10 destinos para você curtir o Carnaval 2024!

O feriado de Carnaval pode ser sinônimo de festas de rua, mas também pode ser a oportunidade perfeita para uma viagem inesquecível, sozinho ou com a família, longe da rotina. Que tal usar esses dias para explorar culturas distantes, cuidar do seu bem-estar, desfrutar das belezas do Brasil ou relaxar em praias tranquilas?

A seguir, o Blog Vida ao Ar Livre apresenta 10 destinos para você curtir o Carnaval 2024!

Islândia

Poucos lugares são tão especiais quanto a Islândia. Além de ter paisagens impressionantes, com vulcões, gêiseres e praias de areias negras, esse é também um dos melhores destinos para ver a famosa Aurora Boreal. Durante o mês de fevereiro, quando é inverno no hemisfério norte, avistar o fenômeno fica ainda mais fácil.

Para conhecer um pouco de tudo, fazemos um roteiro pela Costa Sul. Essa região possui as mais belas e enigmáticas paisagens do país, passando pelo Parque Nacional Thingvellir, cachoeiras como a Gullfoss e Skogar, além dos maiores glaciares da Europa. Conhecemos tudo isso em uma época especial, onde tudo fica coberto de neve.

Aurora Boreal na Islândia

Confira aqui o roteiro de Carnaval para a Islândia. 

Colômbia

Se você busca cores vibrantes e muita vida para o seu Carnaval, a Colômbia é o destino perfeito. Neste roteiro, nossa missão é fundir tradição, natureza e arquitetura espetacular, explorando alguns dos locais mais deslumbrantes do país, desde as encantadoras ruas de Bogotá até as praias paradisíacas da Ilha Múcura.

Em Bogotá, mergulhamos profundamente na rica história colombiana, explorando museus e admirando seus edifícios históricos. A jornada continua em Zipaquirá, famosa por suas minas de sal, e Cartagena, uma cidade portuária na costa caribenha. Nossa aventura culmina na paradisíaca Ilha Múcura, onde podemos relaxar e desfrutar de um intenso contato com a natureza!

Cartagena, na Colômbia

Confira aqui o roteiro de Carnaval para a Colômbia.

Patagônia - El Calafate e El Chaltén

A Patagônia é um lugar com clima e paisagens bastante únicos. No roteiro de Carnaval, você pode conhecer um pouco de toda a região, começando pela cidade de El Calafate. É lá onde fica o glaciar Perito Moreno, que possui uma área do tamanho da cidade de Buenos Aires, e com certeza é diferente de tudo o que você já viu na vida.

Em seguida, vamos para a pequena vila de El Chaltén, onde estão os impressionantes maciços Cerro Fitz Roy e Cerro Torre, cada um com mais de 3 mil metros de altitude. Vamos conhecer as paisagens exóticas da região, passando por bosques e formações geológicas magníficas, em uma viagem com a medida certa de aventura. 

Patagônia, Perito Moreno

Confira aqui o roteiro de Carnaval para a Patagônia.

México

Que tal um Carnaval cheio de cultura? Em apenas uma semana de viagem, você pode conhecer as principais cidades coloniais da região central do México. A primeira delas, e também a mais emblemática, é a Cidade do México, que é repleta de palácios, basílicas, catedrais e museus de enorme valor histórico. 

Depois, seguimos para outras cidades menores, como Guadalajara e Morélia, e passamos até por povoados como o de Tlaquepaque. Essa é a programação certa para quem quer aprender mais sobre história e procura conhecer um México tradicional, colorido e cheio de heranças deixadas pelos espanhóis e pelas civilizações pré-colombianas.

Cidade do México, México

Confira aqui o roteiro de Carnaval para o México.

Monte Kilimanjaro

Poucas pessoas podem dizer que já estiveram no topo da África - e neste Carnaval, você pode ser uma delas. O Monte Kilimanjaro, na Tanzânia, possui quase 5.900 metros de altitude, sendo considerado o ponto mais alto de todo o continente africano. Existem diferentes rotas para chegar ao seu cume, e nesse roteiro, optamos pela Rota Lemosho.

Essa é uma rota conhecida por ser mais longa, porém menos frequentada e mais bonita. A nossa jornada tem início na Londorosi Gate, uma das entradas do Parque Nacional do Monte Kilimanjaro, e a cada dia, alcançamos um acampamento diferente, culminando na ascensão ao cume no sexto dia. É uma jornada emocionante e marcante.

Monte Kilimanjaro, na Tanzânia

Confira aqui o roteiro de Carnaval para o Monte Kilimanjaro.

