fazer um passeio de caiaque oceânico.

Aproveitar o nosso grande litoral

O Brasil possui quase 8.000 km de litoral, figurando entre os 20 países com maior zona costeira do mundo. Porém, ao contrário de outros territórios dessa lista, como o Canadá e a Rússia, o litoral brasileiro é bastante diversificado, atendendo aos diferentes perfis de viajantes. 

No Sul, a paisagem é marcada por costas baixas e arenosas, com faixas de areia que parecem se estender ao infinito. Já no Sudeste, começam a aparecer algumas falésias, restingas e mangues, sendo possível avistar trechos da Mata Atlântica por boa parte da região. 

No Nordeste, há predominância de dunas, falésias e recifes, sendo este o trecho litorâneo mais cobiçado pelos turistas. No Norte, por sua vez, as restingas, lagunas e mangues voltam a dominar, adornadas pela presença da Floresta Amazônica e de ilhas como a de Marajó. 

O litoral brasileiro também é beneficiado por condições climáticas e geográficas favoráveis ao caiaquismo, ao apresentar baixa amplitude térmica e ser pouco recortado.

Não é um esporte tão difundido no Brasil

Apesar de todas essas vantagens, o caiaque oceânico não é muito difundido no Brasil. As suas origens, afinal, remontam a regiões como Canadá, Groenlândia e Alasca, nos Estados Unidos, onde as populações utilizavam esse meio de transporte para caçar mamíferos marinhos com mais agilidade. 

Hoje, é ainda no Hemisfério Norte onde ocorrem as principais competições de caiaque oceânico no mundo. Esse é o exemplo das provas Ocean Racing, no Reino Unido, e Arctic Sea Kayak Race, na Noruega.

A sua escassez no Brasil, contudo, torna toda a experiência ainda mais exclusiva e especial, pois você tem a chance de contemplar paisagens que poucas pessoas avistaram antes, e de conhecer o Brasil por novas perspectivas. Além disso, não é preciso se preocupar tanto com a disponibilidade de vagas. 

Conhecer lugares inóspitos 

Um dos principais chamarizes do caiaque oceânico é a possibilidade de conhecer lugares inóspitos. O litoral brasileiro possui diversas ilhas e praias que só podem ser alcançadas através do transporte marítimo, e que ficam inacessíveis para boa parte dos turistas “tradicionais”. 

A Ilha Grande, em Angra dos Reis, Rio de Janeiro, é um desses destinos. Contando com mais de 80 praias, a ilha possui uma faceta mais popular, com restaurantes e pousadas, e outra mais exclusiva, por conta do acesso dificultoso, como a Praia dos Meros e o Farol de Castelhanos. Nesses lugares, você tem o mar cristalino e a Mata Atlântica só para você.

O Saco do Mamanguá é outro exemplo. Localizado no município de Paraty, no Rio de Janeiro, esse é um destino que mais parece um fiorde tropical, contando com uma entrada de mar cercada por manguezais e morros. A excelente preservação da sua natureza passa a impressão de que ele resistiu à passagem do tempo, onde a paz e o sossego prevalecem.

A Ilha Tamanduá, em Caraguatatuba, São Paulo, também vale ser citada. A ilha abriga praias desertas que ficam fora do radar da maioria dos turistas, como a Praia da Lagoa, onde é possível encontrar ruínas históricas de uma antiga fazenda, e a Praia da Ponta Aguda, que possui uma bela lagoa para mergulho.

Sem impactos negativos sobre a natureza

Outra vantagem do caiaque oceânico é o fato de ele não exercer impactos negativos sobre a natureza. Ao contrário dos barcos motorizados, o caiaque não emite ruídos e, portanto, não perturba a vida selvagem. Isso é vantajoso não apenas para a fauna, como também para os turistas, que conseguem ter uma visão autêntica desses animais.

Além disso, o caiaque não exige a modificação do meio ambiente para que ele possa ocorrer. Ou seja, não é necessário estabelecer trilhas ou construir pontes para definir o caminho a ser seguido. 

Ainda assim, os viajantes devem permanecer atentos aos impactos das atividades complementares ao passeio de caiaque. Ao pernoitar em um acampamento na natureza, por exemplo, é preciso escolher uma superfície durável sobre a qual montar as barracas, e levar consigo todos os resíduos produzidos pelo grupo ao final da estadia.

Opções de viagens e cursos

Os roteiros de caiaque oceânico envolvem opções de viagens e cursos, sendo que ambas modalidades incluem todos os equipamentos necessários à prática do caiaquismo. 

Como mencionado anteriormente, as viagens geralmente ocorrem em destinos inóspitos, com o propósito de lazer. Elas possuem diferentes níveis de dificuldade: em alguns roteiros, as águas são calmas e o tempo de remada diária é de 2 horas, enquanto em outros, as águas podem ser um pouco mais agitadas e há 4 horas de remada por dia. 

Os cursos, por sua vez, possuem propósitos educativos específicos. Há, por exemplo, o curso de fundamentos, que busca introduzir o aluno ao mundo da canoagem oceânica, apresentando noções gerais sobre tipos de embarcações e equipamentos, técnicas de remada, resgate e situações de risco. 

Há também o curso de rolamento, que ensina a técnica de auto-resgate de mesmo nome, que permite ao viajante “desvirar” o caiaque caso ele fique de cabeça para baixo. Outro é o curso de técnicas avançadas, que explora outras técnicas como deslocamentos laterais, equilíbrio e manobras de apoio.

Para os remadores já com bastante experiência, existe inclusive o curso de navegação e resgates avançados. Essa modalidade apresenta variadas práticas de resgate, e ensina o remador a aprimorar o controle do caiaque em condições de mar aberto e a planejar uma viagem usando mapa e bússola.

No final das contas, tudo depende do perfil do viajante. De qualquer forma, todos os roteiros são guiados por profissionais experientes, que compartilham dicas com o grupo e podem socorrer os viajantes no caso de imprevistos.

Agora que você já sabe por que fazer um passeio de caiaque oceânico, falta só marcar a sua viagem. Para isso, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em viagens de ecoturismo, nós oferecemos diversos roteiros de caiaque oceânico. Confira todos eles aqui, tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes e boas viagens!

Leia mais textos sobre ecoturismo:

Conheça os nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe uma resposta