O Monte Roraima é um lugar de beleza surreal. Formado há 2 bilhões de anos, ele se ergue em meio à savana de maneira imponente, com uma natureza endêmica que intriga turistas e cientistas igualmente. Se você tem o sonho de conhecer esse lugar único, precisa se preparar para enfrentar um trekking exigente e longo, mas muito recompensador.
A seguir, o Blog Vida ao Ar Livre te conta como planejar seu trekking ao Monte Roraima em 2024.
Conteúdo
Escolha o roteiro ideal
Para chegar ao topo do Monte Roraima, existem duas opções principais de roteiros:
- Circuito Místico Catedral: 7 dias de trekking e 3 noites no topo;
- Circuito Mágico Makunaima: 9 dias de trekking e 5 noites no topo. É também o único roteiro em que conhecemos o Lago Gladys, o maior corpo d’água presente no Monte Roraima.
Fora as diferenças destacadas, os roteiros seguem mais ou menos o mesmo itinerário. Ambos se iniciam na cidade de Santa Elena de Uairén, na Venezuela, antes de seguir para a comunidade indígena de Paraitepuy e, então, à base da montanha.
A trilha de ascensão da montanha é de aproximadamente 4,5 km, com uma duração de 4 a 5 horas. Sem dúvidas, é um dos trekkings mais bonitos da viagem - e para apreciar a belíssima natureza que nos rodeia, fazemos algumas paradas pelo caminho. Há flores, igarapés, pequenos pássaros e até uma cachoeira.
Já no topo da montanha, acampamos alguns dias para conhecer os seus atrativos icônicos, como o Vale dos Cristais, o Ponto Triplo e o El Fosso. Visitamos inclusive a Pedra Maverick, o ponto mais alto do Monte Roraima, com 2.875m de altitude.
Dedique-se ao preparo físico
A trilha ao topo do Monte Roraima é considerada difícil e cansativa, uma vez que são várias horas contínuas de caminhada, em terrenos acidentados, com subidas e descidas frequentes, fazendo com que o desgaste físico seja extenuante.
Sendo assim, esse roteiro exige disposição e condicionamento físico em perfeito estado, para pessoas com alguma experiência em caminhadas de longo curso.
Nos meses e semanas anteriores à viagem, vale fazer alguns exercícios de preparo, como:
- Treinamento cardiovascular: inclua atividades aeróbicas como corrida, ciclismo, natação ou caminhadas longas em sua rotina para melhorar a resistência.
- Fortalecimento muscular: fortaleça as pernas, costas e o core (abdômen e região lombar) para suportar o peso da mochila e as longas caminhadas. Exercícios como agachamentos, lunges, flexões e pranchas são úteis.
- Treinos de subida e descida: treine em terrenos inclinados para se adaptar às subidas e descidas íngremes que encontrará no Monte Roraima. Suba escadas, treine em trilhas locais ou simule os terrenos irregulares.
Se possível, realize parte do treinamento com os equipamentos que levará na viagem, incluindo a mochila, para se acostumar ao peso e fazer a adaptação física necessária.
Leve o equipamento certo
Para garantir segurança e conforto durante a jornada ao Monte Roraima, é essencial levar equipamentos adequados.
Esses são alguns itens básicos que podem ser necessários:
- Uma mochila resistente e confortável, preferencialmente de 50-70 litros para carregar todos os seus pertences;
- Botas de trekking resistentes e confortáveis, que aguentem diferentes tipos de terreno e climas variados;
- Um saco de dormir adequado para baixas temperaturas, além de um isolante térmico para isolamento do solo;
- Uma barraca pequena e resistente, com coluna d’água com 1.200mm ou mais, para acomodar-se durante as noites;
- Roupas leves e respiráveis para caminhada, assim como peças impermeáveis para proteger contra chuva e vento. Também inclua roupas térmicas para as noites frias.
Vale notar que, para carregar tudo isso, você pode contratar um carregador pessoal. Esse profissional leva até 15 kg, além dos seus próprios pertences pessoais. Não é possível contratá-lo durante a expedição, para não comprometer o suprimento de alimentação do grupo. Por isso, essa decisão deve ser tomada com pelo menos 10 dias de antecedência.
Escolha a melhor época para viajar
Os trekkings ao Monte Roraima podem ser feitos durante o ano inteiro, e você encontrará roteiros disponíveis em quase todos os meses. Porém, de maneira geral, a melhor época para fazer essa expedição é entre setembro e março, pois esse é o período de menor pluviosidade da região.
Vale observar também que, de maneira geral, as temperaturas na região variam entre 20 e 22°C. No entanto, no topo da montanha, durante a noite, os termômetros podem chegar a zero graus. Esse padrão térmico costuma ser constante ao longo do ano.
Agora que você sabe como planejar seu trekking ao Monte Roraima em 2024, que tal conferir as nossas datas e fazer uma reserva? Para isso, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em ecoturismo, oferecemos pacotes completos para o Monte Roraima. Confira todos aqui e tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes!
Leia mais textos sobre o Monte Roraima: