Vera e Otto
Marcamos um tour pela Croácia com a Pisa Trekking com quem já tínhamos viajado e nos sentimos muito bem atendidos. Katia preparou nossa viagem e tivemos a sorte do grupo ser de apenas onze pessoas.
Começamos em Zagreb, capital da Croácia, cidade que mantém o passado na parte alta, com sua arquitetura, Catedral, restos das muralhas, a Porta de Pedra e a Igreja de São Marcos, com seu telhado colorido que mais parece um bordado. O tiro de canhão ao meio dia, guardando uma tradição etc. Na parte baixa, os lindos parques que formam uma ferradura e os prédios como o do Teatro, do Museu de Antropologia, das Artes etc com uma arquitetura de época no meio dos jardins muito bem cuidados. Nenhum mendigo dormindo nos bancos e nenhum pedinte nos cercando. Cidade segura e tranquila que tem o cemitério Mirogoj um dos mais belos da Europa. Vale à pena a visita.
Povo hospitaleiro e simpático, sempre pronto a ajudar.
E, visitar uma aldeia que nos mostra como os antigos croatas viviam e conhecer um moinho antigo, movido a agua, com suas pás de madeira na horizontal e ver o trigo caindo bem moidinho...
Plitvice com seus lagos coloridos no meio de uma vegetação que compõe toda a magia, é como estar acordado dentro de um sonho. Lagos azuis, verdes e lilás que tentam se esconder atrás de uma vegetação rendada e fina.
Zadar, uma cidade medieval, quase destruída pelos bombardeios na segunda guerra e que guarda ruinas e uma parte das muralhas para lembrar como teria sido. Ela tem hoje, o maravilhoso "Órgão do Mar", construção em degraus furados que permitem no movimento da maré, sons incríveis, como uma mensagem do mar a cada um de nós, que ficamos ali sentados num enorme banco em forma de teclado, sem vontade de ir embora. Emocionante! E também do mesmo arquiteto, Nikola Basic, temos a "Saudação ao Sol" onde placas de captação de energia solar, dispostas num enorme círculo representando o sol, se acendem assim que o dia termina e o sol se põe.
E o cenário que vai se descortinando pela janela da Van onde viajávamos...e então, chegamos a Split e o incrível Palácio do imperador romano Diocleciano. Indescritível na sua apresentação monumental mesmo que grande parte tenha sofrido modificações com o tempo.. É uma visita que coloca o passado na nossa frente.
E então, Dubrovnik se apresenta com suas enormes muralhas separando-o do mar mais incrivelmente azul que jamais vi. Imponente, grandioso, guardando uma história da presença dos romanos ali. Fontes, Catedral, Mosteiro, restaurantes, lojas, barzinhos... Um teleférico para subir até o alto da montanha São Sérgio e de lá ter uma visão do conjunto e do mar azul indescritível..
A presença dos romanos e venezianos está por toda parte. Seja na arquitetura, seja no traçado das ruas estreitas que se abrem a partir da principal avenida a Stradum ou de praças como uma verdadeira teia.
Obrigada Katia pelo tour que você preparou e não podemos deixar de agradecer também a maravilhosa guia Marijana que com sua dedicação, atenção, presteza, alegria e entusiasmo, nos conduziu nesse tour inesquecível..
Obrigado
Vera e Otto