Monte Roraima

O Monte Roraima, localizado no extremo norte do Brasil, pode não parecer um destino de trekking usual, mas ele certamente é um dos lugares mais especiais do país. Ele é um platô de quase 3 mil metros de altitude, que no seu topo guarda paisagens pré-históricas, com fauna e flora endêmicas e formações geológicas datadas de 2 bilhões de anos atrás.

No Carnaval, você pode conhecê-lo através de uma viagem de 9 dias que percorre o Circuito Mágico Makunaima. Esse caminho nos leva pelos seus principais atrativos, incluindo o Lago Gladys, o maior corpo d’água do Monte Roraima, e a Pedra Maverick, o ponto mais alto da região, com 2.810 metros de altitude.

Monte Roraima, em Roraima

Confira aqui o roteiro de Carnaval para o Monte Roraima.

Serras Gerais - Safári Camp

As Serras Gerais são um trecho da maior cadeia de serras do Brasil, localizadas no sudeste do Tocantins. Ainda que a região seja relativamente pouco conhecida, ela apresenta um enorme potencial turístico, com muitas montanhas, cânions e cachoeiras que encapsulam a beleza do cerrado, e nos ensinam muito sobre o interior do país.

Para aproveitar tudo isso, nesta viagem ficamos hospedados em um acampamento de luxo em meio à própria natureza. É o tal do Safári Camp, que imita os moldes dos safari camps africanos. Ele é composto por dez tendas grandes e confortáveis, com camas e banheiros privativos, além de acesso à alimentação completa, feita com produtos locais.

Cidade de Pedra, Serras Gerais

Confira aqui o roteiro de Carnaval para o Safári Camp nas Serras Gerais.

Jalapão - Safári Camp

Também situado no Tocantins, o Jalapão é um paraíso natural intocado, repleto de dunas douradas, serras imponentes e rios de águas cristalinas. Neste roteiro de Carnaval, fazemos canoagem no Rio Novo, visitamos deliciosas cachoeiras, mergulhamos nos fervedouros, e apreciamos todo esse contato próximo com a natureza. 

Apesar de ser intenso, esse não é um roteiro que exige muito preparo físico. A maioria dos deslocamentos são feitos com veículos 4x4, e as caminhadas são de baixa intensidade - com exceção do trekking ao Mirante da Serra, que é opcional. Aqui, também nos hospedamos no Safári Camp, aproveitando todo o aconchego que ele nos oferece.

safari camp no jalapão

Confira aqui o roteiro de Carnaval para o Safári Camp no Jalapão.

Serra da Mantiqueira - Pais e Filhos

Se neste Carnaval você precisa de um passeio diferenciado para a família inteira, o programa Pais e Filhos é a escolha certa. Essa é uma viagem de vivência na natureza, onde aprendemos o básico sobre acampar ao ar livre, incluindo atividades como montar barracas, cozinhar refeições deliciosas, e aplicar as técnicas de mínimo impacto na natureza.

O roteiro é desenhado para propor uma mistura perfeita entre desafio, auto-descobrimento e brincadeira, valorizando os momentos de cooperação entre pais e filhos. A viagem ocorre na Serra da Mantiqueira, em Campos do Jordão, tem duração de 4 dias e é reservada para crianças entre 7 e 14 anos de idade. 

Confira aqui o roteiro de Carnaval para a Serra da Mantiqueira com pais e filhos.

Ilha Grande

Que tal sair do continente e aproveitar o Carnaval na água? A Expedição da Ilha Grande, no Rio de Janeiro, é uma das viagens de caiaque oceânico mais clássicas do Brasil. Nós percorremos as suas diferentes praias, fazendo pequenas paradas e aproveitando para desembarcar naquelas que são inacessíveis a pé.

Não há uma programação fixa, pois tudo depende das condições climáticas do momento. Porém, além das praias, também temos a oportunidade de visitar grutas, ruínas de um presídio e até um farol do século XIX, todos acompanhados de muitas histórias. Para participar, é preciso ter experiência em remadas longas de caiaque.

Caiaque oceânico na Ilha Grande, RJ

Confira aqui o roteiro de Carnaval para a Ilha Grande.

Agora que você conhece 10 destinos para curtir o Carnaval 2024, que tal começar a planejar a sua viagem? Para isso, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em ecoturismo, oferecemos várias opções de pacotes para o Brasil e o mundo. Confira nossas sugestões para o Carnaval aqui e tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes!

Leia mais textos sobre esses destinos:

Conheça os nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe uma resposta