Tudo o que as mulheres precisam saber ao viajar para países muçulmanos

Visitar um país muçulmano é uma experiência duplamente memorável para as mulheres. Para elas, existem regras de comportamento bastante específicas, incluindo usar lenços e evitar contato com homens desconhecidos. Isso, porém, é uma oportunidade de sair da zona de conforto e ter uma visão aprofundada sobre os costumes islâmicos.

A seguir, o Blog Vida ao Ar Livre, conta tudo o que as mulheres precisam saber quando viajam para países muçulmanos, desde questões de segurança até normas culturais locais.

Repense o seu guarda-roupa

Ao fazer as malas para viajar para um país muçulmano, é necessário repensar as roupas que você irá levar. A regra geral é se vestir com modéstia e discrição - o que significa nada de roupas curtas, apertadas ou decotes. 

Prefira levar roupas mais folgadas, que cubram os seus ombros e joelhos. O lenço, nesse sentido, é um acessório bastante útil, tendo em vista que ele pode ser utilizado de diversas formas para cobrir o que for necessário. Também evite usar batons e esmaltes coloridos, e prefira manter o seu cabelo preso.

Essas medidas não costumam ser obrigatórias, mas servem para demonstrar respeito pela cultura islâmica e não atrair atenção negativa. A única exceção é para as mesquitas, em que a entrada só é permitida ao cobrir a cabeça com um lenço e tirar os sapatos.

Esteja ciente dos bons costumes locais

O mundo árabe e o Ocidente podem ter mais diferenças culturais do que você imagina, especialmente no que se refere à interação entre homens e mulheres em público. Portanto, de maneira geral, é importante ser mais comedido e reservado nas suas atitudes.

Por exemplo: no Brasil, estamos acostumados a cumprimentar as pessoas com um aperto de mão ou beijo na bochecha. Já nos países muçulmanos, o contato físico entre mulheres e homens que não têm intimidade é desencorajado, sendo preferível usar um cumprimento verbal ou aceno.

Também evite sorrir e fazer contato visual prolongado com homens que você não conhece, pois isso pode ser considerado inapropriado. 

É preciso vigiar as suas ações até mesmo com os seus próprios amigos ou parceiros em público. Demonstrações públicas de afeto, como abraços, beijos e andar de mãos dadas, são desencorajados e proibidas em alguns lugares.

Atenção aos ambientes segregados

Em diversos países muçulmanos, é comum que existam espaços segregados para homens e mulheres. Assim, ao visitar algumas mesquitas, por exemplo, você irá notar que existem entradas e salas de oração separadas para cada gênero, sendo necessário ficar atento para não entrar no lugar errado.   

Até mesmo em alguns restaurantes e cafés é possível encontrar áreas especiais designadas para mulheres e famílias, enquanto outras são ocupadas apenas por homens solteiros. 

O mesmo também pode ocorrer no transporte público, onde, mesmo se não houver um espaço delimitado para cada gênero, é esperado que as mulheres se posicionem perto do motorista e evitem contato visual com os passageiros masculinos. 

Cuidado redobrado ao viajar sozinha

Na maioria dos países muçulmanos, é incomum encontrar mulheres que viajam sem a companhia de um homem. Sendo assim, se você é viajante solo, terá que aprender a lidar com a atenção indesejada e ser firme ao tratar com as pessoas no dia a dia.

Em lugares como o Egito e o Marrocos, onde há muito comércio nas ruas, as mulheres podem ser ainda mais importunadas por comerciantes insistentes que querem vender um produto ou levá-las a alguma loja. A recomendação, nesses casos, é não sorrir e ser firme ao dizer “la shukran” (“não, obrigada”).

Também é preciso evitar sair sozinha à noite e, sempre quando possível, fazer os passeios junto com um grupo ou um guia especializado, para maximizar a sua segurança e bem-estar.

Outra dica para dispersar a atenção de homens indesejados, ao viajar sozinha, é usar uma aliança - de verdade ou fake, não importa. A ideia é se tornar um alvo menos vulnerável na rua e diminuir as chances de ser mal interpretada em uma interação com um homem desconhecido.

Nem todos os países muçulmanos são iguais

O nível de seriedade com o qual você deve levar essas medidas depende do país em que você irá visitar. Aqueles que seguem a Sharia, que é o sistema jurídico do Islã, costumam ser mais discriminatórios contra as mulheres, como a Arábia Saudita, o Irã e a Líbia

Já outros têm um sistema mais permissivo, como o Egito, o Marrocos e a Turquia, que também costumam ser mais populares entre os turistas. Sendo assim, continua valendo a regra de ouro: pesquise muito sobre o destino antes de viajar, e avalie se ele é adequado para ser visitado sozinho. 

Independente do lugar que você for visitar, quando estiver lá, mantenha uma mente aberta aos costumes islâmicos e aproveite para aprender mais sobre essa cultura tão distinta. Afinal, esse é um dos propósitos de viajar, não é mesmo?

Agora que você já sabe tudo o que as mulheres precisam saber para viajar para países muçulmanos, que tal já reservar o seu pacote? Para isso, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em ecoturismo, oferecemos várias opções de pacotes para o mundo inteiro. Confira todos aqui e tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes!

Leia mais textos sobre destinos muçulmanos:

Conheça os nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe uma resposta