Tudo sobre a Ilha de Boipeba – Um paraíso na Bahia!

A Ilha de Boipeba é um paraíso natural escondido na Bahia. Ela já foi eleita uma das ilhas mais belas da América do Sul, mas o seu acesso dificultoso impediu que ela se tornasse um destino badalado. Atualmente, os visitantes podem desfrutar de um ambiente rústico e relaxante, repleto de praias paradisíacas e natureza intocada.

A seguir, o Blog Vida ao Ar Livre te conta tudo sobre a Ilha de Boipeba!

Onde fica a Ilha de Boipeba?

A Ilha de Boipeba fica no município de Cairu, no litoral sul da Bahia, a 85 km de distância de Salvador. Ela faz parte do Arquipélago de Tinharé, que possui outros destinos notáveis como Morro de São Paulo e Garapuá.

Ela é cercada pelo Oceano Atlântico e o Rio do Inferno, em uma região bastante privilegiada por conta de sua beleza e rico ecossistema, que permaneceu preservada ao longo dos anos graças ao seu difícil acesso. 

Ilha de Boipeba, Bahia

Foto: Danielle Pereira

Como chegar à Ilha de Boipeba?

Chegar à Ilha de Boipeba não é uma tarefa exatamente simples. O primeiro passo, se você vive em outras regiões do Brasil, é pegar um voo para Salvador. De lá, existem três opções principais:

  • Avião: pegar um voo de Salvador para Boipeba, com duração de 30 minutos. Geralmente há três horários disponíveis por dia.
  • Ferry boat/ônibus/lancha: no terminal marítimo São Joaquim, em Salvador, embarcar em um ferry boat que leva a Bom Despacho. De lá, seguir de ônibus até Valença, onde é possível pegar uma lancha até Boipeba.
  • Carro: viajar pela BR 101 ou pegar o ferry boat até Bom Despacho, com destino a Valença. No porto saem lanchas e barcos para Boipeba.

Porém, você não precisa se preocupar com nada disso ao viajar com a Pisa Trekking. Nós incluímos o transporte do Aeroporto de Salvador até Boipeba, para que você possa esquecer da logística e focar em aproveitar a viagem!

Ilha de Boipeba

Foto: Otávio Nogueira

O que fazer na Ilha de Boipeba?

A Ilha de Boipeba é composta por quatro povoados principais - Velha Boipeba, Moreré, Cova da Onça e Monte Alegre - com atividades que se distribuem entre eles.

Conhecer a Velha Boipeba

A Velha Boipeba é a vila mais importante e antiga da ilha, com uma população de cerca de 3,5 mil pessoas, tendo sido fundada por volta de 1560. É a região que concentra a maior parte dos turistas e possui a melhor infraestrutura, com restaurantes, bares e mercadinhos, além de farmácias e um posto de saúde.

Ela também é bem servida de praias. Saindo de lá, damos de cara com a Praia da Boca da Barra, onde existe um encontro do rio com o mar. Seguindo pela orla, numa curta caminhada, também é possível chegar a Tassimirim e Cueira, outras praias imperdíveis.

Foto: Otávio Nogueira

Visitar a Praia de Moreré

A Praia de Moreré fica numa parte um tanto escondida de Boipeba, mas é uma das praias mais visadas de toda a região. Afinal, como é possível resistir à sua paisagem de águas cristalinas, areias brancas e coqueirais, servidas por pequenos e deliciosos restaurantes que ficam ao lado da areia?

Aproveite para tomar uma água de coco, comer um peixinho no restaurante, mergulhar no mar e contemplar toda essa beleza. A calmaria do vilarejo de Moreré contribui para a sensação de estar em um paraíso perdido, onde apenas o aqui e agora importam.

Praia de Moreré, na Ilha de Boipeba

Foto: Waltson Campos

Fazer um passeio de barco

Outra opção é conhecer todo esse maravilhoso litoral de barco. Uma das rotas possíveis passa pelas piscinas naturais de Moreré, onde podemos mergulhar no meio dos recifes durante a maré baixa.

O barco segue costeando até a Ponta dos Castelhanos, no sul da ilha. No caminho, passamos por Bainema, uma praia deserta que reserva um pedacinho de Mata Atlântica com árvores centenárias. Descemos do barco momentaneamente para fazermos uma curta caminhada pela mata.

Durante a navegação, há pausas para lanches, água de coco e banho num mar calmo e cristalino, longe de qualquer agitação.

Praia de Catelhanos, Ilha de Boipeba

Foto: Otávio Nogueira

Andar de canoa pelo manguezal

Também é possível andar de canoa pelo Rio do Inferno. Neste passeio, utilizamos uma canoa de tronco de madeira, ao estilo dos pescadores locais. A canoa desliza levemente por um dos braços do rio em direção ao oeste, passando por pequenas praias e ilhas.

A vegetação é de mangue branco e vermelho de baixa altura. Nas passagens pelas ilhas, a canoa atravessa os “túneis” formados pela vegetação que nos encobre, enquanto observamos os milhares de crustáceos que vivem nos galhos no período de cheia.

Foto: Caroline Pinto Romani

Onde se hospedar na Ilha de Boipeba?

A maioria das pousadas da Ilha de Boipeba estão localizadas no povoado de Velha Boipeba. São diversas opções disponíveis, com diferentes níveis de refinamento. Vamos destacar duas opções:

Pousada Santa Clara

A Pousada Santa Clara está localizada na Praia Boca da Barra, a 10 minutos a pé da praça principal. Ela possui 12 quartos, distribuídos entre bangalôs, chalés e quartos simples. Todos são encantadores e equipados com frigobar, banheiro privativo com chuveiro de água quente e varanda com rede.

Há café da manhã incluso, e o restaurante também está aberto à noite para o jantar, de terça a domingo, servindo pratos nacionais e internacionais preparados pelo chef Mark, um dos proprietários da pousada.

Foto: Pousada Santa Clara - Booking

Pousada Vila Sereia

A Pousada Vila Sereia também fica a poucos passos da Praia da Boca da Barra e oferece quatro bangalôs com vista privilegiada para o mar. Todos possuem varanda e incluem ar condicionado, frigobar e banheiro privativo, para o seu máximo conforto.

Está incluso um café da manhã continental, que serve diferentes tipos de pães, frutas e sucos. A pousada também está localizada a 1 km da Praia de Tassimirim, e a 15 minutos a pé da Praia da Cueira. 

Foto: Vila Sereia - Booking

Agora que você sabe tudo sobre a Ilha de Boipeba, que tal marcar a sua viagem para conhecer esse paraíso na Bahia? Para isso, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em ecoturismo, oferecemos várias opções de pacotes para a Ilha de Boipeba. Confira todos aqui e tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes!

Foto da capa por Otávio Nogueira.

Leia mais textos sobre o Nordeste:

Seja mais um trekker!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe uma resposta