Seja para explorar novos horizontes, mergulhar em culturas diversas, desfrutar da natureza exuberante ou simplesmente relaxar, a escolha do seu próximo destino de viagem pode ser um desafio empolgante. Com o início de um novo ano, temos a oportunidade de planejar novas aventuras e experiências marcantes!
A seguir, o Blog Vida ao Ar Livre te dá dicas sobre onde viajar em 2024.
Conteúdo
Islândia
A Islândia é uma terra de gelo e fogo, com auroras boreais, cavernas de gelo e grandes vulcões que compõem um cenário cinematográfico. Embora possam mudar bastante entre o inverno e o verão, as suas paisagens são sempre únicas, mostrando que a natureza, mesmo em um lugar tão distante de tudo, é rica e imponente.
Da sua capital, Reykjavík, saem passeios que percorrem a ilha inteira, passando por zonas geotermais, cachoeiras, glaciares, encontros de placas tectônicas, praias de areias negras, vilas e muito mais. Você irá se surpreender com a quantidade de atrativos que há para conhecer em um dos países mais isolados do mundo.
Machu Picchu (Trilha Salcantay com Domos)
Que tal conhecer Machu Picchu de uma forma diferente? A Trilha Inca Salcantay é a alternativa perfeita para quem quer fugir da movimentada Trilha Inca Clássica e percorrer caminhos menos explorados. A aventura tem duração de quatro dias, e toda noite as hospedagens ocorrem em domos que oferecem conforto e aconchego.
Neles, temos acesso a banheiros e a refeições em refeitórios estruturados, com opções preparadas por chefs locais que utilizam produtos frescos da região. No total, são 67 km de caminhada entre selva, lagos, rios e incríveis montanhas nevadas, em trilhas bem demarcadas, mas que exigem bom preparo físico.
Guatemala
A Guatemala, terceiro maior país da América Central, é um tesouro histórico e natural. Ela possui paisagens de vulcões, florestas e praias paradisíacas, e esconde um legado fascinante da civilização maia, cujas ruínas estão distribuídas entre inúmeros sítios arqueológicos espalhados pelo país.
O principal deles é Tikal, que revela seis pirâmides maias majestosas coroadas por templos antigos. Outros destinos imperdíveis incluem a cidade de Antigua, com suas ruas de pedra, igrejas e museus coloniais; o deslumbrante Lago Atitlán, cercado por três vulcões; e a Cidade da Guatemala, que é o coração econômico, político e cultural da região.
Marrocos
O Marrocos é um país marcado pela união das culturas europeia, árabe e berbere. Os seus principais atrativos são as Cidades Imperiais, como Casablanca, Meknes e Rabat, cada uma contando com uma cor predominante, que se manifesta em suas construções de arquiteturas suntuosas e impressionantes.
Mas esse destino oferece muito mais. Sua proximidade com o majestoso Deserto do Saara é uma característica marcante, atraindo viajantes para explorar as Dunas de Merzouga, o oásis de Tineghir e o desfiladeiro de Todra. Nos pernoites no Saara, os acampamentos berberes proporcionam uma autêntica imersão na cultura dos povos do Norte da África.
Escócia
A Escócia é um mergulho em um mundo que parece ter saído de um livro de história e fantasia. A sua capital, Edimburgo, possui castelos medievais milenares e uma atmosfera inspiradora, que inclusive propiciou a criação de grandes obras literárias, como o universo de Harry Potter e Sherlock Holmes.
Ao norte, temos as Terras Altas e a Ilha de Skye, que nos convidam a explorar vales, penhascos, praias de areias brancas, castelos medievais e vestígios históricos remontando a milhares de anos atrás. A abundante vida selvagem, com possíveis encontros com focas, golfinhos, veados e lontras, adiciona uma camada de encanto à experiência.
Aparados da Serra
Situada entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a “Terra dos Cânions” é um destino de aventura e beleza incomparáveis. Essa região, pouco conhecida por muitos brasileiros, é uma mescla surpreendente de mata atlântica, florestas de araucária, campos gaúchos e, é claro, os impressionantes cânions que marcam a paisagem.
Há mais de 60 cânions, incluindo os famosos Cânion Fortaleza e Itaimbezinho, que compõem o maior conjunto de cânions da América do Sul. Através de trilhas que se estendem por todo o lugar, seja para caminhadas, passeios de bicicleta ou cavalgadas, os visitantes têm acesso a vistas espetaculares.
Serra da Capivara
A Serra da Capivara, no Piauí, abriga a maior concentração de sítios arqueológicos das Américas, com mais de mil sítios catalogados. Esses abrigos preservam vestígios do homem pré-histórico datados de dezenas de milhares de anos atrás. Com 173 sítios abertos à visitação, o parque oferece uma verdadeira imersão na história da humanidade.
Além de sua relevância cultural, o destino também é um convite à aventura e contemplação da natureza. Com formações areníticas, cânions e boqueirões, ele oferece vistas panorâmicas deslumbrantes e ainda permite atividades de ecoturismo e aventura como caminhadas, passeios de bicicleta, escaladas e rapel.
Anavilhanas Jungle Lodge
Já pensou em se hospedar no meio da Amazônia? O Anavilhanas Jungle Lodge oferece uma experiência única para os amantes da natureza. Ele está localizado em um dos maiores arquipélagos fluviais do mundo, com mais de 400 ilhas em meio a uma mata intocada, formada por um labirinto de lagos, rios, igapós e igarapés.
O Lodge se destaca pela sua harmonia entre conforto e natureza, sem construções grandiosas. Há uma equipe preparada para oferecer atenção, segurança e cuidado aos visitantes, levando-os para fazer trilhas, canoagem, focagem noturna e visitas às comunidades em meio à floresta. É uma vivência inesquecível.
Pantanal
O Pantanal é um dos tesouros da América do Sul, abrigando uma das maiores concentrações de fauna e flora do planeta. Além das 600 espécies de aves e inúmeros peixes, os pântanos também são lar de mamíferos icônicos, como a onça-pintada, a capivara, o tatu e até mesmo o tamanduá-bandeira.
É possível conhecer a fundo a sua natureza vibrante ao se hospedar em uma fazenda. Nelas, são oferecidas atividades como trilhas, passeios de barco e a cavalo, manejo de gado, safári fotográfico, entre inúmeras outras opções. É um mergulho profundo em uma cultura rica e tradicional, onde se convive em harmonia com a natureza.
Caminho do Ouro
O Caminho do Ouro é uma rota histórica que remete ao período colonial brasileiro, conectando Ouro Preto a Paraty. Este trajeto foi essencial para o transporte do ouro extraído em Minas Gerais até o litoral do Rio de Janeiro, e percorrê-lo hoje é embarcar em uma jornada pela história do Brasil.
Através dele, é possível encontrar vestígios históricos como estradas de pedra, igrejas centenárias e ruínas de vilarejos. Além disso, é uma oportunidade única para absorver a atmosfera dos tempos coloniais brasileiros, degustar da gastronomia local e conhecer a hospitalidade das comunidades que habitam essas regiões.
Agora que você já tem ideias e dicas para onde viajar em 2024, que tal começar a planejar o seu passeio? Para isso, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em ecoturismo, oferecemos várias opções de pacotes para o mundo inteiro. Encontre o melhor para você aqui e tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes!
Leia mais textos sobre esses destinos: