Ideias e dicas para onde viajar em 2024

Seja para explorar novos horizontes, mergulhar em culturas diversas, desfrutar da natureza exuberante ou simplesmente relaxar, a escolha do seu próximo destino de viagem pode ser um desafio empolgante. Com o início de um novo ano, temos a oportunidade de planejar novas aventuras e experiências marcantes!

A seguir, o Blog Vida ao Ar Livre te dá dicas sobre onde viajar em 2024.

Islândia

A Islândia é uma terra de gelo e fogo, com auroras boreais, cavernas de gelo e grandes vulcões que compõem um cenário cinematográfico. Embora possam mudar bastante entre o inverno e o verão, as suas paisagens são sempre únicas, mostrando que a natureza, mesmo em um lugar tão distante de tudo, é rica e imponente.

Da sua capital, Reykjavík, saem passeios que percorrem a ilha inteira, passando por zonas geotermais, cachoeiras, glaciares, encontros de placas tectônicas, praias de areias negras, vilas e muito mais. Você irá se surpreender com a quantidade de atrativos que há para conhecer em um dos países mais isolados do mundo.

Aurora Boreal na Islândia

Machu Picchu (Trilha Salcantay com Domos)

Que tal conhecer Machu Picchu de uma forma diferente? A Trilha Inca Salcantay é a alternativa perfeita para quem quer fugir da movimentada Trilha Inca Clássica e percorrer caminhos menos explorados. A aventura tem duração de quatro dias, e toda noite as hospedagens ocorrem em domos que oferecem conforto e aconchego.

Neles, temos acesso a banheiros e a refeições em refeitórios estruturados, com opções preparadas por chefs locais que utilizam produtos frescos da região. No total, são 67 km de caminhada entre selva, lagos, rios e incríveis montanhas nevadas, em trilhas bem demarcadas, mas que exigem bom preparo físico.

Domos na Trilha Salcantay

Guatemala

A Guatemala, terceiro maior país da América Central, é um tesouro histórico e natural. Ela possui paisagens de vulcões, florestas e praias paradisíacas, e esconde um legado fascinante da civilização maia, cujas ruínas estão distribuídas entre inúmeros sítios arqueológicos espalhados pelo país.

O principal deles é Tikal, que revela seis pirâmides maias majestosas coroadas por templos antigos. Outros destinos imperdíveis incluem a cidade de Antigua, com suas ruas de pedra, igrejas e museus coloniais; o deslumbrante Lago Atitlán, cercado por três vulcões; e a Cidade da Guatemala, que é o coração econômico, político e cultural da região.

Marrocos

O Marrocos é um país marcado pela união das culturas europeia, árabe e berbere. Os seus principais atrativos são as Cidades Imperiais, como Casablanca, Meknes e Rabat, cada uma contando com uma cor predominante, que se manifesta em suas construções de arquiteturas suntuosas e impressionantes.

Mas esse destino oferece muito mais. Sua proximidade com o majestoso Deserto do Saara é uma característica marcante, atraindo viajantes para explorar as Dunas de Merzouga, o oásis de Tineghir e o desfiladeiro de Todra. Nos pernoites no Saara, os acampamentos berberes proporcionam uma autêntica imersão na cultura dos povos do Norte da África.

Berberes no Deserto do Saara, no Marrocos

Escócia

A Escócia é um mergulho em um mundo que parece ter saído de um livro de história e fantasia. A sua capital, Edimburgo, possui castelos medievais milenares e uma atmosfera inspiradora, que inclusive propiciou a criação de grandes obras literárias, como o universo de Harry Potter e Sherlock Holmes.

Ao norte, temos as Terras Altas e a Ilha de Skye, que nos convidam a explorar vales, penhascos, praias de areias brancas, castelos medievais e vestígios históricos remontando a milhares de anos atrás. A abundante vida selvagem, com possíveis encontros com focas, golfinhos, veados e lontras, adiciona uma camada de encanto à experiência.

Castelo na Escócia

Aparados da Serra

Situada entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a “Terra dos Cânions” é um destino de aventura e beleza incomparáveis. Essa região, pouco conhecida por muitos brasileiros, é uma mescla surpreendente de mata atlântica, florestas de araucária, campos gaúchos e, é claro, os impressionantes cânions que marcam a paisagem

Há mais de 60 cânions, incluindo os famosos Cânion Fortaleza e Itaimbezinho, que compõem o maior conjunto de cânions da América do Sul. Através de trilhas que se estendem por todo o lugar, seja para caminhadas, passeios de bicicleta ou cavalgadas, os visitantes têm acesso a vistas espetaculares. 

Serra da Capivara

A Serra da Capivara, no Piauí, abriga a maior concentração de sítios arqueológicos das Américas, com mais de mil sítios catalogados. Esses abrigos preservam vestígios do homem pré-histórico datados de dezenas de milhares de anos atrás. Com 173 sítios abertos à visitação, o parque oferece uma verdadeira imersão na história da humanidade.

Além de sua relevância cultural, o destino também é um convite à aventura e contemplação da natureza. Com formações areníticas, cânions e boqueirões, ele oferece vistas panorâmicas deslumbrantes e ainda permite atividades de ecoturismo e aventura como caminhadas, passeios de bicicleta, escaladas e rapel.

onde fica e como ir para a serra da capivara

Anavilhanas Jungle Lodge

Já pensou em se hospedar no meio da Amazônia? O Anavilhanas Jungle Lodge oferece uma experiência única para os amantes da natureza. Ele está localizado em um dos maiores arquipélagos fluviais do mundo, com mais de 400 ilhas em meio a uma mata intocada, formada por um labirinto de lagos, rios, igapós e igarapés.

O Lodge se destaca pela sua harmonia entre conforto e natureza, sem construções grandiosas. Há uma equipe preparada para oferecer atenção, segurança e cuidado aos visitantes, levando-os para fazer trilhas, canoagem, focagem noturna e visitas às comunidades em meio à floresta. É uma vivência inesquecível.

Anavilhanas Jungle Lodge, na Amazônia

Pantanal

O Pantanal é um dos tesouros da América do Sul, abrigando uma das maiores concentrações de fauna e flora do planeta. Além das 600 espécies de aves e inúmeros peixes, os pântanos também são lar de mamíferos icônicos, como a onça-pintada, a capivara, o tatu e até mesmo o tamanduá-bandeira.

É possível conhecer a fundo a sua natureza vibrante ao se hospedar em uma fazenda. Nelas, são oferecidas atividades como trilhas, passeios de barco e a cavalo, manejo de gado, safári fotográfico, entre inúmeras outras opções. É um mergulho profundo em uma cultura rica e tradicional, onde se convive em harmonia com a natureza.

Onça no Pantanal

Caminho do Ouro 

O Caminho do Ouro é uma rota histórica que remete ao período colonial brasileiro, conectando Ouro Preto a Paraty. Este trajeto foi essencial para o transporte do ouro extraído em Minas Gerais até o litoral do Rio de Janeiro, e percorrê-lo hoje é embarcar em uma jornada pela história do Brasil.

Através dele, é possível encontrar vestígios históricos como estradas de pedra, igrejas centenárias e ruínas de vilarejos. Além disso, é uma oportunidade única para absorver a atmosfera dos tempos coloniais brasileiros, degustar da gastronomia local e conhecer a hospitalidade das comunidades que habitam essas regiões.

Foto: Ricardo Gaspar (PWI Web Studio)

Agora que você já tem ideias e dicas para onde viajar em 2024, que tal começar a planejar o seu passeio? Para isso, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em ecoturismo, oferecemos várias opções de pacotes para o mundo inteiro. Encontre o melhor para você aqui e tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes!

Leia mais textos sobre esses destinos:

Conheça os nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe uma resposta